29.5.06

DOMINO'S PIZZA


Boa pizza muitos estabelecimentos ao redor do mundo sabem fazer. Entregá-la quente, saborosa e rapidamente só a DOMINO’S PIZZA é capaz. Tudo para que o cliente possa saborear uma pizza como se ela acabasse de sair do forno no conforto de seu lar. E olha que são mais de 1.3 milhões de pizzas entregues diariamente com enorme sucesso.

A História
Tudo começou quando Tom Monaghan e seu irmão, James, resolveram comprar no dia 10 de junho de 1960 a DomiNick’s, uma modesta pizzaria localizada na pequena cidade de Ypsilanti, estado americano do Michigan. A pizzaria foi adquirida por míseros US$ 500. Em 1965, Tom que havia se tornado o único proprietário do negócio em 1961, mudou o nome do pequeno estabelecimento para DOMINO’S PIZZA. Para diferenciar-se da concorrência, comprou um fusquinha e criou um sistema de entrega á domicílio, que prometia entregar a pizza quente e crocante de forma rápida. Em 1967 foi aberta a primeira franquia da rede, e no ano seguinte a primeira loja fora do estado de Michigan, na cidade de Burlington em Vermont. Era o começo de uma grande expansão nacional. Uma década mais tarde a rede já contava com 200 lojas.


Sua expansão internacional começou exatamente no dia 12 de maio de 1983 com a inauguração da primeira unidade na cidade de Winnipeg no Canadá. Nesta época já existiam mais de mil lojas da DOMINO’S PIZZA em atividade. Em 1985 a rede inaugurou sua primeira loja na Inglaterra, localizada na cidade de Luton, além de uma unidade no Japão. Nesse mesmo ano a rede inaugurou nada menos que 954 unidades no mercado americano, fazendo com que a DOMINO’S PIZZA se tornasse a de maior crescimento neste segmento. Pouco depois, em 1988, a empresa ingressou na América do Sul com a inauguração de uma loja na cidade de Bogotá na Colômbia. Até esta década, a rede tinha um cardápio simples e com poucas opções. A grande maioria das lojas vendia apenas um tipo de pizza (geralmente a Crust Pizza), em apenas dois tamanhos (pequeno ou grande) e apenas um tipo de refrigerante (Coca-Cola Classic). Porém a voraz competição de outras redes acabou forçando a DOMINO’S PIZZA a aumentar as opções em seu cardápio com a adição de outros tipos de massas de pizzas; dois tamanhos novos (médio e extra grande); vários outros tipos de refrigerantes e bebidas; além da introdução de produtos que nada tinham a ver com pizzas.


A inauguração da loja na cidade de Reykjavik, na Finlândia, em 1993, estabeleceu um recorde de vendas: na primeira semana foram comercializadas mais de 5.000 pizzas. Os franqueados, Gunnar Gudjonsson e Birgir Bieltvedt, foram reconhecidos com o prêmio “Most Pies in the Franchise Award” por terem as três lojas mais produtivas da cidade de Reykjavik. Com vendas anuais que previam mais de US$ 2 milhões cada uma, estas três lojas são as de maior volume em vendas fora dos Estados Unidos. Nos anos seguintes a rede inaugurou a primeira loja no continente africano, localizada na cidade do Cairo, Egito, em 1995; e atingiu a incrível marca de 6 mil unidades abertas em 1998 com a inauguração de uma loja na cidade de São Francisco na Califórnia.


Em 2001 as lojas de Nova York e Washington forneceram 12.000 pizzas para as pessoas que trabalhavam no resgate das vítimas dos terríveis atentados terroristas de 11 de setembro. Ao final deste ano a DOMINO’S PIZZA entregou 400 milhões de pizzas, o equivalente a uma pizza para cada homem, mulher ou criança nos Estados Unidos. Em 2006, a rede atingiu a marca de 8.000 unidades abertas, e simultaneamente comemorou a inauguração da loja de número 5.000 nos Estados Unidos (localizada na cidade de Huntley, estado de Illinois) e a de número 3.000 internacionalmente, localizada na Cidade do Panamá. Em 2009, a primeira loja da rede com mesas internas nos Estados Unidos foi inaugurada na cidade de Stephenville no Texas, possibilitando aos clientes comerem as pizzas no local. Ainda neste ano a rede alcançou outro recorde: inauguração de sua loja de n.º 9.000 com direito a comemorações dobradas nas cidades de Nova Déli (Índia) e Nova Orleans.


Atualmente a rede está passando por uma enorme transformação em seus modelo de negócio. O crescimento do número de clientes que busca pizzas diretamente nas lojas fez a rede repensar a estética de seus pontos de venda nos Estados Unidos. Este tipo de compra já responde por 30% do negócio da rede naquele país. Há apenas alguns anos, o delivery dominava as vendas, representando 80 a 90% da comercialização de pizzas da DOMINO’S. A nova fase trouxe outra novidade: a rede anunciou o redesenho de sua logomarca. Em relação à mudança nas lojas, o objetivo é torná-las mais acolhedoras. Os novos pontos de venda poderão ser diferenciados, dependendo da localização e demanda. Alguns podem ter elementos não usuais na rede, como cozinhas abertas, para que o público consumidor possa ver as pizzas sendo preparadas. Grandes aparelhos de TV, poltronas confortáveis e até um quadro negro no qual os clientes podem deixar sugestões também estão entre as novidades. Várias lojas já foram remodeladas, mas a ideia é que todas integrem esta iniciativa, só não há prazo definido para que isso seja feito em virtude do tamanho da rede.


A Bain Capital Inc. é dona de 93% da DOMINO’S PIZZA desde 1998 quando pagou US$ 1 bilhão pelo negócio. E desde dezembro de 2004, o grupo Spoleto assumiu a gestão da rede no Brasil, onde está presente desde 1998. Recentemente, em 2011, a rede inovou ao inaugurar sua primeira unidade do modelo de loja “store in store” (duas marcas no mesmo espaço, DOMINO’S PIZZA + SPOLETO). Além disso, lançou a DOMINO’S EXPRESS, um modelo de loja voltado para as praças de alimentação que traz mudanças no cardápio, como pizzas em fatias, além de petiscos de batatas “Smile” e filezinho de frango. A rede está presente em grandes cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Vitória, São Luís, Recife e Porto Alegre com mais de 45 lojas. Atualmente no Brasil a rede oferece 21 sabores de pizzas, entre tradicionais e especiais, em tamanhos como broto (quatro fatias), médio (seis fatias), grande (oito fatias) e giga (oito fatias grandes).


A linha do tempo
1970
A rede estabeleceu seu principal diferencial, utilizado até os dias de hoje: se a pizza não for entregue em menos de 30 minutos, o cliente não precisa pagar.
1989
Introdução da PAN PIZZA, cujas bordas eram mais grossas e crocantes e primeira novidade no cardápio da rede em muitos anos.
1992
Lançamento nacional no mercado americano do BREAD STICKS (espécie de palitinhos de pão assado), primeiro produto do cardápio da rede que não estava relacionado a pizza.
1993
Introdução no cardápio americano da pizza CRUNCHY THIN CRUST, cuja borda era extremamente crocante.
Lançamento da THE DOMINATOR, uma pizza extra grande com 30 pedaços.
1994
Introdução do BUFFALO WINGS (asinhas fritas) em seu cardápio americano, sendo a primeira rede no segmento pizza a vender um produto a base de frango.
1996
Lançamento da página oficial da empresa na Internet.
Lançamento da promoção por tempo limitado onde o cliente podia escolher massas de pizza com sabores.
1998
Introdução da HeatWave Bag, uma espécie de sacola para entrega de pizza com tecnologia patenteada de energia eletromagnética, que mantém a pizza sempre muito quente.
2000
Lançamento da PHILLY CHESSE STEAK PIZZA, uma pizza com pedaços de carne, cebola, cogumelos, pimentão verde e queijo provolone.
2001
Introdução do primeiro item de sobremesa da rede, batizado de CINNA STIX®. Eram pedacinhos de pão torrados cobertos com canela.
2003
Lançamento da sobremesa DOMINO’S DOTS, bolinhas de massa assadas cobertas com canela e açúcar com glacê de baunilha.
2004
Lançamento da DOMINO’S CHEESY DOTS™, deliciosas bolinhas assadas cobertas com queijos derretidos e picantes.
2005
Lançamento da AMERICAN CLASSIC CHEESEBURGER, uma pizza que tinha recheio de carne.
2006
Lançamento do BROWNIE SQUARES, deliciosos pedacinhos de brownies de chocolate saídos do forno para serem mergulhados em uma calda quente de chocolate.
Lançamento da BROOKLYN STYLE PIZZA, cuja borda era mais fina, mas extremamente crocante.
2007
Lançamento da OREO® DESERT PIZZA, uma pizza fina de sobremesa com baunilha, pedaços da tradicional bolacha OREO e coberta com calda doce.
Introdução no mercado americano do sistema de pedido pela Internet e celular.
2008
Lançamento de uma linha composta por oito deliciosos sanduíches tostados no forno e recheados com ingredientes como rosbife, frango, cebola, pimentão verde, champignon, azeite extra virgem e vários tipos de queijo.
Lançamento do DOMINO’S PIZZA TRACKER, um programa que permite ao cliente acompanhar online todas as etapas de seu pedido e saber exatamente a localização da sua pizza.
2009
Lançamento da AMERICAN LEGENDS, uma linha de pizzas com 40% mais queijo que as tradicionais, além de selecionadas opções de ingredientes como pimentão vermelho, espinafre e queijo feta.
Lançamento de novos itens no cardápio, como o BreadBowl PASTA (pães do tipo italiano com massas dentro) e pastéis recheados de chooclate.
2011
Lançamento da DOMINO’S ARTISAN, uma nova linha de pizzas feitas com ingredientes de alta qualidade.
Introdução de novas receitas de asinhas de frango fritas e pequenos pedaços de frango sem osso empanados.
2012
Apresentação de novidades no cardápio brasileiro da rede, como por exemplo, a venda de pizza em fatias.


Pioneirismo
A DOMINO’S PIZZA foi pioneira em vários aspectos nos itens relacionados à entrega à domicílio, como a embalagem cartonada com um sistema que evita que o queijo grude na parte superior da tampa; o sinal em três dimensões utilizados em cima de seus automóveis de entrega; e a bolsa térmica de entrega HeatWave com tecnologia patenteada (aquecidas com energia elétrica) permitindo que a pizza chegue sempre fresquinha, crocante e quentinha nas mãos do consumidor.


Os sabores
As opções de pizzas da rede variam de acordo com o país, respeitando o gosto e a cultura local de cada um deles. Na Índia, por exemplo, devido à crença Hindu, que tem a vaca como um animal sagrado, a DOMINO’S PIZZA substituiu o tradicional pepperoni por salsicha de frango. No Brasil a tradicional massa aberta à mão ganhou recheios populares bem ao gosto do brasileiro, como requeijão, banana, frango e calabresa. A DOMINO’S PIZZA tem uma grande infinidade de sabores de pizza, entre os mais populares e estranhos em alguns países estão:
Brasil: Pepperoni
Japão: Lula
Jamaica: Piña
Guatemala: Molho de feijão preto
Inglaterra: Atum com milho
Índia: Gengibre
Colômbia: Goiaba
Coréia do Sul: Brócolis
Holanda: Carneiro grelhado


Os entregadores
Os especialistas, como são chamados os funcionários da DOMINO’S PIZZA responsáveis pela entrega das pizzas, cobrem nada mais nada menos do que 10 milhões de milhas a cada semana, somente nos Estados Unidos, ou seja, 41 viagens de ida e volta à lua. Eles entregam cerca de 1.35 milhões de pizzas diariamente. Em Aruba, a DOMINO’S PIZZA faz algumas entregas na praia. Aliás, fazer entregas em Aruba é um desafio: as ruas são nomeadas, mas as casas não são numeradas. Lá as tradicionais motocicletas dos entregadores precisaram ser trocadas por caminhonetes devido as fortes e constantes ventanias. Já na Holanda os entregadores utilizam bicicletas. Outra curiosidade ocorre nas Ilhas Virgens onde as ruas não possuem nomes, portanto, são usados diferentes pontos de referência na entrega de pizzas. Em Quito, no Equador, situada a 8.300 pés sobre o nível do mar, é o local mais alto do mundo onde se entrega pizza DOMINO’S. O domingo em que se realiza o Super Bowl (final do futebol americano profissional) é tradicionalmente o dia mais movimentado para a rede, que calcula a entrega de aproximadamente 11 milhões de pizzas em território americano.


O nome
Você sabe o que representa os três pontos no logotipo da DOMINO’S PIZZA? Representam as três primeiras lojas inauguradas. O nome foi dado por um entregador, chamado Jim Kennedy, que sugeriu à empresa acrescentar um ponto no desenho da peça de dominó para cada loja que fosse inaugurada. Atualmente a rede possui mais de 9.000 lojas. Imagine só, se essa ideia seria possível nos dias de hoje.


Campanhas que fizeram história
Em 1986 a rede lançou uma enorme e famosa campanha nos Estados Unidos estrelada pelo personagem The Noid, cuja voz era feita por Pons Maars. O malvado dentuço, que vestia uma roupa vermelha com grandes orelhas de coelhos, aparecia nos comerciais da rede tentando impedir que as pizzas da DOMINO’S chegassem sempre quentes e fresquinhas nas casas dos clientes. Obviamente ele nunca conseguia tal feito. Os comerciais utilizavam o slogan “Avoid the Noid!” (em português “Evite o Noid!”). O simpático personagem se tornou tão popular que virou até jogo de videogame, cujo objetivo era entregar uma pizza em um prazo de meia hora, em um prédio cheio de “noids”. Além disso, o personagem teve algumas aparições na TV em episódios das séries Uma Família da Pesada, Os Simpsons, 30 Rock, e até no filme-clipe Moonwalker, de Michael Jackson.


A evolução visual
O primeiro logotipo da marca surgiu em 1963 nas cores vermelha e branca. Uma nova versão foi lançada na década de 80. Em 1997 a DOMINO’S PIZZA modernizou seu logotipo (que ganhou cores mais claras e bordas arredondadas) através de uma enorme campanha mundial. No ano de 2012, em virtude do novo posicionamento da marca, a empresa redesenhou sua logomarca, que ganhou novos ares pela primeira vez em 15 anos. Em alguns casos, tanto no mercado americano, quanto em outros países, o logotipo não terá qualquer texto, já que a imagem da DOMINO’S seria reconhecida instantaneamente por seus consumidores. Nos Estados Unidos, nas praças nas quais o nome DOMINOS’S foi mantido na logomarca, a palavra pizza foi abandonada.


Os slogans
You Got 30 Minutes. (2007)
Get It Right. Get It Now. Get The Door. (2006)
Get The Door. It’s Domino’s. (2001)
Relax it’s Domino’s.
Domino’s. The Pizza Delivery Experts.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 10 de junho de 1960
● Fundador: Tom Monagham
● Sede mundial: Ann Arbor, Michigan
● Proprietário da marca: Domino’s Pizza Inc.
● Capital aberto: Sim (2004)
● Chairman: David Brandon
● CEO & Presidente: Patrick Doyle
● Faturamento: US$ 1.65 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 105.4 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 2 bilhões (agosto/2012)
● Lojas: 9.810
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 10.000 (excluindo franqueados)
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Pizzas e lanches
● Concorrentes diretos: Pizza Hut, Little Caesars Pizza e Papa John’s
● Ícones: Garantia de 30 minutos na entrega e a sacola de entrega HeatWave
● Slogan: You Got 30 Minutes.
● Website: www.dominos.com.br

A marca no mundo
A DOMINO’S PIZZA, maior rede de entregas de pizzas do mundo e segunda maior rede de pizzarias mercado americano, atrás apenas da Pizza Hut, tem mais de 9.800 lojas espalhadas por 70 países (aproximadamente 5.000 delas somente nos Estados Unidos), sendo a segunda maior rede de franquias dos Estados Unidos, entregando mais de 400 milhões de pizzas por ano. Diariamente a rede atende mais de 1 milhão de clientes no mundo inteiro. Em 2011 a rede alcançou faturamento superior US$ 6.2 bilhões, incluindo as lojas franqueadas.

Você sabia?
Anualmente nos Estados Unidos são consumidos mais de 12.000 toneladas de pepperoni, mais de 907.000 Kg de bacon e 1.632.600 Kg de cebola. Além disso, todo ano quase 68.000 toneladas de queijo são usadas nas pizzas feitas pela rede. Para gerar tamanha quantidade, são necessárias 75.000 vacas produzindo de 6 a 8 galões de leite por dia.
O pizzaiolo mais rápido da DOMINO’S PIZZA, Pali Grewal, é capaz de fazer três pizzas grandes em apenas 39.17 segundos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 20/8/2012

3 comentários:

jorge disse...

Muito bom texto!!!

elizangela disse...

adoro domios pizza, sou loco por dominos

Rocio disse...

A pizza aqui é muito rico! Eu comi várias vezes nos EUA e amado. queria saber se a pizzaria está vindo para o Brasil e se haverá delivery pela internet porque eu iria comprar. Obrigado