27.10.10

ARENA


Toucas que não molham, protegem e se moldam com perfeição aos cabelos. Maiôs com tecnologia de ponta, aqueles que, de tão finos, só podem ser vestidos com luvas cirúrgicas e que ajudaram a quebrar vários recordes da natação mundial. A ARENA é uma autêntica marca aquática para atletas e amantes do esporte, especificamente natação. Onde quer que haja esportes aquáticos ou água, a marca está sempre presente, sendo uma referência em equipamentos de alto desempenho. 

A história 
A história começou quando o visionário Horst Dassler, filho do fundador da marca alemã Adidas, e então presidente da subsidiária francesa da empresa, ficou estarrecido, como o mundo todo na época, com as sete medalhas de ouro e os sete recordes mundiais que o nadador americano Mark Spitz conseguiu nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Percebendo que o feito conquistado pelo americano iria aumentar sua legião de fãs e despertar um interesse ainda maior pela natação, ele começou a planejar a criação de uma marca especializada na produção de equipamentos para o esporte. Após os Jogos Olímpicos, apesar de receber inúmeras propostas de patrocínio de consagradas marcas esportivas, o nadador americano foi convencido a fazer parte do novo projeto de Horst. Foi então, que em 1973, surgiu a marca ARENA, especializada em equipamentos de natação de alto desempenho para competições. Inicialmente a marca era apenas uma divisão interna da subsidiária francesa da Adidas.


O primeiro produto da nova marca foi o Skinfit®, um maiô de alta performance desenvolvido com um tecido muito leve (pesava apenas 18 gramas) para se moldar ao corpo do nadador com extrema precisão, como se fosse uma segunda pele. No ano seguinte a marca assinou o primeiro contrato de patrocínio com uma nadadora, a australiana Shane Gould, considerada na época a versão feminina de Spitz. Trabalhando em parceria com a nadadora, a ARENA lançou em 1974 uma linha com seu nome. Sabendo que o sucesso da marca dependeria do patrocínio a grandes nadadores, Horst começou a preparar a ARENA para os próximos Jogos Olímpicos, assinando contratos com nadadores de grande destaque, que trabalharam juntos com a marca para desenvolver novos produtos voltados para competições.


Nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, a equipe original de patrocinados pela ARENA, que incluía nomes como Mark Spitz (USA), Novella Calligaris (ITA), Steve Furniss (USA), David Wilke (UK), Shirley Babashoff (USA), Gary Hall (USA), Klaus Dibiasi (ITA), Ulrika Knape (SUE) e Maxine King (USA), utilizavam maiôs e óculos especialmente desenvolvidos para as competições de alto nível. O resultado: os nadadores da ARENA conquistaram 44 medalhas durante a competição. Não poderia ser uma apresentação mundial melhor da marca. Com investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento de trajes de competição a marca lançou em 1980 o primeiro traje feminino aberto nos ombros e costas, conhecido como Flyback. Depois da morte prematura de Horst Dassler em 1987, a marca ARENA acabou sendo vendida em 1990 para um fundo de investimento. Os novos proprietários continuaram investindo no desenvolvimento de produtos inovadores e na expansão da marca.


A briga pelos trajes de natação de alta tecnologia, especialmente com sua rival Speedo, começou em 1992 com o lançamento do ARENA AquaRacer, projetado para que os nadadores flutuassem sob a água devido ao seu tecido extremamente liso, sem perder a flexibilidade nos movimento. Nos anos seguintes, a marca deu continuidade a sua obsessão de revolucionar o segmento. Foi assim que em 1997 nasceu o X-Flat, o primeiro traje de competição na versão high tech. Ele era o mais fino, leve e macio até então criado, e foi amplamente divulgado pelo nadador russo Alexander Popov. Mas, o grande lançamento da ARENA aconteceria nos Jogos Olímpicos de 2000, com o Powerskin, uma nova geração altamente tecnológica de trajes de competição que praticamente cobria o corpo inteiro dos atletas. Em 2008 ocorreu o lançamento do R-Evolution, um traje 54 centésimos mais rápido que o Arena Powerskin X-Treme, que proporciona 20% a menos de redução de resistência e 24% a mais de manutenção de velocidade.


A marca, apostando no fato de ser a então patrocinadora de César Cielo, nadador brasileiro bicampeão mundial na época, desembarcou (na verdade foi um retorno) oficialmente no país em outubro de 2009 com seus produtos e acessórios para performance em esportes aquáticos, como óculos para natação (que não embaçam e possuem sistema de autoajuste ao rosto), toucas (que se moldam perfeitamente aos cabelos), protetores auriculares (feito com material anti alérgico e cera natural), nose clips (com formatos exclusivos e anatômicos) e o famoso maiô. O país era visto como a maior oportunidade de crescimento da marca, que havia feito sucesso nas últimas olimpíadas com seus maiôs tecnológicos, como o usado pelo próprio Cielo.


Atualmente o ARENA ELITE TEAM (nadadores patrocinados pela marca) é composto por atletas do mais alto nível da natação mundial, como por exemplo, o francês Alain Bernard, o italiano Luca Dotto, a americana Rebecca Soni, as britânicas Hannah Miley e Francesca Halsall, a sueca Therese Alshammar, a australiana Emily Jane Seebohm, o húngaro Laszlo Cseh, Kirsty Coventry do Zimbábue, além do brasileiro Thiago Pereira. A marca também patrocina as federações de natação dos Estados Unidos, Holanda, Noruega, África do Sul, Alemanha, Rússia, Hungria, entre outras. Depois de mudar de mãos por mais de três vezes, a ARENA, que foi idealizada por um alemão, nasceu na França, é atualmente italiana.


Campanhas que fizeram história 
A ARENA é uma das poucas marcas esportiva que já nasceu com DNA. A água é seu ambiente natural. E uma campanha criada, há anos atrás, pela agência italiana da Lowe, mostrava de forma excepcional, utilizando um caprichoso trabalho de computação gráfica, esse DNA, que se encaixava perfeitamente com o slogan mundial da marca: “Water Instinct” (“Instinto Aquático”).


A campanha contava ainda com um filme onde o instinto aquático da ARENA era divulgado de uma forma divertida e pretensiosa. Para assistir clique no ícone abaixo.

   

A evolução visual 
O logotipo da marca pouco mudou desde seu lançamento. A maior alteração ocorreu em relação a coloração, que recentemente adotou o preto como cor oficial.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1973 
● Fundador: Horst Dassler 
● Sede mundial: Tolentino, Itália 
● Proprietário da marca: Arena Italia S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Cristiano Portas 
● Faturamento: €400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 103 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Marcas esportivas 
● Principais produtos: Equipamentos e acessórios para esportes aquáticos 
● Concorrentes diretos: Speedo, Adidas e Nike 
● Ícones: Os nadadores patrocinados 
● Slogan: Water Instinct. 

A marca no mundo 
Atualmente a marca ARENA, que ocupa a segunda posição no mercado mundial de equipamento e acessórios para esportes aquáticos com participação de 17%, e perto de 20% em toda a Europa, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, faturando mais de €400 milhões por ano. A ARENA tem forte presença, além da natação, no pólo aquático. A marca também trabalha com roupas de estilo casual e moda praia. 

Você sabia? 
Nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, o atleta Matt Biondi, patrocinado pela marca, foi o segundo na história a conquistar sete medalhas olímpicas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/9/2013

Um comentário:

Victor de Lamare disse...

Boa tarde,

Parabéns pelo blog.

Gostaria de saber se posso colocar parte de seu texto sobre a marca arena no site de minha loja de materiais esportivos.
Colocando, é claro, a devida referencia ao seu blog.

www.xportcarioca.com.br
xportcarioca@gmail.com

Victor de Lamare