27.10.10

ARENA


Toucas que não molham, protegem e se moldam com perfeição aos cabelos. Maiôs com tecnologia de ponta, aqueles que, de tão finos, só podem ser vestidos com luvas cirúrgicas e que ajudaram a quebrar vários recordes da natação mundial. A ARENA é uma autêntica marca aquática para atletas e amantes do esporte, especificamente natação. Onde quer que haja esportes aquáticos ou água, a marca está sempre presente, sendo uma referência em equipamentos de alto desempenho. 

A história 
A história começou quando o visionário Horst Dassler, filho do fundador da marca alemã Adidas (conheça a história desta outra marca aqui), e então presidente da subsidiária francesa da empresa, ficou estarrecido, como o mundo todo na época, com as sete medalhas de ouro e os sete recordes mundiais que o nadador americano Mark Spitz conquistou nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Percebendo que o feito alcançado pelo americano iria aumentar sua legião de fãs e despertar um interesse ainda maior pela natação, ele começou a planejar a criação de uma marca especializada na produção de equipamentos para o esporte. Após os Jogos Olímpicos, apesar de receber inúmeras propostas de patrocínio de consagradas marcas esportivas, o nadador americano foi convencido a fazer parte do novo projeto de Horst. Foi então que, em 1973, surgiu a marca ARENA, especializada em equipamentos de natação de alto desempenho para competições. Inicialmente a marca era apenas uma divisão interna da subsidiária francesa da Adidas.
  

O primeiro produto da nova marca foi o Skinfit®, conhecido na indústria como uma “pérola tecnológica”. Era um maiô de alta performance desenvolvido com um tecido muito leve (pesava apenas 18 gramas) para se moldar ao corpo do nadador com extrema precisão, como se fosse uma segunda pele. No ano seguinte a marca assinou o primeiro contrato de patrocínio com uma nadadora, a australiana Shane Gould, considerada na época a versão feminina de Spitz. Trabalhando em parceria com a nadadora, a ARENA lançou em 1974 uma linha com seu nome. Sabendo que o sucesso da marca dependeria do patrocínio a grandes nadadores, Horst começou a preparar a ARENA para os próximos Jogos Olímpicos, assinando contratos com nadadores de grande destaque, que trabalharam juntos com a marca para desenvolver novos produtos voltados para competições.
  

Nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, a equipe original de patrocinados pela ARENA, que incluía nomes como Mark Spitz (USA), Novella Calligaris (ITA), Steve Furniss (USA), David Wilke (UK), Shirley Babashoff (USA), Gary Hall (USA), Klaus Dibiasi (ITA), Ulrika Knape (SUE) e Maxine King (USA), utilizavam maiôs e óculos especialmente desenvolvidos para as competições de alto nível. O resultado: os nadadores da ARENA conquistaram 44 medalhas durante a competição. Não poderia ser uma apresentação melhor da marca para o mundo. Dois anos depois, no Campeonato Mundial de Natação em Berlim, os atletas vestindo ARENA ganharam um total de 62 medalhas, quase 75% do total de medalhas, e quebraram 9 recordes mundiais. Com investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento de trajes de competição a marca lançou em 1980 o Flyback®, primeiro maiô de competição do mundo projetado com alças finas para criar aberturas de ombro maiores e costas expostas, a fim de proporcionar aos atletas uma amplitude de movimento completa da parte superior do corpo.
   

Depois da morte prematura de Horst Dassler em 1987, a marca ARENA acabou sendo vendida em 1990 para um fundo de investimento japonês. Os novos proprietários continuaram investindo no desenvolvimento de produtos inovadores e na expansão da marca pelo mundo. A feroz batalha no segmento de trajes de natação de alta tecnologia, especialmente com sua rival Speedo (saiba essa história aqui), começou em 1992 com o lançamento do AquaRacer®, projetado para fazer os nadadores deslizarem na água por causa de seu acabamento extra liso e excelente ajuste com máxima liberdade de movimento.
   

Nos anos seguintes, a marca deu continuidade a sua obsessão de revolucionar o segmento da natação. Foi assim que em 1997 nasceu o X-Flat®, o primeiro traje de competição na versão high tech. Ele era o mais fino, leve e macio até então criado, e foi amplamente divulgado pelo nadador russo Alexander Popov. Mas, o grande lançamento da ARENA aconteceria nos Jogos Olímpicos de 2000, com o Powerskin®, uma nova geração altamente tecnológica de trajes de competição que praticamente cobria o corpo inteiro dos atletas. Powerskin® e seu sucessor Powerskin X-Treme® (lançado em 2004) conquistaram o privilégio de acompanhar os maiores campeões aos pódios dos eventos de natação mais prestigiados da Europa e do mundo.
   

Em 2008 ocorreu o lançamento do Powerskin R-Evolution®, um traje 54 centésimos mais rápido que o Powerskin X-Treme®, que proporcionava 20% a menos de redução de resistência e 24% a mais de manutenção de velocidade. A marca, apostando no fato de ser a então patrocinadora de César Cielo, nadador brasileiro bicampeão mundial na época, desembarcou (na verdade foi um retorno) oficialmente no país em outubro de 2009 com seus produtos e acessórios para performance em esportes aquáticos, como óculos para natação (que não embaçam e possuem sistema de autoajuste ao rosto), toucas (que se moldam perfeitamente aos cabelos), protetores auriculares (feito com material anti alérgico e cera natural), nose clips (com formatos exclusivos e anatômicos) e os famosos maiôs. O país era visto como a maior oportunidade de crescimento da marca, que havia feito sucesso nas últimas olimpíadas com seus maiôs tecnológicos, como o usado pelo próprio Cielo.
   

Mas a inovação tecnológica mais avançada veio em 2009 com o lançamento do X-Glide®, que foi listado entre as 50 melhores invenções do ano pela revista Time. O nadador Paul Biedermann usou esse traje altamente tecnológico (feito inteiramente de poliuretano, o que favorecia uma maior aerodinâmica do atleta na água) durante o Campeonato Mundial em Roma e venceu o super campeão Michael Phelps. Logo após isso, a Federação Internacional de Natação proibiu o uso de maiôs de poliuretano. Mas graças a décadas de experiência, a ARENA enfrentou o desafio e rapidamente lançou, em 2012, ano das Olimpíadas de Londres, um novo traje inovador e altamente tecnológico, o Powerskin Carbon-Pro®. O traje foi feito entrelaçando a fibra de carbono diretamente com o tecido, para obter um benefício revolucionário conhecido como “compressão inteligente”, expressão agora adotada na linguagem da natação mundial.
   

Pouco depois, em 2014, a ARENA assinou um acordo histórico e se tornou a principal patrocinadora e parceira técnica do órgão máximo que governa a natação mundial, a FINA (Fédération Internationale de Natation). Entre as mais recentes novidades da marca está o consagrado traje Carbon Flex XV, cujo sistema V-Flex promove ao mesmo tempo mais compressão muscular e maior liberdade de movimento, além de possuir uma costura em formato de X para oferecer ao nadador uma melhor distribuição da tensão ao longo da prova; e o Carbon Air², cujas poucas costuras e fibras leves de carbono promovem maior conforto e melhor encaixe ao corpo do nadador. Em 2019, a ARENA adquiriu os direitos globais da Diana, tradicional marca esportiva italiana fundada em 1947 e especializada em esportes aquáticos, especialmente o pólo aquático.
    

