7.9.09

MONIN


Os produtos da marca francesa MONIN, especialmente xaropes de frutas, são criados para profissionais que almejam a perfeição e sabores fiéis (verdadeiros) para criar ou aprimorar receitas e coquetéis. Dificilmente um coquetel é preparado sem a utilização dos saborosos xaropes de frutas da tradicional marca francesa.

A história
Tudo começou em 1912 quando Georges Monin decidiu se tornar um fabricante de licores e xaropes, na histórica cidade de Bourges, antiga capital francesa, fundando a MONIN GOURMET FLAVORINGS. Seus produtos eram bebidas resultantes da combinação perfeita de açúcar puro de cana com extratos naturais de frutas, nozes e flores. Desde o início, ele dedicou e ofereceu seus produtos aos profissionais de bares, restaurantes e culinaristas que apreciavam sua determinação pela qualidade, o que distinguiu a MONIN das outras marcas existentes no mercado. Seu slogan “Paixão pela Qualidade” (em francês, “La Passion de la Qualité”) tornou-se o lema da empresa. Nos anos seguintes os produtos se tornaram populares, sendo presença constante na coquetelaria por sua fácil utilização, acrescentando mais aroma e sabor aos drinques alcoólicos ou não alcoólicos; e na culinária, onde eram utilizados pela magia do verdadeiro sabor e aroma que podiam encantar o paladar.


A família Monin viajava pelo mundo à procura dos melhores ingredientes naturais, ao lado de fornecedores que compartilhavam a paixão por sabor e qualidade. Por volta dos anos 30, a MONIN se transformou numa das marcas líderes de xaropes de frutas do mercado doméstico. A empresa começou a exportar seus produtos para o Marrocos, Malta, Tunísia, Ilhas Caribenhas e leste da África, de onde eram trazidas as frutas tropicais para a produção de seus xaropes. Em 1945, Paul Monin, filho do fundador da empresa, assumiu os negócios e iniciou uma grande expansão com distribuição nacional no território francês e aumento significativo das exportações. Nas décadas seguintes a MONIN lançou inúmeros novos sabores, criando também linhas específicas para determinadas aplicações.


A década de 90 foi um período de afirmação da marca mundialmente. Começou em 1993 com a inauguração da filial americana, e três anos depois, seguiu com as instalações da fábrica na ensolarada cidade de Clearwater no estado da Flórida. É nesta fábrica que são produzidos os xaropes que abastecem todo o hemisfério ocidental. A matéria-prima vem da França, onde é extraída naturalmente. Ela é então misturada e engarrafada nos Estados Unidos, a fim de alcançar a mesma qualidade obtida na França por três gerações. Este período também foi marcado pela conquista definitiva da qualidade e excelência de seus produtos. Ainda em 1993, a MONIN foi indicada membro patrocinador da prestigiada International Bartenders Association (IBA), sendo a única marca de xaropes que aparece lado a lado das marcas de bebidas internacionalmente famosas. No ano seguinte, recebeu o Grande Prêmio de Excelência Europeia pela perfeição de sua produção.


Ao longo dos anos a MONIN participou de várias competições internacionais de coquetelaria, recebendo vários prêmios e reconfirmando sua reputação em obter excelência, ganhando três campeonatos mundiais, onde as três receitas premiadas continham produtos da marca francesa. Em 2003, a MONIN chegou ao Brasil, através da Flavors Distribuidora de Bebidas, seu importador e representante exclusivo, oferecendo aos profissionais brasileiros a possibilidade de estarem conhecendo e trabalhando com o que há de melhor no mundo em sabor e aroma de qualidade. Pouco depois, em 2005, a empresa inaugurou na França o Studio, uma mistura de café e centro moderno de desenvolvimento e novas aplicações onde drinques e sabores são criados e testados.


Os xaropes MONIN não são somente saborosos como também versáteis, podendo ser utilizados desde drinques sofisticados, a uma simples soda, um café ou chá aromatizado, um smoothie e até na culinária. Bartenders, baristas e chefes gourmet, estão sempre à procura de diversidade e qualidade, mas acima de tudo querem qualquer coisa única que dê sabor as suas receitas. A gama de xaropes MONIN ajuda-os a expandir a sua imaginação e a estimular o seu potencial criativo, em qualquer aplicação que inventem.


A diversidade de sabores
Hoje em dia, MONIN é o maior e mais conhecido produtor de sabores de alta qualidade para aplicações na gastronomia, na coquetelaria e na cafeteria. O que diferencia MONIN dos demais é seu rico sabor natural. Os xaropes são altamente concentrados, e feitos de frutas, nozes, especiarias e flores naturais, combinados com água e açúcar de cana. Com mais de 70 sabores naturais, proporciona os elementos à criatividade e ótimos sabores aos profissionais de primeira linha. Seus diversos sabores estão divididos em categorias como Frutas (açaí, abacaxi, amora, apricot, banana, blueberry, cassis, cereja, coco, framboesa, goiaba, kiwi, laranja, lichia, limão, lima, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, morango, pêssego, romã, tangerina, uva, entre outros), Nozes e Especiarias (anis, amareto, amêndoas, avelã, canela, jasmim, macadâmia, baunilha, menta, curaçao, caramelo, chocolate, gengibre, pistache, rosas, violeta, entre outros), Concentrados de Chá (chá verde, CHAI, Lemon Tea, Mango Tea, Peach Tea, entre outros), além das caldas de caramelo, chocolate branco e chocolate escuro. A MONIN possui ainda a linha de xaropes de frutas sem açúcar, adoçados com adoçantes orgânicos, além das linhas Gourmet Sauces (especialmente desenvolvida para cafeterias) e a Fruit Purées (xaropes mais concentrados e com 25% mais frutas desenvolvidos especialmente para a preparação de smoothies, limonadas, chás gelados e sodas italianas).


A evolução visual
A identidade visual da marca francesa passou por algumas remodelações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna.


Os slogans
Ultimate Taste. Ultimate Creativity.
Goûts d’exception, Créations d’exception.
La Passion de la Qualité.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1912
● Fundador: Georges Monin
● Sede mundial: Bourges, França
● Proprietário da marca: Monin Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Olivier Monin
● CEO: Bill Lombardo
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 4
● Presença global: 105 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Xaropes e caldas
● Concorrentes diretos: Kaly, Fabbri e Védrenne
● Slogan: Ultimate Taste. Ultimate Creativity.
● Website: www.monin.com

A marca no mundo
A MONIN, líder mundial na fabricação e comercialização de xaropes premium, coquetéis não alcoólicos e chás concentrados, comercializa seus produtos em mais de 105 países ao redor do mundo. A MONIN possui atualmente duas fábricas na França, uma nos Estados Unidos e uma na Malásia.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/8/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei conhecer a história.