29.5.06

HERTZ


Ela revolucionou a indústria automobilística tanto quanto as tradicionais montadoras de Detroit. Afinal, em algumas cidades do mundo, em muitos casos, é mais difícil conseguir um táxi do que alugar um carro com ela. Com a HERTZ, alugar um carro é a melhor opção seja a negócios ou a lazer. A locadora americana oferece as melhores condições para pagamento, ofertas imperdíveis para locação em finais de semana, além de excelência no atendimento e qualidade na prestação de serviços. 

A história 
Tudo começou em setembro de 1918 quando o jovem Walter L. Jacobs, pioneiro no ramo de locação de meios de transporte, abriu um pequeno negócio de locação de veículos localizado em um terreno escondido na cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Com 12 automóveis, modelo Ford T, que ele mesmo consertou e pintou, expandiu suas operações a tal ponto que, em cinco anos, os negócios geravam receitas anuais de impressionantes US$ 1 milhão. Em 1923, vendeu sua locadora para o austríaco John D. Hertz, então presidente da empresa de táxi Yellow Cab, mas continuou como executivo da empresa por muitas décadas. Foi neste momento que a empresa passou a chamar Hertz Drive-Ur-Self System e adotou sua tradicional cor amarela, já utilizada na outra empresa do novo proprietário para identificar sua frota de táxis. A fascinação pela cor amarela não era à toa: após um estudo realizado pela conceituada Universidade de Chicago, chegou-se a conclusão de que a cor amarela era a que mais chamava atenção do público. Dois anos depois se tornou a primeira locadora com presença de norte a sul nos Estados Unidos.


O ano de 1926 foi de extrema importância para a empresa, pois além de ser adquirida pela GMC (General Motors Company), apresentou uma ideia vital de merchandising na locação de veículos: uma espécie de cartão de crédito, chamado National Credential, sendo o precursor do cartão HERTZ International AUTO-matic que viria a ser lançado somente em 1959. Foi também a primeira locadora de automóveis a estar presente dentro de um aeroporto em 1932 no Chicago’s Midway Airport. Em 1950 a empresa abriu sua primeira locadora no continente europeu, localizada na França. A HERTZ trocou de mãos novamente em 1953 quando foi adquirida pela empresa Omnibus Corporation, que deixou de lado suas atividades com ônibus, para se concentrar apenas nos negócios de leasing e locação de automóveis. Um ano depois, ganhou novo nome: THE HERTZ CORPORATION. Pouco depois, em 1955, foi a primeira rede de locadoras a estar presente em mil localidades. No começo da década de 1970 inaugurou o Centro de Reservas Mundial (conhecido como Worldwide Reservations Center) e o HERTZ Data Center na cidade de Oklahoma City, operando 24 horas por dia, 365 dias por ano, no mundo todo. Com isso, a HERTZ passou a prestar um serviço extremamente eficiente, sempre visando a total satisfação de seus clientes, estejam onde estiverem.


Em 1994, a Ford comprou as ações em aberto da empresa, e a HERTZ se tornou uma subsidiária totalmente independente da montadora americana. Quase uma década depois a empresa foi vendida novamente, desta vez a um grupo de investidores por US$ 15 bilhões. Em março de 2002, a HERTZ tornou-se a primeira empresa global de aluguel de veículos a operar na China, com pontos de locações em várias cidades do enorme país, como Pequim, Xangai e Guangzhou. Em 2008, a empresa revolucionou o mercado com o lançamento do Hertz Connect (pouco depois renomeado para Hertz on Demand e agora conhecido como HERTZ 24/7), um serviço em que consumidores pagam uma taxa anual e apenas o valor do aluguel por hora para usar os veículos da frota. Com isso, eles poderiam contar com a facilidade do carro, sem ter que cobrir as despesas com taxas, estacionamento e até combustível. Inicialmente o serviço de compartilhamento de carros (“carsharing”, em inglês) foi oferecido nas cidades de Londres, Paris e Nova York. Hoje em dia o serviço conta com mais de 300.000 membros e 2.000 veículos em mais de 800 localidades em seis países.


No final de 2012, após dois anos de tentativas, a HERTZ anunciou a compra da Dollar Thrifty Automotive Group por US$ 2.3 bilhões, aumentando assim ainda mais sua presença internacional (já que a concorrente está presente em cerca de 80 países) e no mercado americano e canadense. Apesar de atuarem no mesmo segmento, cada negócio é voltado para um perfil diferente de público. A HERTZ, por exemplo, atende muito bem consumidores que procuram por locação de automóveis para viagens de negócio. Já a Dollar é mais voltada para pessoas que realizam viagens de lazer e a Thrifty é mais orientada para a geração de caixa do grupo.


Pioneirismo e inovação 
O pioneirismo e a inovação fizeram da marca um verdadeiro símbolo do setor. A HERTZ foi pioneira ao disponibilizar locação de automóveis a um público maior e a oferecer uma rede de localidades convenientes e atrativas para a locação de automóveis de costa à costa no território americano já em 1925. Logo depois, em 1933, foi a primeira locadora a lançar o programa “Alugue aqui e devolva em outra localidade” (Rent-It-Here/Leave-It-There). A empresa foi a primeira a disponibilizar automóveis de vários tamanhos, marcas e modelos, permitindo que os locatários escolhessem o veículo que melhor atendesse às suas necessidades. Uma das atividades pioneiras mais importantes foi a locação “fly-drive” (voar/conduzir), introduzida em 1932, combinando o uso de um carro alugado com uma viagem de avião. Outras inovações da marca foram: 
1959 
Primeira locadora a utilizar um sistema centralizado de cobrança. 
1972 
Introdução do primeiro programa de fidelidade batizado de Frequent Travelers, #1 Club
1978 
Introdução do serviço nacional de assistência para emergência em estradas. 
1984 
Lançamento do sistema de Instruções de Direção Computadorizadas (CDD), que oferecia aos clientes direções detalhadas de como chegar ao destino, incluindo tempo e distância estimados. As indicações eram disponibilizadas nos locais de atendimento de clientes através de terminais com sistema touch-screen e de fácil utilização. A HERTZ oferecia as indicações em seis idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Hoje em dia, nos Estados Unidos, terminais e quiosques self-service do CDD estão disponíveis em mais de 110 localidades HERTZ em aeroportos e centros de cidade, e ainda oferecem instruções que podem ser impressas em seis idiomas. As instruções CDD também estão disponíveis no Canadá, na Europa e na Austrália. O CDD na Europa é oferecido em nove idiomas. 
1987 
Introdução do Sistema de Devolução Instantânea (HERTZ INSTANT RETURN), agilizando assim o processo. Na localidade de devolução, um agente da empresa atende o cliente com um computador portátil em mãos e antes mesmo do cliente sair do carro, o agente já efetua a transação de devolução. Esse sistema está disponível nos Estados Unidos, na Austrália e em sete países na Europa. 
1988 
Pioneira ao oferecer automóveis para locação equipados com telefones celulares. 
1989 
Redefiniu o segmento com a criação do serviço Hertz #1 Club Gold, que se tornou um símbolo internacional, carregando o significado de “serviço rápido”. Este serviço de aluguel está atualmente disponível em mais de 900 locais e proporciona extrema velocidade e qualidade aos clientes que estão alugando um veículo. Os clientes não precisam preencher papéis desnecessários no momento do aluguel, evitando assim as filas de espera. 
2001 
Introdução do serviço de aluguel chamado HERTZ PRESTIGE COLLECTION, no qual oferecia veículos de luxo, como por exemplo, Jaguar, Land Rover, Lincoln, Audi, Infiniti, Cadillac, Hummer e Volvo. 
2002 
Introdução do sistema de rádio via satélite SIRIUS em toda sua frota nos Estados Unidos. Os receptores de rádio SIRIUS estão atualmente disponíveis em aproximadamente 25.000 veículos e recebem 65 canais de música, isentos de publicidade, e mais 55 canais de notícia, esportivos e de entretenimento, em âmbito nacional. 
2004 
Introdução, de forma pioneira, de um sistema de locação onde o cliente podia escolher o automóvel pela marca da montadora e o modelo. 
2006 
Introdução do HERTZ FUN COLLECTION, um serviço direcionado para turistas que buscam uma experiência excitante ao volante, disponibilizando para locação modelos de automóveis conversíveis, roadsters e SUVs (veículos utilitários esportivos). 
Introdução do HERTZ GREEN COLLECTION, uma frota de veículos de consumo eficiente e ecologicamente correto. Uma das opções que essa linha oferece é a locação do automóvel híbrido Toyota Prius. Além disso, carros elétricos estão disponíveis. 
2011 
Lançamento do serviço HERTZ ADRENALINE COLLECTION, que oferece para locação modelos de automóveis super esportivos como por exemplo, o Mustang Shelby, o Dodge Challenger, o Corvette Convertible e o Camaro SS. 
Lançamento dos quiosques ExpressRent, que oferecem a possibilidade de alugar automóveis de forma prática e rápida em aeroportos e outras localizações através de computadores.


Com a Hertz você nunca estará perdido 
Muitos antes da popularização dos conhecidos GPS, a HERTZ disponibilizou em seus carros o sistema de navegação. Isto aconteceu em 1995 com a introdução do NeverLost® no mercado americano. O sistema-guia, amigável ao usuário, oferecia instruções de direção passo a passo para praticamente qualquer destino em uma área geográfica, através de uma pequena tela instalada dentro do veículo, entre o assento do motorista e do passageiro, com sistema de voz operado por computador. A empresa inicialmente instalou 600 unidades na sua frota em nove localidades em aeroportos e, um ano mais tarde, expandiu o serviço opcional para um total de 16 cidades americanas com a instalação de mais de 7.500 unidades adicionais, disponibilizando mais de 8.000 unidades no total. Atualmente, a HERTZ possui mais de 100.000 sistemas NeverLost® disponíveis em mais de 90 cidades nos Estados Unidos, e nas cidades canadenses de Toronto e Vancouver. Em 2011 foi apresentada a geração 5 do sistema, que conta com acesso touch screen, serviço de concierge (o passageiro liga, pede informações e o concierge carrega remotamente no aparelho do carro) e o online trip planner, em que o motorista planeja sua viagem online (neveslost.com), grava em um pen drive e depois passa por USB para o GPS, ao alugar o veículo.


A mascote 
Em 2011 a HERTZ resolveu criar uma mascote que representasse a marca no mundo inteiro. Batizado de HORATIO (Horácio no Brasil), esse simpático bonequinho amarelo com uma grande cabeça e uma piscadela permanente surgiu para rejuvenescer a marca e atrair um público mais jovem, tendo presença constante em sua comunicação. O personagem foi nomeado assim pelo principal executivo da empresa em homenagem à Horatio Nelson Jackson, um médico que se tornou uma das primeiras pessoas a dirigir um carro pelos Estados Unidos. A mascote também aparece nas mídias sociais para dar dicas de roteiros, segurança, viagens, gastronomia e muito mais. A simpática mascote é dublada pelo ator Owen Wilson.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas duas grandes remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1978, quando uma nova tipografia de letra foi adotada e o fundo amarelo eliminado, além do nome da marca passar a ser escrito em amarelo. Outra modificação foi a eliminação da frase “rent a car”. Mais recentemente, em 2009, a HERTZ alterou sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, que ganhou uma nova fonte de letra, a cor preta para o nome da marca e passou novamente a contar com um fundo amarelo.


Os slogans 
Journey on. (2010) 
Rent Wisely. 
We’re going your way. 
There’s Hertz and There’s “Not Exactly”. (1993) 
We’re America’s wheels. (1989) 
Let Hertz put y-o-u-u-u in the driver’s seat. (1959) 
Love the road. (Reino Unido)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1918 
● Fundador: Walter L. Jacobs 
● Sede mundial: Estero, Flórida 
● Proprietário da marca: Hertz Global Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Sim (1997) 
● Chairman & CEO: Mark Frissora 
● Faturamento: US$ 10.7 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 346.2 milhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 12.4 bilhões (agosto/2014) 
● Pontos de locação: 10.090 
● Frota: 850.000 veículos 
● Presença global: 145 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.400 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de carros, vans, caminhões e equipamentos para construção 
● Concorrentes diretos: Avis, Enterprise, Alamo, National, Budget, Sixt e Localiza 
● Slogan: Journey on. 
● Website: www.hertz.com.br 

A marca no mundo 
A HERTZ, que está presente em 145 países ao redor do mundo, com presença em mais de 10.000 localidades (2.000 delas em aeroportos), disponibiliza uma frota superior a 850 mil veículos, recebe aproximadamente 40 milhões de ligações e faz mais de 30 milhões de reservas todos os anos. A HERTZ, número um no mercado mundial com faturamento de US$ 10.7 bilhões, oferece uma vasta gama de modelos atuais de automóveis em locações por curto período de tempo - diária, semanal ou mensal - em aeroportos, centros de cidades e centros comerciais, áreas residenciais e áreas de resorts. É a locadora número um dentro dos aeroportos americanos e em 130 dos maiores aeroportos europeus. No Brasil, onde a empresa iniciou suas operações em 1996, a HERTZ conta com 130 lojas (36 em aeroportos) em 75 cidades com uma frota superior a 15 mil carros. A empresa, além de ser proprietária das também locadoras Dollar e Thrifty, opera a divisão de aluguéis de equipamentos para a construção civil e industrial (HERTZ EQUIPMENT RENTAL), que possui aproximadamente 340 lojas nos Estados Unidos, Canadá, China, França, Espanha e Arábia Saudita para locação de máquinas de terraplenagem, equipamentos de manuseio de materiais elétricos, compressores de ar, bombas, geradores, pequenas ferramentas, equipamento de compactação e caminhões de construção. 

Você sabia? 
No Brasil, a empresa possui produtos e serviços de locação para GPS, cadeirinha de bebê, serviço de motorista, grupos especiais e diferenciados, programas com tarifas exclusivas para clientes de grandes empresas, além de possibilitar a locação de automóveis por menores de 21 anos. 
Apesar de ter sido fundada em Chicago, sua sede mundial está localizada na cidade de Estero, Flórida. Porém, a cidade de Oklahoma City, estado do Oklahoma, é o local onde se encontra o Centro de Reservas Mundial e o Centro de Dados, estabelecidos em 1970, e o Centro Financeiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/8/2014

Nenhum comentário: