17.7.06

SEIKO

O foco da SEIKO sempre foi criar relógios com designs inovadores e revolucionários, além de propiciar ao mercado a mais alta tecnologia mundial. Medir centésimos e milésimos sempre foi uma forte vocação da empresa japonesa, que investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e design, oferecendo qualidade e uma grande diversidade de modelos para cada estilo de vida ou moda, construiu o valor da sua marca e conquistou o reconhecimento dos consumidores.
-
A história
A história começou em 1877 quando Kintaro Hattori, um jovem com 17 anos de idade, montou uma oficina de reparo de relógios chamada “Hattori Serviços de Reparo de Relógios” e obteve grande sucesso. Quatro anos mais tarde, em 1881, ele expandiu suas atividades para as vendas e abriu uma pequena loja de relógios e jóias na área de Ginza, em Tóquio, constituindo a empresa K. Hattori & Co. Para ele, reparo e vendas foram apenas meios para atingir seu objetivo principal: a produção de relógios. Com a contratação de seu amigo e engenheiro Tsuruhiko Yoshikawa em 1892, ele finalmente abriu uma fábrica. Contando com dez funcionários, os primeiros doze relógios de parede foram produzidos dois meses depois e comercializados sob a marca Seikosha. “Seiko” significa “excelente”, “sucesso” ou “miniatura”, e “Sha” significa “casa”.
-
-
Enquanto a produção de relógios crescia (23.700 foram fabricados em 1893), ele assumiu um novo desafio: a produção de um relógio de bolso, o que levou apenas três anos. Em 1895, o Time Keeper foi lançado no mercado e com ele a empresa foi pioneira no Japão. Quase no final do século, em 1899, a empresa introduziu no mercado o relógio com alarme (despertador). Pouco depois, em 1902, lançou os relógios de mesa e relógios musicais.
-
-
Apesar da diversificação de produtos, ele percebeu que, apenas se fabricasse todas as peças poderia construir um relógio de pulso e permanecer à frente de seus concorrentes. Em 1910, a empresa produziu a primeira roda de balanço, e em 1913 a produção de mostradores teve início. O Laurel, o primeiro relógio de pulso japonês, teve sua produção iniciada no mesmo ano, utilizando apenas peças fabricadas internamente, a uma razão de 30 unidades por dia. A Primeira Guerra Mundial, na qual o Japão fora aliado dos Estados Unidos, da França e da Inglaterra, foi um período de grande crescimento para a empresa, e as exportações de seus relógios, em grande parte para os aliados, atingiu 800.000 peças. Em 1921, a empresa já produzia mais de 1.000.000 de relógios de parede e mais de 300.000 relógios de bolso.
-
-
Somente no ano de 1924 a marca SEIKO foi utilizada pela primeira vez em seus relógios de pulso, e aos poucos se consolidou como uma marca de qualidade, ainda que sem conseguir rivalizar com as tradicionais fabricantes suíças. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi obrigada a reduzir a produção de relógios em favor de cronômetros marítimos e detonadores, e com isto seu crescimento foi suspenso. Em 9 de março de 1945, um bombardeio destruiu a principal fábrica da empresa. Mais uma vez, a família Hattori reconstruiu seu negócio, e a produção de relógios foi retomada em 1946. Logo recuperou sua liderança na indústria japonesa com a criação do “Super”, em 1948, seu primeiro relógio de pulso com três ponteiros. No final da década de 60, a empresa estabeleceu subsidiárias em vários países do mundo como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Canadá, ampliando suas áreas de atuação e se preparando para a globalização que viria nas décadas seguintes.
-
-
A grande revolução no segmento relojoeiro surgiu com a explosão tecnológica da segunda metade do século XX, em grande parte liderada, como se sabe, pelos japoneses. A SEIKO adaptou essa explosão ao mundo dos relógios e, entre 1969 e 2006, lançou nada menos que quinze relógios que estrearam mundialmente determinadas características. Entre eles, destacam-se alguns que marcaram, não só o mundo da relojoaria, mas também o da tecnologia: o primeiro relógio de quartzo do mundo; a primeira marca a adaptar esse sistema a um mostrador em LCD; o primeiro relógio digital multi-funções; o primeiro relógio de extrema precisão, com um sistema de duplo quartzo; o relógio com televisão; o primeiro relógio com capacidade de gravação de som; o primeiro relógio com funções computorizadas (incluindo um pequeno teclado de pulso); o primeiro relógio de quartzo automático do mundo; e o Seiko Thermic, primeiro relógio a funcionar através do calor corporal.
-
-
Durante esses anos, a especialização tecnológica da SEIKO, expandindo sua área de atuação para microengenharia, metalurgia e produtos eletromecânicos possibilitou sua expansão para diversos setores, incluindo a fabricação de componentes para câmeras, outros instrumentos de precisão, óculos, jóias, assim como produtos esportivos (tacos de golfe) e de higiene. Em 2001, para oferecer produtos ainda melhores para seus consumidores, a divisão de relógios da SEIKO se tornou uma empresa independente, a SEIKO WATCH CORPORATION.
-
-
Apesar de serem os relógios de quartzo que preenchem a maior parte da linha de relógios da SEIKO, existem também alguns modelos mecânicos que são, naturalmente, os que têm maior procura por parte de colecionadores e aficionados. Atualmente, no total, existem cinco coleções: a linha Arctura (caracterizada pela tecnologia Kinetic, relógios automáticos, ligeiramente esportivos e sobretudo de aspecto moderno), Velatura (relógios inspirados no mundo náutico, com algumas funções específicas para a prática de vela ou mergulho), Premier (relógios clássicos, elegantes e discretos), Sportura (relógios verdadeiramente esportivos e de alta precisão, inspirados na parceria da marca com a equipa Honda Racing F1 Team), Spring Drive (relógios luxuosos, visualmente modernos, mas revolucionários no seu interior, que integram um mecanismo que utiliza três formas diferentes de energia - mecânica, eléctrica e electromagnética - devidamente armazenada.
-
-
A linha do tempo
1955
Iniciou a produção do primeiro relógio de pulso automático feito no Japão.
1958
Iniciou a comercialização de relógios a quartzo para uso na transmissão de rádio e televisão.
1959
Iniciou a fabricação de relógios de mesa transistorizados.
1963
Desenvolvimento do primeiro cronômetro de quartzo portátil.
1969
Lançamento do SEIKO ASTRON, primeiro relógio de pulso a quartzo do mundo.
Lançamento de um dos primeiros cronógrafos automáticos do mundo.
1970
Fundação da SEIKO TIME SYSTEM, dedicada ao desenvolvimento integrado e manutenção para relógios de sistemas utilizados em áreas como hospitais e escolas, relógios com figuras animadas em exibição em várias cidades, relógios para estações de TV, aparelhos de cronometragem esportiva, sistemas computadorizados para contagem de tempo em competições e todos os tipos de displays em grande escala.
1973
Lançamento do primeiro relógio de pulso de quartzo do mundo com mostrador de seis dígitos em LCD (display de cristal líquido).
1975
Lançamento do primeiro relógio digital multifuncional do mundo.
1976
Lançamento do primeiro relógio com alarme de quartzo do mundo.
1978
Lançamento mundial do primeiro relógio de pulso de alta precisão Twin Quartz, com menos de cinco segundos de erro por ano.
1982
Lançamento do primeiro relógio de pulso com TV integrada.
1983
Lançamento do primeiro relógio de pulso com gravador de voz integrado.
1984
Lançamento do primeiro relógio de pulso do mundo com funções de computador.
Apresentação da primeira TV de cristal líquido.
1988
Lançamento do primeiro relógio de pulso de quartzo inteligente, com alarme, cronógrafo e timer, controlado por um IC “computador de chip”.
Lançamento do relógio de pulso de quartzo com segundo ponteiro deslizante.
Lançamento do primeiro relógio de pulso com gerador automático de força do mundo (A.G.S), mais tarde renomeado Kinetic.
1990
Lançamento do SEIKO Scubamaster, primeiro relógio de mergulho computadorizado do mundo, com uma tabela de mergulho incorporada.
Lançamento do SEIKO Receptor Message Watch que incorporava um receptor miniatura de FM.
1991
Lançamento mundial do SEIKO Perpetual Calendar, pronto para o século XXI.
1994
Lançamento do SEIKO Kinetic, um avançado relógio a quartzo sem bateria.
1996
Fundação da SEIKO CLOCK, empresa de produção de relógios integrada ao grupo de empresas SEIKO, que lida com a totalidade de operações do setor, do planejamento e desenvolvimento, passando a produção, vendas e serviços. Além de movimentar os diversos mercados internacionais, a empresa ganhou destaque no Japão com o “Radio Wave Clock”, que automaticamente se ajusta à hora oficial japonesa, um produto feito sob medida para o século XXI.
1998
Lançamento do SEIKO Thermic, primeiro relógio de pulso do mundo movido pelo calor do corpo.
Lançamento do relógio com calendário perpétuo movido pelo primeiro micromotor ultra-sônico do mundo.
1999
Lançamento do relógio de pulso SEIKO Kinetic Auto Relay, que automaticamente retorna à correta indicação de hora.
Lançamento do relógio SEIKO Spring-Drive com possibilidade de carregamento manual, com precisão de quartzo.
2005
Lançamento do primeiro relógio de pulso do mundo controlado por ondas de rádio de três freqüências.
2006
Lançamento do SEIKO Spectrum, primeiro relógio de pulso com display de eletroforese.
2008
Lançamento do primeiro relógio de pulso do mundo feito para caminhadas no espaço (Spring Drive Spacewalk).
-
-
Os slogans
Forward thinking.
It’s about time.
Design Your Time.
Seiko. It's your watch that tells most about who you are.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1881
● Fundador:
Kintaro Hattori
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Seiko Holdings Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Katsumi Yamamura
● CEO & Presidente:
Koichi Murano
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
7.800
● Segmento:
Relojoeiro
● Principais produtos:
Relógios e cornômetros
● Slogan: Forward Thinking.
● Website:
www.seikowatches.com
-
A marca no Brasil
No Brasil, a marca começou a ser distribuída logo após a Segunda Guerra Mundial e, em 1981, a empresa japonesa fundou a Seiko Industrial da Amazônia com fábrica na Zona Franca de Manaus e um escritório nacional em São Paulo. Em 2000, após passar por uma reestruturação, a empresa no Brasil passou a ser representada pela Technos da Amazônia Ltda., a única fábrica no mundo autorizada a montar os relógios SEIKO fora do Japão.
-
A marca no mundo
A SEIKO WATCHES CORPORATION, maior e mais importante subsidiária da SEIKO Holdings, tem fábricas de relógios, subsidiárias e centros de assistência técnica no mundo inteiro, comercializando seus produtos em mais de 130 países de todos os continentes.
-
Você sabia?
O grande forte da SEIKO tem sido a capacidade de inovação e, nas últimas décadas, a empresa tem se notabilizado como uma mais precisas na medição do tempo. Prova disso – ou talvez uma consequência – é a adoção dos relógios da marca em inúmeras provas esportivas de renome mundial, incluindo várias edições dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA. Desde 1985 a SEIKO é também a marca oficial de medição de tempo de todas as provas organizadas pela IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, que gere a totalidade dos campeonatos mundiais dessa modalidade.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 28/12/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Informo que desde março de 2015 a marca Seiko esta sendo representada pela Orient Relógios do Brasil.. Abraços.

Anônimo disse...

Issssssso. .... http://orientnet.com.br/seiko/
só pra confirmar a informação. Espero q pra nós, fãs dos SEIKOs, sejamos melhores assistidos agora, já era tempo da Seiko agir. ... kkkkkk