28.7.06

MALAYSIA AIRLINES


Com ótimos serviços de bordo, confiável suporte terrestre, excelente infraestrutura e belas comissárias de voo vestindo roupas coloridas e características do país de origem, a companhia aérea MALAYSIA AIRLINES, considerada uma das melhores do planeta, está sempre definindo novos padrões internacionais quando o assunto é se deslocar de avião de um ponto a outro. 

A história 
As origens da companhia aérea datam de 12 de outubro de 1937 quando foi criada a Malayan Airways Limited (MAL), operação nascida da cooperação entre as empresas inglesas de transporte Imperial Airways, Ocean Steamship Company of Liverpool (comandada por Alfred Holt’s e mentor da ideia) e Straits Steamship of Singapore (de Cingapura) com os governos coloniais, que tinha como objetivo prestar serviços de voos entre a cidade de Panang na Malásia e Cingapura. Mas, foi somente quase uma década mais tarde, em virtude da Segunda Guerra Mundial, no dia 2 de abril de 1947, que o primeiro avião da nova companhia aérea riscou os céus pela primeira vez transportando cinco passageiros de Cingapura para Kuala Lumpur. Nas semanas seguintes, outros voos partindo das cidades Ipoh e Penang com destino a Cingapura foram realizados. Comandada por um grupo de visionários, a nova companhia aérea nacional se transformaria em internacional em menos de uma década. Após a Malásia atingir independência do Império Britânico, ocorrida em 31 de agosto de 1957, a empresa aérea foi reorganizada como uma companhia privada, tendo como sócios a australiana Qantas Airways, a inglesa BOAC, Borneo Airways e o governo da Federação Malaio-Cingalesa, e mudou de nome para MALAYSIAN AIRLINES.


Nos anos seguintes, a sociedade dos governos da Malásia e de Cingapura na empresa foi ampliada, adotando-se o nome MALAYSIA-SINGAPORE AIRLINES (conhecida pela sigla MSA), e a companhia aérea cresceu, incluindo a compra do primeiro Boeing e inaugurando novas rotas para Perth, Taipei, Roma e Londres. Até o ano de 1963, a Federação da Malásia incluía a cidade de Cingapura, além das regiões de Sabah e Sarawak, na ilha de Bornéu. Com a separação de Cingapura da Federação Malaia, em 9 de agosto de 1965, a empresa viu-se dividida em dois grupos de acionistas, com diferentes interesses. O governo de Cingapura decidiu investir nas rotas internacionais, incorporando sua parte da companhia à prestigiada Singapore Airlines.


Já o governo malaio resolveu investir primeiramente em rotas domésticas, até restabelecer-se no mercado de rotas internacionais e a companhia aérea como conhecemos hoje surgiu oficialmente no dia 3 de abril de 1971 com o nome de MALAYSIAN AIRLINE SYSTEM, que, no dia 1 de outubro de 1972, começou suas operações regulares, assumindo as rotas da MSA na península da Malásia. Nesta época a companhia aérea servia 34 destinos domésticos e seis internacionais. Depois disto, a companhia aérea malaia rapidamente expandiu seus serviços, incluindo longos voos da cidade de Kuala Lumpur para Londres, e pouco depois, em 1976, para outras cidades europeias como Amsterdã, Paris e Frankfurt.


Na década de 1980, com o milagre da expansão dos “Tigres Asiáticos”, a companhia aérea prosperou, aumentou suas rotas, modernizou sua frota e passou a voar para várias partes do mundo. Em 1987, a empresa mudou novamente seu nome, adotando simplesmente MALAYSIA AIRLINES. Neste mesmo ano, introduziu seu programa de milhagem Esteemed Traveller (atualmente chamado Enrich). No final desta década, a companhia aérea já oferecia voos para 47 destinos internacionais, incluindo oito na Europa, sete na Oceania e dois nos Estados Unidos (Los Angeles e Honolulu). No início da próxima década, em 1993, com a aquisição de uma aeronave Boeing 747, a MALAYSIA AIRLINES foi a primeira companhia aérea do sudeste asiático a chegar à América do Sul, com voos regulares para Buenos Aires, na Argentina, e pouco depois, em 1994, passou a voar para o México. Ainda em 1994, a empresa criou a Malaysia Airlines Academy, uma academia especializada no treinamento de seus funcionários de acordo com a visão e filosofia da companhia aérea.


No final desta década, em virtude da grave crise que abalou os países asiáticos, a MALAYSIA AIRLINES fechou no prejuízo pela primeira vez em 1997. Neste mesmo ano, a companhia aérea realizou o voo não comercial mais longo do mundo, partindo de Seattle nos Estados Unidos com destino a Kuala Lumpur conduzindo seu novo Boeing 777-200ER. Para tentar conter a crise financeira, logo após a virada do novo milênio, a companhia aérea encerrou várias rotas que não eram rentáveis como Vancouver, Madri e Munique. Em 2005, a companhia aérea introduziu sua nova primeira classe, considerada então uma das melhores do mundo. Depois de passar por uma completa reestrutura financeira em 2006, a MALAYSIA AIRLINES novamente cancelou várias rotas, mas manteve uma forte presença no sudoeste asiático, sul e leste da Ásia, Oriente Médio e na rota “Kangaroo”, que liga países da Europa a Austrália e Nova Zelândia. A partir de 2008, novas rotas começaram a serem servidas pela MALAYSIA AIRLINES como Macau e Yogyakarta. Em 2012 a companhia aérea recebeu seu primeiro Airbus A380, conhecido como o gigante dos ares por sua capacidade de passageiros.


Mas nos últimos anos a companhia aérea ingressou em outra grave crise. Coube a Peter Bellew, o mais recente CEO da companhia aérea – ele é o terceiro em menos de três anos – conduzir o ressurgimento da MALAYSIA AIRLINES que foi nacionalizada após a perda de dois jatos com centenas de passageiros em dois acidentes inesperados em 2014. Coube a ele baixar os custos, demitir funcionários (cerca de 6.000 postos de trabalho foram encerrados), cortar inúmeras rotas (principalmente de longo alcance para focar em voos dentro da Ásia), reduzir o número de aeronaves e transformar sua frota de jatos Airbus A380 em charters para peregrinos muçulmanos à Meca na Arábia Saudita. Além disso, a MALAYSIA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a contratar o novo serviço de rastreamento por satélite. Com tudo isso a MALAYSIA AIRLINES tenta se restabelecer como uma marca Premium no setor da aviação comercial. Apesar da crise pela qual passa, a companhia aérea é reconhecida mundialmente pelos seus excepcionais serviços e por ícones como as Sarong Kebaya (roupas coloridas e floridas típicas da Malásia usadas por suas comissárias de bordo desde 1986) e as pinturas especiais de alguns aviões, como o “An Experience Redefined” e o “Freedom of Space”.


A pior crise 
Até o início de 2014, a MALAYSIA AIRLINES desfrutava de um posicionamento premium no setor da aviação comercial e uma imagem de segurança e credibilidade. Porém, dois terríveis acidentes com aviões da companhia em menos de cinco meses colocaram em xeque, não somente a alta credibilidade da MALAYSIA AIRLINES, como empurraram a empresa para uma crise sem precedente. O primeiro acidente ocorreu no dia 8 março de 2014 quando o voo MH370, procedente de Kuala Lumpur, com destino a Pequim, desapareceu misteriosamente no Oceano Índico com 239 pessoas (até hoje não há sinal do avião Boeing 777 e de seus passageiros). Pouco mais de quatro meses depois, no dia 17 de julho, o voo MH17, entre Amsterdã e Kuala Lumpur, foi abatido por um míssil enquanto sobrevoava o leste da Ucrânia, que passava por um conflito com separatistas russos. Atualmente aos poucos a confiança dos passageiros está voltando e a companhia aérea se recupera lentamente.


A evolução visual 
Devido ao grande número de fusões e separações, a MALAYSIA AIRLINES utilizou inúmeros logotipos durante sua rica história. De 1972 a 1987 utilizou um logotipo vermelho com as iniciais MAS (abreviação para Malaysian Airline System). Mas no dia 15 de outubro desse ano a marca apresentou sua nova identidade visual que utilizava as cores azul e vermelha e dava grande destaque para a palavra Malaysia. Além disso, o tradicional símbolo (que representa uma espécie de pipa artesanal típica do estado de Kelantan), posicionado no lado esquerdo do novo nome da companhia (MALAYSIA AIRLINES), ganhou as cores azul e vermelho e um design mais atraente (com uma leve inclinação). O atual logotipo da marca foi apresentado em 2013 com mudanças radicais. O tradicional símbolo foi para o lado esquerdo do nome, que ganhou um tom de azul mais escuro e uma nova tipografia de letra.


A pintura dos aviões também acompanhou a evolução da identidade visual da marca, como mostra a imagem abaixo.


Já sua frota de seis aviões Airbus A380 tem uma pintura especial, utilizando a cor azul, inclusive no logotipo.


Os slogans 
Today Is Here. (2015) 
Journeys are made by the people you travel with. (2013) 
More than just an airline code. MH is Malaysian Hospitality. (2008) 
Enchantment wherever you fly. (2000) 
Going Beyond Expectations. (1994) 
We’ll treat you like gold.


Dados corporativos 
● Origem: Malásia 
● Fundação: 12 de outubro de 1937 
● Fundador: Alfred Holt’s 
● Sede mundial: Kuala Lumpur, Malásia 
● Proprietário da marca: Malaysia Aviation Group Bhd 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Peter Bellew 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 75 
● Destinos: 57 
● Passageiros transportados: 15.000.000 (2016) 
● Presença global: 22 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 14.000 
● Segmento: Aviação comercial 
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Concorrentes diretos: Garuda Indonesia, Cathay Pacific, Singapore Airlines, Thai Airways, China Airlines, JAL, Jet Airways e Qantas Airways 
● Ícones: Os coloridos uniformes das comissárias de bordo 
● Slogan: Today Is Here. 
● Website: www.malaysiaairlines.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia, a MALAYSIA AIRLINES, uma das maiores companhias aérea do sudeste asiático, possui uma moderna frota de 75 aeronaves, voa para mais de 55 destinos (15 deles nacionais) em 22 países ao redor do mundo, especialmente Ásia, Oriente Médio e Oceania. A companhia aérea transportou em 2016 mais de 15 milhões de passageiros. Foram mais de 40.000 passageiros por dia através de 330 voos. A companhia aérea, que tem seu hub principal no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, é membro da aliança global oneworld desde 2013. A divisão cargueira da empresa é chamada de MASkargo, que voa para 11 destinos na Ásia com três aeronaves. 

Você sabia? 
A Skytrax, uma consultoria britânica independente responsável por criar o ranking das melhores companhias aéreas do mundo, condecorou a MALAYSIA AIRLINES com 5 estrelas por três vezes, nos anos de 2009, 2012 e 2013. 
A MALAYSIA AIRLINES chegou a ser a única companhia aérea do sudeste asiático a ter como destino a América do Sul. A empresa realizava voos de Kuala Lumpur, com conexões na África do Sul e destino para Buenos Aires na Argentina. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Estadão, Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/5/2017

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