13.3.08

VICHY


Desde a sua criação, a tradicional francesa VICHY se preocupa com a pele tratando-a não só de forma estética, mas como um órgão vivo. Desde então, o seu compromisso é compreender o funcionamento desse órgão e responder às necessidades naturais de todas as peles através do desenvolvimento de produtos de alta eficácia como creme anti-rugas, protetores solares, cremes firmadores com propriedades únicas e spray de água termal. A linha de produtos da marca VICHY é totalmente fabricada e desenvolvida com água termal da fonte São Lucas, que possui propriedades terapêuticas. 

A história 
A marca francesa VICHY é um dos exemplos pioneiros do saudável casamento entre medicina e cosmética. A associação ocorreu de forma acidental. No final da década de 1920, um industrial visionário chamado Georges Guérin, então presidente da Parfums Grenoville, sofreu uma queda e tratou os machucados e ferimentos com abluções, tratamentos a base de banhos, na água de Vichy, uma pequena estância termal localizada no centro da França, perto de Clermont-Ferrand, na região de Auvergne, seguindo recomendações do Doutor Prosper Haller, então dermatologista e diretor do centro termal de Vichy Thermal Establishment, e que já encarava a pele como um de nossos órgãos mais vitais. Surpreso pela rapidez de cicatrização de uma ferida em seu pulso, ele se deu conta das propriedades excepcionalmente tranquilizantes da água de Vichy, reconhecida pela comunidade médica por suas propriedades terapêuticas desde o século XVII, notavelmente pela sua capacidade de estimular os mecanismos de defesa natural do organismo da pele. Rica por conter 17 minerais e 13 oligoelementos, a fonte de São Lucas tem a mais alta concentração de minerais dentre todas as águas de Vichy.


Foi então que Guérin, contando com a indispensável ajuda do Doutor Haller, se tornou o primeiro a criar e desenvolver fórmulas distintas para uma linha de cosméticos destinados a diferentes tipos de pele, tendo como principal ingrediente a água termal da Fonte de São Lucas, nascida no coração da intocada região dos vulcões de Auvergne, formulada pela natureza e não reproduzível pela ciência. Depois de uma história milenar com 4.000 metros de profundidade, a água Vichy é enriquecida com 15 minerais e nutrientes minerais essenciais para a beleza da pele. Já nessa época, essa água termal era reconhecida por suas propriedades calmantes, anti-irritantes, estimulantes das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. Era o surgimento oficial dos laboratórios VICHY no ano de 1931. Pioneiro no tratamento da pele, o Dr. Haller foi o primeiro a aplicar o rigor médico e os princípios dermatológicos no cuidado diário da pele saudável. O primeiro produto lançado no mercado foi um poderoso creme anti-rugas. A primeira linha de produtos dermocosméticos da marca se chamava Les Secrets de Vichy.


Ao longo dos anos outros produtos para tratamento da pele foram adicionados à linha, sempre desenvolvidos em estreita cooperação com cientistas e renomados médicos internacionais. O grande reconhecimento da marca na França chamou a atenção da compatriota L’Oréal que comprou a pequena empresa em 1955. A partir deste momento, a nova proprietária decidiu iniciar a distribuição dos produtos VICHY somente através de farmácias e drogarias. Além disso, iniciou o desenvolvimento de novos produtos. Em 1961, a empresa inaugurou uma moderna fábrica a 4 km das fontes termais, cujos benefícios faziam parte de seus produtos. A partir deste momento, os produtos com a marca VICHY foram introduzidos em vários importantes mercados mundiais. Em 1995 a marca adotou um novo posicionamento com o slogan “Vichy health is vital. Start with the skin”. Com produtos inovadores introduzidos no mercado, a VICHY também ajudou a consolidar o termo “cosmecêutico”, ou “dermocosmético”, que significa cosmético funcional ou cosmético de desempenho.


Os primeiros produtos da marca só desembarcaram nas grandes redes de farmácias e drogarias dos principais centros do sudeste e sul do Brasil em 2001, para ajudar a criar e estabelecer o mercado de dermocosméticos no país. A marca francesa também lançou uma linha de maquiagem corretiva (Dermablend) que não agride a pele, composta por pó fixador, base compacta, base fluída e corretivo. A promessa dessa linha era esconder cicatrizes pós-operatórias, olheiras, vitiligo, rosácea e melasma por até 16 horas sem necessidade de reaplicação. Em 2013 lançou o Idéalia Life Serum, um sérum multifuncional capaz de transformar a qualidade da pele, mesmo se afetada pelas agressões externas e excessos da vida cotidiana (como a fadiga, o estresse, a superexposição ao sol, poluição, fumaça de cigarro ou dieta desbalanceada). Mais recentemente, em 2017, a marca francesa lançou o MINÉRAL 89, primeiro produto desenvolvido para tornar mais forte a pele de quem está exposto à poluição, mudanças de clima ou outras agressões do dia a dia. Em sua fórmula a marca utilizou a combinação de dois ativos poderosos: a Água Termal Mineralizante de Vichy (concentrada a 89%) e o ácido hialurônico.


Hoje em dia, com décadas de experiência, a VICHY descobriu formas novas e eficazes para cuidar da saúde da pele. Para isso, costuma reunir profissionais de saúde, como por exemplo, dermatologistas, ginecologistas, farmacêuticos, alergistas, nutricionistas, médicos do esporte, fisioterapeutas e psicólogos, com o objetivo de desenvolver produtos para a pele de alto desempenho e alta tolerância. Com isso, a VICHY desenvolve produtos que previnem e corrigem problemas da pele em todos os níveis fisiológicos: hidratação, nutrição, antiidade, proteção solar, anticelulite, combate à queda de cabelos e diversos outros benefícios à pele. Esses produtos são criados levando em consideração o estilo de vida atual das mulheres e todos os fatores que podem influenciar a aparência e o toque da pele, como ambiente, raios UV, clima, estilo de vida, hábitos alimentares e estresse.


Os produtos 
A imensa gama de produtos da marca VICHY, produzidos para serem utilizados exclusivamente na pele, são inovadores tecnologicamente e com resultados comprovados. Todos os produtos são hipoalérgicos, tem sua eficiência testada e aprovada por dermatologistas e são testados em pele extremamente sensíveis. O diferencial da VICHY no mercado de dermocosméticos fica por conta da cosmeticidade de seus produtos. As texturas adaptadas aos diferentes tipos de pele e os perfumes da marca também se destacam, além do desempenho comprovado dos ativos presentes em suas fórmulas. Além disso, todos os produtos são fabricados em conformidade com regulamentos éticos que garantem que sejam seguros para o uso até nas peles mais sensíveis.


Entre os mais populares produtos da marca francesa estão: 
LiftActiv PRO: produto para estimular a firmeza e restaurar as fibras da pele. O produto preenche até mesmo as rugas incrustadas e melhora em 43% o índice clínico do envelhecimento pesquisado pela empresa, que usou 10 critérios de avaliação das rugas e 3 de firmeza da pele. O principal ativo na fórmula, um complexo ativo patenteado pela empresa, é a Fibrociclamida que reconstitui o estoque de fibras da pele, assegurando sua sustentação e lhe conferindo um aspecto uniforme e firme. 
Liftactivpro Essence: a fórmula contém Fibrociclamida, um complexo presente em todos os produtos Liftactivpro. Trata-se de uma associação de quatro ingredientes ativos para auxiliar a reconstituir o estoque de fibras da pele. Promove a inibição das enzimas colagenase e elastase, estimulando a síntese de novas fibras. 
Normaderm Night: dermocosmético retrator de poros que associa Zincadone A à tecnologia Infiltrante. Essa tecnologia exclusiva é constituída de partículas de poliamida porosas de dimensões minúsculas que permite ação profunda junto ao poro, graças a sua capacidade de introduzir-se ao longo do canal pilossebáceo. É através dessa porosidade que estas partículas têm capacidade de absorver dois ativos essenciais da fórmula para combater o excesso de sebo: LHA ou, esfoliante e antibacteriano e vitamina E, antioxidante e antiinflamatória. 
Bi-White: antimanchas facial que traz em sua fórmula vitamina C pura e ácido kójico, substância utilizada em clareamento. 
Thermal Water: água rica em sais minerais e oligoelementos que acalma as peles sensíveis e reforça sua defesa. 
Neovadiol: creme antienvelhecimento para o rosto e o pescoço e que possui em sua composição a badalada Fito-Flavona (contém soja, óleos vegetais à base de abricó, germe de arroz, cera de abelha, complexos antiradicais com polivitaminas), substância comprovadamente capaz de devolver a densidade da pele. 
Myokine: primeiro tratamento com Adénoxine de dermo-descontração para apagar as rugas. 
ProEven: produtos que tratam de manchas escuras e tom de pele irregular. 
Capital Soleil: uma completa linha de protetores solares, incluindo produtos para peles sensíveis. 
Dercos: uma linha de dermocosmético exclusiva para os fios de cabelo, cuja promessa é de nutrição e reparação da fibra capilar em apenas cinco lavagens.


Tratamentos dermocosméticos 
O objetivo da marca VICHY é restaurar e manter uma pele saudável, tratando ou prevenindo diversos problemas como a desidratação, o ressecamento cutâneo, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento. Para isso criou uma linha completa de produtos para o cuidado da pele contendo os ingredientes ativos mais inovadores que despontam de avançadas pesquisas farmacêuticas e dermatológicas. Periodicamente, dermo–consultoras da marca VICHY realizam nas drogarias e farmácias selecionadas um detalhado diagnóstico personalizado da pele através do uso do equipamento dermo–skin analysis e, em seguida, recomendam produtos específicos para as necessidades individuais de cada cliente. E com isso, a VICHY conquista consumidores e dermatologistas com uma abordagem que permeia o território da saúde, da dermocosmética e da beleza. Por isso, a marca VICHY está sempre em busca da pele ideal, desenvolvendo produtos de alto desempenho e alta tolerância, ouvindo seus clientes para responder às suas necessidades e expectativas de beleza desde que a empresa foi criada em 1931.


O instituto da pele 
Criado em 2008, em Vichy, dentro do Spa Vichy Les Célestins, o Instituto Vichy é um lugar único no mundo dedicado à saúde e beleza da pele. Oferece tratamentos adaptados para cada tipo de pele, combinando expertise em fisiologia cutânea e os melhores rituais de beleza. Neste local de serenidade e relaxamento, tudo é projetado para estimular a regeneração da pele. No instituto, a alguns passos de sua nascente de água, na cidade termal de Vichy, na França, esta água mineralizante encontrou sua vocação nos protocolos de tratamentos de beleza desenvolvidos e validados por especialistas para transformar, equilibrar e regenerar a pele para deixá-la mais forte. Cada ritual se baseia no Diagnóstico Personalizado da Pele e leva em consideração suas condições e estilo de vida para transformá-la gradualmente. Um dermo-analisador fornece seis análises completas da pele, critérios de medição, incluindo brilho, umidade e sinais de envelhecimento. O uso de ferramentas de medição precisas permite ao instituto recomendar tratamentos apropriados. Os protocolos de tratamento da VICHY combinam os ingredientes ativos e uma técnica de massagem projetada por fisioterapeutas para melhorar a resistência da pele.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1995 ocorreu a primeira modificação mais acentuada: VICHY LABORATOIRES escrito dentro de um quadrado azul. Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, mais sofisticada e moderna, que pode ser aplicada em preto ou cinza.


Os slogans 
Your ideal skin. 
Health is Beautiful. (2009) 
Health is vital. Start with your skin. (1995) 
A new generation of protection. 
Collaborates with your skin. 
Source de Beauté. (1961) 
Sua pele ideal. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1931 
● Fundador: Georges Guérin e Dr. Prosper Haller 
● Sede mundial: Vichy, França 
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean-Paul Agon 
● Presidente: Brigitte Liberman 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Dermo-cosméticos 
● Principais produtos: Cosméticos, água termal, maquiagens e protetores solares 
● Concorrentes diretos: La Roche-Posay, Avéne, Clinique, Biotherm, Uriage, Nuxe, Caudalie, Bioderma, ROC e La Mer 
● Slogan: Your ideal skin. 
● Website: www.vichy.com.br 

A marca no mundo 
A VICHY, marca de dermocosmético número 1 em vendas nas farmácias e drogarias na Europa, tem seus produtos distribuídos em 91.000 pontos-de-venda em mais de 60 países, alcançando aproximadamente 20 milhões de consumidores. Três produtos da marca são vendidos a cada segundo no mundo. Todos esses produtos, mais de 200 divididos em três linhas (skin care, body care e sun care), são produzidos em Vichy, pois trazem a água com propriedades terapêuticas desta estância na sua composição, enquanto as pesquisas são feitas em um moderno laboratório localizado na cidade de Paris. Nos Estados Unidos os produtos são vendidos exclusivamente em rede de drogarias como a CVS e a Walgreens. No Brasil, os produtos podem ser encontrados em mais de 500 farmácias e drogarias nas regiões sul, sudeste e centro–oeste. 

Você sabia? 
A VICHY testa suas inovações em mais de 200 ensaios clínicos em mais de 5.000 mulheres por ano para oferecer resultados visíveis e brilhantes que as mulheres esperam da marca há mais de 80 anos. 
A VICHY é uma das 10 maiores e mais importantes marcas do grupo L’Oréal


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/9/2019

2.3.08

AMERICAN GIRL


Bonecas são símbolos do universo feminino. Brincar, trocá-las, dar “comidinha”, pentear os cabelos, são coisas que milhares de meninas de várias gerações sempre fizeram. E a marca AMERICAN GIRL se tornou um símbolo justamente por tratar bonecas como se fossem de verdade e um mundo criado ao redor delas, com direito a cabeleireiro, SPA e cadeira à mesa do restaurante. Suas lojas, onde fantasia e realidade se confundem, são um enorme sucesso e se transformaram em verdadeiros pontos turísticos nos Estados Unidos, gerando uma febre de consumo entre pequenas donzelas de três a doze anos. 

A história 
A empresa estabeleceu-se como Pleasant Company em 1984, fundada por Pleasant T. Rowland, uma conceituada educadora e autora de materiais educacionais. Pouco depois, em 1986, ela criou a marca AMERICAN GIRL como uma maneira de educar e entreter garotas de 3 á 9 anos com livros de qualidade, bonecas e brinquedos que integrassem aprendizagem de forma lúdica e diversão, com o objetivo de enfatizar importantes valores tradicionais, principalmente da cultura americana. O catálogo inicial da marca era composto pelas três primeiras personagens (bonecas): Samantha Parkington (uma menina órfã criada por sua avó na cidade de Mount Bedford, Nova York, em 1904), Kirsten Larson (uma menina imigrante sueca que viveu no território de Minnesota em 1854) e Molly McIntire (uma menina do meio oeste que viveu durante a Segunda Guerra Mundial). O catálogo era composto também por seis livros com as três primeiras histórias, originalmente escritas por Daniel Steele, sobre as personagens (que explicava como era ser uma menina naquela época e com uma vestimenta exclusiva de seu tempo, região e classe social), assim como alguns objetos como pijamas, camas e malas para as bonecas. Inicialmente as primeiras bonecas eram produzidas na Alemanha.


Lançada oficialmente no início de setembro as bonecas fizeram enorme sucesso, vendendo US$ 1.7 milhões até o dia 31 de dezembro daquele ano. Com o passar dos anos a marca, uma das mais respeitadas no mercado americano em seu segmento, introduziu uma infinidade de novos produtos como, por exemplo, uma revista voltada para meninas entre 9 a 13 anos, outras linhas de bonecas, DVD’s com histórias, linha de roupas e acessórios (que incluía chapéus, cadeiras, camas e até mesmo cavalos) para as bonecas e também para as meninas, e com isso acabou conquistando a fidelidade de milhões de consumidoras, além de encantar pais e educadores.


A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos, adquiriu a empresa em 1998 por aproximadamente US$ 700 milhões, mas manteve a AMERICAN GIRL operando independente como uma subsidiária. Foi neste mesmo ano que a empresa inaugurou sua primeira loja temática na cidade de Chicago, criando uma experiência de compra única para as meninas, suas amigas e familiares. Era como se a loja fosse uma espécie de “portal mágico” que conduzia a menina para um mundo de sonhos do qual ela podia fazer parte e, onde pudesse aprender a cuidar de si e a ter um estilo de vida. Em julho de 2000, Ellen L. Brothers sucedeu Pleasant Rowland como presidente da AMERICAN GIRL e vice-presidente executiva da Mattel, dando continuidade ao brilhante trabalho de criar um universo único para as meninas.


Nos anos seguintes a marca inaugurou outras lojas por grandes cidades americanas, transformando o ato de comprar boneca em um acontecimento especial e mágico para milhões de pequenas consumidoras. Recentemente, o canal HBO anunciou um contrato com a marca AMERICAN GIRL para produzir filmes, séries e documentários sobre as bonecas, que já ganharam vida em outras interpretações de atrizes mirins para a televisão, feitas pela Warner Bros.


Atualmente a empresa mantém parcerias com instituições sem fins lucrativos promovendo ações filantrópicas, doando parte de seus recursos para programas educacionais, literários, ambientais, multiculturais e artísticos. O sucesso da marca AMERICAN GIRL pode ser traduzido em números: 140 milhões de livros vendidos desde 1986; 22 milhões de bonecas vendidas através do catálogo, lojas e internet; mais de 95% das garotas entre 7 e 12 anos de idade conhecem as bonecas AMERICAN GIRL, perdendo apenas para a Barbie nesta categoria; o catálogo da marca é um dos 25 maiores dos Estados Unidos; mais de 450.000 garotas assinam a revista AMERICAN GIRL, a maior publicação infantil dedicada à faixa etária acima de 8 anos; desde sua inauguração, em novembro de 1998, a loja de Chicago recebeu mais de 20 milhões de visitantes, serviu 850.000 refeições e teve 450.000 expectadores no teatro; e a página da marca na internet aproximadamente 60 milhões de visitantes por ano.


O enorme sucesso da marca está além do brand experience. Está pautado em conhecer profundamente seu público alvo e o contexto em que ele vive. Todos os produtos e serviços oferecidos pela AMERICAN GIRL atingem as pequenas consumidoras em vários pontos, mesclando moda, eventos, marketing de relacionamento, brand sense, brand content, storytelling, entre outras ferramentas e plataformas de comunicação combinadas. E um exemplo disso, é que alguns hotéis nos Estados Unidos são certificados pela AMERICAN GIRL para transformar sonhos na mais pura realidade. Há um pacote especial composto por estadia e acomodações para adultos, uma criança e uma boneca. Ao final da estadia, a criança é presenteada com a cama da boneca para levar para casa. A boneca também não passa fome. Isto porque o pacote inclui a entrega de cookies e leite para a menina poder se alimentar e não deixar sua bonequinha ficar subnutrida. Se os pais estiverem dispostos a gastar um pouco mais (na verdade muito mais), há o pacote premium, com direito a roupões iguais para criança e boneca e uma sessão de beleza para a boneca, que terá os seus cabelos tratados e penteados. Realmente trata-se de uma bonequinha de luxo.


A linha do tempo 
1991 
Lançamento da boneca FELICITY MERRIMAN com direito a um elegante chá colonial na cidade de Williamsburg, na Carolina do Sul, onde 11 mil pessoas estiveram presentes. Foi a partir desta boneca que todas começaram a ser produzidas com o corpo da mesma cor do rosto. Antes, todas as bonecas tinham corpos brancos. 
1992 
Lançamento da revista AMERICAN GIRL MAGAZINE, que traz jogos, ilustrações, ideias para festas e conteúdo editorial de ficção e não-ficção voltado para meninas de 8 à 13 anos. Atualmente a revista tem mais de 450.000 assinantes estando entre as 10 maiores publicações para crianças nos Estados Unidos e a maior publicação exclusiva para meninas a partir de 8 anos de idade. A cada edição, a redação recebe mais de 12.000 cartas de leitoras mirins, um feedback que ajuda a marca a atender melhor suas consumidoras. 
Lançamento do AMERICAN GIRL FASHION SHOW, eventos com desfiles, onde as modelos são meninas e bonecas, com o objetivo de arrecadar fundos para instituições beneficentes. 
1995 
Início da comercialização de bonecas e acessórios da linha AMERICAN GIRL TODAY, que representam a individualidade e diversidade das meninas americanas dos dias atuais; livros de atividades contemporâneas (AMERICAN GIRL LIBRARY); e da coleção AMERICAN GIRL GEAR composta por roupas e produtos para meninas. 
Lançamento da linha BITTY BABY, composta por bonecas-bebês voltadas para meninas de 3 a 6 anos com diferentes combinações de cor de pele, olhos e cabelos (atualmente são 11 diferentes opções). Todas as bonecas vinham acompanhadas de um ursinho de pelúcia (chamado Bitty Bear) e um livro de estórias. 
1996 
Lançamento do site oficial da marca na internet (www.americangirl.com). Anualmente cerca de 60 milhões de pessoas visitam a página da marca na internet. 
1998 
Inauguração, na cidade de Chicago, da primeira loja temática da marca chamada AMERICAN GIRL PLACE
2000 
Lançamento da boneca ANGELINA BALLERINA, livro de pintura e outros produtos da personagem para crianças acima de três anos. 
2001 
Lançamento das bonecas de edições limitas conhecidas como GIRL OF THE YEAR. A primeira foi a boneca Lindsey. 
Firma parceria com a tradicional Hallmark para produção de uma linha de papelaria exclusiva da marca. 
2002 
Lançamento da GIRLS of MANY LANDS, uma linha composta por 8 bonecas e livros que contavam a história de garotas de diversas partes do mundo. 
Lançamento da BITTY TWINS, uma linha de bonecas gêmeas (menina+menina, menina+menino e menino+menino) com inúmeros acessórios, voltada para garotas mais novas. 
2003 
Lançamento da HOPSCOTCH HILL SCHOOL, uma linha integrada de boneca e livros de alta qualidade para meninas de 4 a 6 anos com temas pré-escolares. 
Lançamento da linha COCONUT, composta por um personagem (cachorrinho) e livros de atividades. 
2005 
Lançamento da boneca JESS e toda sua linha de produtos, tais como livro e acessórios. A boneca trazia o conceito de viagens e aventuras por novos continentes com produtos que estimulavam a “eco-aventura” e a descoberta de lugares exóticos. 
Lançamento da linha AMERICAN GIRL REALBEAUTY INSIDE AND OUT composta por produtos de beleza direcionados para meninas entre 8 a 12 anos, além de livros que ensinavam como cuidar da pele e dos cabelos por faixa etária. 
2010 
Lançamento da linha MY AMERICAN GIRL, onde a consumidora pode montar sua própria boneca através da combinação de 40 diferentes cores de olhos, cabelos e pele, além de acessórios e roupas.


As bonecas 
A AMERICAN GIRL possui três linhas principais de bonecas, possibilitando assim, que a menina tenha muitas opções e escolha a que mais se assemelhe fisicamente a ela ou a personagens históricas da cultura americana: 
AMERICAN GIRL COLLECTION 
Composta por bonecas que contam histórias de garotas de outras épocas, geralmente personagens históricas da cultura americana, propondo às suas consumidoras reviverem um pouco do passado e incentivando a imaginação e o aprendizado. A linha é composta pelas bonecas: 
Molly McIntire (introduzida em 1986) – Boneca que representa uma menina que viveu nos tempos da Segunda Guerra Mundial. 
Addy Walker (introduzida em 1993) – Boneca que representa uma menina negra que fugiu com sua mãe do estado da Carolina do Norte para a Filadélfia durante a Guerra Civil Americana. 
Josefina Montoya (introduzida em 1997) – Boneca que representa uma menina de origem hispânica que viveu em um rancho no estado do Novo México durante o controle mexicano em 1824. 
Kit Kittedrge (introduzida em 2000) – Boneca que representa uma menina que viveu em meio aos distúrbios da Grande Depressão Americana, em 1934, na cidade de Cincinnati, estado do Ohio. Ela vive com sua melhor amiga, a inglesa Emily Bennett (introduzida em 2006). 
Kaya Atonmy (introduzida em 2002) – Boneca que representa uma índia nativa americana da tribo Nez Perce que viveu em 1764, antes do país ser colonizado por europeus. 
Julie Albright (introduzida em 2007) – Boneca que representa uma menina, filhas de pais separados, que viveu na cidade de San Francisco em pleno movimento Hippie na década de 1970. Ela vive com sua melhor amiga Ivy Ling, uma menina de origem chinesa. 
Rebecca Rubin (introduzidas em 2009) – Boneca que representa uma típica menina nova-iorquina de 1914. 
Marie-Grace e Cécile (introduzidas em 2011) – Duas bonecas que representam meninas que viveram em 1853 na cidade de New Orleans. 
Caroline Abbott (introduzidas em 2012) – Boneca que representa uma menina que cresceu durante a guerra de 1812.


MY AMERICAN GIRL 
Coleção mais contemporânea que possui o diferencial de possibilitar por meio de 40 modelos diferentes (que medem 46 centímetros em versões loiras, ruivas, morenas, asiáticas e negras) que as meninas possam ter uma boneca parecida com elas fisicamente, o que segundo os conceitos culturais é uma forma de incentivar a continuidade dos valores étnicos e sociais dessas famílias. As roupas e acessórios podem ser vestidos pelas meninas e por suas bonecas, como mãe e filhas que dividem os mesmos gostos e que por meio dessa simbologia estão perpetuando tradições e modos de pensar.


GIRL OF THE YEAR 
Coleção composta por bonecas com edições limitadas. Apenas uma boneca é lançada por ano. Cada uma delas possui um universo particular, com histórias e personalidade que buscam representar as meninas atuais. Desde sua introdução, em 2001, foram lançadas as bonecas Lindsey Bergman (2001), Kailey Hopkins (2003), Marisol Luna (2005), Jess Akiko McConnell (2006), Nicki Fleming (2007), Mia (2008), Chrissa (2009), Lanie (2010), Kanani (2011), McKenna (2012) e Saige (2013).


As lojas 
As lojas da marca, batizadas de AMERICAN GIRL PLACE, proporcionam aos consumidores, formados em sua esmagadora maioria por meninas e suas mães, avós e amiguinhas, uma verdadeira experiência de compra, ou como gostam de chamar os profissionais de comunicação, marketing experiencial. Cada detalhe das lojas, desde as prateleiras até os assentos do restaurante, foi projetado nos mínimos detalhes tendo em mente as meninas acima de 7 anos.


Na famosa loja da marca na 5ª Avenida em Nova York, para ter uma ideia de onde a experiência de compra pode chegar, é possível encontrar: um conciérge, recepcionando e orientando as consumidoras que chegam à loja; uma livraria onde se vendem livros que contam estórias sobre as bonecas à venda; um completo salão de beleza para bonecas (Doll Hair Salon), onde por US$ 10 é possível fazer as unhas e mudar o penteado da boneca ou até mesmo aplicar máscara de barro e pepinos nos olhos; um estúdio, onde as meninas tiram fotos com suas “filhas”; grande e variada oferta de acessórios e roupas iguais para as meninas e para as bonecas; um hospital de bonecas (Doll Hospital), local onde as bonecas são “internadas” para conserto (uma espécie de assistência técnica moderna), com direito até a cadeira de roda (paga à parte); uma área para a família de bonecas históricas, onde, por exemplo, uma delas viveu na época da Grande Depressão Americana e outra foi uma escrava que lutou pela liberdade, sempre com estórias relacionadas ao desenvolvimento do país e que podem ser lidas nos livros vendidos na livraria; um teatro (American Girl Theater) com capacidade para 200 pessoas onde são realizadas duas apresentações diárias com uma hora de duração assinadas por profissionais da Broadway, cujo ingresso só é conseguido com antecedência; e um aconchegante restaurante/café onde as bonecas são acomodadas em cadeiras especiais ao lado de suas donas e servidas pelas garçonetes. O cardápio apresenta pratos inspirados nas personagens e histórias infantis. O restaurante, que também oferece festas infantis, serve diariamente café da manhã, almoço e chá da tarde, além de jantar às sextas e sábados. Esta loja, inaugurada em novembro de 2003, já mais de 4 milhões visitantes.


A partir de 2007 a empresa desenvolveu um novo formato de loja, com unidades nas cidades de Atlanta e Dallas, chamada AMERICAN GIRL BOUTIQUE AND BISTRO. São lojas em formatos menores que as lojas âncoras (flagships stores) existentes nas cidades de Nova York, Chicago (inaugurada em 1998) e Los Angeles (inaugurada em 2006), porém com mais espaço dedicado a salões para festas infantis. Segundo a empresa, para muitas pessoas a visita a uma loja AMERICAN GIRL é uma experiência para a vida inteira, e o conceito Boutique and Bistro pretende tornar a marca mais acessível e estimular o relacionamento das clientes com a marca. Assim como acontece nas lojas âncoras, o novo formato conta com um restaurante, porém com ambientação mais informal e não existe a possibilidade de fazer reservas. O conceito Bistro também conta com vários salões de festa, para que as clientes possam celebrar, junto com suas bonecas, datas importantes de suas vidas (das meninas e das bonecas). Desde a inauguração da primeira loja, mais de 54 milhões de pessoas já experimentaram o incrível universo da AMERICAN GIRL.


Os slogans 
Follow your inner star. 
Those dolls are just like you.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1986 
● Criadora: Pleasant T. Rowland 
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin 
● Proprietário da marca: Mattel, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Jean McKenzie 
● Faturamento: US$ 550 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 17 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Bonecas, livros, revistas, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Madame Alexander e Middleton Doll 
● Ícones: A perfeição de suas bonecas 
● Slogan: Follow your inner star. 
● Website: www.americangirl.com 

A marca nos Estados Unidos 
Os produtos da marca (livros educativos, bonecas, roupas, acessórios, papelaria e jogos) são vendidos por catálogo (anualmente 58 milhões deles são enviados para lares americanos), pela internet, nas 3 lojas âncoras AMERICAN GIRL PLACE (Chicago, Nova York e Los Angeles), nas 13 lojas AMERICAN GIRL BOUTIQUE AND BISTRO (Atlanta, Denver, Dallas, Boston, Houston, Minneapolis, Kansas City, Miami, Seattle, St. Louis, Washington, Columbus e San Francisco) e na loja estilo Outlet, localizada em Oshkosh, estado do Wisconsin. Os livros são também encontrados em livrarias espalhadas por todos os Estados Unidos. A AMERICAN GIRL emprega 2.500 pessoas fixas, podendo chegar a 4.700 durante a alta temporada. Três fabricantes têm criado as bonecas AMERICAN GIRL. A primeira foi a Goetz, na Alemanha. As bonecas mais antigas apresentam uma etiqueta com a inscrição “Fabricado na Alemanha Ocidental”. Posteriormente, a produção passou para a Hungria e para a China. O processo de criação de uma nova boneca pode envolver profissionais de várias áreas, incluindo historiadores e educadores. 

Você sabia? 
O preço da boneca básica é de aproximadamente US$ 110, numa oferta que inclui livro ou DVD que conta sua história. A linha de bonecas é bastante vasta e permite que a menina possa escolher a que mais se assemelhe fisicamente a ela ou personagens históricas da cultura americana. 
Desde sua publicação, em 1998, o livro da marca que ensina meninas a cuidarem de si e de seu corpo (The Care & Keeping of You: The Body Book for Girls) já vendeu mais de 3.8 milhões de cópias. 
As bonecas podem “ganhar vida” online através da Innerstar University™, que é o campus virtual para meninas e suas AMERICAN GIRL, repleto de jogos e brincadeiras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 12/10/2013

DE PUTA MADRE 69

Dois traficantes presos em uma cadeia espanhola inventam camisetas irreverentes e as distribuem para os companheiros de cela. Um deles sai da prisão e começa a vendê-las de porta em porta. Conhece dois investidores italianos e transforma a brincadeira em negócio. As peças viram febre em toda a Europa e a diversão se traduz hoje em máquina de fazer dinheiro. Parece inverossímil, soa como roteiro de um filme de Pedro Almodóvar, mas é essa a real história da grife italiana DE PUTA MADRE 69.

