28.7.06

MALAYSIA AIRLINES

Com ótimos serviços de bordo, confiável suporte terrestre, excelente infra-estrutura e belas comissárias de vôo vestindo roupas coloridas e características do país de origem, a companhia aérea MALAYSIA AIRLINES, considerada uma das melhores do planeta nos dias de hoje, está definindo novos padrões internacionais quando o assunto é se deslocar de avião de um ponto ao outro.
-
A história
As origens da companhia aérea datam de 12 de outubro de 1937 quando foi criada a Malayan Airways Limited (MAL), operação nascida da cooperação entre as empresas inglesas de transporte Imperial Airways, Ocean Steamship Company of Liverpool (comandada por Alfred Holt's e mentor da idéia) e Straits Steamship of Singapore (de Cingapura) com os governos coloniais, que tinha como objetivo prestar serviços de vôos entre a cidade de Panang na Malásia e Cingapura. Mas, foi somente quase uma década mais tarde, no dia 2 de abril de 1947, que o primeiro avião da nova companhia aérea riscou os céus pela primeira vez transportando cinco passageiros de Cingapura para Kuala Lumpur. Nas semanas seguintes, outros vôos partindo das cidades Ipoh e Penang com destino a Cingapura foram realizados. Comandada por um grupo de visionários, a nova companhia aérea nacional se transformaria em internacional em menos de uma década. Em 1957, com a independência da Malaya, a empresa aérea foi reorganizada como uma companhia privada, tendo como sócios a australiana Qantas Airways, a inglesa BOAC, Borneo Airways e o governo da Federação Malaio-Cingalesa.
-
-
Em 1963, a Malaya passou a se chamar oficialmente Federação da Malásia e a empresa aérea mudou de nome para MALAYSIAN AIRLINES, e pouco depois, incorporou a companhia aérea Borneo Airways. Dois anos mais tarde, foi a vez de Cingapura se separar da Federação. A sociedade das duas federações na empresa continuou, adotando-se o nome MALAYSIA-SINGAPORE AIRLINES (conhecida pela sigla MSA), e a companhia aérea cresceu, incluindo a compra do primeiro Boeing e inaugurando novas rotas para Perth, Taipei, Roma e Londres.
-
-
A MALAYSIA AIRLINES surgiu somente no dia 3 de abril de 1971, com a decisão dos governos da Malásia e de Cingapura de desfazer a sociedade na MSA, apenas cinco anos após ter sido estabelecida. Assim, surgia oficialmente a MALAYSIAN AIRLINE SYSTEM, que, no dia 1 de outubro de 1972, começou suas operações regulares, assumindo as rotas da MSA na península da Malásia. Nesta época a companhia aérea servia 34 destinos domésticos e seis internacionais. Depois disto, a MALAYSIA AIRLINES rapidamente expandiu seus serviços, incluindo longos vôos da cidade de Kuala Lumpur para Londres, e pouco depois, em 176, para outras cidades européias como Amsterdã, Paris e Frankfurt.
-
-
Na década de 80, com o milagre da expansão dos “Tigres Asiáticos”, a MALAYSIA AIRLINES prosperou, aumentou suas rotas, modernizou sua frota e passou a voar para várias partes do mundo. Em 1987, a empresa mudou novamente seu nome, adotando simplesmente MALAYSIA AIRLINES. Neste mesmo ano, introduziu seu programa de milhagem Esteemed Traveller (atualmente chamado Enrich). No final desta década, a companhia aérea já oferecia vôos para 47 destinos internacionais, incluindo oito na Europa, sete na Oceania e dois nos Estados Unidos (Los Angeles e Honolulu). No início dos anos 90, em 1993, a companhia aérea inaugurou seu primeiro vôo servindo a América do Sul, e pouco depois, em 1994, para o México.
-
-
No final desta década, em virtude da grave crise que abalou os países asiáticos, a MALAYSIA AIRLINES, fechou no prejuízo pela primeira vez em 1997. Neste mesmo ano, a companhia aérea realizou o vôo não comercial mais longo do mundo, partindo de Seattle nos Estados Unidos com destino a Kuala Lumpur conduzindo seu novo Boeing 777-200ER. Para tentar conter a crise financeira, logo após a virada do novo milênio, a companhia aérea encerrou várias rotas que não eram rentáveis com Vancouver, Madrid e Munique. Em 2005, a companhia aérea introduziu sua nova primeira classe, considerada uma das melhores do mundo.
-
-
Depois de passar por uma completa reestrutura financeira em 2006, a MALAYSIA AIRLINES cancelou várias rotas, mas manteve uma forte presença no sudoeste asiático, sul e leste da Ásia, Oriente Médio e na rota “Kangaroo”, que liga países da Europa a Austrália e Nova Zelândia. A partir de 2008, novas rotas começaram a serem servidas pela MALAYSIA AIRLINES como Macau e Yogyakarta. A companhia aérea é reconhecida mundialmente pelos seus excepcionais serviços e por ícones como as Sarong Kebaya (roupas coloridas e floridas típicas da Malásia usadas por suas comissárias de bordo) e as pinturas especiais de alguns aviões, como o “An Experience Redefined” e o “Freedom of Space”.
-
-
A evolução visual
Devido ao grande número de fusões e separações, a MALAYSIA AIRLINES possui vários logotipos durante sua rica história. O último deles introduzido em 1987.
-
-
Os slogans
MH is Malaysian Hospitality. (2008)
Going Beyond Expectations. (1994)
Enchantment wherever you fly.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Malásia
● Fundação: 12 de outubro de 1937
● Fundador:
Alfred Holt's
● Sede mundial:
Kuala Lumpur, Malásia
● Proprietário da marca: Malaysian Airline System Berhad
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
Munir Bin Abdul Majid
● CEO: Azmil Zahruddin bin Raja Abdul Aziz
● Faturamento: US$ 3.4 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 125 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 2.3 bilhões (abril/2010)
● Frota: 85
● Destinos: 180
● Hub principal: Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
● Presença global:
+ 55 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
22.835
● Segmento: Aviação
● Principais produtos:
Aviação comercial e cargueira
● Ícones:
Os coloridos uniformes dos comissários de bordo
● Slogan:
MH is Malaysian Hospitality.
● Website:
www.malaysiaairlines.com
-
A marca no mundo
Hoje em dia, a MALAYSIA AIRLINES, maior companhia aérea do sudeste asiático, possui uma moderna frota de 85 aeronaves, voa para mais de 85 destinos em 55 países ao redor do mundo e mais de 115 destinos domésticos, transportando diariamente mais de 40.000 pessoas.
-
Você sabia?
A MALAYSIA AIRLINES é a única companhia aérea do sudeste asiático a ter como destino a América do Sul. A empresa faz vôos de Kuala Lumpur, com conexões na África do Sul e destino para Buenos Aires na Argentina.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 24/4/2010

Nenhum comentário: