11.6.06

VUARNET


O dinamismo de VUARNET associado a sua história e reputação de “qualidade e espírito esportivo” foram responsáveis pela construção de uma marca atrativa para pessoas de todas as idades, e ideal quando o assunto é óculos e equipamentos para esquiar e velejar.

A história
Tudo começou exatamente no dia 22 de fevereiro de 1960 nas Olimpíadas de Inverno realizadas em Squaw Valley, no estado da Califórnia, quando Jean Vuarnet, integrante da equipe francesa de esqui, ganhou o ouro na competição de Downhill (prova de descida) com o tempo de 2 minutos e 6 segundos. Na época, o título foi creditado a três coisas inovadoras: óculos de proteção em vidro mineral com armação em náilon e proteção contra raios UV (equipados com as famosas lentes Skilynx criadas por Joseph Hatchinguian), produzidos pela fábrica francesa Roger Pouilloux, especializada em desenvolver lentes para proteção total dos olhos contra os raios nocivos do sol; a posição de “OVO” (conhecida também como “Shuss”), que permitia ao esquiador ganhar ainda mais velocidade; e os primeiros esquis metálicos do mundo.


No ano seguinte, a fábrica francesa contatou Jean Vuarnet e propôs a utilização de seu nome para o modelo de óculos Skylink Acier. Nascia assim a marca VUARNET, primeira a se associar a um grande esportista para utilização de seu nome em um produto. Não demorou muito para a VUARNET ganhar notoriedade nos Estados Unidos onde às emissoras de rádio da costa oeste utilizavam a marca como sendo sinônimo de um dia ensolarado, através da expressão “It’s a Vuarnet day, today” (Hoje é um dia Vuarnet). No ano de 1984 a VUARNET se tornou patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Los Angeles, investindo pesado na fixação da marca no meio esportivo. Neste momento, a VUARNET destronou em vendas a sua principal concorrente, a tradicional Ray-Ban.


No final desta década, a família Vuarnet fixou a empresa na cidade de Genebra na Suíça, e, em 1988, lançou no mercado sua coleção Skiwear (roupas de esqui) no continente europeu, dando início ao processo de diversificação de sua linha de produtos. No início da década de 90, foi a vez da linha de relógios da marca estrear no mercado com grande sucesso. Pouco depois seria introduzida uma pequena linha de roupas para a prática de esportes náuticos, especialmente vela e iatismo. O Brasil mudou o rumo dos negócios da grife francesa. Em 1994, quando a empresa iniciou o licenciamento oficial no país, já existia uma rede clandestina de 32 lojas. A marca francesa já era popular entre os consumidores brasileiros antes mesmo de vender seus produtos oficialmente no país. Os pontos foram fechados e a VUARNET tirou vantagem da situação: iniciou a abertura de lojas próprias em várias cidades do mundo, algo inédito para a marca até então.


Nos anos a seguir a marca introduziu mais novidades no mercado como a linha de calçados, malas, seu primeiro perfume, além de canetas, moda urbana, acessórios de couro, protetores solares e uma completa linha de objetos de imagem (bússolas, binóculos, entre outros itens). Recentemente, a VUARNET resolveu repetir o sucesso criado no Brasil em outros países do mundo: exportou o mesmo padrão das novas lojas brasileiras da marca. A grande diferença conceitual dessas lojas está na arquitetura. São pontos mais sofisticados e mais amplos que os anteriores. Além disso, oferecem mais variedade, o que significa que comercializar toda a linha VUARNET, inclusive os acessórios. A primeira loja nesse novo conceito foi inaugurada no fim de 2007, em Chamonix, vila francesa onde está uma das mais tradicionais estações de esqui da Europa. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas na Escandinávia (Noruega, Suécia e Finlândia), Portugal, Itália, Suíça e Estados Unidos. Em 2010, a marca completou 50 anos totalmente rejuvenescida e comemorando sua expansão internacional.


A linha do tempo
1990
Lançamento de uma exclusiva linha de relógios, que alia sofisticação e robustez, elegância e praticidade.
1992
Lançamento, em parceria com a montadora Suzuki, da série limitada do Jeep Vitara 4x4 Vuarnet.
1995
Lançamento da primeira coleção de roupas para iatismo e vela.
1998
Lançamento de uma linha de instrumentos para escrita.
Lançamento de sua primeira linha de calçados esportivos e casuais.
1999
Lançamento de uma linha de malas e mochilas.
2001
Lançamento de uma linha de complementos nutricionais.
2002
Criação do primeiro esqui com a marca VUARNET. O modelo se adaptava muito bem para competições de estilo livre como para caminhadas, sendo extremamente confortável.
2003
Lançamento da VUARNET EXTRÊME, uma coleção de óculos esportivos que alia inovação, moda e estilo.
Lançamento de uma coleção de roupas de estilo fashion urbano.
2004
Lançamento da VUARNET SKIN CARE, composta por cosméticos para proteção da pele em condições extremas como o frio e a neve. A gama de produtos foi elaborada a partir dos últimos avanços da biotecnologia relativos à resistência da pele às baixas temperaturas e às propriedades excepcionais de proteção da flor alpina.
2005
Lançamento do VUARNET 1960, seus primeiros perfumes (feminino e masculino).
Lançamento da VUARNET FEMME, uma linha de bijuteria 100% feita no Brasil (incluindo pedras semipreciosas e sementes) e vendida na Grécia, Suíça e França.
2006
Lançamento de uma linha de protetores solares.
2007
Lançamento de uma completa linha de cosméticos para o corpo.
2010
Lançamento da MASERATI POWERED BY VUARNET, uma coleção limitada de jaquetas desenvolvida em parceria com a tradicional marca de carros italiana.


A identidade visual
A VUARNET utiliza diferentes identidades visuais para algumas de suas divisões. A identidade corporativa e a da marca divisão de óculos sempre foram caracterizadas pelo seu tradicional logotipo nas cores azul, vermelha e branca (a mais pura representação do orgulho francês). Já a divisão de roupas utiliza um logotipo completamente diferente com um V estilizado.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1961
● Fundador: Jean Vuarnet
● Sede mundial: Genebra, Suíça
● Proprietário da marca: Vuarnet International S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Alain Vuarnet
● Faturamento: €70 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 50
● Presença global: 54 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Equipamentos esportivos
● Principais produtos: Óculos escuros, roupas esportivas e acessórios
● Concorrentes diretos: Salomon, The North Face, Nordica, Rossignol e Ray-Ban
● Ícones: Os óculos espelhados
● Slogan: It’s a Vuarnet day, today.
● Website: www.vuarnet.com.br

A marca no mundo
A marca está presente em mais de 50 mil óticas e pontos de venda (lojas multimarcas), além de uma pequena rede de 50 lojas próprias, espalhadas por 54 países, vendendo anualmente mais de 1 milhão de óculos. Outros acessórios como roupas de esqui, relógios, canetas, tênis, e até uma edição limitada de carro (da marca japonesa Suzuki) atingiram o mesmo sucesso. Embora a marca seja forte, a VUARNET é uma empresa pequena, de nicho, que fatura algo em torno de €80 milhões anualmente. Os óculos respondem por aproximadamente 60% do volume de negócios da marca. Somente no Brasil a marca possui 13 lojas em pontos selecionados.

Você sabia?
Em toda sua história, a VUARNET já vendeu mais de 27 milhões de óculos no mundo todo.
Mais de 5.000 monitores de esqui utilizam ou vestem alguma peça da marca francesa, que é patrocinadora oficial das equipes italianas, francesas e russas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/8/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

É SENSACIONAL!! Já tive o modelo 002 dobravel marron e agora tenho o 085 tb marron.A lente é muito boa.Não sai de moda.Eu Ives Tavares(RJ) indico e garanto.
abraços