A ARENA, que foi idealizada por um alemão, nasceu na França, e é atualmente italiana, utiliza sua paixão e experiência dentro das piscinas para criar “uma segunda pele” que oferece a confiança necessária para milhões de nadadores atingirem um alto desempenho e resultados fantásticos. Dos treinamentos a competição, a ARENA tem se dedicado a um profundo conhecimento técnico do esporte, da água e do corpo humano, para cada vez mais aprimorar o desempenho e capacidades de grandes campeões. Afinal, a ARENA está com milhões de nadadores desde o início. Quando eles quebram a superfície da água, quando experimentam flutuar ou quando a água é o playground para qualquer nadador aficionado.
  

Vestindo campeões 
A ARENA entende que todos os atletas são direcionados para a vitória, seja para subir no pódio ou para alcançar o seu melhor desempenho e quebrar recordes. Por isso tem uma longa história de associação e patrocínio a atletas do mais alto nível da natação mundial, como por exemplo, a lenda Mark Spitz, os americanos Gary Hall e Matt Biondi, o russo Alexander Popov, o francês Alain Bernard, a americana Rebecca Soni, as britânicas Hannah Miley e Francesca Halsall, a australiana Emily Jane Seebohm, o húngaro Laszlo Cseh, a holandesa Ranomi Kromowidjojo, além dos brasileiros César Cielo e Thiago Pereira. Atualmente o ARENA ELITE TEAM (nadadores patrocinados pela marca) é composto por nomes como os sul-africanos Chad Le Clos e Cameron van der Burgh, o francês Florent Manaudou, a americana Amy Bilquist, o brasileiro Bruno Fratus e a estrela sueca Sarah Sjöström. A marca também patrocina as federações de natação dos Estados Unidos, Austrália, Holanda, Itália, África do Sul, Alemanha, Suécia, Hungria, entre outras.
  

Campanhas que fizeram história 
A ARENA é uma das poucas marcas esportiva que já nasceu com DNA. A água é seu ambiente natural. E uma campanha criada, há anos atrás, pela agência italiana da Lowe, mostrava de forma excepcional, utilizando um caprichoso trabalho de computação gráfica, esse DNA, que se encaixava perfeitamente com o slogan mundial da marca: “Water Instinct” (“Instinto Aquático”).
  

A campanha contava ainda com um filme onde o instinto aquático da ARENA era divulgado de uma forma divertida e pretensiosa. Para assistir clique no ícone abaixo.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca pouco mudou desde seu lançamento. A maior alteração ocorreu em relação à coloração, que recentemente adotou o preto como cor oficial.
  

Os slogans 
Water is life. Let’s dive back in together. (2021) 
Water Instinct. 
You’re Looking Good.
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1973 
● Fundador: Horst Dassler 
● Sede mundial: Tolentino, Itália 
● Proprietário da marca: Arena S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Peter Graschi
● Faturamento: €400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 131 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Equipamentos e acessórios para esportes aquáticos 
● Concorrentes diretos: Speedo, TYR, Finis, Jaked, Dolfin, Zoggs, Blueseventy, Adidas e Nike 
● Slogan: Water Instinct. 
● Website: www.arenasport.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca ARENA, que ocupa a segunda posição no mercado mundial de equipamento e acessórios para esportes aquáticos com participação de 17%, e perto de 20% em toda a Europa, está presente em mais de 130 países ao redor do mundo, faturando mais de €400 milhões por ano. A ARENA, que vende mais de 15 milhões de peças por ano, tem forte presença, além da natação, no pólo aquático. A marca também trabalha com roupas de estilo casual e moda praia. 

Você sabia? 
Nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, o atleta Matt Biondi, patrocinado pela marca, foi o segundo na história a conquistar sete medalhas olímpicas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/9/2021 

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2 comentários:

Victor de Lamare disse...

Boa tarde,

Parabéns pelo blog.

Gostaria de saber se posso colocar parte de seu texto sobre a marca arena no site de minha loja de materiais esportivos.
Colocando, é claro, a devida referencia ao seu blog.

www.xportcarioca.com.br
xportcarioca@gmail.com

Victor de Lamare

Unknown disse...

Muito bom, vc só esqueceu que arena inventou os 50 mts livres