Se você possui conta corrente e investimentos no Bank of America, é mais um privilegiado, entre os mais de 67 milhões de clientes, que fazem parte de um verdadeiro colosso financeiro global: mais de quatro mil agências e trilhões de dólares em depósitos, contando com um serviço eficiente de uma das instituições financeiras mais sólidas do planeta. O Bank of America tem um propósito claro: ajudar a melhorar a vida financeira de milhões de pessoas por meio do poder de cada conexão.
A história
A história do tradicional banco começou em 1904 na cidade de San Francisco, estado da Califórnia, com o nome de Bank of Italy. Foi fundado por Amadeo Pietro Giannini, cujo objetivo era ajudar pessoas que não fossem ricas e que, por isso, não tinham acesso a serviços bancários. Seu principal alvo, e clientes, eram os imigrantes italianos, a classe média americana e os agricultores. No dia 17 de outubro, o Bank of Italy começou a funcionar em um bar reformado no bairro italiano de North Beach. O fundador do banco e seus empregados saíram às ruas do bairro para convidar as pessoas a abrir contas no novo banco. A empresa sobreviveu ao terrível terremoto ocorrido no dia 18 de abril de 1906, que devastou a cidade de San Francisco. Mesmo com a terrível tragédia, Amadeo não se deu por vencido, alugou uma carroça e colocou todo o ouro e as moedas (totalizando quase US$ 2 milhões) que conseguiu recuperar dos escombros de seu banco e resolveu recomeçar naquele mesmo instante. Enquanto os outros banqueiros fecharam suas casas financeiras, ele montou um improvisado balcão, feito com um pedaço de tábua assentado sobre dois barris, nas docas da cidade e ofereceu dinheiro emprestado para pessoas que precisavam reconstruir suas vidas e seus negócios pedindo a garantia da assinatura e do fio do bigode.
Três anos depois, em 1909, a instituição financeira fez sua primeira aquisição, comprando um banco em dificuldade da cidade de San Jose. No ano de 1929 comprou o Bank of America of San Pedro, também do estado da Califórnia, somente porque seu fundador queria o nome do tal banco. Foi então que o banco passou a se chamar Bank of America. Logo o banco se tornaria o maior do estado da Califórnia. Giannini queria transformar o Bank of America em um banco nacional e começou sua expansão para os estados do oeste americano. A primeira filial estrangeira do Bank of America abriu em 1931 na cidade de Londres, a capital financeira da Europa, com treze funcionários. Já durante a Segunda Guerra Mundial, o Bank of America era o maior banco do mundo. Logo após o término do conflito, o número de cheques aumentou muito, fazendo com que o banco investisse em sistemas de compensação para dar maior agilidade a seus clientes, sistema modernizado de centralização de operações, números de contas correntes e cartões de créditos. Com todos esses processos o banco reduzia custos e crescia em uma velocidade muito maior que seus concorrentes. Além disso, em 1947, o banco abriu seu primeiro escritório asiático nas Filipinas, onde foram concedidos empréstimos para ajudar a reconstruir a indústria açucareira que havia sido destruída durante a guerra. Porém, a filial mais movimentada do pós-guerra na Ásia estava localizada no Japão. O Bank of America abriu seu primeiro escritório em Tóquio ainda em 1947.
O Bank of America foi o responsável em 1958 pelo aparecimento do cartão de crédito, o BankAmericard, lançado para os consumidores da cidade de Fresno, estado da Califórnia, e que mudaria seu nome para Visa em 1976. A verdadeira expansão para fora do estado da Califórnia aconteceu em 1984 com a aquisição do Seafirst Corporation of Seattle. Um período muito difícil, entre 1986 e 1987, assolou ao banco em virtude de péssimos empréstimos, especialmente para a América Latina, fazendo com que seu principal executivo, Sam Armacost, fosse demitido. Passado o período de turbulências, em 1992 o Bank of America adquiriu o rival Security Pacific Corporation e suas subsidiárias que incluíam bancos nos estados do Arizona, Idaho, Oregon e Washington. Esta foi a maior aquisição do setor bancário da história até aquele momento. Pouco depois comprou o Valley Bank of Nevada. A sede de capitalismo do banco não parou, em 1994 adquiriu o Continental Illinois National Bank de Chicago. Com essas aquisições o Bank of America se tornou o maior banco dos Estados Unidos em termos de depósitos. No mês de outubro de 1998 se fundiu com o NationBank, maior banco do estado da Carolina do Norte, em uma operação de US$ 64.8 bilhões (a maior que o mundo já havia presenciado até aquele momento), tornando-se uma instituição financeira poderosa, de cifras gigantescas e o primeiro banco a estar presente de costa a costa nos Estados Unidos. O novo banco era um colosso financeiro: US$ 570 bilhões em patrimônio e 4.800 agências bancárias distribuídas em 22 estados americanos.
Em 2004 comprou o Bank Boston por aproximadamente US$ 50 bilhões, tornando-se o terceiro maior banco dos Estados Unidos, depois do Citibank e do JP Morgan; e no ano seguinte adquiriu por US$ 35 bilhões a MBNA, maior administradora independente de cartões de crédito do mundo, se tornando um dos maiores emissores de cartões de crédito nos Estados Unidos, com aproximadamente 40 milhões de clientes. Foi a partir deste momento que o banco começou a fazer maciços investimentos nos mercados emergentes, principalmente na China e na Índia. Em 2007, o Bank of America, atacou novamente, comprando a operação americana do ABN AMRO Bank e o LaSalle Bank por US$ 21 bilhões. O novo negócio incrementou a presença do banco nos estados de Illinois, Michigan e Indiana com mais 411 agências, 1.500 caixas automáticos, 17 mil clientes comerciais e 1.4 milhões de clientes no varejo. Com essa aquisição o banco passou a ter US$ 1.7 trilhões em patrimônio.
Em 2008, enquanto o mundo enfrentava atônito uma das maiores e piores crises financeiras da história do capitalismo, o Bank of America dava uma demonstração de vigor e força ao comprar o Countrywide Financial, um dos maiores financiadores de hipotecas dos Estados Unidos, por US$ 4.1 bilhões, salvando a empresa de uma falência anunciada e com consequências potencialmente desastrosas para a economia do país; e o tradicional banco de investimento Merrill Lynch por US$ 50 bilhões, salvando mais uma tradicional instituição financeira da falência. Após a aquisição do Merrill Lynch, o Bank of America tornou-se a maior corporação de gestão de fortunas do mundo, assumindo protagonismo no mercado de bancos de investimento. Com isso, sua divisão de investimento passou a adotar o nome de Bank of America Merrill Lynch. Já o Merrill Lynch se tornou a divisão de gestão de patrimônio do Bank of America. Nos últimos anos o Bank of America investiu pesado em tecnologia de ponta para ampliar seus serviços online, utilizados hoje por mais de 25 milhões de usuários móveis. Um dos exemplos aconteceu recentemente quando o banco anunciou uma camada adicional de autenticação para serviços bancários online, em meio a uma onda de violações de dados importantes em várias grandes empresas americanas: é a tecnologia Online Connect, da Intel, que permite pagamentos com a impressão digital, em seus sistemas bancários online.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca foi adotado em 1998, após a fusão com o NationsBank.
Os slogans
Life’s better when we’re connected. (2013)
Bank of Opportunity. (2007)
Bank of America. Higher Standards. (2003)
Embracing ingenuity.
Think what we can do for you.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 17 de outubro de 1904
● Fundador: Amadeo Pietro Giannini
● Sede mundial: Charlotte, North Carolina, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Bank of America Corporation
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Brian Moynihan
● Faturamento: US$ 87.4 bilhões (2017)
● Lucro: US$ 18.2 bilhões (2017)
● Valor de mercado: US$ 308.9 bilhões (setembro/2018)
● Agências bancárias: 4.600
● Presença global: 36 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 209.350
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Banco de varejo, cartões de crédito, investimentos e seguros
● Concorrentes diretos: Citibank, Wells Fargo, J.P. Morgan (Chase), HSBC, Deutsche Bank, U.S. Bank, Capital One, PNC e Goldman Sachs
● Slogan: Life’s better when we’re connected.
● Website: www.bankofamerica.com
A marca no mundo
Atualmente o Bank of America é uma das maiores instituições financeiras do mundo, atendendo a consumidores individuais, pequenas e médias empresas e grandes corporações com uma gama completa de serviços bancários, investimentos, gerenciamento de ativos e outros produtos e serviços financeiros e de gerenciamento de risco. Presente em mais de 36 países, possui mais de 16 mil máquinas automáticas (ATMs), mais de 4.600 agências bancárias, mais de 67 milhões de clientes e serviços bancários online com aproximadamente 36 milhões de usuários ativos, incluindo 25 milhões de usuários móveis. O Bank of America, que emprega aproximadamente 210 mil pessoas, oferece suporte líder do setor a aproximadamente 3 milhões de proprietários de pequenas empresas por meio de um conjunto de produtos e serviços online inovadores e fáceis de usar. Aproximadamente 90% do faturamento do banco vêm do mercado americano, considerado o mais importante e estratégico dentro da corporação, onde o Bank of America fornece serviços financeiros para pessoas físicas, pequenas, média e grandes corporações.
Você sabia?
● O Bank of America ocupa a posição de número 24 no ranking da revista Fortune 500 de 2018 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
● O Bank of America é conhecido entre os americanos pela abreviatura BofA.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/9/2018
Um comentário:
esta informações deveriam estar na wikipédia, lá tem apenas uma ou duas linhas
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