10.5.06

MENTOS


Seus confeitos mastigáveis conquistaram o mundo graças a sua fórmula inovadora: crocante e doce por fora, macio e cheio de sabor, alguns deles inusitados, por dentro. Possuem um sortimento de sabores e embalagens próprias para cada situação. Além, é claro, de um efeito refrescante sem igual. As pastilhas e gomas de mascar MENTOS são desenvolvidas para causar as mais deliciosas sensações em milhões de bocas ao redor do mundo.

A história
A história dos confeitos MENTOS começou no ano de 1932 quando os irmãos Machiel e Pieter Van Melle, donos da empresa Van Melle, fundada em 1900 na cidade holandesa de Breskens, durante uma viagem para a Polônia, ouviram uma receita diferente para confeitos de caramelo. A viagem influenciou os irmãos a criarem um confeito (pastilha) com sabor de menta (peppermint) chamado DROPS MENTOS. O produto, em formato oval com uma dura cobertura e recheio líquido, era inicialmente comercializado somente na Holanda.


Foi somente logo após o término da Segunda Guerra Mundial que a marca expandiu-se por toda a Europa. Na década de 60, acompanhando as mudanças culturais e comportamentais no mundo, foi introduzido no mercado MENTOS na embalagem estilo rolo (atualmente conhecido como Stick), contendo 14 pequenas balas, tornando o produto ainda famoso no mundo inteiro por sua praticidade. Em 1973 o produto ganhou novos sabores como canela (cinamon), Menthol e sabores de frutas. Um verdadeiro sucesso, amparado pelos seus primeiros comerciais de televisão introduzidos em 1976.


Os confeitos no sabor de chocolate foram introduzidos no mercado em 1989, mas, devido a pouca aceitação, foram descontinuados poucos anos depois. Em março de 2001, a empresa produtora de MENTOS, a holandesa Van Melle, se fundiu com a italiana Perfetti, fundada por Ambrogio e Egidio Perfetti em 1946, resultando na PERFETTI VAN MELLE. Nos anos seguintes a marca MENTOS revolucionou o mercado de confeitos e gomas de mascar com a introdução de produtos diferenciados e inovadores como MENTOS BREATHMAKERS (2002), pastilhas em tamanho menor, mas com uma refrescância muito mais forte que a tradicional; MENTOS SUGARFREE (2005), o tradicional confeito sem açúcar; MENTOS CHEWING GUM, primeira goma de mascar da marca, lançada em 2006; MENTOS PURE FRESH (2007), gomas de mascar sem açúcar com poder mais longo de refrescância e sabor intenso vendidos em potinhos modernos.


Além disso, a marca se destacou no mercado por sempre introduzir embalagens ousadas e práticas, fazendo com que o consumo de MENTOS disparasse em virtude de atender as necessidades específicas de várias situações e os anseios dos consumidores. Além dos tradicionais “Rolls” (rolinhos), caixinhas, MINI MENTOS (com apenas cinco pastilhas), a marca apresenta também o MENTOS CUBE, uma goma de mascar cúbica, com textura suave, refrescância instantânea e sabor prologando, cuja embalagem é quadrada para acompanhar o formato do produto.


Os sabores
Pelo mundo afora MENTOS é comercializado em uma grande variedade de sabores e embalagens para atender aos mais diferentes gostos. Os mais populares sabores são menta, mistura de frutas, laranja, morango, cereja e limão. Outros sabores incluem: frutas vermelhas, maçã-verde, uva, canela, pêssego, melancia, morango com iogurte, tutti-frutti, framboesa, abacaxi, maçã e manga (introduzido em 2006 somente no mercado japonês). Na Holanda são vendidas duas versões de menta: Strong (extremamente forte) e Air Action (mais suave). Já na Alemanha existe o ENERGY MENTOS, onde uma embalagem com 14 pastilhas equivale à quantidade de cafeína em duas xícaras de café; e na Austrália e Nova Zelândia, o FRESH COLA MENTOS, com sabor de refrigerante de cola. As pastinhas também podem ser encontradas em outras variações como o MENTOS ICE com intenso poder refrescante; e o MENTOS TEENS, confeitos coloridos em vários sabores (morango, framboesa, uva verde, cereja, limão e laranja) vendidos no Brasil e outros países da América Latina, direcionados para um público adolescente.


A marca MENTOS ainda conta com uma linha de gomas de mascar vendidas em países como Holanda, Brasil, China, Canadá, Austrália, Grécia, Turquia, Polônia, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos. Essa linha é composta por chicletes normais (MENTOS CHEWING GUM); chicletes redondos sem açúcar, com casquinha crocante e recheio líquido (MENTOS PURE FRESH); chicletes com poder de clareamento dos dentes (MENTOS PURE WHITE); chicletes em forma de quadrados para fazer bolas enormes (MENTOS BUBBLE GUM); e o novo MENTOS PURE FRESH 3, que inova com o tradicional formato “slab” (macio, fino e retangular), sendo a primeira goma de mascar sem açúcar com três camadas.


Uma das últimas novidades lançadas no mercado pela marca é o MENTOS AQUA KISS, única goma de mascar que dá água na boca, que além de proporcionar um beijo surpreendente, possui um novo conceito de embalagem que confere elegância e tecnologia; MENTOS POWER KISS, primeira linha de mini pastilhas sem açúcar da marca, disponível nos sabores Orange Mint (laranja e Menta) e Extra Mint (menta forte); e o UP2U MENTOS, gomas de mascar e pastilhas com dois sabores (menta e tutti-frutti) em uma mesma embalagem. Os produtos MENTOS são comercializados em várias embalagens como os tradicionais rolos com 14 unidades (stick), rolos com 5 unidades (mini stick), caixinhas (Flip Top e Slim Box), garrafas (bottles), caixas grandes com 24 unidades (Mega Box) e saquinhos individuais (Mono).


As inovações no Brasil
Desde que foi lançada no Brasil em 1993 a marca MENTOS vem anos após ano reforçando seu pioneirismo no setor de confeitos e gomas de mascar com produtos inovadores, como por exemplo, as embalagens Flip Top (caixinha) com textos em brailes (2001), o sabor do produto e o número do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor); MENTOS PURE FRESH (2007), primeira microgoma de mascar do mercado brasileiro com alto poder refrescante, e vendidas em garrafinhas (embalagem única no mercado que incentiva o consumo por impulso) contendo 25 gomas; MENTOS DOUBLE MIX (2007) um mix contendo dois sabores campeões de aceitação, morango e maçã-verde; MENTOS BLAST FRUTAS VERMELHAS & LIMÃO, uma goma de mascar vermelha por fora com recheio líquido por dentro; e mais recentemente MENTOS MINTENSITY, que proporciona quatro diferentes sensações de refrescância (em uma única embalagem é possível encontrar quatro diferentes sabores e intensidade de menta).


As balas e os refrigerantes
As experiências feitas com MENTOS e refrigerantes de cola são bastante interessantes e divertidas. Afinal, jogar balas MENTOS dentro de uma garrafa de Coca-Cola resulta em uma explosão. A moda começou nos Estados Unidos em 2004 quando dois rapazes (um professor e um advogado) fizeram um vídeo que foi inspirado pela famosa fonte situada em frente ao hotel Bellagio em Las Vegas. Para esta experiência 101 garrafas de dois litros de refrigerante de cola e 523 MENTOS foram utilizados. É sabido que a reação não é química, e sim física. Os refrigerantes de cola contêm certa quantia de CO2 (gás presente naturalmente no ar que respiramos) que dissolvida em água forma borbulhas minúsculas que são mantidas juntas por uma malha de moléculas de água em volta de cada bolha. Esta conexão de moléculas está em um equilíbrio instável. Quando introduzimos as pastilhas MENTOS no líquido, esta conexão é perturbada. Isto principalmente é gerado pela aspereza da superfície doce da bala, que entrando em contato com o refrigerante, fornece muitos cantos pequenos e fendas que permitem que borbulhas se formem ao redor dele e, em questão de segundos, são transformados em explosões de refrigerantes. Essas experiências também foram feitas com outras combinações de refrigerantes e doces, mas nenhuma outra pode bater o efeito de refrigerante de cola e MENTOS até agora. O vídeo pode ser assistido abaixo. Essas experiências ganharam ainda mais popularidade quando o programa MythBusters (Episódio 57; Temporada 4; “Mentos and Soda”; transmitido em 9 de agosto de 2006), no Brasil conhecido como Caçadores de Mitos, dedicou um quadro do programa que provou como a reação de MENTOS com refrigerantes de cola exatamente acontecia.

 

Campanhas que fizeram história
Boa parte da popularidade de MENTOS pode ser atribuída às inusitadas, irreverentes e hilariantes campanhas publicitárias da marca que estrearam na televisão americana em 1991. Nos comerciais, problemas da vida cotidiana eram resolvidos de uma forma criativa e hilariante depois do consumo de MENTOS. Quem não se recorda de outra campanha publicitária, lançada em 2003, com o slogan “Save Your Mouth For Mentos” e protagonizada por simpáticas e hilariantes ovelhas?


Os slogans
The freshmaker.
The World’s gone MENTOS.
Save Your Mouth For Mentos. (2003)
Fresh Goes Better.
Chew fresh. Be fresh.
Surpreendente. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Lançamento: 1932
● Criador: Machiel e Pieter Van Melle
● Sede mundial: Lainate, Itália e Breda, Holanda
● Proprietário da marca: Perfetti Van Melle Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Augusto Perfetti
● CEO: Ubaldo Traldi
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.000 (Perfetti Van Melle Corporation)
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Balas e gomas de mascar
● Concorrentes diretos: Tic-Tac, Chewz, Altoids, Halls e Trident
● Ícones: As embalagens criativas
● Slogan: The freshmaker.
● Website: www.mentos.com.br

A marca no mundo
Atualmente os produtos MENTOS, pastilhas refrescantes e gomas de mascar, são comercializados em mais de 150 países ao redor do mundo. São consumidos a cada segundo aproximadamente 45 rolos (contendo 14 pastilhas) de MENTOS no mundo inteiro, que alcança faturamento anual superior a US$ 1 bilhão.

Você sabia?
Uma típica pastilha MENTOS tem aproximadamente 2 cm de diâmetro e 38 gramas.
Durante a Copa do Mundo de Futebol de 2006, a marca lançou no Brasil o BRAZILIAN TEAM MENTOS, com as famosas balas nas cores verde e amarela.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 11/2/2013

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