28.7.16

BARBACOA


Quando o assunto é tradição em churrasco, pode ter certeza: o BARBACOA é o lugar ideal para se comer bem. O ambiente intimista das unidades da rede foi especialmente criado para que os clientes possam aproveitar melhor os saborosos cortes especiais de carnes, preparados para surpreender os paladares mais exigentes, servidos por uma talentosa equipe que atua com excelência na arte de fazer churrasco. 

A história 
Tudo começou com Ademar Sguissardi do Carmo, um gaúcho para quem assar carne no espeto fazia parte da cultura de sua terra natal. Foi então, que de forma ousada, em 1990 ele resolveu abrir uma churrascaria em um bairro nobre da capital paulista (no Itaim Bibi) que unia o serviço à la carte (modo de fazer o pedido utilizando-se do cardápio), com a fartura do sistema de rodízio, até então um produto dirigido a populações de menor renda e servido em instalações pouco sofisticadas em beira de estrada e na periferia. Uma das receitas de sucesso da churrascaria BARBACOA foi se diferenciar dos rodízios com cara de “espeto corrido.” Dessa forma, o primeiro restaurante investiu em toalhas nas mesas, guardanapos de tecido e bufê de salada. E também passou a oferecer cortes de carnes nobres. Além disso, o treinamento dos funcionários, o conhecimento dos cortes de carne e a maneira certa de servi-los foram outros diferenciais.


Mas porque o nome escolhido foi BARBACOA? A palavra “barbacoa” tem sua origem na antiguidade quando os índios Arawak, primeiros americanos encontrados por Cristóvão Colombo, descobriram o churrasco. Esses nativos ensinavam os europeus a técnica e o ritual do churrasco, que consistia em assar carnes ao ar livre sobre uma fogueira com pedras e o auxílio de uma grelha de madeira chamada “barbacoa”. Para os povos de língua espanhola da América Central, BARBACOA é a grelha de madeira verde utilizada por esses índios para grelhar a carne, e em inglês, tal termo se traduz em BARBECUE, que tanto pode ser a grelha ou o próprio ato de assar ou grelhar.


A qualidade dos produtos e serviços fez com que a churrascaria se tornasse bastante conhecida entre os paulistanos da classe média. Não por acaso, três meses após a inauguração, começaram a se formar filas no bar à espera de uma mesa no horário do almoço. O farto bufê de saladas (verduras e vegetais selecionados, conservas premium, frios e molhos exclusivos que acompanham as estrelas da casa - as carnes) e a excepcional carta de vinhos (pensando sempre na harmonização com as carnes) foram outros grandes fatores de inovação e sucesso da churrascaria. Além disso, o BARBACOA sempre foi inovador em seu segmento de atuação. Por exemplo, desenvolveu uma tecnologia de assar carnes com a utilização de pedras minerais superaquecidas, que eliminam a fumaça e não alteram o sabor das carnes.


A história do BARBACOA começou a mudar quando um grupo de empresários japoneses conheceu a churrascaria e se apaixonou pelo sistema de rodízio e a qualidade das carnes. Foi então, que no ano de 1994, sócios japoneses inauguraram a segunda unidade da rede na cidade de Tóquio. Com toque e tempero tipicamente nacionais, a filial era supervisionada por brasileiros, responsáveis pelo treinamento dos funcionários, e a unidade japonesa não demorou muito para se tornar um sucesso de público e crítica. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades na cidade de São Paulo, dentro dos shoppings Morumbi e D&D, em Campinas, Salvador (também famosa pelo premiado bufê de feijoada, servido as quartas e sábados) e Manaus (unidade que acabou sendo fechada). Nessas unidades apenas o serviço à la carte são oferecidos, com direito a uma guarnição e acesso ao famoso e farto bufê de saladas.


No dia 15 de novembro de 2010, a rede BARBACOA, que já contava com três unidades no Japão (duas em Tóquio e uma em Osaka), inaugurou uma churrascaria na cidade de Milão na Itália. A sofisticada unidade italiana serve mais de 12 cortes entre carnes, cordeiro e galeto, incluindo o Entrecote, o French Rack (costela de cordeiro), a fraldinha e a famosíssima e deliciosa picanha, com 8 opções de acompanhamentos que resultaram na primeira indicação de uma churrascaria brasileira no Guia Michelin Itália, uma das mais reconhecidas referências de gastronomia e hotelaria no mundo. No final de 2011, a rede expandiu sua área geográfica de atuação com a inauguração de uma churrascaria em Brasília.


Em 2015, ao completar 25 anos a rede BARBACOA, que se tornou referência nacional e internacional quando o assunto é degustação de carnes nobres, apresentou dois novos cortes: o New York Strip Steak (550g), retirado do centro do contrafilé, que possui uma camada de gordura lateral que mantém a umidade e a suculência deste tradicional corte americano; e o T-Bone (800g), consagrado corte das steakhouses americanas que resulta da combinação de duas partes nobres do boi, separadas pelo osso em formato de T (de um lado a parte final do contrafilé - chorizo - e do outro o miolo do filé mignon, proporcionando no mesmo corte sabores e texturas diferentes.


A proposta do BARBACOA é, há mais de 25 anos, fazer do churrasco uma experiência única. Em ambiente sofisticado, o cliente encontra cortes nobres de carnes, como por exemplo, bife ancho, picanha nobre, picanha de bola (retirada da extremidade superior da peça e cortada na diagonal contra as fibras), bife de chorizo, fraldinha, maminha, prime-rib (parte do contrafilé com osso), costela suína e carré de javali, que são todos preparados com maestria. A carta de vinho é especialmente elaborada para acompanhar a refeição, um detalhe a mais que torna o churrasco algo especial.


Na rede BARBACOA, há um rígido programa de seleção de frigoríficos fornecedores, que garante carnes nobres e alto padrão de qualidade, além de uma equipe talentosa que atua com excelência do corte ao preparo. Nas unidades da rede, é possível apreciar as carnes mais tradicionais ou cortes como cordeiro (paleta, o pernil e o carré), javali (costeleta e lombo), galeto e peixes (salmão, linguado, garoupa e pargo). Fora do país, churrasco pode ter vários nomes, como barbecue, nos Estados Unidos, asado ou churrasco, na Argentina, parrilla ou parrillada, no Uruguai. No Brasil, Japão e Itália, quem procura a melhor seleção de carnes, cortes especiais, talento no preparo e sabor brasileiro, encontra no BARBACOA, uma churrascaria muito além da carne.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma remodelação em toda sua história. O logotipo atual adotou uma nova tipografia de letra (mas baseada na original), uma cor única (marrom) e um design mais simplificado para o boi (símbolo de reconhecimento da marca). Com isso, a identidade visual ficou mais sofisticada.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1990 
● Fundador: Ademar do Carmo 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Quinze Participações 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Ademar do Carmo 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 15 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.200 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Rodízio de carnes, peixes, saladas e entradas 
● Concorrentes diretos: Fogo de Chão, Porcão, Rodeio, Vento Haragano, Pobre Juan e Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar 
● Ícones: O corte nobre das carnes 
● Slogan: Muito além da carne. 
● Website: www.barbacoa.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a tradicional rede de churrascaria BARBACOA possui seis unidades no Brasil (localizadas em São Paulo, Campinas, Brasília e Salvador), uma em Milão na Itália e 8 restaurantes no Japão. No Brasil, apenas a unidade do Itaim tem a opção de rodízio. Estima-se que somente nas unidades brasileiras mais de 12 milhões de pessoas já experimentaram as suculentas carnes do BARBACOA. 

Você sabia? 
A excelência no atendimento e serviço é tão alta, que o BARBACOA treinou pessoal para atender em domicílio, sempre com a mesma qualidade. Uma prova do sucesso dessa proposta de atendimento foi o churrasco degustação para 7 mil pessoas servido na residência oficial do presidente da França, Jacques Chirac. 
As unidades no Japão são de propriedade de empresários locais e o BARBACOA apenas presta serviços de administração do negócio. 
A rede de churrascaria BARBACOA faz parte do Grupo Quinze Participações, também proprietário da rede de postos Graal, da rede de restaurantes casuais America e da tradicional choperia Pinguim. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/7/2016

20.7.16

AMC THEATRES


Há quase 100 anos a AMC oferece a melhor experiência de cinema. Imagem e som de alta qualidade com as mais avançadas tecnologias, conforto através de poltronas aconchegantes, ambiente moderno, programação diversificada e muita conveniência, que inclui deliciosas comidas e bebidas. Tudo para que o espectador se sinta no confortável sofá de sua casa. 

A história 
Tudo começou no ano de 1920 quando os irmãos Dubinsky (Maurice, Edward e Barney), que viajavam pelo centro-oeste americano apresentando melodramas e peças teatrais com a atriz Jeanne Eagels, resolveram comprar o cinema Regent Theatre, localizado no centro da cidade de Kansas City, estado americano do Missouri. Era o tímido início do que se tornaria uma das maiores redes de cinemas do mundo. Anos depois, os irmãos mudaram seu sobrenome para Durwood e a empresa foi rebatizada para Durwood Theatres. Tudo para facilitar a pronúncia entre os americanos.


Em 1961, quando um dos irmãos faleceu, Edward, seu filho Stanley, assumiu o controle da empresa, na época uma pequena rede com 10 cinemas. Formado pela tradicional Universidade de Harvard e com grande visão de negócios, ele iniciou um plano de desenvolvimento e expansão, que teve início com a troca de nome para American Multi Cinema. Depois, em 1962, inaugurou em um shopping na cidade de Kansas o primeiro Multiplex, complexo de cinema com duas salas de exibição. No futuro esse formato seria adotado por boa parte das empresas do mercado. Além disso, a empresa foi estruturada sob a crença de que cada cliente era um “convidado”, focando seus esforços no atendimento de alta qualidade. No final desta década, inaugurou na cidade de Omaha, no estado de Nebraska, o primeiro complexo de cinema com seis salas do mundo. Finalmente, no início da década de 1980, a rede adotou as iniciais AMC como marca, muito em virtude porque era assim que os consumidores se referiam informalmente a American Multi Cinema.


Em 1981, de forma pioneira, a AMC introduziu em suas salas de cinema confortáveis poltronas com braços que continham compartimento para apoiar os copos de bebida (o popular porta-copo). Ainda nesta década, a empresa inaugurou seu primeiro complexo de cinema no Reino Unido. Além disso, inaugurou na cidade de Houston, estado do Texas, um complexo com 14 salas de cinema, na época o maior do país. Em 1990, a rede disponibilizou o primeiro programa de fidelidade do segmento, batizado de AMC MovieWatcher®. No ano seguinte, a AMC apresentou ao público Clip®, um divertido personagem animado (representado por rolos de filmes) para servir como embaixador da marca, aparecendo por inúmeras vezes nas vinhetas de abertura de cada filme exibido. Além disso lançou o programa Silent is Golden®, que visava conscientizar que o silêncio é uma regra de ouro dentro das salas de cinema. Antes de cada filme era apresentada uma vinheta com ondas sonoras e efeitos de som alto (como o choro de um bebê ou o toque de um celular) e, em seguida, o texto “Por favor, não estrague o filme adicionando sua própria trilha sonora”. Outra grande inovação deste ano foi o TeleTicket™, um sistema automático para comprar ingressos por telefone.


Em 1995 a AMC, de forma pioneira no mercado americano, inaugurou na cidade de Dallas, um enorme complexo com 24 salas de cinema (megaplex) com o conceito “All Stadium”, com diferentes níveis entre cada fileira (o equivalente a três degraus, como um estádio), proporcionando ao espectador uma perfeita visualização da tela. Além disso, ofereceu ao público o LoveSeat®, poltronas reclináveis extremamente confortáveis (acolchoadas), com extensão para as pernas. Em 2001, começou a testar em algumas de suas salas o Digital Theatre Distribution System® (DTDS), sistema de som digital. No ano seguinte, lançou sua primeira marca própria de guloseimas, as balas de goma Clip Gummi Stars®. Outra novidade apresentada pela rede foi o AMC SELECT, um programa lançado em 2006 para a exibição em algumas de suas salas de filmes independentes. Ainda neste mesmo ano, a empresa comprou a rede de cinema Loews Theatres, a mais antiga dos Estados Unidos, que na época possuía 198 complexos com 2.235 salas, ingressando assim em importantes mercados do país.


No ano de 2007, através de uma parceria com a canadense IMAX trouxe aproximadamente 125 sistemas de projeção digital de tela grande para seus cinemas, criando uma nova experiência para os consumidores. Já em 2008, revolucionou a indústria ao lançar o Dine-In Theatres, um serviço que permite ao cliente pedir comida de um vasto cardápio a partir do conforto de sua própria poltrona. Em 2009, a AMC continuou inovando, como por exemplo, com a implantação da tecnologia digital e 3D em suas salas de cinema. Além disso, em 2010, ao adquirir a Kerasotes Theatres, a AMC expandiu suas operações para a região centro-oeste do país e se tornou a segunda maior rede de cinema do mercado. Dois anos mais tarde introduziu o AMC Stubs, um novo programa de recompensas que oferece inúmeros benefícios ao membros associados.


O pioneirismo e o enorme sucesso da AMC chamaram a atenção do grupo chinês Wanda, um poderoso conglomerado de entretenimento, que adquiriu a empresa em maio de 2012 por US$ 2.6 bilhões. Nesta época a AMC tinha 347 complexos com 5.048 salas. Nos anos seguintes, com o dinheiro do poderoso grupo chinês, a AMC reformou muitas de suas salas (instalando equipamentos ultramodernos). Além disso, anunciou duas gigantescas aquisições em 2016. Primeiro comprou por US$ 1.1 bilhões a americana Carmike Cinemas, fundada em 1982 e com 2.954 salas de cinema, tornando-se assim a maior rede do segmento no mercado americano, com presença em 45 estados. E pouco depois, adquiriu por £921 milhões a Odeon & UCI Cinemas Group, maior operadora de salas de cinema do continente europeu (243 complexos e 2.238 salas) com 90 milhões de bilhetes vendidos e forte presença na Inglaterra, Irlanda, Itália, Espanha, Áustria, Portugal e Alemanha. Com essas duas aquisições a AMC se tornou a maior operadora de salas de cinema do mundo.


O enorme sucesso da AMC no mercado americano se deve também as inúmeras comodidades que oferece aos milhões de clientes. Entre as quais o serviço Dine-In Theatres (disponível em 19 complexos), que oferece a experiência de um jantar em luxuosas poltronas de cinema, com direito a garçom e um amplo cardápio; AMC MacGuffins Bar (disponível em 133 complexos), que serve cervejas, vinhos, coquetéis e deliciosos petiscos; e a tecnologia RealD® 3D em todos as salas e projeção digital, com resolução 4K da Sony Digital Cinema.


Além disso, recentemente a AMC anunciou uma parceria com a Dolby para trazer uma experiência de ponta para suas salas de cinema. O avançado pacote de tecnologias de projeção e som, que inclui projetores 4K duplos a laser e poderão reproduzir versões HDR dos filmes feitas especificamente para serem reproduzidas com a melhor qualidade possível, resulta em uma imagem significativamente mais brilhante e detalhada, com contraste e latitude de exposição muito superior aos de qualquer sistema anterior. O pacote Dolby Cinema foi inicialmente instalado em salas luxuosas, conhecidas como AMC PRIME, que já possuem um sistema de poltronas reclináveis motorizadas que vibram de acordo com os sons emitidos pelos filmes, de forma que a novidade deve aumentar ainda mais a sensação de imersão. A AMC deseja expandir esse pacote para 50 salas até o fim de 2018 e para 100 até 2024.


A empresa opera o complexo de cinema mais movimentado dos Estados Unidos: AMC EMPIRE 25 (foto abaixo), localizado em plena Times Square na cidade de Nova York. Inaugurado em 21 de abril de 2000, este enorme complexo abriga 25 modernas salas de cinema e recebe aproximadamente 2 milhões de espectadores anualmente. Outro enorme complexo de cinemas da rede está instalado dentro da Disney Springs na cidade de Orlando na Flórida, oferecendo mais de 20 salas de cinema com serviços diferenciados. Com confortáveis assentos reservados e um botão pessoal para chamar o garçom com rapidez e facilidade, esta é a opção perfeita para os amantes do cinema que procuram uma experiência cinematográfica ainda melhor.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por mudanças radicais ao longo dos anos. Inicialmente conhecida como AMERICAN MULTI CINEMA, somente no dia 1 de abril de 1980 a marca adotou as iniciais AMC em seu logotipo. Em 1994 a marca apresentou um novo logotipo que adotou a cor vermelha e a letra C ganhou contornos mais redondos.


Em 2010 a identidade visual ganhou um círculo vermelho de fundo. Pouco depois, a marca apresentou um novo logotipo: o círculo vermelho foi simplificado (perdeu sombras e detalhes) e a palavra Theatres foi retirada. O logotipo também pode ser aplicado com o slogan “amazing”.


Os slogans 
AMC Amazing. (2012) 
Where movies live. (2011) 
Experience the Difference. (2002) 
There is a Difference. (anos de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de janeiro de 1920 
● Fundador: Maurice, Edward e Barney Dubinsky 
● Sede mundial: Leawood, Kansas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: AMC Entertainment Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2013) 
● CEO & Presidente: Adam Aron 
● Faturamento: US$ 2.94 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 103.8 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 2.97 bilhões (julho/2015) 
● Cinemas: 387 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Entretenimento 
● Principais produtos: Salas de cinemas e serviços de comida 
● Concorrentes diretos: Cinemark, Cineplex, Regal, Marcus Theaters e B&B Theatres 
● Ícones: A cor vermelha 
● Slogan: AMC Amazing. 
● Website: www.amctheatres.com 

A marca no mundo 
Atualmente a AMC possui 387 complexos de cinemas com 5.426 salas de exibição, grande parte localizada nos Estados Unidos. A empresa ainda possui complexos de cinemas em Hong Kong, China, Canadá e alguns países europeus. Em 2015 a rede recebeu 197 milhões de espectadores e faturou US$ 2.94 bilhões. O preço do ingresso foi em média de US$ 9.61. Nos três maiores mercados americanos (Nova York, Los Angeles e Chicago) a AMC é líder. Além disso, a AMC opera 22 dos 50 complexos de maior bilheteria nos Estados Unidos, incluindo quatro dos cinco primeiros. Os maiores complexos da AMC nos Estados Unidos chegam a ter 30 salas de cinema. 

Você sabia? 
Em 2015, comidas e bebidas foram responsáveis por mais de US$ 910 milhões em receitas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/7/2016

14.7.16

CANADA GOOSE


Sempre aquecido, seco e confortável nas piores condições climáticas de frio extremo. Essa é a principal missão da marca CANADA GOOSE, que com seus casacos e parcas aquece e protege do frio e do vento, até mesmo no Ártico. Suas roupas e acessórios são produzidos somente no Canadá utilizando materiais nobres, e exibem o design que é a assinatura da grife. E experimente perguntar para quem usa uma de suas parcas porque CANADA GOOSE e a resposta será: “é a peça mais quente que se pode comprar”. Afinal, a marca se tornou uma declaração de moda global como um escudo contra o frio. 

A história 
A história começou nos anos de 1950, quando o polonês Sam Tick se instalou no Canadá. Depois de trabalhar como costureiro em diversas fábricas de parcas e casacos para o intenso frio canadense, seguindo seu espírito empreendedor ele fundou em 1957 na cidade de Toronto a Metro Sportswear, que iniciou em um pequeno galpão a fabricação de casacos capazes de suportar o rigoroso frio dos invernos canadenses. Originalmente produzindo casacos, jaquetas e coletes à base de lã, além de capas de chuva, no início da década de 1970, com o desenvolvimento de novas tecnologias, a empresa iniciou a fabricação de casacos e parcas com penas de ganso para invernos rigorosos e climas adversos. A empresa então se concentrou principalmente na fabricação de casacos e parcas pesadas para os Rangers canadenses (que normalmente realizam o papel de vigilância do Ártico), departamentos municipais de polícia, Polícia Provincial do Ontário, trabalhadores municipais, do Ministério do Ambiente e do Ministério de Serviços Penitenciários. Nesta época a empresa também fabricava casacos e parcas para outras marcas.


No início da década de 1980, seu genro, David Reiss, que já trabalhava na empresa, assumiu o comando dos negócios. No dia 5 de outubro de 1982, Laurie Skreslet fez história como o primeiro canadense a chegar ao cume do Monte Everest vestindo uma parca projetada e fabricada pela empresa. Em 2011, este icônico casaco seria relançado no mercado como Skreslet Parka. Pouco depois, em 1985, as parcas e casacos da empresa começaram a ser comercializadas com a marca SNOW GOOSE. O nome da nova marca era bastante apropriado, afinal a empresa fabricava casacos para frio (e neve remete a isso) com penas de ganso (goose em inglês). Foi nesta década que, inspirada por um dos lugares mais frios da Terra, a empresa lançou a Expedition Parka, uma parca desenvolvida especificamente para atender às necessidades exclusivas de cientistas na Estação McMurdo, na Antártida. A parca rapidamente se tornou popular entre os exploradores e pesquisadores de regiões extremamente frias e ganhou o apelido de “Big Red”. Nesta época, a marca começou a patrocinar as equipes de pesquisa instaladas no Ártico e rapidamente se tornou indispensável para as expedições polares.


Antes de expandir as vendas para o restante do mundo, a empresa concentrou seus esforços no mercado europeu a partir da década de 1990, pois fazia mais sentido devido ao clima severo encontrado em alguns países do continente. Só que surgiu um enorme problema. O nome SNOW GOOSE já estava registrado na Europa e a empresa então resolveu comercializar seus produtos com a marca CANADA GOOSE em 1993. Rapidamente seus casacos e parcas se tornaram populares, especialmente nos países escandinavos.


A história da empresa e da marca começaria a mudar em 1997 quando Dani Reiss, filho de David, ingressou nos negócios. Quando ele assumiu o cargo de CEO em 2001, a CANADA GOOSE faturava poucos milhões de dólares anualmente. Para tornar a marca  um ícone no seu segmento de atuação, ele tomou duas decisões cruciais: comercializar seus produtos somente com a marca CANADA GOOSE e fabricar suas peças no Canadá (“Made in Canada”), uma decisão arriscada quando a maioria das empresas terceirizava a produção para a Ásia, onde os custos trabalhistas são muito mais baixos. Mas essas decisões deram resultados. Isto porque, nos próximos dez anos, o faturamento da empresa cresceu mais de 2.000% e a CANADA GOOSE construiu enorme reputação de qualidade e luxo nos mercados americano, europeu e asiático, e até em países de clima quente como a Índia e os Emirados Árabes Unidos.


Outros fatores explicam o enorme sucesso da marca canadense nos últimos anos: celebridades e o glamour do cinema. Apesar de não contratar famosos para endossarem seus produtos, inúmeras celebridades já foram fotografadas com suas parcas, como por exemplo, o jogador inglês David Beckham, Emma Stone, Bradley Cooper, Matt Damon, Hilary Duff, Sarah Silverman, Daniel Craig e a modelo Kate Upton (que pôde ser vista usando uma parca da marca na capa da revista Sports Illustrated, em 2013). Além disso, a CANADA GOOSE é a marca não-oficial de parcas para equipes de cinema trabalhando em ambientes de frio hostil, e tem sido usada fora das câmeras para tudo – desde a série “Game of Thrones” até “Garota Dinamarquesa”. Suas parcas também já foram utilizadas em filmes famosos, como por exemplo, “O Dia Depois do Amanhã” e “A Lenda do Tesouro Perdido”. Embora a marca diga que não utilize a estratégia de patrocínio direto à celebridades, ela tem distribuído gratuitamente seus casacos e parcas em eventos que patrocina como o Sundance ou Festival de Cinema de Toronto.


Nos últimos anos a CANADA GOOSE expandiu sua linha de produtos ao lançar luvas, gorros e chapéus para frio extremo. Além disso, introduziu sua linha de produtos voltados para crianças. A CANADA GOOSE se viu recentemente forçada a inaugurar duas novas fábricas, uma em Winnipeg e outra em Scarborough, para suprir a alta demanda por seus produtos. O governo do Canadá, desde então, certificou a empresa como responsável por 6% de toda produção têxtil do país. Além disso, em 2013, a compra de parte de ações da empresa canadense pelo fundo de investimento Bain Capital injetou US$ 250 milhões no negócio, o que possibilitou ampliar sua expansão internacional. E a marca anunciou recentemente, que no segundo semestre de 2016, irá inaugurar suas primeiras lojas próprias, inicialmente em Toronto e Nova York.


Um dos produtos mais antigos e icônicos da marca canadense é a parca SNOW MANTRA (imagem abaixo), desenvolvida especificamente para atender as necessidades dos trabalhadores no Ártico canadense e que tem servido como “uniforme oficial” para os Rangers canadenses e equipes de resgate no Ártico. Pesando aproximadamente 3.4 quilos, testado em campo em temperaturas de até -70°C e composto por mais de 247 peças, a parca se tornou um vestuário indispensável para aqueles que vivem e trabalham em climas hostis de frio extremo.


Hoje em dia, desde as instalações de pesquisas do pólo sul e do Ártico, das expedições ao Monte Everest até as ruas de Nova York, Moscou, Estocolmo, Milão, Toronto e Tóquio, as pessoas usam os produtos da CANADA GOOSE devido à reputação de qualidade, funcionalidade e estilo para enfrentar adversidades climáticas causadas pelo frio extremo.


A alta qualidade 
Peças luxuosas de alta performance para o frio extremo estão no DNA da CANADA GOOSE. Por isso, cada jaqueta ou parca da marca canadense passa por 13 etapas de produção e muitas mãos, todas guiadas pelo compromisso artesanal. Do zíper ao botão, cada elemento é cuidadosamente escolhido e meticulosamente colocado no lugar. E antes que deixe a fábrica, uma competente equipe de garantia de qualidade inspeciona cada casaco à mão, garantindo assim que nenhum detalhe seja esquecido. Alguns de seus casacos e parcas requerem até 450 horas de trabalho para serem produzidos. Em uma época onde a produção é terceirizada para manter os preços baixos e reduzir custos, cada peça da CANADA GOOSE é produzida somente em território canadense. Isto explica o porquê de seus casacos e parcas terem preços que começam em US$ 600 e podem facilmente passar de US$ 1.700. Mas manter a produção local também se transformou em uma ótima ferramenta de marketing. Afinal, o clima frio faz parte da identidade nacional do Canadá, e não há melhores julgadores da qualidade dos produtos CANADA GOOSE do que aqueles para os quais eles são projetados - e por quem eles foram inspirados.


Algumas de suas parcas têm uma tira de pele de coiote no gorro e são preenchidas com penas de ganso. E isto tem despertado a ira dos ambientalistas e defensores dos direitos animais. A CANADA GOOSE responde que apoia o povo canadense que tem a tradição secular de capturar os animais para o uso de suas peles, e a prática é estritamente regulada por autoridades locais.


A evolução visual 
O logotipo da marca canadense passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A identidade visual atual adotou uma tipografia de letra mais fina, moderna e elegante. Mas o principal símbolo de reconhecimento da marca (costurado no peito ou manga de cada peça de vestuário) permanece inalterado: um círculo que contém o mapa do Canadá, folhas de Bordo (símbolo nacional do país) e a inscrição “Arctic Program”. Sempre utilizando as cores vermelho, azul e branco.


Os slogans 
Ask Anyone Who Knows™. 
Proudly made in Canada since 1957. 
This Land is Your Brand.


Dados corporativos 
● Origem: Canadá 
● Fundação: 1957 
● Fundador: Sam Tick 
● Sede mundial: Toronto, Canadá 
● Proprietário da marca: Canada Goose Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Dani Reiss 
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Jaquetas, parcas, calças, luvas e gorros 
● Concorrentes diretos: The North Face, Patagonia, Moncler, Pyrenex, Millet, Columbia Sportswear e Arc’teryx 
● Ícones: As parcas 
● Slogan: Ask Anyone Who Knows™. 
● Website: www.canadagoose.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a CANADA GOOSE, cujo faturamento anual supera os US$ 300 milhões, comercializa sua vasta gama de produtos para climas severos e adversos em mais de 50 países ao redor do mundo. A marca produz mais de 400.000 parcas e casacos anualmente. 

Você sabia? 
A CANADA GOOSE oferece vestuário para frio (incluindo climas fortemente adversos) para homens, mulheres e crianças. Estes produtos irão proteger de elementos extremos que vão do frio entorpecente da Antártida, dos ventos fortes no Mar do Norte até dos climas severos de cidades gélidas. 
A CANADA GOOSE é extremamente famosa por seus doudounes (aqueles casacos de náilon super acolchoados). 
Com dois terços dos ursos polares do mundo vivendo no Canadá, em 2007 a marca uniu forças com a Polar Bears International (PBI) e lançou a coleção de parcas e casacos PBI. As vendas são revertidas para apoiar a conservação dos habitats do urso polar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Entrepeneur), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/7/2016

7.7.16

TRIFIL


A TRIFIL é a marca de moda íntima que acompanha as transformações da mulher brasileira há mais de 50 anos. Sempre versátil, as peças da TRIFIL são perfeitas para complementar ou criar looks clássicos e confortáveis, sempre aproximando as consumidoras com o mundo da moda. 

A história 
Tudo começou no ano de 1963 no bairro do Cambuci, em São Paulo, em um prédio de quatro andares, quando Ludwig Heilberg, imigrante alemão, alfaiate e proprietário de uma pequena confecção de uniformes, resolveu ampliar os negócios produzindo roupas de tamanhos especiais. Visionário, ele resolveu também explorar um novo nicho de mercado, a confecção de meias femininas. Com isso, surgiu a marca TRIFIL, cujo nome foi inspirado em teares que trabalham com três fios. Rapidamente a marca se consolidou no mercado de confecção de meias femininas pela alta qualidade de seus produtos. A empresa cresceu a passos largos até os anos de 1970, quando as calças compridas passaram a dominar o vestuário feminino. A solução encontrada foi diversificar a produção, confeccionando agasalhos esportivos, sob licenciamento da marca Adidas. Em 1975, começou a produzir, também, camisas pólo, agasalhos e calções de futebol com a marca TRIFIL.


Com a expansão da empresa, o antigo prédio do Cambuci já não dispunha de espaço suficiente para a imensa demanda de produção. No mês de março de 1980, a empresa foi transferida para o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Em 1986, a empresa abandonou, definitivamente, a produção de agasalhos esportivos e apostou na confecção de moda íntima. A segunda unidade fabril da empresa foi inaugurada em 1990, também em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, e construída a partir de sistema verticalizado, tornando-se autosuficiente para beneficiamento de matéria-prima. Nessa unidade foi criado um centro de texturização e recobrimento de fios. Além disso, o crescimento da TRIFIL se manteve e ocorreram lançamentos de novos produtos como meias esportivas e masculinas. Sempre a frente de seu tempo, a empresa apostou no segmento Sem Costura, importou máquinas italianas de última geração e criou a marca de lingerie SCALA. A empresa foi pioneira do setor a explorar esse tipo de tecnologia, que também foi estendida para a marca TRIFIL, através de sutiãs e calcinhas sem costura. Era o ano de 1998 e sob o slogan “Experimente usar nada”, a marca, rapidamente, conquistou consumidoras exigentes que procuravam peças com informação de moda e extremamente confortáveis. Nesta época, a TRIFIL percebeu que as meias-calças deixaram de ser uma peça básica e se tornaram um acessório de moda. Com isso, a marca adotou estampas de flores e arabescos, cores e diversas espessuras de fios, aproximando os produtos do universo da moda.


No início da próxima década a empresa expandiu ainda mais sua produção com a inauguração de uma nova unidade fabril na cidade de Itabuna, na Bahia. Nos anos seguintes a marca expandiu sua linha de produtos com lançamentos como o sutiã Sensação (extremamente confortável), as meia-calças modeladoras e as meias esportivas com cano invisível Active. Além disso, lançou produtos para crianças e bebês. Em 2010, o fundo americano Carlyle, adquiriu 51% da empresa. Até então, a fabricante das meias e produtos TRIFIL crescia acima de 10%, mas quando o fundo entrou na gestão, quis mudar as estratégias. Infelizmente, para os novos controladores, não funcionou. Além de entrarem em rota de colisão com a família fundadora, a marca TRIFIL começou a gerar prejuízo. Apesar das dificuldades a marca continuou inovando ao lançar, em 2011, a linha Impuls Biofir, cujas peças são confeccionadas com fio especial que contém cristais bio-ativos, capazes de utilizar o calor do próprio corpo para promover a microcirculação, a oxigenação e a drenagem das células. Essa linha, além de disfarçar a celulite, modela o corpo, afina a cintura, levanta o bumbum e segura a barriga, tudo sem abrir mão do conforto. Desde então a marca investe muito no segmento de meias-calças funcionais, que corrigem pequenas imperfeições e até previnem alguns problemas de saúde. Ainda este ano, apostou nos personagens Penélope Charmosa, Looney Tunes e Princesas do Mar para estampar as meias da coleção infantil.


Em 2013, para comemorar 50 anos de sucesso a TRIFIL lançou uma campanha publicitária especial para a coleção de inverno, que continha um vídeo super descontraído embalado pela cantora Rita Lee, que preparou um novo arranjo para a música “Agora só falta você”. Além disso, a marca passou por uma ampla reformulação de coleções, embalagens, identidade visual e logotipo, com a assinatura “Você by Trifil”. No ano seguinte, tecnologia e variedades de shapes marcaram a nova linha de produtos modeladores da tradicional marca de moda íntima. As peças (boxer de cós alto, short, bermuda, meia-calça e corsário) foram desenvolvidas especialmente para modelar as diversas áreas do corpo feminino, ajudando a redesenhar a silhueta e valorizar as curvas da mulher brasileira. Uma das novidades recentes da marca é a coleção + Curvas, que como o próprio nome diz, oferece calcinhas e sutiãs que valorizam as curvas e a beleza real de cada mulher.


É observando e acompanhando as transformações das mulheres brasileiras, há várias décadas, que a TRIFIL cria cada um de seus produtos. Contando sempre com o apoio de uma vasta pesquisa de moda e o que existe de mais moderno em tecnologia. Não é à toa que a TRIFIL se tornou a marca da moda íntima da mulher brasileira. Atualmente a TRIFIL oferece uma linha completa para mulheres, homens e crianças e dividida em quatro linhas de produtos: Feminino (meias-calças, meias esportivas, meias soquetes, leggings, cintas modeladores, lingeries, 2ª pele, meias 3/4, 5/8 e 7/8), Homem (cuecas, meias e meias esportivas), Infantil (meias, meias soquetes, meias-calças e meias esportivas) e Bebê (meias, meias-calças e leggings).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma remodelação radical em 2013. Adotou a cor rosa e uma nova tipografia de letra. Além disso, o logotipo ganhou uma inclinação no nome da marca.


Os slogans 
Você by Trifil. (2013) 
Apaixonada por você. (2011) 
Sai a costura, entra o conforto. (2007) 
Experimente usar nada. (1998)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Ludwig Heilberg 
● Sede mundial: Guarulhos, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: TFL Comércio de Roupas e Acessórios Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Bruno Heilberg 
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Moda íntima 
● Principais produtos: Meias-calças, calcinhas, sutiãs, cuecas, meias e camisetas 
● Concorrentes diretos: Lupo, Puket, Hering, Hanes, Hope, Triumph, Duloren e DeMillus 
● Slogan: Você by Trifil. 
● Website: www.trifil.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a TRIFIL, que pertence ao Grupo Scalina, proprietário também da marca de lingerie Scala, comercializa seus produtos (meias-calças, sutiãs, calcinhas, cintas modeladores, cuecas, meias, camisetas, regatas e calças legging) em mais de 20 mil pontos de vendas em todos os estados brasileiros. A marca, referência em meias-calças e lingeries no mercado brasileiro, também exporta seus produtos para outros países. Líder no segmento de meias e de produtos sem costura, com mais de 50 anos de tradição no mercado, a marca possui lojas próprias em São Paulo e Brasília. Os produtos com a marca TRIFIL são produzidos em duas unidades fabris em Guarulhos (SP) e uma em Itabuna (BA). 


Você sabia? 
A TRIFIL é licenciada para fabricar produtos das marcas Olympikus, Mormaii, Red Nose e Speedo. Este segmento de negócio ganhou força a partira de 2005 com as marcas da Turma da Mônica e Mormaii


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 7/7/2016