18.7.06

EPSON


Líder mundial em impressão, projeção e imagem digital. Assim pode ser definida a marca japonesa EPSON, que entrega um alto desempenho de produtos, serviços e soluções que excedem as expectativas de milhões de clientes. 

A história 
A história da empresa japonesa teve início na cidade de Nagano no dia 18 de maio de 1942 com a fundação da Daiwa Kogyo Ltd. por Hisao Yamazaki, que inicialmente fabricava componentes e peças para relógios. A empresa foi fruto do investimento da família Hattori, fundadores do tradicional Grupo Seiko. Em 1959 esta empresa se fundiu com a Daini Seikosha Company para formar a Suwa Seikosha. O destino da empresa começaria a mudar em 1964, quando durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, a fabricante de relógios Seiko, da qual era subsidiária, ficou responsável pela cronometragem oficial das provas e era necessário imprimir os resultados. Era o início do ingresso da empresa na área de impressão com a criação da impressora elétrica, a primeira matricial de uma gigantesca linha que viria nos anos seguintes.


E foi pouco depois, em 1968, que começaria a surgir informalmente o nome EPSON, quando a empresa introduziu a EP-101 (impressora elétrica), primeira mini-impressora digital do mercado, cujas medidas eram 16 por 7 por 13 centímetros. Esse produto foi criado com as tecnologias ultrafinas e de alta precisão desenvolvidas pela empresa para sua produção de relógios, e revolucionou o mercado, tornando-se um produto amplamente reconhecido e abrindo novos segmentos de atuação. As iniciais “EP” (Eletric Print) formariam a base do nome da marca, à qual se juntou a palavra “son” (filho), na esperança de que uma série de produtos de sucesso seria criada dali em diante. E assim nasceu a marca EPSON, que seria oficialmente utilizada no mês de junho de 1975, para sua nova geração de impressoras. Foi neste mesmo ano que a empresa começou suas operações nos Estados Unidos, inaugurando a primeira subsidiária de vendas no exterior. Pouco depois, em 1977, ocorreu o lançamento do EPSON EX-1, um computador contábil, anunciado na época como o menor do mundo.


Em 1980 foi introduzida a MX-80, uma impressora que se tornaria padrão da indústria para impressoras matriciais. Exatamente no mês de julho de 1982, a empresa lançou um produto revolucionário: EPSON HX-20, primeiro computador com dimensões de um notebook (que significa caderno, em inglês). O novo produto tinha aproximadamente as dimensões de uma folha A4 (30 cm x 21 cm) e pesava em torno de 1.6 kg. Tinha 16 kB de RAM, um monitor LCD de 120 x 32 pixels (menor do que os visores dos telefones celulares atuais), uma pequena impressora e um drive de fitas mini-cassete. O revolucionário HX-20 marcou a entrada da empresa japonesa no mercado de notebooks e vendeu mais de meio milhão de unidades. Em 1985 ocorreu a fusão da Suwa Seikosha com a Epson Corporation, formando assim a empresa SEIKO EPSON CORPORATION. Outros produtos revolucionários surgiriam nesta década, como por exemplo, a primeira televisão portátil com tela de cristal líquido em 1984, a primeira impressora comercial a jato de tinta em 1984, e o primeiro projetor compacto de cristal colorido em 1989.


No ano de 1990 a EPSON lançou a TM-930, uma impressora para uso com PC-POS (em pontos de venda para impressão de notas), criando assim um novo segmento de mercado. Em março de 1993, ocorreu um dos principais lançamentos da história da empresa, quando a primeira impressora colorida a jato de tinta (STYLUS 800) equipada com a tecnologia MicroPiezo foi introduzida em vários mercados ao redor do mundo, alcançando sucesso imediato. Nos cartuchos com tecnologia MicroPiezo, a cabeça de impressão disparava gotículas de tinta sobre uma superfície com elementos piezo-elétricos. Com este processo os elementos acabam impulsionando as gotas de tinta ao invés de aquecê-las, como o que acontece com as cabeças de impressão tradicionais. Este processo faz com que as impressoras jato de tinta da EPSON sejam capazes de produzir, com alta velocidade, cores vivas e brilhantes. Esta impressora daria início à famosa linha de produtos com o nome STYLUS. No ano seguinte, a empresa desenvolveu com sucesso a primeira impressora de jato de tinta colorida de 720 dpi do mundo, a EPSON STYLUS COLOR. O ano de 1998 foi repleto de novidades: primeiro, uma impressora de jato de tinta colorida EPSON foi escolhida pela NASA para a missão STS-95; e depois foi lançada a TM-TM-H5000, primeira impressora híbrida da marca, sendo rápida, silenciosa e com a função de impressão e cópia. A capacidade de inovação tecnológica sempre foi uma marca de distinção da EPSON, que ao longo do último século estabeleceu importantes marcas no domínio da inovação tecnológica, o que, aliado ao desenvolvimento da empresa, fizeram com que a marca desempenhasse um papel preponderante no setor.


No início do novo milênio, a marca apresentou um verdadeiro arsenal, com qual pretendia conquistar usuários, principalmente os domésticos. As estrelas eram, naturalmente, as impressoras jato de tinta com alta qualidade fotográfica. As novidades eram os modelos que utilizavam seis cartuchos de tinta (preto, cyan, magenta, amarelo, cyan claro e magenta claro). As impressoras tradicionais usavam apenas quatro cartuchos, ou três, no caso de modelos mais baratos. Com esses dois cartuchos adicionais era possível obter maior variedade de cores, melhores contrastes e coloração de pele mais real. Eram quatro modelos nessa linha, integrantes da família STYLUS PHOTO, todos com resolução de 2.880 x 720 pontos por polegada.


