24.5.06

KISSES


Eles têm formatos de pequenas gotas, são feitos com o mais puro chocolate ao leite e embalados em finos papéis coloridos e brilhantes. Os chocolates KISSES da americana Hershey’s são uma delícia a qualquer momento, quer seja no dia-a-dia ou em datas românticas e especiais, quando são oferecidos para os apaixonados esses maravilhosos “beijinhos de chocolate”. 

A história 
O famoso chocolate KISSES foi lançado nos Estados Unidos exatamente no dia 7 de julho de 1907 pela tradicional empresa Hershey’s com um futuro promissor para o produto. Não se sabe exatamente a origem do nome, mas uma hipótese popular é que o nome KISSES foi adotado porque o som que a matéria-prima fazia ao ser depositada nas formas durante o processo de fabricação seria muito semelhante à de um beijo. Inicialmente o novo produto foi comercializado com o nome HERSHEY’S SWEET MILK CHOCOLATE KISSES. Nos anos seguintes os pequenos e deliciosos chocolates conquistaram milhões de fiéis consumidores americanos. Até 1921, cada KISSES era embalado manualmente em papel prateado. Foi quando surgiram, em agosto, as máquinas embaladoras automáticas que possibilitaram agilizar e aumentar muito a produção. Além é claro de tornar o processo produtivo muito mais higiênico, garantindo assim a alta qualidade dos chocolates.


Três anos depois, Milton Hershey, fundador da empresa, consegui a patente da tradicional fitinha, que diferenciava o produto das imitações. Embora o formato dos KISSES nunca tenha sido alterado, de 1909 a 1931 foram produzidas algumas variações de receitas além do tradicional feito de chocolate ao leite. Em 1942, a produção de KISSES foi interrompida pela primeira e única vez na história. Isto ocorreu por conta da Segunda Guerra Mundial, pois as folhas de alumínio que eram utilizadas para embalar o produto foram racionadas. A fábrica então utilizou suas dependências para fazer barras de chocolate para a ração dos soldados americanos nos campos de batalha. O produto voltou a ser produzido somente em 1949.


Em 1962, o chocolate, então vendido somente no papel de cor prateada, foi lançado pela primeira vez em comemoração ao natal e as festas de final de ano envolto em papel nas cores verde, vermelha e cinza. A ação fez tanto sucesso que no ano de 1968, o chocolate foi lançado nas cores pastéis de azul, rosa e verde em comemoração à Páscoa (Easter Holiday). Somente em 1976, a empresa conseguiu a marca registrada do formato do chocolate KISSES. Dois anos depois introduziu no mercado o KISSES em tamanho gigante (conhecido como Giant Hershey’s Kisses). O que era uma simples ação de marketing acabou virando tradição e, em 1986, mais uma vez, os chocolates envolvidos em papel vermelho e cinza foram lançados em comemoração ao dia dos namorados. A partir da década de 1990 o produto ganhou variações, algumas em edições limitadas, como chocolate com amêndoas, coberto com chocolate branco, com menta, doce de leite, com recheio de trufa, com creme de cereja, com creme de coco, entre outros. Além disso, uma versão especial para o Dia das Bruxas também estreou no mercado, embalados em papéis nas cores laranja, preto e prateado, e recheados com um creme de abóbora. E outra em papel rosa para dar suporte à campanha contra o câncer de mama.


Finalmente no ano de 2002, o tradicional e delicioso chocolate foi lançado oficialmente no Brasil. Em julho de 2007, como parte da comemoração de 100 anos da marca, a empresa produziu o maior KISSES do mundo pesando 13 quilos e 853 gramas (equivalente ao peso de 3 milhões de unidades do chocolate normal), envolto no tradicional papel prateado da marca, que ficou exposto na sede mundial da empresa na cidade de Hershey, estado da Pensilvânia. Hoje em dia a linha KISSES tem produtos especiais. Com tamanhos diferentes para cada momento e necessidade, a linha oferece o tradicional chocolate em formato de gotinha em várias versões como 100g, 280g e 1 kg. Além disso, a variedade de sabores varia de acordo com as regiões, como por exemplo, na Ásia onde o tradicional chocolate pode ser encontrado nas versões de avelã e até mesmo chá verde. Atualmente disponível em vários sabores, incluindo recheios de caramelo, amêndoa, leite, chocolate branco e preto, é difícil decidir qual combinação de KISSES é a sua favorita.


