Quando o assunto é tradição em churrasco, pode ter certeza: o BARBACOA é o lugar ideal para se comer bem. O ambiente intimista das unidades da rede foi especialmente criado para que os clientes possam aproveitar melhor os saborosos cortes especiais de carnes, preparados para surpreender os paladares mais exigentes, servidos por uma talentosa equipe que atua com excelência na arte de fazer churrasco.
A história
Tudo começou com Ademar Sguissardi do Carmo, um gaúcho para quem assar carne no espeto fazia parte da cultura de sua terra natal. Foi então, que de forma ousada, em 1990 ele resolveu abrir uma churrascaria em um bairro nobre da capital paulista (no Itaim Bibi) que unia o serviço à la carte (modo de fazer o pedido utilizando-se do cardápio), com a fartura do sistema de rodízio, até então um produto dirigido a populações de menor renda e servido em instalações pouco sofisticadas em beira de estrada e na periferia. Uma das receitas de sucesso da churrascaria BARBACOA foi se diferenciar dos rodízios com cara de “espeto corrido.” Dessa forma, o primeiro restaurante investiu em toalhas nas mesas, guardanapos de tecido e bufê de salada. E também passou a oferecer cortes de carnes nobres. Além disso, o treinamento dos funcionários, o conhecimento dos cortes de carne e a maneira certa de servi-los foram outros diferenciais.
Mas porque o nome escolhido foi BARBACOA? A palavra “barbacoa” tem sua origem na antiguidade quando os índios Arawak, primeiros americanos encontrados por Cristóvão Colombo, descobriram o churrasco. Esses nativos ensinavam os europeus a técnica e o ritual do churrasco, que consistia em assar carnes ao ar livre sobre uma fogueira com pedras e o auxílio de uma grelha de madeira chamada “barbacoa”. Para os povos de língua espanhola da América Central, BARBACOA é a grelha de madeira verde utilizada por esses índios para grelhar a carne, e em inglês, tal termo se traduz em BARBECUE, que tanto pode ser a grelha ou o próprio ato de assar ou grelhar.
A qualidade dos produtos e serviços fez com que a churrascaria se tornasse bastante conhecida entre os paulistanos da classe média. Não por acaso, três meses após a inauguração, começaram a se formar filas no bar à espera de uma mesa no horário do almoço. O farto bufê de saladas (verduras e vegetais selecionados, conservas premium, frios e molhos exclusivos que acompanham as estrelas da casa - as carnes) e a excepcional carta de vinhos (pensando sempre na harmonização com as carnes) foram outros grandes fatores de inovação e sucesso da churrascaria. Além disso, o BARBACOA sempre foi inovador em seu segmento de atuação. Por exemplo, desenvolveu uma tecnologia de assar carnes com a utilização de pedras minerais superaquecidas, que eliminam a fumaça e não alteram o sabor das carnes.
A história do BARBACOA começou a mudar quando um grupo de empresários japoneses conheceu a churrascaria e se apaixonou pelo sistema de rodízio e a qualidade das carnes. Foi então, que no ano de 1994, sócios japoneses inauguraram a segunda unidade da rede na cidade de Tóquio. Com toque e tempero tipicamente nacionais, a filial era supervisionada por brasileiros, responsáveis pelo treinamento dos funcionários, e a unidade japonesa não demorou muito para se tornar um sucesso de público e crítica. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades na cidade de São Paulo, dentro dos shoppings Morumbi e D&D, em Campinas, Salvador (também famosa pelo premiado bufê de feijoada, servido as quartas e sábados) e Manaus (unidade que acabou sendo fechada). Nessas unidades apenas o serviço à la carte são oferecidos, com direito a uma guarnição e acesso ao famoso e farto bufê de saladas.
No dia 15 de novembro de 2010, a rede BARBACOA, que já contava com três unidades no Japão (duas em Tóquio e uma em Osaka), inaugurou uma churrascaria na cidade de Milão na Itália. A sofisticada unidade italiana serve mais de 12 cortes entre carnes, cordeiro e galeto, incluindo o Entrecote, o French Rack (costela de cordeiro), a fraldinha e a famosíssima e deliciosa picanha, com 8 opções de acompanhamentos que resultaram na primeira indicação de uma churrascaria brasileira no Guia Michelin Itália, uma das mais reconhecidas referências de gastronomia e hotelaria no mundo. No final de 2011, a rede expandiu sua área geográfica de atuação com a inauguração de uma churrascaria em Brasília.
Em 2015, ao completar 25 anos a rede BARBACOA, que se tornou referência nacional e internacional quando o assunto é degustação de carnes nobres, apresentou dois novos cortes: o New York Strip Steak (550g), retirado do centro do contrafilé, que possui uma camada de gordura lateral que mantém a umidade e a suculência deste tradicional corte americano; e o T-Bone (800g), consagrado corte das steakhouses americanas que resulta da combinação de duas partes nobres do boi, separadas pelo osso em formato de T (de um lado a parte final do contrafilé - chorizo - e do outro o miolo do filé mignon, proporcionando no mesmo corte sabores e texturas diferentes.
A proposta do BARBACOA é, há mais de 25 anos, fazer do churrasco uma experiência única. Em ambiente sofisticado, o cliente encontra cortes nobres de carnes, como por exemplo, bife ancho, picanha nobre, picanha de bola (retirada da extremidade superior da peça e cortada na diagonal contra as fibras), bife de chorizo, fraldinha, maminha, prime-rib (parte do contrafilé com osso), costela suína e carré de javali, que são todos preparados com maestria. A carta de vinho é especialmente elaborada para acompanhar a refeição, um detalhe a mais que torna o churrasco algo especial.
Na rede BARBACOA, há um rígido programa de seleção de frigoríficos fornecedores, que garante carnes nobres e alto padrão de qualidade, além de uma equipe talentosa que atua com excelência do corte ao preparo. Nas unidades da rede, é possível apreciar as carnes mais tradicionais ou cortes como cordeiro (paleta, o pernil e o carré), javali (costeleta e lombo), galeto e peixes (salmão, linguado, garoupa e pargo). Fora do país, churrasco pode ter vários nomes, como barbecue, nos Estados Unidos, asado ou churrasco, na Argentina, parrilla ou parrillada, no Uruguai. No Brasil, Japão e Itália, quem procura a melhor seleção de carnes, cortes especiais, talento no preparo e sabor brasileiro, encontra no BARBACOA, uma churrascaria muito além da carne.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma remodelação em toda sua história. O logotipo atual adotou uma nova tipografia de letra (mas baseada na original), uma cor única (marrom) e um design mais simplificado para o boi (símbolo de reconhecimento da marca). Com isso, a identidade visual ficou mais sofisticada.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1990
● Fundador: Ademar do Carmo
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Quinze Participações
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ademar do Carmo
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Restaurantes: 15
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.200
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Rodízio de carnes, peixes, saladas e entradas
● Concorrentes diretos: Fogo de Chão, Porcão, Rodeio, Vento Haragano, Pobre Juan e Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar
● Ícones: O corte nobre das carnes
● Slogan: Muito além da carne.
● Website: www.barbacoa.com.br
A marca no mundo
Atualmente a tradicional rede de churrascaria BARBACOA possui seis unidades no Brasil (localizadas em São Paulo, Campinas, Brasília e Salvador), uma em Milão na Itália e 8 restaurantes no Japão. No Brasil, apenas a unidade do Itaim tem a opção de rodízio. Estima-se que somente nas unidades brasileiras mais de 12 milhões de pessoas já experimentaram as suculentas carnes do BARBACOA.
Você sabia?
● A excelência no atendimento e serviço é tão alta, que o BARBACOA treinou pessoal para atender em domicílio, sempre com a mesma qualidade. Uma prova do sucesso dessa proposta de atendimento foi o churrasco degustação para 7 mil pessoas servido na residência oficial do presidente da França, Jacques Chirac.
● As unidades no Japão são de propriedade de empresários locais e o BARBACOA apenas presta serviços de administração do negócio.
● A rede de churrascaria BARBACOA faz parte do Grupo Quinze Participações, também proprietário da rede de postos Graal, da rede de restaurantes casuais America e da tradicional choperia Pinguim.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/7/2016