Outra novidade, introduzida em 2002, foi a EPSON STYLUS C63, primeira impressora a oferecer cartuchos individuais, com tintas DURABrite (resistentes à água e luz). No ano seguinte, ampliou sua linha de produtos de entretenimento em casa com o lançamento de uma gama de projetores PowerLite Home Cinema. Pouco depois, em 2004, a empresa introduziu no mercado a EPSON PictureMate, uma impressora compacta de fácil manuseio, que poderia ser instalada e transportada para qualquer lugar. Outra inovação que surgiu esse ano foi a RD-1, primeira câmera digital com telêmetro do mundo. Nos anos seguintes a EPSON introduziu no mercado produtos revolucionários como o EMP-TWD1 (2005), um projetor de 1.200 lumens capaz de projetar imagens nítidas, mesmo em lugares iluminados, que também contava com um reprodutor de DVD de alta definição. Em 2008, ingressou no mercado de scanners de documentos com o lançamento dos scanners de mesa acessíveis e compactos. Além disso, apresentou a linha WorkForce de multifuncionais desenvolvidas para pequenas empresas e home office. Em 2010, lançou no mercado o SurePress L-4033A, primeiro produto a utilizar a tecnologia de MicroPiezo na impressão industrial de etiquetas. E as novidades não pararam por aí: em 2011 foram lançadas as impressoras de recibos TM-T88V-i, que permitem a impressão sem fios de qualquer computador, smartphone ou tablet, sem a necessidade de um sistema operacional.


Entre as novidades desenvolvidas e lançadas pela EPSON nos últimos anos estão os óculos inteligentes Moverio (2012), os primeiros no mundo com Android que permitia ver através de suas lentes; a F2000 (2013), impressora digital de impressão direta em tecidos de algodão; a rotuladora LabelWorks LW-600P (2015), que pode imprimir fitas de identificação através de dispositivos móveis; o Pulsense™ (2015), tecnologia portátil para monitoramento de frequência cardíaca, caminhadas e muito mais; e a linha EcoTank de impressoras multifuncionais, que utiliza uma tecnologia revolucionária de sistema tanque de tinta original, no qual o próprio consumidor recarrega, garantindo alto rendimento e baixíssimo custo de impressão.


Hoje em dia, com as imagens fixas e em movimento como principal meta de seus negócios, a visão corporativa de médio e longo prazo da EPSON faz com que a empresa se comprometa com a oferta de produtos e serviços que tenham capacidade de reproduzir imagens sobre papel, tela e vidro, ajudando assim as pessoas a criar estilos de vida mais vibrantes por meio de uma comunicação mais rica no trabalho, em casa e em outros locais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca japonesa passou por algumas remodelações ao longo dos anos.


Os slogans 
Exceed Your Vision. (2005) 
Focus on colour. (2003) 
Color Your Life. (2002) 
See what you’re missing. (2002) 
Where anything is possible. (1986) 
You’ve Got To See It In Epson Color. 
Imagens sem limites. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 18 de maio de 1942 
● Fundador: Hisao Yamazaki 
● Sede mundial: Nagano, Japão 
● Proprietário da marca: Seiko Epson Corporation 
● Capital aberto: Sim (2003) 
● Chairman: Seiji Hanaoka 
● Presidente: Minoru Usui 
● Faturamento: US$ 9.13 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 498 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 8.8 bilhões (novembro/2017) 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 80.900 
● Segmento: Tecnologia de impressão 
● Principais produtos: Impressoras, scanners, projetores, papéis e tintas 
● Concorrentes diretos: HP, Lexmark, Brother, Xerox, OKI, Canon, Panasonic, Toshiba e Ricoh 
● Ícones: A linha de impressoras Stylus 
● Slogan: Exceed Your Vision. 
● Website: www.epson.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a EPSON emprega aproximadamente 81.000 funcionários e possuí 86 fábricas, escritórios de vendas e centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo. Seus produtos são comercializados em mais de 120 países. A EPSON é uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras (inkjet, matriciais e laser), multifuncionais, scanners, projetores, equipamentos de automação industrial e comercial, componentes para LCD e outros componentes eletrônicos. Mais de 28% de suas vendas são realizadas nas Américas, 26.4% na Ásia e Oceania e 24.5% no Japão. A EPSON está presente no Brasil desde 1982, e após a abertura do mercado brasileiro em 1992 passou a vender impressoras importadas. Em 1997 inaugurou sua unidade fabril em Barueri (na Grande São Paulo) para a produção local de impressoras e, em 2014, ampliou a produção de produtos no país, instalando uma fábrica no Polo Industrial de Manaus. Pioneira no desenvolvimento de impressoras tanque de tinta comercializadas sob a marca EcoTank, a subsidiária brasileira tem como estratégia fortalecer também sua atuação no mercado B2B, por meio de seus produtos profissionais, entre eles, vídeo projetores, impressoras de grande formato, scanners, rotuladoras, mini-impressoras para automação comercial e robôs para automação industrial, além de projetos especiais para aeroportos e área têxtil. 

Você sabia? 
Por conta de suas tecnologias inovadoras, mundialmente, a EPSON está entre as 10 empresas que mais registram patentes. 
Um dos grandes sucessos da marca é a linha de impressoras STYLUS, que há muito tempo vem trazendo novidades para o mercado de impressão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/11/2017

Um comentário:

Faber Gamer disse...

ótimas impressoras alta qualidade de impressão já usei muito quando era designer gráfico! pena que no brasil a dispesa de cartuchos é muito caro!