27.12.10

MICHAEL KORS

Você já ouviu falar na marca MICHAEL KORS? Se a resposta for negativa não se preocupe. Afinal você não irá demorar muito para conhecê-la. A marca americana, comandada pelo estilista de mesmo nome, combina casualidade e sofisticação para compor o estilo esportivo luxuoso, que anda fazendo a cabeça, os pés e as mãos de milhares de americanas, celebridades e mais recentemente das brasileiras habituais à uma passadinha em Nova York.
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A história
Michael Kors nasceu no dia 9 de agosto de 1959, em Long Island, subúrbio da cidade de Nova Iorque. O talento do estilista para atrair holofotes se manifestou logo na infância, quando o então ator mirim vivia entre freqüentes viagens rumo ao centro da cidade para participar de testes de comerciais. Estudou design de moda na Fashion Institute of Technology, badalada e conceituada instituição nova-iorquina e, aos 19 anos, já criava coleções para a renomada butique Lothar’s, ponto de encontro de fashionistas na Manhattan dos anos 70. Não demorou muito para atrair a atenção das revistas de moda e, daí para o lançamento de sua marca própria, em 1981, foi um pulo.
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A primeira coleção de roupas femininas MICHAEL KORS, que traduzia a mistura entre a sofisticação e a sensibilidade modernista, foi parar direto nas luxuosas araras e prateleiras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Neiman Marcus, e Saks Fifth Avenue. O estilo de MK, como ficaria conhecido, foi influenciado, principalmente, por Halston, ícone da moda americana nos anos 60 e 70. Sua combinação de luxo e sofisticação com a simplicidade de uma camiseta deu novo sentido ao termo “sportswear” e era dedicada a mulheres de qualquer idade e qualquer nacionalidade, que fossem ligadas em moda, mas longe de serem “fashion victims” (termo criado para descrever pessoas que compram qualquer peça que apareça nas páginas de revistas especializadas, sem nenhum discernimento).
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Seu segredo era mesclar peças simples e esportivas com detalhes luxuosos e muito brilho, especialmente combinando camisetas básicas com pérolas e saias clássicas até os joelhos, jeans com estolas de pele ou mesmo vestidos de jérsei com pesadas jaquetas de esqui. O sucesso nos primeiros anos foi enorme. Em 1983 recebeu seu primeiro prêmio por originalidade na moda americana, pela Du Pont, e desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, como ele mesmo costuma se intitular, já foi nomeado para um sem número de premiações de talento e reconhecimento. Foi nomeado diretor criativo da maison francesa Celine em 1997, na qual permaneceu por seis anos, e foi o responsável por reinventar e trazer a marca de volta aos holofotes do mundo da moda.
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Com coleções disponíveis nas maiores lojas de departamentos nos Estados Unidos, sua primeira loja própria foi inaugurada somente em 2000, no número 974 da Madison Avenue, em pleno coração de nova York. Nos anos seguintes, a marca ganhou mais quatro endereços exclusivos: na Rodeo Drive, reduto do luxo mais famoso em Los Angeles, na costa oeste norte-americana; em Manhasset, próximo a Long Island; em Tóquio, no Japão; e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda neste período, ampliou sua linha de atuação, lançando acessórios femininos, como bolsas, sapatos e óculos de sol; as primeiras fragrâncias; uma completa linha de relógios, que se tornou um verdadeiro sucesso; além de sua coleção de roupas masculinas. A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados.
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Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor, detém atualmente 15% das ações da empresa. O restante, que já pertenceu ao conglomerado de luxo LVMH, foi comprado em 2003 pela Sportswear Holdings, empresa comandada pelos investidores Silas Chou e Lawrence Stroll.
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A linha do tempo
2000
Lançamento do perfume feminino MICHAEL KORS, que se tornou um fenômeno de vendas.
2001
Lançamento do primeiro perfume masculino da marca.
Lançamento de uma linha de acessórios femininos, composta por bolsas, sapatos e óculos de sol.
2002
Lançamento de sua primeira coleção masculina.
Inauguração de lojas em Londres e Tóquio.
2003
Lançamento do perfume feminino MICHAEL SHEER.
2004
Lançamento da linha MICHAEL Michael Kors, que incluía moda praia e acessórios, como malas e pequenos artigos de couro, cintos e calçado e também óculos e relógios, tanto para homem como para mulher.
Lançamento da linha KORS, composta por peças mais acessíveis em termos de preço.
2005
Lançamento do perfume ISLAND MICHAEL KORS.
2009
Lançamento da linha de perfume VERY HOLLYWOOD MICHAEL KORS. Além disso, em colaboração com a Estée Lauder, foi lançada uma coleção de maquiagens para complementar o novo perfume. Em sua primeira experiência com cosméticos, o estilista deu preferência a tons marcantes, mas cheios de transparências. A coleção Very Hollywood é composta por 19 itens distribuídos em duas famílias de cores: Bel Air Beige e Pink Rodeo. Cada uma conta com duas cores de batom FPS 15, dois tons de lip gloss, um blush, um duo de sombra, um lápis de olho e um esmalte.
2010
Inauguração de uma loja âncora na cidade de Munique na Alemanha.
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O queridinho das celebridades
Fora de seu ateliê, Michael Kors sempre viveu às voltas com organizações de eventos de caridade e compromissos sociais ao lado das pessoas que prestigiam seu trabalho e, portanto, sempre foi figura constante na mídia. A lista de fãs e clientes célebres do estilista é longa e inclui beldades como Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Sharon Stone, Madonna, Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Barbara Streisand e Liv Tyler. Em 1999, a atriz René Russo, outra cliente devota de Michael Kors, desfilou um figurino exclusivo do estilista em “Thomas Crown - a arte do crime”, refilmagem de um clássico homônimo de 1968 dirigido por John McTiernan. Recentemente, em 2009, o estilista queridinho dos ricos e famosos, ganhou mais uma admiradora de peso: a primeira-dama Michelle Obama, que escolheu um modelo do estilista para sua primeira foto oficial ao lado do marido presidente, e continua usando roupas e criações de Michael Kors em seu cotidiano. Apesar dessa constelação de clientes famosas, a maior parte das criações do estilista está ao alcance de muito mais mulheres do que se imagina. Isso porque seus preços em nada lembram os de outras grifes internacionais, que ficam sempre na casa dos milhares de dólares.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Michael Kors
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca:
Michael Kors (USA) Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Michael Kors
● CEO:
John Idol
● Diretor criativo: Michael Kors
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 140
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Moda
● Principais produtos:
Roupas, acessórios, bolsas, perfumes e relógios
● Ícones:
As bolsas e os relógios
● Website:
www.michaelkors.com
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A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca, que englobam desde roupas, bolsas, sapatos até acessórios, perfumes, relógios e óculos, são comercializados nas mais badaladas lojas de departamento do mundo e através de aproximadamente 150 lojas próprias, entre as quais 50 delas no formato de outlet. Boa parte de suas lojas próprias está localizada nos Estados Unidos, tendo também unidades no Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Japão, entre outros.
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Você sabia?
Uma curiosidade sobre Michael Kors, também conhecido por seu cargo de jurado do reality show Project Runway, é o fato do estilista não saber costurar. Ele apenas concebe e desenha suas criações.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 27/12/2010

3 comentários:

Helena Verhagen disse...

Gostei muito deste post. Me interesso mais sobre as brands de moda porque sou da área e nem sempre conhecemos essas histórias. Mas voces tem o Michael Kors e nao tem o Marc Jacobs que é muuuito mais legal e importante que o Kors, rs rs rs! Só uma sugestão. Vcs tão de parabéns! Adorei!

Rossana disse...

Oi, gostaria de saber se vc sabe se encontro relógios michael kors em montevidéu?! Obrigada e parabéns pela qualidade do blog!

jhonson miller disse...

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