8.3.16

BUD LIGHT


A BUD LIGHT é uma das cervejas mais consumidas do enorme e voraz mercado americano. A marca se tornou sinônimo de irreverência, principalmente por suas bem-humoradas campanhas publicitárias, e símbolo para milhões de americanos quando o assunto é acompanhar uma partida esportiva tomando uma cerveja gelada, suave e super refrescante. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando a tradicional cervejaria Anheuser-Busch (conheça essa outra história aqui) estudava aumentar a linha de produtos da marca Budweiser (saiba mais aqui). Nesta época um segmento despontava como uma boa aposta: cervejas light, mais fracas e com menos calorias. Esse segmento tinha enorme potencial de mercado em virtude do crescimento de um público que exigia produtos que se alinhassem com a preocupação com a saúde e o culto ao corpo. Finalmente no mês de março de 1982 a cervejaria lançou em 40 estados americanos a cerveja BUDWEISER LIGHT, versão mais fraca da tradicional Budweiser. A nova cerveja, estilo light lager, era refrescante, tinha baixo teor alcoólico e apenas 110 calorias. Era a tão esperada resposta da maior cervejaria do país à introdução em 1975 da Miller Lite (conheça essa outra história aqui).
   

A refrescante cerveja conquistou inicialmente o público feminino e se tornaria uma das mais bem-sucedidas extensões de marcas da história do mercado americano. A primeira campanha da marca tinha como slogan “Bring Out Your Best” (algo como “Dê o seu melhor”), sendo focada nos clássicos cavalos Clydesdales, símbolos da cervejaria Anheuser-Busch. No início da década de 1990, já com o nome abreviado apenas para BUD LIGHT (isto aconteceu em 1984), a cerveja ganhou uma rede de distribuição ainda mais ampla pelo território americano. Mesmo tendo concorrentes de peso como a Miller Lite e a Coors Light (conheça essa história aqui), em 1994 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja light mais consumida do mercado americano, graças em boa parte á famosas campanhas publicitárias.
   

Nos anos seguintes a BUD LIGHT continuou investindo pesado em marketing e propaganda, se tornando ainda mais popular entre os americanos. Até que, com o aumento de consumo das cervejas light, em 2001 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a Budweiser original. Ainda que a BUD LIGHT fosse a cerveja mais popular do mercado americano, a versão mais leve da Budweiser não tinha - e nunca teve - o mesmo alcance global que a original, apesar de forte presença também no Canadá. No mês de julho de 2008, a marca BUD LIGHT mudou de mãos, depois da compra da cervejaria Anheuser-Busch pela belga-brasileira InBev por US$ 52 bilhões, passando a integrar o extenso portfólio da AB InBev.
   

Pouco depois a linha de produtos da marca foi ampliada com lançamentos como a BUD LIGHT CHELADA, que se tornou rapidamente um sucesso entre a comunidade mexicana e latina nos Estados Unidos, por ser uma mistura da fórmula tradicional da cerveja com clamato, um mix de suco de tomate, especiarias e caldo de amêijoas (pequenos moluscos); a BUD LIGHT LIME (introduzida em 2008), com fórmula mais fraca que a original e leve toque de suco natural de limão; e a BUD LIGHT GOLDEN WHEAT (2009), uma cerveja de trigo não filtrada fabricada com malte de trigo, coentro e cascas do citrino, que seria descontinuada em 2012 devido à baixa aceitação por parte dos consumidores da marca.
   

Em 2012 a marca lançou duas grandes novidades. Primeiro foi a BUD LIGHT PLATINUM, uma versão mais forte que a versão light tradicional, com 6% de graduação alcoólica e triplamente filtrada. Apesar de utilizar a designação light, a cerveja tinha apenas 8 calorias a menos que uma Budweiser original. O destaque da nova cerveja era sua garrafa translúcida na cor azul cobalto. Depois, em mais uma demonstração de ousadia, introduziu a BUD LIGHT LIME MOJITO, uma cerveja light com suco de limão natural e leve sabor de menta.
  