A linha do tempo 
1990 
Lançamento do KISSES WITH ALMONDS (com amêndoas). A primeira variação do chocolate original fez um sucesso imediato e se tornou permanente na linha de produtos da marca. Nessa versão cada chocolate vem envolto em uma papel dourado. 
1993 
Lançamento do KISSES HUGS (chocolate branco com recheio de chocolate preto) e do MINI KISSES coberto de chocolate branco. 
2002 
Lançamento da linha de chocolates com edições limitadas (KISSES LIMITED EDITIONS) com chocolate amargo, menta, café com amêndoas, chocolate cremoso e até recheado com creme de morango. 
2003 
Lançamento do KISSES SPECIAL DARK, versão com chocolate amargo, cujos pequenos bombons são embalados em papéis roxos. 
2004 
Lançamento do KISSES CARAMEL, versão original recheado com um delicioso creme de caramelo, embalado em papel laranja. 
2005 
Lançamento da edição especial do KISSES com manteiga de amendoim
Lançamento do KISSABLES, confeitos coloridos (azul, vermelho, amarelo, verde e laranja) feitos com MINI KISSES. O produto foi descontinuado em 2009. 
2007 
Lançamento da edição especial do KISSES com chocolate trufado
2008 
Lançamento do KISSES PUMPKIN SPICE, um produto completamente novo e surpreendente: o formato do famoso chocolate com recheio cremoso de canela e uma deliciosa casquinha de chocolate branco com sabor de abóbora. O produto, embalado em papel laranja, foi lançado especialmente para o Dia das Bruxas (Halloween). 
2009 
Lançamento do KISSES MELTAWAY, o tradicional chocolate com recheio cremoso de chocolate maltado. 
2011 
Lançamento do KISSES AIR DELIGHT, versão feita com chocolate aerado. 
2013 
Lançamento do KISSES COOKIES ‘N’ CREME, versão com chocolate branco e deliciosos pedaços de cookies de chocolate.


Ícones 
Além do formato e dos tradicionais papéis que envolvem os deliciosos chocolates KISSES, outro fator de reconhecimento imediato por parte dos consumidores, que se tornou um ícone da marca, é uma pequena fitinha, que surgiu em 1921 com o nome HERSHEY’S para designar, diante de tantas imitações que surgiam sem parar, que o produto era um KISSES original, onde atualmente está escrito o nome de cada versão do produto. Além disso, nos produtos sazonais essas fitinhas ganham frases como “A kiss for you” (um beijo pra você), “Happy Valentine” (feliz dia dos namorados), “Happy Holidays” (boas festas), “Hugs” (abraços) e até mesmo “Just Married” (recém-casados).


Uma ação criativa 
Uma das ações mais criativas da marca aconteceu em 1997, fazendo parte da comemoração de 90 anos do produto, com o lançamento do famoso e inconfundível KISSMOBILE, um veículo customizado em chassi GMC no formato de três chocolates KISSES gigantes.


Atualmente existem dois veículos que cruzam os Estados Unidos visitando crianças em hospitais e escolas, participando de paradas e eventos especiais, além de aparecer em convenções e causas sociais. A parte central do veículo é equipada com uma gigantesca tela de televisão de LCD equipada com um completo sistema de som, DVD e Karaokê. Cruzando as cidades americanas, o veículo é uma poderosa ferramenta de marketing, levando a mensagem: “Every kid deserves hugs and kisses” (“toda criança merece abraços e beijos”). O veículo original já percorreu mais de 35 mil milhas e 250 cidades americanas.


Uma curiosidade 
Na pitoresca cidade de Hershey, estado da Pensilvânia, onde está localizada a sede mundial da Hershey, os postes de iluminação pública têm o formato dos chocolates KISSES, produto mais importante da empresa.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por grandes evoluções ao longo dos anos. O logotipo do produto, em forma de gota, muito similar ao formato do chocolate, foi introduzido na identidade visual da marca em 1921. Após adotar durante décadas esse logotipo, a marca resolveu utilizar apenas o nome KISSES, que ganhou maior destaque e feitos de sombra e profundidade. A última modificação ocorreu recentemente quando foi adotada uma nova tipografia de letra, mais arredondada e moderna, que pode ser aplicada de duas maneiras (como mostra a foto abaixo).


KISSES se tornou a principal marca da empresa HERSHEY. E sua importância é tamanha, que o logotipo corporativo da empresa tem como símbolo o formato estilizado do popular chocolate.


As embalagens do produto também evoluíram no decorrer dos anos. Se hoje em dia KISSES é vendido em saquinhos, no início os pequenos chocolates eram comercializados em caixas cartonadas na cor marrom.


Os slogans 
Everyday deserves a kiss. 
Delightfully DeliciousOne-of-a-kind Kisses. 
An American Classic Since 1907.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 7 de julho de 1907 
● Criador: Milton Hershey 
● Sede mundial: Hershey, Pensilvânia 
● Proprietário da marca: The Hershey Company 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: James Nevels 
● CEO & Presidente: John Bilbrey 
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Chocolates 
● Concorrentes diretos: M&M’s e Smarties 
● Ícones: A forma de gota do chocolate 
● Slogan: Delightfully DeliciousOne-of-a-kind Kisses. 
● Website: www.hersheys.com/kisses 

A marca no mundo 
Atualmente, as máquinas que produzem o chocolate têm capacidade para fabricar mais de 1.300 unidades por minuto. Diariamente somente as três fábricas americanas (localizadas em Heshey, Califórnia e Virginia) produzem aproximadamente 80 milhões de KISSES. Anualmente são vendidos mais 12 bilhões de unidades em mais de 100 países ao redor do mundo, gerando um faturamento superior a US$ 800 milhões. 

Você sabia? 
É preciso aproximadamente 95 chocolates KISSES para completar um pound (453,6 gramas). 
KISSES tem como mascote um simpático personagem que personifica o tradicional formato do chocolate, com direito a cara, braços e pernas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, EmbalagemMarca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/8/2014

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