27.1.14

LYSOL


Higienizar e desinfetar pias, ralos, bancadas, banheiros, cozinhas, armários, guarda-roupas, latas de lixo, quintais e locais onde vivem animais domésticos, mantendo o ambiente sempre limpo e saudável. Essa é a principal missão dos produtos da marca LYSOL, cuja fórmula especialmente desenvolvida e testada para eliminar os odores desagradáveis em sua origem e matar 99.9% dos germes e bactérias, ainda deixa uma suave e agradável fragrância no ambiente. Por isso, LYSOL oferece produtos de limpeza seguros e potentes nos quais milhões de famílias podem confiar sua saúde. 

A história 
Tudo começou na Alemanha em 1889 quando o Dr. Gustave Raupenstrauch desenvolveu um poderoso desinfetante antisséptico para auxiliar na grave epidemia de cólera que afetava o país naquela época. O produto foi desenvolvido como uma alternativa mais segura ao ácido carbólico, altamente tóxico, então comumente utilizado como desinfetante em hospitais. A fórmula original do novo desinfetante continha cresol, um derivado de alcatrão de hulha, muito menos tóxico e mais eficaz que os produtos utilizados naquela época. Depois de conseguir a patente, o austríaco Raupenstrauch e seus sócios fundaram a empresa Schülke & Mayr em Hamburgo na Alemanha. O desinfetante foi introduzido no mercado com a marca LYSOL, cujo nome provavelmente é derivado da contração das palavras “Lysis” (dissolução, pois o produto era para ser dissolvido na água) e Cresol (substância contida na formulação do produto). O novo produto estreou com sucesso no mercado e ajudou a salvar milhares de vidas em Hamburgo, durante a epidemia de cólera.


Pouco depois, em 1890, a empresa Lehn & Fink, fundada em 1874 na cidade de Nova York por Louis Lehn e Frederick Fink, começou a importar o desinfetante da empresa alemã. A empresa americana introduziu o desinfetante LYSOL no mercado, que rapidamente passou a ser utilizado em hospitais, fábricas, e aos poucos, pelas donas de casa para higienizar e desinfetar os ambientes domésticos. Somente em 1912, através de um acordo de licenciamento, a empresa iniciou a produção do desinfetante LYSOL em solo americano. Nesta época a marca precisou lidar com um fato desfavorável, já que o desinfetante era utilizado por pessoas que desejavam se suicidar, especialmente na Austrália. Mas o desinfetante também foi extremamente importante em 1918, quando suas propagandas divulgavam sua eficácia para prevenir e evitar a propagação da gripe espanhola, reforçando assim a imagem de eficiência da marca.


Em 1922 a marca LYSOL finalmente seria adquirida pela empresa americana Lehn & Fink. Nesta década, LYSOL também começou a ser divulgado como um produto para higiene íntima feminina. Isso mesmo. O produto era diluído na água e utilizado nas famosas duchas íntimas para prevenir infeções e maus odores, e assim, segundo as propagandas da época, preservar a felicidade conjugal. Além disso, o produto era utilizado também como um método contraceptivo. Porém o uso de LYSOL foi depois desencorajado pela comunidade médica, pois o produto tendia a eliminar as bactérias normais de uma vagina saudável, ou até mesmo mascarar graves problemas. Em 1930, com a introdução dos desinfetantes líquidos LYSOL nas drogarias e farmácias, a marca se popularizou ainda mais entre os consumidores americanos.


Nos anos seguintes a marca tratou de melhorar a fórmula de seus desinfetantes, não somente para torná-los mais eficaz, mas também por uma questão de segurança em relação às substâncias utilizadas. A inovação começou em 1962 quando a marca lançou o LYSOL SPRAY, o desinfetante com aplicação aerossol, tornando o uso do produto ainda mais prático e rápido. Ainda nesta década, em 1968, a marca iniciou o lançamento de produtos para limpar determinados ambientes, como por exemplo, o Lysol Toilet Bowl Cleaner, especificamente desenvolvido para limpar e desinfetar banheiros, especialmente vasos sanitários. Já em 1985 foi introduzido o Lysol All Purpose Cleaner, um poderoso limpador e desinfetante multiuso. Além disso, a marca desenvolveu inúmeras novas fragrâncias para seus desinfetantes e até uma versão para remover limos.


Depois de ser adquirida pela farmacêutica Sterling Drug em 1967 e passar por outras mãos, em 1994 a Lehn & Fink Products foi comprada pela Reckitt & Colman (atual Reckitt Benckiser), que adicionou ao seu portfólio o desinfetante LYSOL, extremamente popular no mercado americano desde 1890. Nos anos seguintes a marca ingressou em novos mercados e ampliou ainda mais sua linha de produtos com o lançamento das toalhas úmidas desinfetantes para superfícies duras (introduzidas em 2000), uma linha de sabonetes antissépticos (lançada em 2009) e produtos que matam os germes e eliminam odores (causados por fungos e mofo) em superfícies macias, como por exemplo, carpetes e estofados. Além disso, a marca ingressou em uma nova categoria de produtos com a introdução do Lysol Neutra Air, que além de neutralizar odores no ar, ainda mata 99.9% das bactérias.


Em 2012 a marca anuncia uma nova era de limpeza com o lançamento do LYSOL Power & Free™, uma linha revolucionária de produtos domésticos que aproveita a versatilidade do peróxido de hidrogênio para fornecer uma limpeza mais poderosa do que alvejante. Os produtos de limpeza dessa linha liberam milhares de micro-bolhas que penetram profundamente para remover manchas difíceis, deixando para trás um perfume fresco e limpo, sem resíduos químicos. Como não possuía a dureza encontrada no alvejante, ajudava a libertar as famílias do cheiro forte do alvejante, do uso de roupas de proteção e da preocupação com intoxicação. Pouco depois, em 2016, lançou o LYSOL Max Cover Mist, que com sua tampa exclusiva proporciona uma cobertura duas vezes mais ampla em sua aplicação, distribuindo o produto de maneira uniforme e ampla em áreas grandes, tornando-se ideal para superfícies suaves como colchão, sofá, camas para animais de estimação. Além disso, sua tecnologia de neutralização de odores elimina com eficácia maus cheiros.


Em 2020, com a pandemia causada pelo Corona vírus, LYSOL foi oficialmente lançada no mercado brasileiro na versão aerossol em três diferentes fragrâncias (Brisa da Manhã, Flores de Lima Limão e Pureza do Algodão) oferecendo assim uma desinfecção prática e segura, podendo ser utilizado nos mais variados ambientes e superfícies e dispensando o uso de esponja ou pano. O produto pode ser aplicado em pias, bancadas, latas de lixo, chuveiros, maçanetas e tecidos como sofás e colchões. Para garantir a desinfecção, basta aplicar LYSOL e deixar agir de 3 a 10 minutos, permitindo que a superfície seque sozinha naturalmente.


Além disso, para combater a pandemia, a marca se associou a rede de hotéis Hilton, que lançou o programa Hilton CleanStay com proteção LYSOL, um rigoroso sistema que incorpora a experiência confiável e a abordagem científica de uma marca centenária às práticas de limpeza e desinfecção nas dependências dos hotéis. Com isso, a qualidade e confiança de LYSOL que milhões de pessoas usam em casa é utilizada pela rede de hotel em seus rigorosos padrões de limpeza para proporcionar total tranquilidade na estadia de seus hóspedes. E tem mais. A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) aprovou dois desinfetantes da marca LYSOL (spray e Max Cover) como eficazes contra o novo Corona vírus, se forem utilizados em superfícies duras e não porosas.


A marca LYSOL, através da campanha Lysol Mission for Health (algo como “Missão pela Saúde Lysol”), lançada em 2010, também investe em parcerias com famílias, comunidades, empresas, escolas e instituições para desenvolver projetos educacionais com foco nas áreas de saúde e meio ambiente. Esses projetos têm como objetivo estimular hábitos de higiene e limpeza a partir de noções de microbiologia, visando à prevenção de doenças, em um esforço dedicado para reforçar a importância de hábitos saudáveis nas escolas e nas casas. Seja educando pais ou ajudando em recuperação de desastres, a marca LYSOL está comprometida em fazer mais pela saúde.


Hoje em dia LYSOL é um desinfetante prático e eficiente. Com ele é possível deixar a casa livre de fungos, vírus e bactérias e com um agradável perfume, ajudando assim a proteger a família, de doenças e proporcionando um ambiente mais saudável, principalmente para as crianças, que possuem uma imunidade menor do que adultos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo vermelho com o enorme traço abaixo foi substituído somente em 1972, quando adotou a cor preta e uma nova tipografia de letra. Em 1985 esse logotipo ganharia uma inclinação. Somente em 1998 a identidade visual adotou a cor azul e uma nova tipografia de letra (muito semelhante à atual).


Após passar apenas por modernizações, em 2001 e 2007, a identidade visual atual foi apresentada em 2010, e incluía novas cores, detalhes e feitos visuais, além da frase “Kills 99.9% of viruses & bacterias”.


Os Slogans 
What it takes to protect. (2017) 
Healthing. (2013)
Stop just CLEANING. Start HEALTHING. (2010) 
Desinfect to Protect. 
Desinfeta para proteger. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1889 
● Criador: Schülke & Mayr 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group PLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Laaxmn Narasimhan 
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores multiuso 
● Concorrentes diretos: Pine-Sol, Mr. Clean, CIF, Tilex, Domestos, Ajax, Clorox, Pato® e Lysoform (Brasil) 
● Slogan: What it takes to protect. 
● Website: www.lysol.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos LYSOL, que engloba desinfetantes, limpadores multiuso, sabonetes antissépticos e até purificadores de ar, é comercializada em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte onde o produto é número 1 em sua categoria (50% dos lares americanos usam algum produto LYSOL). A marca LYSOL tem faturamento anual estimado em US$ 1.1 bilhões. Hoje em dia a marca pertence à britânica Reckitt Benckiser, uma das maiores empresas do mundo no setor de higiene e limpeza e proprietária de marcas famosas como Air Wick, Harpic, Dettol, Vanish, Veja, Durex, K-Y e Strepsils. 

Você sabia? 
Na Índia, onde foi lançada em 1997, a marca é comercializada com o nome de LIZOL
A formulação de LYSOL mata mais de 100 tipos de fungos, bactérias e vírus que causam inúmeras doenças. 
Os produtos LYSOL são seguros para uso em escolas e áreas nas quais crianças brincam, aprendem e dormem. Pesquisa realizada entre fevereiro e março de 2020 pela consultoria global IQVIA, com pediatras brasileiros, constatou que LYSOL é o nº 1 em recomendação dos médicos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/7/2020

19.1.14

ULTRAGAZ


Quem não gosta de ser atendido por alguém que entende de verdade do assunto? De ter a segurança e a tranquilidade de que está trabalhando com o que há de melhor? Pioneira no mercado, responsável pela introdução do gás LP no Brasil, a ULTRAGAZ é uma empresa especialista no que faz. Especialista na oferta de produtos e serviços com qualidade, conforto e segurança para milhões de consumidores espalhados pelo território brasileiro. 

A história 
Tudo começou com Ernesto Igel, um austríaco nascido na cidade de Viena, que após lutar na Primeira Guerra Mundial, retomou seu antigo emprego, como gerente de negócios de uma empresa de exportação, com relações com o Brasil, para onde viajou em 1920, aos 26 anos. Ele se encantou com o país e, principalmente com a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na qual percebeu um imenso potencial de expansão profissional. No primeiro momento, com um espírito empreendedor, ele criou a Ernesto Igel & Cia., uma empresa importadora de louças, metais sanitários, fogões e aquecedores para uso com gás encanado. Porém, em suas constantes viagens para a Europa, conheceu a nova tecnologia de engarrafamento de gás para uso doméstico e comprou equipamentos para fazer demonstrações em sua modesta loja.
   

No dia 30 de agosto de 1937, ele criou a Empresa Brazileira de Gaz a Domicílio Ltda. (sim, brazileira e gaz escritos com Z), que depois se transformaria na maior distribuidora de GLP no Brasil, a ULTRAGAZ. O suprimento inicial era o propano, gás utilizado para acionar os motores de dirigíveis e que ficou estocado no país após o trágico acidente que pôs fim à era dos zepelins. Com isso, utilizando cilindros de gás ele foi o responsável pela introdução na vida de muitos brasileiros do GLP como gás de cozinha, fazendo com que o fogão a gás passasse a substituir os tradicionais à lenha (solucionando assim um grande problema das donas de casa, a fuligem e a fumaça proveniente deste tipo de fogão) e, em menor escala, os fogões a álcool, querosene e gás de carvão mineral. A empresa começou a operar com uma frota de três caminhões e 166 clientes.
  

Já em dezembro de 1938, o capital da empresa foi aberto e surgiu a COMPANHIA ULTRAGAZ S.A., que rapidamente passou a atuar em todo o país, deixando de ser uma empresa regional. A grande expansão da empresa aconteceu após o final da Segunda Guerra Mundial. Além de conquistar um grande número de consumidores, a empresa investiu na ampliação das bases operacionais e na criação de inúmeras lojas para comercializar os fogões e botijões. Essas lojas deram origem à rede Ultralar, pioneira no segmento de grandes magazines no país. Foi no ano de 1950 que ocorreu a criação da entrega automática, um inovador sistema de distribuição de gás domiciliar que logo foi adotado pelas outras empresas do setor. Neste momento, a ULTRAGAZ se consagrou com o inesquecível slogan “Semana sim, semana não, Ultragaz no seu portão”. O empresário comandou a empresa até 1959 (ele faleceria em 1966), quando transferiu a direção para o filho Pery Igel.
   

No início da próxima década, em 1961, a ULTRAGAZ atingiu a marca de 1 milhão de clientes e sua sede seria transferida da Bahia para São Paulo. A acentuada expansão da empresa propiciaria a consolidação do Grupo Ultra, hoje um dos mais sólidos conglomerados econômicos do país, que ainda reúne a Ultracargo (uma das líderes em oferecer soluções logísticas integradas para granéis especiais) e distribuição de combustíveis com a Ipiranga (conheça essa outra história aqui). Em 1979, a empresa adquiriu a Brasilgás e se tornou líder de mercado no estado da Bahia.
  

Em 1990, a ULTRAGAZ se realinha aos padrões da competitividade mundial, com renovação de sua identidade visual, uniformes e frota (que passou a adotar as cores amarela, azul e vermelha). A empresa também inovou na cor dos botijões, para se diferenciar dos concorrentes: nascia o BOTIJÃO AZUL, que se tornaria um dos maiores símbolos de identificação da marca ULTRAGAZ. Rapidamente o botijão azul se tornou sinônimo de qualidade, segurança e peso certo. Nesse momento, foi também estabelecida a música “Sinos da Rua” (aquela música clássica que anuncia a chegada do caminhão do gás da ULTRAGAZ). Uma curiosidade: a música foi criada por Hélio Ziskind para tornar a chegada dos caminhões com botijões da ULTRAGAZ reconhecível e melódica, em substituição a buzinada nada sutil que era comumente usada. Hélio gravou a música com violinos, flauta e um sintetizador, que emulou o timbre metálico do botijão. Além disso, a empresa criou o DISK, um novo canal de vendas para realizar a compra do botijão por telefone.
  

Em 1995, a empresa introduziu o UltraSystem®, sistema de entrega de GLP a granel, que foi de suma importância para sua expansão no mercado nos anos seguintes, tornando a ULTRAGAZ líder nesse segmento. De forma pioneira, seus caminhões abasteciam diretamente recipientes instalados nos estabelecimentos destes consumidores (em sua grande maioria comercial e industrial), em um processo ágil, seguro e econômico. No início do novo milênio a empresa já atuava nas regiões, sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país.
   

Em 2003, a aquisição da operação de distribuição de GLP da Shell (conheça essa outra história aqui) no Brasil, conhecida como Shell Gás, permitiu à ULTRAGAZ alcançar a liderança no mercado de GLP no mercado brasileiro. A empresa também introduziu sistemas de encomendas pela internet e por SMS e permitiu que, em seus caminhões de entrega, o consumidor pudesse pagar o gás com cartões de crédito e débito, além de fazer recarga de celulares. Outra inovação foi introduzida pela empresa em 2006: o vale gás eletrônico (e-vale), um voucher que podia ser adquirido pelo consumidor em uma rede de parceiros, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.
   

Em outubro de 2011, a ULTRAGAZ adquiriu o negócio de distribuição de GLP da Repsol no Brasil, fortalecendo ainda mais seu negócio de GLP a granel, segmento em que foi pioneira e tem posição de destaque, possibilitando ganhos de escala em logística e gestão, além de melhor posicionamento para o crescimento no segmento. Pouco depois, em 2014, a marca inovou mais uma vez ao lançar ULTRAGAZ CONNECT, o primeiro aplicativo de entrega de gás que mostra em tempo real dados do pedido, do vendedor e o trajeto do veículo até o local de entrega. Nos anos seguintes, a ULTRAGAZ projetou crescer no mercado fora do gás de cozinha e aquecimento através de um processo de pesquisas para desenvolver uma tecnologia que mata pragas em plantações por calor com o uso de gás. Além disso, a empresa também estuda a utilização do gás para substituição de óleo diesel em usinas de asfalto. Prova desse compromisso com a inovação é o Demexx, gás propelente para aerossóis que gera economia, tecnologia e respeita o meio ambiente.
  

Hoje em dia a ULTRAGAZ oferece ao consumidor um amplo portfólio para suprir diferentes necessidades: P2 (conhecido como botijão portátil, de dois quilos, é indicado para fogareiros de acampamento e lampiões); P5 (botijão de cinco quilos, utilizado em fogões residenciais); P13 (botijão de 13 quilos mais utilizado em fogões residenciais para cozinhar alimentos); P20 (combustível para empilhadeiras industriais é comercializado em cilindros de 20 quilos. Esses cilindros são projetados para utilização na posição horizontal, já que todo o consumo se dá na fase líquida e não na de vapor, como acontece nos demais recipientes); P45 (cilindro de 45 quilos utilizado em larga escala e em diferentes situações e locais, como residências, comércio, bares, restaurantes, lavanderias, indústrias, hospitais e escolas) e P90 (cilindro de 90 quilos empregado por consumidores que precisam de um maior volume de gás, como nos segmentos comerciais, industriais e empresariais).
  

Preocupação com a segurança 
As Campanhas de Segurança Ultragaz buscam levar informações de segurança no lar a comunidades de diversas regiões do país. O foco das ações está nas dicas de segurança, manuseio e instalação dos botijões de gás, na prevenção de incidentes e na educação das famílias. Para conscientização das populações, os técnicos de segurança da empresa agem em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil. Estes técnicos atuam nas comunidades compartilhando suas experiências, e ensinando as pessoas a utilizar o gás de cozinha de forma segura e eficiente.
   

E para conscientizar as crianças e um público mais jovem através de uma comunicação mais lúdica, a empresa resolveu criar uma simpática mascote, batizada de Ultrinho, um botijão de gás azul estilizado e animado, presente em sua linha comunicativa até os dias de hoje.
  

O cuidado na produção 
Assim que os botijões chegam à base de produção, uma equipe realiza a seleção visual (inspeção) de 100% das unidades. Os botijões em bom estado são enviados para o envase. Já aqueles que estão sem condições de uso são enviados para a requalificação, manutenção ou sucateamento. Os botijões são encaminhados ao carrossel eletrônico, onde o enchimento do GLP líquido é feito com toda a precisão. Todos os botijões são repesados após a saída do enchimento, para garantir que o consumidor receba o produto com peso certo. A segurança é muito importante para a ULTRAGAZ. Por isso, todos os botijões passam por uma verificação automática de vazamento. O botijão também passa por um equipamento que faz o teste do anel de vedação da válvula, assim como em outros itens importantes e que garantem a segurança. Após serem lavados e higienizados, são encaminhados para a pintura, onde eles recebem a tradicional cor azul - tonalidade exclusiva da ULTRAGAZ. Todo este processo é controlado de forma digital, o que garante muito mais qualidade. Os botijões recebem automaticamente uma etiqueta, que traz informações importantes, como data e local do enchimento e instruções sobre procedimentos em caso de vazamento. Após isso, é incluído o lacre retrátil, que garante ao consumidor final que o botijão não foi violado, o peso certo e a qualidade do produto. Somente então os botijões vão para o processo de carga. Finalmente, são colocados em caminhões e saem da base de produção, prontos para chegar aos milhares de domicílios espalhados pelo Brasil.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca surgiu em 1940 e apresentou o “esforçadinho” - aquele homem levando o botijão - que simbolizava a proximidade da empresa com seus consumidores. Outra remodelação significativa ocorreu em 1990, quando foi apresentado um novo logotipo para diferenciar a marca ULTRAGAZ do Grupo Ultra. O logotipo era composto por um círculo com o nome da marca (tudo em azul) ou podia ser aplicado sob um fundo amarelo, vermelho e azul com o nome em branco. Anos depois a marca voltou a adotar o símbolo do homem levando um botijão (mas em design modernizado) em um novo logotipo, que também apresentou uma nova tipografia de letra. Em 2021, a ULTRAGAZ remodelou radicalmente sua identidade visual, que passou a conter apenas o nome da marca em uma nova e moderna tipografia de letra (agora em caixa-baixa) com traços arredondados e em um tom de azul forte e impactante. As ondas que saem da letra G simbolizam a transição para matriz energética e inspiram potência e fluidez ao mesmo tempo.
  

A nova identidade visual também poder ser aplicada em branco sob um fundo azul.
  

Com a nova identidade visual foi criada também a nova paleta de cor, que preserva a história da ULTRAGAZ, trazendo o azul como cor predominante, e novos tons de ciano e verde, que reforçam sustentabilidade e novas energias. Essa nova paleta de cor foi aplicada também nos tradicionais caminhões de entrega da empresa, que também mudaram com o tempo para acompanhar a evolução da identidade visual da ULTRAGAZ, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Somando energias. (2021) 
Quem faz usa Ultragaz. (2015) 
Especialista no que faz. (2008) 
Inovando energias. (2007) 
Nem todos são iguais. (anos de 1990) 
Você precisa dessa segurança. 
Semana Sim, Semana não, Ultragaz no seu portão? (1950)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 30 de agosto de 1937 
● Fundador: Ernesto Igel 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Ultragaz Participações S/A 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ultrapar Participações S.A.) 
● Chairman: Pedro Wongtschowski 
● CEO: Tabajara Bertelli 
● Faturamento: R$ 9.74 bilhões (2021) 
● Lucro: R$ 470.2 milhões (2021) 
● Pontos de venda: 5.600 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.400 
● Segmento: Energia 
● Principais produtos: Gás LP envasado e a granel 
● Concorrentes diretos: SuperGasbras, Liquigás, Consigaz, NacionalGás e Copagaz 
● Ícones: O botijão azul 
● Slogan: Somando energias. 
● Website: www.ultragaz.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a ULTRAGAZ é a maior distribuidora de GLP do mercado brasileiro e uma das maiores (independentes) do mundo em volume. A empresa distribui mais de 1.76 milhões de toneladas/ano a cerca de 11 milhões de domicílios e 58 mil clientes empresariais no segmento granel, com frota própria e uma rede com 5.6 mil revendedores independentes. A empresa, que detém hoje 23.1% de participação de mercado no segmento de GLP, realizou cerca de 80 milhões de entregas e mais de 2 milhões de transações digitais em 2021, quando faturou R$ 9.74 bilhões. A empresa, presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, possui 19 bases de engarrafamento e 20 bases de estocagem e distribuição. Tecnicamente chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), ele chega através da ULTRAGAZ às casas de milhões de brasileiros (atingindo mais de 40 milhões de pessoas) das regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. 

Você sabia? 
Foi a ULTRAGAZ que introduziu os lacres de segurança nos botijões distribuídos no Brasil. Na empresa também nasceu o primeiro call center do mercado nacional de GLP. 
A ULTRAGAZ atua nacionalmente, distribuindo GLP envasado a consumidores residenciais por meio de lojas de varejo próprias e de terceiros, bem como por meio de sua frota de caminhões, com venda porta a porta ou através de entrega programada. 
Empresa de padrão internacional, a ULTRAGAZ é a única representante da América Latina no Conselho da Associação Mundial da Indústria de Gás, a World Liquefied Gas Association (WLPGA).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

10.1.14

DESIGUAL


A espanhola DESIGUAL é um dos verdadeiros fenômenos da moda atual com seu estilo “hippie fashion”. Conquistou jovens descolados, moderninhos e celebridades com roupas e acessórios cujo conceito sustentável, cores fortes e estampas diversas, aliados a ousadia, atitude e no diferente, transformou a marca venerada por milhões de consumidores em todos os cantos do planeta. 

A história 
A história começou com um jovem designer suíço chamado Thomas Andreas Meyer (foto abaixo). Era o início da década de 1980, e ele vendia camisetas estampadas com desenhos de grafite e manchas caleidoscópicas em um dos inúmeros mercados na paradisíaca ilha espanhola de Ibiza. Pouco depois, em 1983 o jovem Meyer desejava dar uma resposta à uniformização do vestuário. Não por acaso, a primeira peça criada por ele foi uma jaqueta feita com retalhos de calças jeans usadas. As jaquetas rapidamente se transformaram em um enorme sucesso e o jovem suíço queria achar um nome para lançar uma marca própria. Em 1984, trabalhando em conjunto com Isabel Coixet’s, ele escolheu o nome DESIGUAL, acompanhado pelo slogan “Desigual não é o mesmo”, criado para marcar mais do que um estilo, uma posição política a respeito da ditadura da moda. Com o conceito “Vestimos pessoas, não corpos” (“Vestimos personas, no cuerpos”), a DESIGUAL tentou inovar ao acreditar que as pessoas passariam a vestir-se “de uma maneira diferente”, apostando alto em camisetas, jeans e camisas com enfoque nitidamente urbano, ajudando assim a “gerar sentimentos positivos”. A ideia era que as pessoas usassem roupas confortáveis, coloridas, divertidas e diferentes.


No ano seguinte a marca apresentou sua primeira coleção. Já a primeira loja foi inaugurada em Ibiza no ano de 1986. E expandiu o negócio pela Espanha, iniciando por Barcelona e cidades vizinhas. Apesar do sucesso das roupas, a DESIGUAL sofria com decisões erradas no negócio. Porém, isso deu a oportunidade de repensarem a marca, lançando uma nova coleção, que incluía camisetas, calças, jaquetas, saias e vestidos para um público jovem e que se transformou em um grande sucesso de vendas, além das estamparias exclusivas, ousadas e irreverentes criadas pelo próprio Thomas Meyer. No início da década de 1990 a marca já estava consolidada na Espanha, com suas roupas sendo vendidas em lojas de departamento e multimarcas de grandes cidades, e decidiu exportar para França e Portugal. Porém, a DESIGUAL encontrou muitas dificuldades nesses mercados e resolveu criar uma rede de lojas próprias, inaugurando em 1996 novas lojas em Salou, Lloret de Mar e Platja d’Aro, três destinos turísticos badalados.


Em 1998 a marca inaugurou uma enorme loja em um badalado centro de compras na cidade de Barcelona. Após aumentar sua linha de produtos, a DESIGUAL inaugurou em 2002 a primeira loja fora de Barcelona, na cidade de Valladolid. Pouco depois, em 2004, a marca apresentou sua primeira coleção para crianças e inaugurou mais 24 novas lojas. No mês de outubro de 2006 a DESIGUAL inaugurou uma loja em Cingapura, a primeira fora do território espanhol. E a expansão internacional não parou por aí. Em 2007 uma moderna loja foi inaugurada na badalada Regent Street em Londres. Além disso, a marca lançou o “joya”, uma reinterpretação moderna e ousada do casaco (coat), uma peça que conseguiu transformá-lo popular novamente entre milhares de mulheres do mundo inteiro. 2009 foi um ano de suma importância para a marca: depois de abrir um corner dentro da loja de departamento Macy’s em Nova York, sua roupas começaram a serem vendidas em aproximadamente 500 lojas multimarcas pelos Estados Unidos. Foi também neste ano que as vendas externas superaram as do mercado espanhol. Era um indício de sucesso da globalização da marca espanhola. No ano seguinte a marca inaugurou a maior de suas lojas em uma localização badalada da cidade de Madri, com mais de 2.000 m². Além disso, inaugurou duas modernas lojas âncoras em Paris e San Francisco.
 

Nesse período, a DESIGUAL, além da linha adulta - feminina e masculina – e sua coleção para crianças, lançou peças para bebês, calçados (sapatos, tênis e botas), acessórios (como as descoladas e badaladas bolsas da marca, além de carteiras, lenços, bijuterias e cintos), perfumes e uma linha de artigos de decoração (Desigual Living). Todo esse conjunto apostava nas cores fortes, nas estampas “gritantes” e na irreverência para se diferenciar. A marca também lançou coleções temáticas, como a inspirada no canadense Cirque du Soleil, e investiu em parcerias, por exemplo, com o estilista francês Christian Lacroix. Depois, a DESIGUAL inaugurou uma descolada loja-conceito em plena Quinta Avenida, em Nova York, para marcar a expansão da marca em território americano.


Em novembro de 2013 a DESIGUAL, que já comercializava seus produtos através de algumas selecionadas lojas multimarcas, oficialmente desembarcou no Brasil com a inauguração de uma loja própria no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, trazendo seu estilo único e espontâneo. A inauguração contou com DJ, distribuição de bolsas, pulseiras, óculos, balões, além de comida e aperitivos. O Brasil foi o 110º país a receber a marca, que estava presente na América Latina desde 2010 (a primeira unidade foi aberta na Colômbia), em mercados como Argentina, Chile, Panamá e Venezuela. Nos últimos anos, com o aumento cada vez maior da concorrência neste setor, perda de faturamento, fechamento de lojas deficitárias em mercados problemáticos (incluindo o Brasil), a DESIGUAL vem reagindo a uma economia hostil em grandes mercados onde está presente. Em 2018, a marca apresentou, em parceria com a Coca-Cola, uma coleção composta por peças originais, frescas e coloridas com o inconfundível logotipo da marca americana. A coleção era composta por uma série de peças com uma impressão vintage, mas absolutamente intemporal, desde camisas com designs simples até casacos de cabedal, onde o vermelho era a cor predominante.


Com roupas alegres e um modelo de negócios parecido com o de suas concorrentes Zara e H&M, a espanhola DESIGUAL conquistou milhões de consumidores em todas as partes do mundo. A marca leva o conceito “fast fashion” a sério: é capaz de entregar às lojas até 140 mil peças em um só dia. Para isso, conta com centros de distribuição em Nova Jersey (EUA), Hong Kong, Gavá e Viladecans. A marca coloca no mercado mais de 2.500 diferentes peças ao ano. Elas são distribuídas em lotes reduzidos, que não chegam exatamente da mesma forma em todas as lojas. Essa enorme agilidade é um ponto forte. A diversidade alta e a distribuição limitada diminuem a probabilidade de duas mulheres se encontrarem em um mesmo lugar com vestidos iguais. Além disso, entre outros aspectos essenciais para sua expansão, a marca adotou uma globalização agressiva e uma logística muito bem estruturada e eficiente.


Marketing ousado 
Um dos fatores apontados para tamanho sucesso da marca espanhola é o seu marketing agressivo. Uma das ações realizadas pela marca que mais chamaram a atenção é a chamada SEMINAKED PARTY, criada em 2005 e cujo mote era “Entre pelado e saia vestido”. Em algumas cidades do mundo, tanto no verão como no inverno, todos os anos, é comum em um determinado dia, pela manhã, centenas de pessoas - a maioria jovem - se aglomeraram diante de uma vitrine da DESIGUAL. Um detalhe chama mais a atenção do que o tamanho da fila: todos vestem somente roupas íntimas, apenas cuecas e lingeries. Isto porque os 100 primeiros podem entrar, vestir-se (com duas peças) e sair sem pagar absolutamente nada. Os demais ganham 50% de desconto. Todos são consumidores comuns que respondem ao anúncio da campanha da DESIGUAL todos os anos.


Outra ação surpreendente da marca, batizada de DESIGUAL KISSTOUR, ocorreu a partir de 2010, nas cidades de Berlim, Londres e Paris, onde centenas de casais se beijavam em belos parques também a convite da DESIGUAL, que aproveitou a paz e o amor para distribuir camisetas e balões com seu logotipo estampado. Com ações assim espalhafatosas, a marca espanhola vem chamando a atenção de milhões de jovens que frequentam lojas onde se encontra de tudo para vestir no dia a dia e se toca música alta, em um ambiente moderno e descolado.


A evolução visual 
O logotipo original da marca foi criado pelo artista catalão Pere Torrent e carregava um detalhe ousado: a letra S invertida. Esse logotipo ficou popular ao ser aplicado em fundos coloridos que mais pareciam pinturas abstratas. No início de 2019, a marca espanhola remodelou seu logotipo de forma radical e ousada. A identidade visual apresentava o nome da marca escrito de trás para frente. Mais uma atitude desigual da marca espanhola.


Com a nova identidade visual adotada em 2019, foi criado um símbolo para aplicação em ambientes digitais e também em produtos, como pode ser visto na imagem abaixo.


Os slogans 
Desigual it’s not the same. 
La vida es chula.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Thomas Meyer 
● Sede mundial: Barcelona, Espanha 
● Proprietário da marca: Desigual S.L. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Thomas Meyer 
● Faturamento: €655 milhões (2018) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 500 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.700 
● Segmento: Varejo (moda) 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Zara, H&M, Topshop, C&A, Mango, Uniqlo, Forever 21 e GAP 
● Ícones: As estampas e cores 
● Slogan: Desigual it’s not the same. 
● Website: www.desigual.com 

A marca no mundo 
Com faturamento anual de €655 milhões (dados de 2018), a DESIGUAL vende seus produtos em mais de 90 países através de 500 lojas próprias (com flagship stores em Nova York, Paris, Berlim, Amsterdã, San Francisco, Milão, Barcelona e Madri), 9.000 lojas multimarcas e 2.200 concessões em grandes lojas de departamentos. Além disso, a marca tem mais de 60 pontos de venda dentro dos 35 aeroportos mais movimentados do mundo. Empregando mais de 3.700 pessoas de 100 nacionalidades diferentes, a marca vende mais de 55 milhões de peças anualmente. Os maiores mercados da marca são a Espanha e os Estados Unidos. 

Você sabia? 
A preocupação da DESIGUAL com o bem estar do cliente vai além de uma roupa exclusiva. Até a iluminação dos espaços é pensada para valorizar as peças e criar um clima aconchegante. 
Os turistas brasileiros estão entre os maiores clientes da marca na Europa e nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/10/2019

4.1.14

ITAMBÉ


O principal compromisso da Itambé é produzir e comercializar produtos lácteos e garantir, para seus milhões de consumidores, a máxima qualidade e o melhor sabor. Por isso, há quase sete décadas a Itambé leva às pessoas carinho e amizade na forma de verdadeiras delícias lácteas que são presença constante em todas as refeições do dia. 

A história 
A história da Itambé começou em 1944 quando o Governo do Estado de Minas Gerais, sob o comando de Benedito Valadares, inaugurou a Usina Central de Leite, uma empresa voltada para o processamento e distribuição de leite na região da Grande Belo Horizonte, e ligada à Secretaria da Agricultura do Estado. A usina recebia 22 mil litros de leite por dia, acondicionados em tonéis e distribuídos através de carroças. Quatro anos mais tarde, em virtude do fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil sofria com a escassez generalizada de alimentos. Percebeu-se então que a Usina Central de Leite, não supria a necessidade dos belo-horizontinos, sua missão inicial. Foi então que o governo mineiro resolveu, no dia 10 de novembro de 1948, transferir seu controle, em regime de arrendamento, para representantes de seis cooperativas próximas de Belo Horizonte e cinco produtores rurais, surgindo assim a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), presidida por Roberto Eiras Furquim Werneck. No mês de maio de 1949 a nova empresa realizou o primeiro carregamento de garrafas de leite pasteurizado rumo às padarias de Belo Horizonte. Em 1950, foi criada a marca comercial Itambé (que em Tupi significa “pedra afiada”), uma alusão à rua onde sua sede está instalada até os dias de hoje, além de ser uma homenagem ao Pico do Itambé, ponto turístico das cidades de Serro e Santo Antônio do Itambé, região mineira conhecida pela produção de queijos artesanais.


Em 1951, a empresa foi autorizada a distribuir leite também para cafés e bares, mas somente em garrafas de vidro invioláveis. Pouco depois, a produção de leite já era superior à demanda, fator que possibilitou a fabricação de derivados, como por exemplo, o iogurte natural (em garrafas de vidro com 200g) em 1954. Pouco depois, em 1956, a empresa adotou o nome de Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR). No ano seguinte ocorreu o início do funcionamento da fábrica de Sete Lagoas, com a produção de novos produtos: leite em pó integral em lata (400g) e leite em pó desnatado em lata (300 g), queijos, manteiga e doce de leite. Além disso, a empresa iniciou a fabricação de queijo prato de minas na usina de Esmeraldas. No final desta década, em 1959, a empresa começou os primeiros testes experimentais com o leite em pó dietético MIMO. A década de 1960 começou com a construção da Usina de Belo Horizonte, além da aquisição da Usina da Vaquinha - produtora de leite tipo C - localizada na cidade de Contagem. O crescimento da empresa nesta década foi tão grande que filiais de venda de produtos foram abertas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilitou a Itambé comercializar produtos também para outros estados. Além disso, a empresa lançou o leite C embalado em sacos com um litro (1968) e o leite em pó integral em embalagem plástica de 250g (1969).


Na próxima década a linha de produto ganhou novos itens, como por exemplo, o iogurte com sabor de frutas em copos de 120g (1970), o Flan Itambé (1976), o iogurte com pedaços de frutas (1977), o leite pasteurizado tipo B em saquinho (1977) e o creme de leite acidificado (1977). A Itambé começou sua história de exportação ainda nesta década, quando a empresa buscava uma opção para escoar o grande estoque de alguns produtos, como a manteiga (exportada pela primeira vez para a Itália em 1972) e o leite em pó. Neste começo as exportações eram realizadas principalmente para África e os produtos eram enviados em embalagens industriais. A década seguinte foi marcada por um grande crescimento. Primeiro, foi adquirida uma unidade em Conselheiro Lafaiete, para produção de leite pasteurizado e manteiga. Depois, em Goiânia, entrou em operação uma nova fábrica voltada para a produção de leite em pó e manteiga. A produção de queijo e requeijão passou a ser feita pela fábrica de Piracanjuba, no interior de Goiás. Neste período a empresa também lançou produtos de enorme sucesso: o iogurte com geleia Frutambé (1988) e o iogurte natural com cenoura, laranja e mel em copos de 200g (1989).


Na década de 1990, com o enorme crescimento da demanda, a empresa investiu na ampliação da fábrica de iogurte de Belo Horizonte e da unidade de Sete Lagoas. Neste período a empresa também lançou novos produtos no mercado, como por exemplo, o doce de leite com sabores coco e chocolate (1991), o Itambaby (iogurte de polpa direcionado para crianças lançado em 1991), Vitambé (iogurte líquido com frutas pronto para beber, introduzido em 1992) e o leite em pó integral em saco aluminizado (também em 1992), além do início da comercialização do leite longa vida integral, em caixas com 1 litro, em 1993. Nos anos seguintes o portfólio foi ampliado com o lançamento do leite vitaminado de 1 litro, do leite longa vida, do iogurte líquido Vitambé sabor mamão com laranja, do leite em pó integral instantâneo e da bebida láctea Goody Fruti, todos em 1994; do iogurte com suco de frutas morango/pêssego FRUITO, em caixa com tampa abre-fácil de 1kg (1995); da bebida láctea achocolatada esterilizada Itambynho (1996). Pouco depois, em 1997, teve início a produção, em Pará de Minas, do queijo tipo Petit-Suisse (Itambezinho) em bandejas de 360g, do requeijão cremoso light, da bebida láctea esterilizada shake chocolate e do iogurte natural desnatado. Esta década também foi marcada pela exportação de forma ampla. Essa caminhada rumo ao ápice da exportação se deu quando a Itambé exportou para a Argélia aproximadamente 4 mil toneladas de leite em pó.


Com a chegada do novo milênio a Itambé definitivamente se consolidou como um das principais marcas de produtos lácteos do mercado brasileiro. A empresa também alçou novos caminhos ao observar as boas chances no mercado internacional e buscou um parceiro para caminharem juntos. Assim, em 2002, foi criada uma Trading que ficaria responsável por fomentar as exportações dos produtos lácteos brasileiros. Como resultado, as exportações da empresa passaram de 13 países, para um total de 63. Nos anos seguintes a empresa continuou ampliando seu portfólio de produtos com lançamentos como o Leite UHT Premium em uma moderna garrafa de plástico de 1 litro (2003), e primeiro a cumprir as novas regulamentações do Ministério da Agricultura; o Petit Cereais (2003); o leite UHT NoLac (2004), produto destinado a pessoas que têm intolerância a lactose; a linha de iogurtes Fit Zero (composta por deliciosos iogurtes com pedaços de frutas, com 0% de gordura e 54% menos calorias que um iogurte regular); a linha Fit Light (2005), com opções em versão líquida e com pedaços de frutas; o iogurte Plenus (lançado em 2006 e que marcou o ingresso da empresa no segmento de iogurtes funcionais); Itambito (leite fermentado com lactobacilos vivo, lançado em 2007); iogurte sabor granola e frutas secas; e Itambynho (achocolatado em pó).


Em 2012, a empresa iniciou uma nova etapa em sua história criando a Itambé Alimentos S.A. No ano seguinte a Vigor, uma empresa com mais de 90 anos de tradição no mercado nacional, pertencente ao grupo JBS, então maior frigorífico do mundo, adquiriu 50% do capital da empresa por R$ 410 milhões. Tratava-se de duas empresas bem complementares em termos de mix de produtos e área de atuação, permanecendo, entretanto com atuação e gestão totalmente independente entre si. O objetivo da parceria era fortalecer a estrutura de capital da companhia para cumprir um ambicioso plano de negócios de crescimento para os próximos anos, visando expandir a distribuição de produtos. E as novidades não pararam por aí: a Itambé implantou o canal de vendas “Porta a Porta” em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, para atender consumidores localizados em regiões com menor acesso logístico. Em agosto, a marca apresentou ao mercado o iogurte Grego Itambé.


Em agosto de 2016, a Itambé lançou a linha Food Service, diversificando seu portfólio e atingindo um público diferente - profissionais do setor de alimentos nas áreas de panificação, confeitaria, pâtisserie, indústria e sorveteria. A linha é reconhecida pela entrega de produtos (entre os quais creme de leite, leite condensado, requeijão culinário, recheio, creme de leite gourmet, manteiga) que possuem o melhor rendimento e sabor, com custo benefício adequado as receitas e sem que o padrão e a qualidade se percam. Ainda em 2016, a marca apresentou as novas linhas Itambé PRO e Itambé PRO+ com alta dose de proteína e zero lactose, compostas por leites, bebidas lácteas e iogurtes, cuja proposta era seguir uma tendência mundial, principalmente por conta dos jovens que buscam uma alimentação mais saudável ou que praticam atividades físicas. No mês de dezembro de 2017, a francesa Lactalis, maior empresa de produtos lácteos do mundo e proprietária de marcas famosas como Batavo e Président, adquiriu a mineira Itambé, que mal acabara de voltar ao controle da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR). Mais recentemente, em 2018, a marca reforçou o reposicionamento da linha infantil, que deixou de ser assinada como Itambezinho e passou a se chamar Itambé Kids, com produtos como achocolatados, leite fermentado e petit suisse.


No início, garrafas de vidros retornáveis garantiam a distribuição do leite Itambé, que chegava às mesas das famílias mineiras. O tempo passou e com ele surgiu o leite em saquinho plástico (uma revolução para a época, pois reduziu o custo de embalagem sensivelmente), em lata, em caixinha, além do leite em pó em sache no nordeste, uma região com pouca disponibilidade de leite e distante das regiões produtoras, e mais uma gama enorme de produtos que agora fazem parte da mesa de milhões de brasileiros espalhados pelo país.


A vaquinha 
Hoje, a mascote da marca Itambé, uma simpática vaquinha, está presente na vida do consumidor e de sua família, além da comunicação e produtos da empresa. A mascote foi de vital importância para aproximar o consumidor, trazendo confiança e identificação com a marca. A mascote da marca surgiu de uma forma peculiar. Em 1968, o então presidente da empresa, Dr. José Pereira Campos Filho, recebeu como presente de Ídio F. Leal, consultor e assessor de equipamentos de laticínios na época, uma vaquinha de feltro marrom, que passou a inspirar as ações institucionais, de mídia, embalagens, de merchandising nos pontos de vendas e em qualquer momento de contato com os consumidores. O sucesso alcançado pela simpática mascote foi tão grande que os caminhões de leite da CCPR/Itambé que circulavam por Belo Horizonte com sua imagem estampada passaram a ser carinhosamente chamados de “Vaquinhas da Itambé”.


Algumas campanhas publicitárias, onde a vaquinha era personagem central, marcaram a Itambé ao longo de sua história. A participação em eventos esportivos também foi um marco: como a Vaquinha da Copa do Mundo de Futebol nos anos de 1982, 1986 e 1990, na Copa América de Futebol de 1987 e nos Jogos Olímpicos de 1988. Vale ressaltar também a participação em eventos culturais. Em 2006, Belo Horizonte foi literalmente invadida por simpáticas vaquinhas que aguçaram a curiosidade de adultos e crianças da cidade. Foi a Cow Parade, fenômeno artístico-cultural ocorrido em todo o mundo que chegou a Minas Gerais graças ao patrocínio cultural da Itambé. Mesmo depois de 50 anos, a Vaquinha Itambé é a alma da marca e da empresa.


A Vaquinha Itambé passou por quatro grandes modificações em seu visual até adquirir a imagem atual, que adotou as cores branca e azul, deixando a mascote ainda mais simpática.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em 1972 quando o logotipo ganhou as cores azul e vermelha. Em 1980 o logotipo adotou uma nova e moderna tipografia de letra, além da cor azul-escura, o nome da marca passou a ser escrito em letras minúsculas e a tradicional Vaquinha (de corpo inteiro) começou a fazer parte de sua identidade visual. No ano de 1994 mais uma remodelação radical: a Vaquinha ganhou um novo design e uma nova tipografia de letra foi adotada. Este logotipo seria modernizado em 2004.


Poucos anos depois, a Vaquinha Itambé foi retirada do logotipo que ganhou uma coloração azul mais escura. Em 2016 a marca passou por um dos mais brilhantes rebranding da história brasileira. Alinhada com o conceito “Leite é tudo”, foi desenvolvida uma identidade visual que transmite os valores da marca de forma inteligente e unificada. O splash de leite criou uma poderosa presença nas identidades visual das embalagens e redefiniu a organização de informações, assumindo o azul como color code da marca.


Os slogans 
Leite é tudo. (2016) 
O melhor do leite. 
O melhor do leite para sua família.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1950 
● Criador: Cooperativa Central dos Produtores de Leite 
● Sede mundial: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Itambé Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Le Groupe Lactalis) 
● Presidente: Marcelo Candiotto 
● Faturamento: R$ 2.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.300 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Leites, iogurtes, bebidas lácteas, requeijão, creme de leite e manteiga 
● Concorrentes diretos: Parmalat, Nestlé, Vigor, Danone, Batavo, Elegê, Piracanjuba, Italac e Mococa 
● Ícones: Vaquinha Itambé 
● Slogan: Leite é tudo. 
● Website: www.itambe.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente, com aproximadamente 70 anos de atuação no mercado lácteo nacional e internacional, a Itambé se tornou referência no segmento, sendo a terceira maior empresa do Brasil em captação de leite com mais de 7 mil fornecedores localizados no interior de Minas Gerais e Goiás. Diariamente, a empresa transforma 3.5 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos – são mais de 190 produtos entre leites, iogurtes, requeijões, bebidas lácteas, creme de leite e doce de leite. A empresa possui seis unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (nas cidades de Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia) e duas em Goiás, estrategicamente posicionadas em grandes bacias leiteiras, além de dez centros de distribuição. A empresa exporta para mais de 60 países, fazendo com que a Itambé seja uma das maiores empresas exportadora de lácteos do Brasil. Juntas, as linhas de produtos da marca somam mais de 400 mil toneladas comercializadas no país. O faturamento anual da empresa é estimado em R$ 2.2 bilhões. 

Você sabia? 
Em 1992 a Itambé criou seu Programa de Qualidade junto aos produtores. Em 1997 a mudança na forma de coleta acabou com os tradicionais latões de leite. Hoje o leite que entra nas fábricas passa por rígido controle de qualidade. O leite do produtor passa por teste ainda na fazenda, quando é recolhido. Se não estiver bom, nem é recolhido. Se estiver bom, é recolhida a amostra e enviada para dois laboratórios, um oficial e outro da empresa, que foi construído para fazer análises mais apuradas. 
A marca Itambé tem grande e forte presença em Minas Gerais e na região nordeste. 
O relatório produzido pela empresa de pesquisa de mercado Kantar WorldPanel (em 2016), indicou que a Itambé é a 10ª marca de consumo do varejo com maior penetração nos lares brasileiros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/11/2018