Pouco depois, a marca ingressou em um novo segmento de mercado com o lançamento da linha BUD LIGHT LIME RITAS, bebidas de malte com delicioso sabor de Margarita e um toque refrescante de BUD LIGHT LIME. A linha que era comercializada em lata contava com quatro sabores: manga, limão, framboesa e morango. Essa nova linha de bebidas prontas, inicialmente para ser uma edição limitada, fez tanto sucesso que passou a integrar a linha de produtos da marca, com vendas superiores a US$ 1 bilhão. Outra inovação mais recente da marca foi a BUD LIGHT APPLE (lançada em 2015), uma cerveja light com mistura de suco de maçã natural. Outra novidade foi a BUD LIGHT MIXXTAIL, uma linha de coquetéis prontos para o consumo, disponível em três sabores (Long Island Iced Tea, Firewalker e Hurricane) misturados com a suavidade e refrescância de BUD LIGHT.
   

Apesar de todas as novidades, a BUD LIGHT começou a enfrentar um momento delicado nos anos seguintes, pois apesar de ser a líder do mercado americano, com então 17% participação, assistia suas vendas caírem anos após ano e um crescimento acelerado de suas concorrentes. Era preciso acelerar a inovação para atrair um público cada vez mais jovem e investir em marketing para cativar seus fãs. Com isso, a marca lançou novos produtos como: BUD LIGHT ORANGE (2018), cerveja feita com adição de cascas de laranja; BUD LIGHT LEMONADE (2020), cerveja feita com limonada de verdade; a BUD LIGHT SELTZER (2020), uma linha de bebida alcoólica com gás, feita de açúcar de cana e sabores de frutas (cereja preta, lima/limão, morango e manga, com 100 calorias por lata e 5% de teor alcoólico); e a BUD LIGHT NEXT (2022), primeira cerveja sem carboidratos da marca. Apesar das constantes inovações e novidades, a BUD LIGHT não conseguia conter a queda nas vendas e o avanço das marcas concorrentes, apesar de manter o posto de cerveja mais vendida no país desde 2001.
   

Mas tudo piorou em 2023, como resultado de uma ação de marketing não calculada, especialmente em um país de maioria conservadora como os Estados Unidos. Isto porque, em abril, a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney postou um vídeo no Instagram mostrando uma lata BUD LIGHT personalizada que a marca lhe enviou de presente como resultado de uma parceria. As reações raivosas não tardaram, incluindo ataques da mídia de direita e consumidores conservadores - incluindo um boicote - que contou com nomes influentes como o governador da Flórida (Ron DeSantis) e o cantor country Kid Rock (que apareceu em um vídeo arremessando caixas da cerveja, e proferindo palavrões contra a marca). Além disso, grandes varejistas reduziram a quantidade de BUD LIGHT nas prateleiras, temendo reações raivosas por parte dos consumidores. Rapidamente a situação se transformou em uma crise de relações públicas – e fiasco de vendas – para a marca, incluindo afastamento de alto executivos. O resultado: a BUD LIGHT perdeu o posto de cerveja mais vendida nos Estados Unidos (a ex-favorita caiu para o terceiro lugar, atrás da Modelo Especial e da Michelob Ultra). E mesmo em 2024, a posição da BUD LIGHT ainda continua abalada, mais de um ano depois que o boicote virou a indústria cervejeira americana de cabeça para baixo.
   

A comunicação nonsense 
Um dos fatores de sucesso da marca BUD LIGHT é sua linha de comunicação, sempre repleta de bom-humor, nonsense e muitas vezes com pitadas de polêmica. Um anúncio do Super Bowl pode mudar tudo? Sim. E foi isto o que ocorreu com a BUD LIGHT em 1987, através de um comercial de 30 segundos durante o grande jogo da final do futebol americano profissional, que apresentou um bull terrier chamado Spuds MacKenzie - conhecido como “O animal de festa original da Bud Light!” - que se tornaria uma sensação da cultura pop americana estrelando vários comerciais da marca, nos quais andava de skate com óculos escuros, aparecia vestido de Papai Noel ou com trajes de banhos em festas pra lá de picantes e sempre atraía o olhar sedento de mulheres sensuais e, em algumas situações, com biquínis e maios provocantes. A cervejaria resolveu aposentar Spuds em 1989, alegando que a imagem do personagem havia começado a ofuscar o produto e a marca BUD LIGHT. Mas os comerciais (assista à alguns deles aqui) foram uma tacada certeira da BUD LIGHT para atrair jovens bebedores de cerveja. Vale ressaltar que Spuds era interpretado por uma cadela chamada Honey Tree Evil Eye.
   

Mas uma das campanhas mais emblemáticas da marca foi “Real American Heroes”, lançada em 1998 e criada pela agência DDB de Chicago. Inicialmente criada para o rádio com 12 spots, fez tanto sucesso que virou campanha de TV no outono de 2003, quando foi renomeada para “Real Men of Genius” (em tradução livre “Homens Verdadeiramente Geniais”), a fim de evitar críticas pela associação entre o título e o conteúdo sarcásticos dos comerciais. A campanha apresentava músicas de rock vigorosas, um locutor bombástico, além de sátiras e tributos excêntricos a realizações triviais e heróis anônimos. Vale ressaltar que os comerciais dessa campanha ajudaram a estabelecer um novo padrão mais engraçado para a comunicação da marca BUD LIGHT. Para acompanhar alguns comerciais da histórica campanha clique em https://www.youtube.com/watch?v=lsC3ni7A88M.


Em 2015 a BUD LIGHT se envolveu em uma tremenda polêmica por causa de uma de suas mensagens de propaganda que dizia: “A cerveja perfeita para você tirar o ‘não’ do seu vocabulário nessa noite” (em inglês “The perfect beer for removing ‘no’ from your vocabulary”). A marca foi acusada de incentivar “a cultura do estupro”. Após inúmeros protestos de consumidores nas redes sociais, a cerveja trocou a campanha, tirou os rótulos do mercado e emitiu um comunicado pedindo desculpas pelo ocorrido. Pouco depois, em 2016, a marca apresentou em pleno Super Bowl (final do futebol americano profissional e que possui os 30 segundos mais caros da televisão mundial) um novo slogan, posicionamento, identidade visual e novas latas através de uma campanha bem-humorada que aproveitou a corrida presidencial que ocorria nos Estados Unidos. Para a marca a solução estava em criar o próprio partido, The Bud Light Party, mais descontraído e com os melhores porta-vozes possíveis, os comediantes Amy Schumer e Seth Rogen.
  

Em 2021 a marca resolveu fazer um tributo à sua histórica comunicação e lançou a campanha “Bud Light Legends”, que trazia de volta personagens icônicos de sua publicidade. A campanha ressuscitou alguns de seus personagens publicitários clássicos, incluindo o cara do “I love you man”, Dr. Galazkiewicz, o cantor de “Real Men of Genius”, além de Cedric the Entertainer (que apareceu pela última vez em um anúncio no Super Bowl em 2005), o cavaleiro Bud Knight e o cantor Post Malone, que apareceu no comercial da cerveja no Super Bowl de 2020.
   

Os personagens se uniam em um comercial de 60 segundos - veiculado no intervalo do Super Bowl - para ajudar a recuperar cervejas BUD LIGHT de um caminhão capotado, para reabastecer uma prateleira vazia em uma loja de conveniência. Mas isso não acontecia antes de Bud Knight, que foi morto em um anúncio da marca no Super Bowl de 2019, aparentemente encontrar seu algoz mais uma vez. O anúncio nostálgico (assista abaixo) tinha como objetivo atingir consumidores de BUD LIGHT de várias gerações e aproveitava para divulgar um novo programa de fidelidade da marca, chamado Bud Light Legends, que prometia recompensas como música, ingressos para eventos esportivos e produtos exclusivos.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente chamada de Budweiser Light, pouco depois, em 1984, a marca adotou o nome BUD LIGHT e apresentou um logotipo com formato quadrado. Em 1995 a nova identidade visual já apresentava predominância da cor azul. Pouco depois, em 1998, a marca adotou um logotipo com formas ovais, mais detalhes e nova tipografia de letra. Em 2013 o logotipo se tornou mais impactante e colorido. Porém, em 2016, a BUD LIGHT resolveu voltar às origens com uma identidade visual mais simples, formato quadrado e uma nova tipografia de letra. O logotipo pode ser aplicado também com o nome da marca na horizontal, adquirindo assim um formato mais alongado.
  

O logotipo da BUD LIGHT também pode ser aplicado dentro de um fundo azul cobalto, como mostra a imagem abaixo.
  

A tradicional lata da BUD LIGHT também passou por inúmeras mudanças de layout ao longo dos anos. Inicialmente prateada e vermelha, com detalhes azuis, ao longo dos anos, a lata adotou um visual mais moderno e jovial, incluindo a predominância da cor azul, especialmente a partir de 2008. Afinal, azul significa frescor, principal característica da cerveja. A atual lata da BUD LIGHT foi adotada em 2016 e apresentou um design minimalista e mais limpo. O azul voltou a ser cor dominante no novo design. A forma em C também se foi, um design que esteve na embalagem de várias formas na maior parte da década passada.
    

Os slogans 
Easy to Drink. Easy to Enjoy. (2023) 
Take Summer by the Coolers. (2021) 
There’s a Bud Light There. (2020) 
Brewed With No Corn Syrup. (2019) 
Here’s To The Friends You Can Always Count On. (2017) 
Famous Among Friends. (2017) 
Raise one to right now. (2016) 
The Perfect Beer for Whatever Happens. (2014) 
Up for whatever. (2014) 
Here We Go. (2009) 
Keeps It Coming. (2008) 
The difference is drinkability. (2008) 
Always worth it. (2006) 
Making your night out a better one. (2005) 
Great taste for your great times. (2005) 
Fresh. Smooth. Real. It’s all here. (2004) 
This calls for a Bud Light. (2001) 
How ya doin? (2001) 
Be yourself. Make it a Bud Light. (1999) 
Labels belong on beer, not people. (1996) 
Everything else is just a light. (1985) 
Bring Out Your Best. (1982)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Anheuser-Busch 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch Companies LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da AB InBev SA/NV) 
● Presidente: Brendan Whitworth 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas light 
● Concorrentes diretos: Miller Lite, Coors Light, Busch Light, Natural Light, Yuengling Light, Michelob Ultra, Keystone Light, Amstel Light, Corona, Heineken e Modelo Especial 
● Ícones: A campanha “Real Men of Genius” 
● Slogan: Easy to Drink. Easy to Enjoy. 
● Website: www.budlight.com 

A marca no mundo 
Atualmente a BUD LIGHT é comercializada em 15 países, com enorme presença nos Estados Unidos (onde é uma das líderes de mercado e uma das cervejas mais consumidas do país) e Canadá. A BUD LIGHT chega a vender anualmente mais de 45 milhões de hectolitros. Somente no mercado americano a marca tem faturamento estimado em US$ 1.5 bilhões. 


Você sabia? 
A BUD LIGHT é patrocinadora oficial da NFL (a poderosa liga profissional de futebol americano) e do UFC (principal organização de Artes Marciais Mistas). 
A BUD LIGHT é fabricada utilizando uma mistura Premium de lúpulo americano e importado, além de uma combinação de maltes de cevada e arroz. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 14/9/2024 

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3 comentários:

Unknown disse...

Por quê não tem Bud Light no Brasil?

thaaaalli disse...

QUERIA A BUD LOGHT NOS MERCADOS DO BRASIL

Anônimo disse...

Fui no Chile e prove ela é muita gostosa e suave ao mesmo tempo