A história
A história da marca já começa quebrando conceitos: envolve prisão espanhola, narcotráfico, armas e arrependimento. É mais ou menos assim: no ano de 1991 um narcotraficante colombiano, criado em Miami, foi preso em Barcelona por venda de drogas e tráfico de armas e condenado a 18 anos de prisão. Junto com um companheiro de cela, Ilan Fernandez Uzzan, conhecido como I.F.U., criou camisetas com slogans e dizeres, digamos, pouco comuns relacionados aos seus crimes, e distribuiu dentro e fora da prisão clandestinamente. Era uma tentativa de desabafar e mostrar que a vida do tráfico não valia a pena. Ao ser solto da prisão de Quatre Camins em 1996, Ilan Fernandez vende as camisetas, inicialmente produzidas na América Latina, de porta em porta. Em três meses consegue vender 200.000 unidades.


Logo depois, acaba conhecendo dois investidores italianos que transformaram a idéia em negócio. Resultado: a marca virou febre na Europa entre os modernos e descolados com suas iconoclastas camisetas, principalmente depois que um participante de um Reality Show italiano (La isla de los famosos) apareceu utilizando uma camiseta da DE PUTA MADRE 69. Apesar do nome sugestivo, sua conotação, principalmente na Espanha, onde nasceu a idéia da moda controversa, é positiva. A expressão “Puta Madre” é uma gíria. Seu significado: algo “muito bom”, “estar bem” ou “bacana”. Já a expressão 69 trata-se de uma referência sexual. Pra se ter noção do barulho que a marca causou, as camisetas da grife estampavam frases como “Braço da morte”, “Puro pó branco”, “Traficante” e outras delas levavam as fotos de Pablo Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín, um dos maiores produtores de cocaína do mundo. Na época, o embaixador da Colômbia em Roma protestou. Em vão. As vendas se multiplicaram. O fundador da marca explicou que a mensagem que queria passar com tudo isso era de não às drogas e à violência.


Nos anos seguintes foram lançados outros produtos, como por exemplo, uma linha de roupas íntimas e a de roupas de banho; roupas com interpretação irônica das estampas havaianas para homens, com grande presença de strass e pedras decorativas; camisetas femininas com temas japoneses e estampas florais em vestidos sóbrios; jeans com lavagens, modelos e comprimentos modernos; camisetas pólos; bolsas e mochilas; e as tradicionais camisetas com frases fortes como “Go Hard Big Dick”, “I love my bitch”, “Cocain make me beautiful” ou “Eu fodo no primeiro encontro”. Recentemente a empresa lançou a linha DPM GOLD, composta por peças com uma qualidade superior e um preço mais elevado, a coleção para crianças conhecida como GOLDEN KIDS, além de inaugurar sua primeira loja própria na cidade de Roma. O furor foi tão grande que a marca incorporou eventos ao seu marketing, chegando ao ponto de ter seus próprios DJs. Então se por acaso estiver em uma festa na Europa e avistar o logotipo com as iniciais DPM vá em frente, é DE PUTA MADRE.


Uma marca polêmica
Não somente as frases em suas camisetas despertam furor e críticas por parte de inúmeras instituições e pessoas pelo mundo afora. Também suas propagandas e ações de marketing provocam fúria e polêmica tendo como alvo principal assuntos polêmicos, como por exemplo, a religião. As provocações são claras: uma propaganda que mostrava uma freira fumando cigarro ou até mesmo bermudas com os dizeres “Made in Vatican” e calças com a inscrição “Made in Nazareth”.


Dados corporativos
● Origem:
Espanha
● Fundação: 1992
● Fundador:
Ilan Fernandez
● Sede mundial:
Roma, Itália
● Proprietário da marca:
I.F.U. S.r.l.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Ilan Fernandez
● Faturamento: US$ 100 milhões (estimado)
● Lojas: 1
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
150
● Segmento: Moda
● Principais produtos:
Roupas casuais e acessórios
● Concorrentes diretos:
Energie e *ecko unltd.
● Ícones:
Camisetas com frases polêmicas
● Slogan:
Para Siempre.
● Website: www.deputamadre69.com

A marca no mundo
Atualmente, com um faturamento próximo de US$ 100 milhões por ano, a DPM69, como ficou conhecida, tem revendedores por todo o velho continente, Ásia e Américas, além de uma loja própria em Roma. A marca chegou ao Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com representantes em vários estados.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 9/4/2012