3.9.06

NATIONAL CAR RENTAL

Para milhões de turistas e viajantes a negócios a cor verde representa a segurança, tranqüilidade e eficiência quando o assunto é alugar um automóvel. Foi justamente por essa confiança que adquiriu dos consumidores que a NATIONAL CAR RENTAL, uma das mais importantes e tradicionais locadoras do mundo, é reconhecida pelo seu famoso slogan “Green Means GO” (ou em tradução livre “A cor verde significa vá ou siga em frente”).
-
A história
Tudo começou no dia 27 de agosto de 1947 quando, para ganhar força no mercado americano e poder concorrer com gigantes do setor de locação de automóveis, um grupo de 24 operadoras de aluguel de carros independentes, fundou a locadora NATIONAL CAR RENTAL na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri. Entre os fundadores estava Joe Saunders, a quem muitos creditam a criação do serviço de locação de veículos em 1916. A nova empresa já começou operando em 60 localidades espalhadas pelo país, com uma frota de veículo de 800 carros. Rapidamente a nova empresa cresceu, estabelecendo-se no mercado por dois fatores determinantes: a grande localização de seus pontos de locação e os serviços personalizados que prestava a seus clientes. No ano de 1954 foi a primeira locadora de automóveis a permitir o aluguel de um carro em uma localidade e devolvê-lo em outra.
-
-
No final desta década, em 1959, através de um acordo com uma conceituada locadora canadense, a NATIONAL expandia seus serviços para além da fronteira americana. Outro ato de pioneirismo da marca ocorreu em 1966, quando equipou seus escritórios regionais com sistemas de computadores “Telemax”, sendo a primeira locadora á oferecer os serviços de reservas computadorizados. O crescimento da locadora era impressionante: em 1972, a NATIONAL já possuía 1.700 pontos de locação nos Estados Unidos e acordos internacionais que criaram uma rede com 700 pontos em 57 países ao redor do mundo.
-
-
Ainda no início desta década, em 1974, a NATIONAL, através de uma parceria com a locadora Europcar, iniciou um tímido processo de expansão internacional para fora da América do Norte. Em 1976 começou a oferecer seus serviços dentro dos principais aeroportos americanos, fazendo com que o índice de aluguel aumentasse consideravelmente. Ainda nesta década, foi uma das primeiras empresas do segmento a oferecer programas de locação específicos para clientes corporativos, visando arregimentar um público formado por executivos e homens de negócios que estavam em viagens.
-
-
No ano de 1987 introduziu o primeiro programa de viajantes freqüentes (uma espécie de cartão de fidelidade) chamado Emerald Club, que no decorrer dos próximos anos se tornou um dos melhores e mais eficientes do setor oferecendo inúmeras vantagens aos seus membros. Neste mesmo ano, através do “Paperless Express Rental Agreement” tornou o ato de alugar um automóvel mais rápido, utilizando informações previamente gravadas em seu sistema para que o processo levasse apenas alguns segundos. Como parte de seu plano de expansão internacional, em 1988, a NATIONAL assinou um acordo com a Nippon Car Rental assegurando que seus serviços de locação de veículo cobrissem todo território japonês e outros países asiáticos. No final desta década, a NATIONAL assinou um acordo de 10 anos com a Walt Disney Company para que se tornasse locadora oficial dentro dos parques temáticos.
-
-
Na década seguinte, após um período de enormes dificuldades e sofrer uma grande reestruturação, a NATIONAL prosseguiu seu plano de expansão internacional ao adquirir, em 1996, a Tilden Car Rental, mais antiga locadora de veículos do Canadá. Em 2005, plenamente estabelecida nos Estados Unidos e em alguns outros países, a NATIONAL contava com uma enorme e nova frota de veículos, possuindo mais de 2.000 pontos de locação. No mês de agosto de 2007, a empresa Vanguard Car Rental USA, proprietária da NATIONAL, foi comprada pela Enterprise Rent-A-Car, considerada atualmente a maior locadora do Mercado Americano.
-
-
Os slogans
Green means GO.
When you’re ready, we’re ready.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 27 de agosto de 1947
● Fundador: Um grupo de 24 operadoras de aluguel de carros independentes
● Sede mundial:
Tulsa, Oklahoma
● Proprietário da marca: Enterprise Holdings Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Andrew Taylor
● Presidente:
Pam Nicholson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Pontos de locação: + 3.000
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 11.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos:
Locação de veículos
● Ícones:
A cor verde
● Slogan: Green means GO.
● Website:
www.nationalcar.com
-
A marca no mundo
A locadora NATIONAL CAR RENTAL, uma das maiores do mercado americano, possui pontos de locação em mais de 3 mil localidades em 90 países como Estados Unidos, Canadá, Europa, América Latina, Caribe, Ásia, África e Austrália.
-
Você sabia?
A NATIONAL CAR RENTAL já esteve no mercado brasileiro, depois que na década de 80 assinou um acordo de associação com a Localiza.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 17/3/2010

Nenhum comentário: