18.9.06

DOW CHEMICAL

As unidades de negócios da DOW CHEMICAL voltadas a mercados específicos concentram tecnologia, expertise e liderança para ajudar seus clientes a ultrapassarem desafios e atingirem os melhores resultados. Essas soluções se refletem positivamente em vários aspectos do cotidiano, como carros mais seguros, alimentos mais saudáveis, água mais limpa e computadores mais rápidos, sempre priorizando a satisfação do cliente, a atuação responsável e o respeito ao meio ambiente.
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A história
Tudo começou no dia 18 de maio de 1897 quando o químico canadense Herbert Henry Dow fundou a The Dow Chemical Company com o objetivo de vender comercialmente e extrair cloretos e brometos dos depósitos de salmoura em Midland, estado americano do Michigan. Seus primeiros produtos foram brometo de potássio e alvejantes, que começaram a ser vendidos em 1898, mesmo ano em que a empresa adotou o tradicional logotipo em formato de diamante para resolver problemas de transporte. Nos anos seguintes a empresa rapidamente diversificou sua linha de produtos. Pouco depois da virada do século, em 1904, a empresa estabeleceu seu departamento de vendas próprio. Dois anos mais tarde, a empresa lançou seus primeiros produtos voltados para agricultura.
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Em 20 anos a DOW CHEMICAL se tornou uma das maiores fabricantes de produtos agrícolas, cloro, phenol e magnésio do mundo. Em 1908, foi fundada a divisão de produtos agrícolas, responsável pela comercialização de um inseticida em spray para árvores frutíferas. No ano de 1918, a DOW adotou oficialmente o tradicional logotipo em formato de diamante como símbolo corporativo. No ano seguinte, a empresa estabeleceu seu primeiro laboratório de pesquisas. No início da década de 30, a empresa construiu sua primeira fábrica para extrair magnésio da água do mar. Nesta época, com a morte do fundador da empresa, seu filho Willard H. Dow assumiu o comando da DOW.
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Pouco depois, em 1935, a empresa ingressou no segmento de plásticos, produzindo resina plástica, fato que contribuiu e muito para a empresa se tornar uma das gigantes no setor químico. Seus primeiros produtos nessa área foram o Ethylcelulose e o poliestireno, introduzido em 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial, a DOW contribuiu com a produção de magnésio e borracha sintética para o exército americano. Sua expansão internacional começou em 1942 quando fundou a subsidiária canadense em Sarnia, Ontário, para produzir styrene. No ano seguinte, juntamente com a Corning Glass formou a DOW CORNING para produzir silicone para uso militar. No período pós-guerra começou a se expandir ainda mais, inaugurando em 1952 uma subsidiária no Japão e abrindo, em 1957, escritórios em Roterdã, Estocolmo e México.
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Em 1958 a divisão de plásticos já representava 35% do faturamento da empresa. Durante a Guerra do Vietnã, a empresa foi a principal fornecedora do Napalm, uma arma química (espécie de gel solvente e altamente inflamável) para as Forças armadas americanas. Em 1968 os sacos plásticos Ziploc são colocados em teste no mercado. Nos anos seguintes a DOW CHEMICAL cresceu rapidamente, espalhando-se pelo mundo e tornando-se uma das maiores indústrias químicas mundiais. Em 2001, a empresa anunciou a fusão com a Union Carbide, se tornando um verdadeiro colosso em seu segmento. Recentemente, no dia 1 de abril de 2009, a empresa anunciou a compra da rival Rohm and Haas por US$ 18 bilhões, reforçando ainda mais sua posição de liderança global.
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A DOW é atualmente uma companhia química diversificada que atua com produtos e soluções em quatro grandes áreas: químicos, plásticos, automotivos e agricultura Seu amplo portfólio atende mercados e aplicações voltados para: Agricultura e alimentos; Automotivo e transportes; Materiais de construção; Revestimentos e adesivos; Eletroeletrônicos e eletrodomésticos; Cuidados/Limpeza de tecidos e superfícies; Fibras/Têxteis e calçados; Pisos e móveis; Saúde e higiene; Petróleo e gás, processamento químico; Cuidados pessoais; Purificação de água; e Fios e cabos.
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A linha do tempo
1910
Inicia a comercialização de sulfeto de sódio.
1916
Inicia a venda de cloreto de cálcio, ácido acetil salicílico e magnésio em metal.
1922
Inicia a comercialização de dibrometo de etileno, utilizado na composição da gasolina.
1953
Lançamento do SARAN, filmes protetores domésticos que retiam o sabor, mantinham a umidade e prolongavam a vida dos alimentos.
1970
Lançamento de uma completa linha de produtos para aplicações automotivas.
1983
Inicia a comercialização de discos compactos (CD).
1985
Lançamento do DRYTECH™, um polímero super absorvente utilizado na fabricação de fraldas descartáveis.
1996
Ingressa no segmento de garrafas PET e polipropileno.
2000
Lançamento da STRANDFOAM™, uma espuma de polipropileno extremamente resistente utilizada pela indústria automotiva como absorvente de energia em colisões.
2001
Lançamento do THE ENHANCER™, um revestimento para carpetes que propricia mais ergonomia, além do prolongamento da vida ítul do tapete.
2002
Lançamento da XLA™, uma fibra stretch revolucionária desenvolvida para que as roupas tenham boa aparência mesmo depois de usadas muitas vezes e exposta à água e ao cloro.
2003
Lançamento do HERCULEX™, que protege as sementes de milho contra os danos causados por insetos, aumentando o rendimento da plantação e garantindo vegetais de qualidade mais elevada.
2005
Lançamento da tecnologia BETAMATE™ LESA, que possibilita adesão de alto desempenho a uma vasta gama de materiais, proporcionando durabilidade e redução de custos para a indústria automobilística.
2006
Lançamento da FORTEFIBER™, que possibilitava o acréscimo de fibras em variados tipos de alimentos líquidos. Desenvolvida para ser não-alergênica e não-fermentável, ajuda a manter normais as taxas de colesterol e os níveis de glicose e insulina.
2007
Lançamento das espumas IMPAXX™, que absorvem energia e são um componente-chave em automóveis de passeio, veículos espaciais e militares e embarcações.
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Os slogans
Living. Improved daily. (2001)
What Good Thinking Can Do. (1996)
There's Great Chemistry Between Us. (1995)
Dow Lets You Do Great Things. (1985)
Common Sense/Uncommon Chemistry. (1979)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 18 de maio de 1897
● Fundador: Herbert Henry Dow
● Sede mundial:
Midland, Michigan
● Proprietário da marca:
The Dow Chemical Company
● Capital aberto: Sim (1937)
● Chairman & CEO:
Andrew Liveris
● Faturamento: US$ 44.8 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 648 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 30.6 bilhões (maio/2010)
● Fábricas: 150
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 52.195
● Segmento:
Indústria química
● Principais produtos: Produtos químicos e para agricultura e plásticos
● Slogan: Living. Improved Daily.
● Website:
www.dow.com
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A marca no Brasil
No Brasil, a empresa inaugurou seu primeiro escritório de vendas em 1956. Quase uma década mais tarde, a empresa unaugurou o terminal marítimo do Guarujá (SP), que deu início ao complexo industrial do Guarujá. No final da década de 80, a Dow AgroSciences iniciou seus trabalhos com uma joint venture entre o departamento de produtos agrícolas da The Dow Chemical Company e o departamento Científico de Plantas da Eli Lilly and Company, que resultou na criação da DowElanco. Em 1996, com a compra da Estireno do Nordeste (EDN) a DOW se tornou a maior fabricante de poliestireno da América Latina. Atualmente a DOW emprega no país mais de 2.200 pessoas, em 19 unidades industriais, quatro terminais marítimos e dois centros de pesquisa.
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A marca no mundo
A DOW CHEMICAL, segundo maior fabricante químico do planeta (atrás somente da Basf), está presente atualmente em mais de 160 países comercializando mais de 3.300 produtos (químicos, plásticos e produtos agrícolas), com vendas anuais acima dos US$ 44 bilhões.
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Você sabia?
Anualmente a DOW CHEMICAL investe mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 22/5/2010

Um comentário:

Allen Jasson disse...

Nice article, very useful information.


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