23.5.06

HBO

Não é TV, é HBO. Uma das mais aclamadas “grifes” de comunicação, redefiniu o modo como a televisão é transmitida, não somente por inovações na área técnica, como principalmente na produção, especialmente de séries que arrebanharam milhões e milhões de fiéis seguidores, ou melhor, telespectadores pelo mundo afora.
-
A história
Tudo começou em 1965 quando Charles Dolan, pioneiro na construção de sistema a cabo para transmissão de televisão nos Estados Unidos, ganhou a licitação para a construção de um sistema na baixa Manhattan em Nova York. O novo sistema, chamado Sterling Manhattan Cable (algo como “O Autêntico Cabo de Manhattan”), era instalado no subterrâneo e utilizava pequenas antenas de ondas-curtas para transmitir os sinais, já que em muitas ocasiões eles eram bloqueados pelos enormes arranha-céus da cidade. No início da década de 70, procurando por novas fontes de rendimentos, o senhor Dolan resolveu criar um canal onde mediante um pagamento mensal seria possível assistir filmes na íntegra e sem comerciais, bem como coberturas de grandes eventos esportivos. Ele apresentou seu projeto para a empresa TIME LIFE INC., que adorou a idéia e lançou o canal HBO, uma abreviação de Home Box Office (em português “BILHETERIA DE CINEMA EM CASA”), em 1972 na cidade de Nova York, sendo a primeira rede de televisão a cabo, exclusiva para assinantes, que exibia filmes no sistema pay-perview (“pague para ver”). O novo canal estreou no dia 8 de novembro com a transmissão de seu primeiro programa, um jogo da liga americana profissional de hóquei no gelo entre as equipes do New York Rangers e Vancouver Canucks, realizado no Madison Square Garden, e transmitido para 365 assinantes da cidade de Wilkes-Barre, estado da Pensilvânia. Depois do jogo foi transmitido o primeiro filme pela HBO: “Sometimes a Great Notion”, estrelando Paul Newman e Henry Fonda.
-
-
Apesar da novidade, a empresa foi rapidamente perdendo dinheiro porque tinha uma pequena base de assinantes, algo em torno de 20.000 clientes em Manhattan. Foi então que a Time Life, que já possuía 20% das ações, comprou os 80% restantes, alterando o nome da empresa para para Manhattan Cable Television, e consequentemente ganhou o controle sob a HBO em março de 1973. Pouco depois, em 1975, a HBO se tornou a primeira rede de televisão a transmitir via satélite, ao exibir uma luta de boxe entre Muhammad Ali e Joe Frazier, realizada na cidade de Manila nas Filipinas. Depois do sucesso, inclusive técnico, deste tipo de transmissão, a HBO resolveu adotar a transmissão via satélite para todos os seus programas. Ainda nesta década a HBO expandiu-se para outros estados americanos, passou a ter 24 horas de programação em 1981; produziu seu primeiro filme original, The Terry Fox Story, em 1983; que também se tornou o primeiro especialmente produzido para televisão por assinatura; estreou a primeira exibição de uma atração infantil, a série Fraggle Rock; e inovou mais uma vez, em 1986, quando se tornou a primeira rede de televisão a codificar seu sinal contra exibição não autorizada. Anos mais tarde, no final da década de 90, a HBO também foi uma das primeiras redes de televisão por assinatura a transmitir uma versão de seu canal em alta-definição.
-
-
Em 1990, como parte de seu plano de expansão, a emissora criou a HBO Independent Productions para produzir séries de televisão. A primeira série produzida foi “ROC”, que foi ao ar pela FOX Network. Nos anos seguintes a HBO ampliou sua linha de produtos com o lançamento de vários canais segmentados, que atendiam as necessidades de determinados tipos de telespectadores. Além disso, o canal foi introduzido em muitos países ao redor do mundo. Atualmente a HBO, tem sua programação dedicada a filmes, séries originais e de grande sucesso, além de documentários e competições esportivas. Com uma programação incomparável e que valoriza suas produções originais, a HBO conquistou a liderança no mercado americano com ousadia, qualidade imbatível e histórias contadas de um jeito único que só o canal que inventou a TV por assinatura no mundo tem coragem de levar até o telespectador.
-
-
A linha do tempo
1982
Lançamento do canal pago de filmes Cinemax, criado para competir com o canal Showtime da concorrente Viacom.
1988
Lançamento do HBO en Español, um canal transmitido em língua espanhola.
1991
Lançamento do HBO 2, segundo canal da emissora original, conhecido como HBO Plus entre 1998 e 2002, que possui uma programação mais voltada para filmes e séries. Em alguns países esse canal exibe programação dublada.
1995
Lançamento do HBO SIGNATURE, um canal voltado para o público feminino, conhecido até 1998 como HBO 3.
Lançamento da página na Internet, trazendo todas as informações de sua programação.
1996
Lançamento do HBO FAMILY, um canal voltado para toda a família com uma programação leve, composta por filmes, séries e desenhos para todas as idades.
1999
Lançamento do HBO COMEDY, um canal de comédia e muita diversão.
Lançamento do HBO ZONE, um canal alternativo com programação variada.
2000
Lançamento do HBO LATINO, um canal voltado para o público latino.
2001
Lançamento do HBO on Demand, um canal onde o telespectador pode escolher o filme que quiser assistir, entre mais de 200 títulos. Este serviço está disponível em mercados limitados.
2005
Lançamento, através de um acordo assinado com a operadora Cingular Wireless do HBO MOBILE, um canal para distribuir conteúdo (guia dos seriados, wallpaper e ringtones, entre outros) de seus programas através do celular.
2008
Lançamento do HBO on Broadband, um canal que disponibiliza mais de 400 horas de filmes e séries originais via computador.
2010
Lançamento do HBO GO, um serviço onde os assinantes podem assistir filmes e séries via internet. A programação é a mesma do canal de TV, disponibilizando mais de 800 programas, de séries originais a filmes de grande sucesso.
-
-
Grandes sucessos
A HBO conquistou uma grande reputação por oferecer uma programação original de alta qualidade, especialmente na produção de premiadas, polêmicas e divertidas séries como:
OZ (1997-2003), série que mostra várias histórias vividas e presenciadas pelos personagens da prisão de segurança máxima Oswald Maximum, e conhecida pelo apelido de “Oz”.
Sex and the City (1998-2004), série de enorme sucesso que se passava na cidade de Nova Iorque contando as relações íntimas de quatro amigas.
The Sopranos (1999-2007), série que narra a vida de Tony Soprano, um ítalo-americano de Nova Jersey que procura a ajuda de uma psicóloga para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da Máfia a que pertence.
Six Feet Under (2001-2005), série aclamada pela crítica, mostra os dramas convencionais de uma família, lidando com assuntos como infidelidade, homossexualidade, religião e morte, já que a história se passa em torno da funerária Fisher & Diaz.
Carnivále (2003-2005), série dramática mostrando um fugitivo da justiça que abandona sua fazenda para juntar-se a uma companhia circense.
Deadwood (2004-2006), série que acompanha os primeiros anos da cidade de Deadwood, no oeste americano em 1870, desde sua fundação como um acampamento de garimpeiros no território de Dakota.
Rome (2005-2006), série produzida em parceria com a britânica BBC que conta a história de Roma.
True Blood (2008-2010), uma aclamada série que mostra uma nova era de evolução científica, onde os vampiros conseguiram deixar de serem monstros lendários para se tornarem cidadãos comuns. Essa mudança, que aconteceu do dia para a noite, deve-se a cientistas japoneses, que inventaram um sangue sintético, fazendo com que os humanos deixassem de ser o seu prato principal.
-
-
A evolução visual
O tradicional logotipo da HBO com um círculo dentro da letra O foi criado somente em 1975. Desde então sofreu pequenas mudanças em seu design, como em 1981, quando as letras B e O foram unidas. Em relação à cor, o azul-claro (utilizado ainda em alguns países) foi substituído pelo preto.
-
-
Os slogans
Different and First. (1975)
The Great Entertainment Alternative. (1976)
Don’t Miss HBO. (1978)
Start with Us on HBO. (1982)
There's No Place Like HBO. (1983)
Let's All Get Together. (1986)
Watch Us Here on HBO. (1988)
Nobody Brings it Home Like HBO. (1989)
Simply The Best. (1990)
We're HBO. (1992)
We're Out of Town Today. (1993)
It's Not TV. It's HBO. (1996)
It’s More Than You Imagined. It’s HBO. (2009)
Get More. (2006 – slogan para o website)
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
8 de novembro de 1972
● Criador: Charles Dolan
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca: Time Warner Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Bill Nelson
● Presidente:
Eric Kessler
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Assinantes: 80 milhões
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos:
Canais de televisão a cabo
● Outros negócios:
O canal Cinemax
● Slogan: It’s More Than You Imagined. It’s HBO.
● Website:
www.hbo.com
-
A marca no mundo
Nos Estados Unidos, HBO possui mais de 41 milhões de assinantes. Fora dos Estados Unidos, está presente em 60 países da Europa, Ásia e América do Sul com mais de 40 milhões de assinantes. A programação da HBO é transmitida em mais de 150 países em todo o mundo.
-
Você sabia?
Mais de 1.600 filmes diferentes são exibidos pela emissora todos os anos.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 20/12/2010

Nenhum comentário: