13.12.10

REEF


Você apostaria em uma empresa fundada por argentinos em uma cidade californiana, cujo nome homenageia o Brasil e tem como principal produto chinelos para surfistas? Muitos diriam que não. Mas a marca REEF contrariou à tudo e à todos, e se transformou em uma das mais importantes no universo do surfe mundial.
-
A história
A marca é resultado da realização do sonho dos dois apaixonados pelo surfe e pelo estilo de vida ligado ao esporte. Inicialmente, o envolvimento profissional com o surfe de dois irmãos argentinos, Fernando e Santiago “Santi” Aguerre, era apenas através da realização de pequenos campeonatos. Posteriormente, em 1970, eles abriram uma modesta loja de surfe na Argentina, que vendia desde roupas de borracha até revistas, e onde descobriram, através da solicitação de clientes, a necessidade de uma marca de chinelos que atendesse às exigências específicas dos surfistas. Os irmãos ficaram obstinados pela idéia e oportunidade de mercado. Durante diversas viagens ao Brasil, eles familiarizam-se com o mercado de chinelos. Atraídos pelo espírito de aventura e os dias ensolarados, os dois se mudaram para a Califórnia para viver na comunidade de La Jolla, em San Diego.
-

-
Em 1984, com apenas US$ 4.000 de investimento, uniram a vontade com a experiência no mercado de surfe para criar a REEF BRAZIL, empresa dedicada a produzir os melhores chinelos para todos que estivessem envolvidos com o estilo de vida proporcionado pelo surfe. A palavra Brasil, claro, escrita em inglês, foi escolhida por remeter a um clima tropical e belas praias. A funcionalidade e design dos chinelos rapidamente atraíram surfistas e freqüentadores das praias que estavam procurando produtos de qualidade e cheio de conceito. Do início modesto, vendendo 3.000 pares de chinelos em 1985, a REEF cresceu ao longo dos anos e tornou-se uma das principais marcas no segmento de calçados de esportes de prancha. Para isso, os irmãos se apoiaram em estratégias de marketing diferenciadas. A principal delas é conhecida pelo nome de MISS REEF. Essa história começou pouco depois do surgimento da marca, quando os irmãos queriam se diferenciar de outras marcas concorrentes. Para isso criaram a MISS REEF: peças publicitárias onde eram utilizadas belas mulheres sul-americanas, invariavelmente de biquíni, que nunca tinham sua identidade ou rosto revelados. Inicialmente veiculados em revistas de surfe, os belos corpos intrigavam os leitores e MISS REEF passou a fazer parte do DNA da marca. Em 1998 a marca lançou no mercado a primeira linha de sandálias e chinelos direcionada para o público feminino.
-

-
A partir de 2002, a marca iniciou um processo bem sucedido de expansão em sua linha de produto, com o lançamento de uma linha de roupa (especialmente bermudas e camisetas), acessórios (como, por exemplo, bonés), tênis, além de chinelos infantis. Todo este sucesso despertou a atenção da VF Corporation, um dos maiores grupos têxtil do mundo, proprietário de 40 marcas de sucesso e um faturamento superior a US$ 6 bilhões anuais, que acabou adquirindo a REEF em 2005. Recentemente a marca lançou no mercado duas grandes novidades: Reef Redemption, uma linha de produtos que utilizam tecnologia limpa e materiais ecológicos em sua produção, e cuja parte das vendas (1%) são doadas à organizações sem fins lucrativos que apóiam ações ecológicas e humanitárias ao redor do mundo; e a Reef Stash, um chinelo que permite guardar dinheiro, moedas, chaves e documentos em um compartimento no solado.
-

-
Hoje em dia, apesar do crescimento fenomenal da marca em menos de três décadas, resultado do sonho dos irmãos, a REEF continua comprometida com as suas raízes: viver do estilo de vida proporcionado pelo surfe e pelos demais esportes de prancha que se originaram dele, como Skate, Snowboard e Wakeboard. Além disso, a marca patrocina grandes eventos e atletas profissionais como os surfistas Rob Machado, Mike Losness, Chris Waring, Jay Thompson, Fábio Gouveia e Picuruta Salazar.
-

-
A evolução visual
O logotipo da marca sofreu algumas alterações ao longo dos anos. A palavra BRAZIL foi abolida e o tradicional símbolo de reconhecimento da marca ganhou versões atualizadas.
-

-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1984
● Fundador:
Fernando e Santiago Aguerre
● Sede mundial:
San Diego, Califórnia
● Proprietário da marca:
VF Corporation
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Eric Wiseman (VF Corporation)
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 20
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 450
● Segmento: Surfwear
● Principais produtos:
Sandálias e vestuário esportivo
● Ícones:
Miss Reef
● Slogan:
Ridiculously Comfortable.
● Website:
www.reef.com
-
A marca no mundo
Hoje em dia, a REEF comercializa seus famosos chinelos, além de uma linha de roupa e acessórios, em aproximadamente 80 países ao redor do mundo, através de lojas especializada e uma pequena e restrita rede de lojas próprias.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 13/12/2010

Nenhum comentário: