14.6.06

BAUSCH & LOMB

A BAUSCH + LOMB tornou-se mundialmente conhecida por sua inovação tecnológica e qualidade. Quando o assunto é saúde ocular nenhuma outra empresa possui tanta experiência e confiabilidade quanto a BAUSCH + LOMB. Entre as suas invenções mais importantes estão os microscópios portáteis, os binóculos, as lentes de câmeras, avanços na manufatura de lentes óticas e, claro, a criação dos famosos óculos Ray-Ban.

A história
A BAUSCH + LOMB, primeira empresa ótica americana, foi fundada pelo imigrante alemão John Jacob Bausch, que abriu uma pequena loja de produtos óticos no dia 3 de novembro de 1853 na cidade de Rochester, estado de Nova Iorque. Inicialmente a pequena ótica vendia óculos (de descanso, para assistir ópera), termômetros, microscópios e outros produtos óticos importados da Europa, especialmente da Alemanha. Quando precisou de dinheiro para ampliar o negócio o imigrante alemão foi pedir US$ 60 mil emprestados ao seu grande amigo Henry Lomb. Prometeu que se o negócio fosse adiante ele se tornaria sócio. O pequeno negócio foi muito bem e a sociedade prometida foi formalmente estabelecida pouco tempo depois. Em 1861, começou a produzir as primeiras armações de óculos feitas com borracha vulcanizada, uma grande inovação para a época. Depois de prontas essas armações recebiam lentes importadas da Europa que eram colocadas por John Jacob na pequena ótica. Gradualmente foram aumentando sua linha de produtos, incluindo óculos para leitura, lupas e microscópios de bolso.


Em 1874 eles produziram o primeiro microscópio compacto. Foi nesta época que a empresa passou a se chamar BAUSCH & LOMB OPTICAL COMPANY e inaugurou seu primeiro escritório de vendas na cidade de Nova Iorque. Na década seguinte, a empresa, que na época havia estabelecido uma grande reputação no segmento, começou a fabricar outros produtos como lentes fotográficas (1883). Em 1912, William Bausch, um dos filhos do fundador da empresa, iniciou um laboratório para desenvolver e pesquisar métodos para a produção de óculos de alta qualidade.


Cinco anos depois a empresa já produzia uma quantidade suficiente de óculos capaz de suprir as forças armadas americanas na Primeira Guerra Mundial. Além dos óculos a BAUSCH + LOMB também produzia para o exército americano, binóculos, miras de rifles, periscópios e telescópios. A história da empresa começou a mudar em 1920 quando a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade em virtude dos raios UV. Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos com lentes verdes, que refletiam os raios solares. Somente em 1936 a novidade foi batizada de Ray-Ban e começou a ser vendida ao grande público no ano seguinte. O nome Ray-Ban foi dado, pois os óculos reduziam a incidência de raios UV nos olhos. Em 1938 a BAUSCH + LOMB era a única empresa a manter uma fábrica voltada exclusivamente para a produção de lentes óticas nos Estados Unidos.


A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1939 com a fabricação de lentes oftalmológicas e montagem dos óculos Ray-Ban. Depois da Segunda Guerra Mundial, as divisões de produção de óculos e lentes fotográficas foi completamente reestruturada, resultando na abertura de fábricas no Canadá, Brasil e Argentina. Nesta época, com a televisão ganhando popularidade e o cinema em queda, a BAUSCH + LOMB direcionou seus esforços para as lentes CinemaScope, que pela primeira vez permitia o efeito Wide Screen nas telas de cinema. Depois de abrir capital na Bolsa de Valores no final da década de 50, a empresa atingiu a marca de US$ 100 milhões em faturamento no ano de 1966.


Depois de diversas inovações durante mais de um século a empresa apresentou em 1971 as primeiras lentes de contato macias e, hoje em dia, segue sendo o maior fornecedor de produtos para o cuidado dos olhos. As novas lentes em comparação com as produzidas até então, feitas de vidro ou acrílico, eram muito mais moles e confortáveis de usar. Depois de uma enorme reestruturação na década de 80, em 1997, resultado de uma série de aquisições, foi fundada a divisão de equipamentos e produtos cirúrgicos (laser para correções oculares e produtos para cirurgia de catarata e retina).


Pouco depois, em 1999, a empresa resolveu vender sua marca de óculos solares Ray-Ban para o grupo italiano Luxottica. Foi a partir desse momento que a BAUSCH + LOMB se tornou uma empresa exclusivamente voltada para os cuidados e saúde dos olhos. Em 2007 a empresa foi adquirida por um fundo de investimento, que pagou US$ 4.5 bilhões. Atualmente a BAUSCH + LOMB possui três linhas de produtos: para os olhos (Vision Care) que engloba lentes de contato e soluções para lentes de contato; cirúrgica (Surgery) que inclui instrumentos e equipamentos utilizados em cirurgias oculares, além de implantes; e farmacêutica (Pharmaceuticals) que inclui produtos oftalmológicos como medicamentos para glaucoma, conjuntivite, alergias, irritações e doenças na retina.


A linha do tempo
1870
Início da produção em pequena escala de lentes de óculos. A empresa desenvolveu o próprio maquinário que gradualmente foi sendo melhorado, resultando em lentes de excelente qualidade. A produção em larga escala teria início em 1889.
1893
Início da produção de binóculos e telescópios.
1903
Início da produção de microscópios.
1971
Lançamento da SofLens, primeira lente de contato macia do mercado.
1982
Lançamento da SENSITIVE EYES SALINE, uma solução para limpar lentes de contato que diminuía a irritação dos olhos para quem as utilizava.
1986
A empresa ingressa no mercado de produtos farmacêuticos para os olhos.
1987
Lançamento do RENU, uma poderosa solução para limpar e higienizar lentes de contato. Uma nova versão da solução, chamada Renu MultiPlus com enzimas, seria introduzida em 1998.
1989
Assina um contrato de parceria com a tradicional LEVI’S para desenvolver e produzir uma linha de óculos escuros para a marca.
1998
Lançamento da SofLens66Toric, lente de contato para pessoas com astigmatismo.
Lançamento do LOTEMAX, colírio para tratamento de inflamações oculares, e do ALREX, colírio para o tratamento de conjuntivite.
1999
Lançamento da PureVision, uma linha de lentes de contato para uso contínuo de uma semana.
2002
Lançamento da SofLens Multi-Focal, lentes de contato multi-focais para pessoas com presbiopia - necessidade de óculos para ler. Estas lentes de contato eram uma alternativa aos óculos bifocais ou óculos de leitura, para pessoas com presbiopia.
2005
Lançamento da PureVision Toric, lente tórica para pessoas com astigmatismo.
2006
Lançamento da SofLens DAILY DISPOSABLE, versão mais recente da antiga SofLens One Day (lentes de contato descartáveis para uso de apenas um dia).
2008
Lançamento da CRYSTALENS HD, lente intraocular acomodativa disponível para o tratamento de catarata. O produto teve como inspiração a lente natural do olho, o cristalino. A lente imita o movimento natural do cristalino para focar imagens em qualquer distância e pode, após a cirurgia, reduzir ou até eliminar o uso de óculos para leitura.
2010
Lançamento do BIO TRUE, uma solução para cuidados com as lentes, que procurou inspiração no lugar mais natural possível: os olhos. A solução possui o mesmo pH de lágrimas saudáveis, mantendo a condição natural para o conforto dos olhos. Também é utilizado um lubrificante encontrado nos olhos, hidratando as lentes de contato de uma forma que os olhos permanecem hidratados naturalmente. E, por último, a solução retém proteínas das lágrimas ativas para manter a atividade antimicrobial.
2011
Lançamento da PureVision 2, uma nova geração de lentes de silicone hidrogel que possui um dos designs mais finos do mercado, proporcionando um conforto excepcional ao usuário. Com a exclusiva tecnologia de alta definição “High Definition Optics”, a inovação reduz as imperfeições oculares e proporciona uma visão mais clara e nítida, mesmo em ambientes com pouca luz. A nova lente é indicada para a correção de miopia e hipermetropia, e ainda proporciona um alto nível de transmissibilidade de oxigênio, o que resulta em uma melhor aceitação do usuário, que passa a não reclamar mais da sensação de areia nos olhos.


Especialista em olhos
Ao longo dos anos a BAUSCH + LOMB se tornou sinônimo de lentes de contato. Desde a introdução da primeira lente de contato macia em 1971, a marca lançou no mercado uma enorme variedade de lentes como: lentes para serem trocadas a cada duas semanas, lentes para pessoas com astigmatismo, lentes para pessoas com hipersensibilidade ocular e lentes para uso contínuo de 30 dias. Atualmente a linha de lentes de contato BAUSCH + LOMB é composta por produtos como:
SOFLENS DAILY DISPOSABLE - lentes descartáveis diárias. São confortáveis e convenientes, pois não necessitam de manutenção ou acondicionamento. São ideais também para pessoas com alergias, porque essas lentes descartáveis diárias reduzem a acumulação de pós e outras substâncias.
SOFLENS MULTI-FOCAL - lentes de contato multi-focais.
SOFLENS TORIC (SofLens 66 Toric) - lente tórica para pessoas com astigmatismo.
PureVision - lentes de contato que podem ser usadas durante 24 horas, 30 dias e 30 noites - mesmo para dormir.
Purevision Multi-Focal - lentes mensais multifocais que permitem uma boa visão a todas as distâncias.
SOFLENS StarClours II – lentes de contato coloridas com um desenho que imita os traços da íris com maior perfeição, oferecendo um olhar naturalmente irresistível e permitindo a troca de cores com mais freqüência.
OPTIMA 38 – reconhecida mundialmente por médicos e pacientes, essa lente corrige miopias e hipermetropias com alto nível de aceitação. Ela tem ainda facilidade de manuseio, resistência à depósitos e longa vida útil.
OPTIMA NATURAL LOOK – lentes de contato com dez opções de cores, que possui maior fidelidade na reprodução dos traços da íris, oferecendo um olhar naturalmente irresistível, incorporando nova cor à sua personalidade.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual BAUSCH + LOMB passou por modificações bastante radicais, mas nunca deixou de refletir uma imagem moderna e dinâmica de uma marca centenária que se tornou sinônimo de qualidade praticamente insuperável em seu segmento. O penúltimo logotipo da marca era uma representação abstrata de refração de luz, o que posicionava bem a empresa naquela época.


Em 2010, a BAUSCH + LOMB divulgou sua nova identidade visual, que apesar de manter as tradicionais cores verde e azul, agora em tons mais claros, substituiu o símbolo & pelo +, representando o total comprometimento da marca com inovações. O símbolo de + lembra a cruz (ícone da medicina), transmite um sinal de “mais medicina” e ainda é usada uma transparência misturando as duas cores, sugerindo visão limpa e transparente. A tipografia é mais contemporânea em um cenário corporativo, o que a faz chamar mais a atenção do público. A implantação da nova identidade visual da marca, que começou pelos Estados Unidos, será implantada ao longo dos anos em todos os mercados onde a empresa está presente.


Os slogans
See better. Live better.
(2010)
Perfecting Vision. Enhancing Life. (2003)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
3 de novembro de 1853
● Fundador:
John Jacob Bausch e Henry Lomb
● Sede mundial:
Rochester, New York
● Proprietário da marca: Bausch & Lomb Incorporated
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Fred Hassan
● CEO:
Brent Saunders
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas: 21
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
10.000
● Segmento:
Ótico
● Principais produtos:
Lentes de contato e produtos para o cuidado com os olhos
● Principais concorrentes:
Acuvue, Varilux e Ciba Vision
● Ícones:
As lentes de contato
● Slogan:
See better. Live better.
● Website: www.bausch.com

A marca no mundo
A empresa, líder mundial na área de saúde ocular, vende seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo, possui 21 fábricas, empresa aproximadamente 10 mil pessoas e fatura anualmente US$ 2.5 bilhões.

Você sabia?
Foi a BAUSCH + LOMB que produziu a lentes das câmeras que capturaram as primeiras imagens de satélite da Lua.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/1/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a Hasselblad e a Havaianas?