22.5.06

MILKA


MILKA é a mais tenra sensação desde que o chocolate foi inventado, como diz seu tradicional slogan. Quer seja ao leite, recheado ou até mesmo em forma de coração, ovos e coelhinhos de Páscoa, suas famosas embalagens em cores chamativas com a popular vaquinha branca e lilás, fazem sucesso no mundo inteiro.

A história
A história do chocolate MILKA tem origem em meados de 1850, na cidade suíça de Neuchâtel, onde o produtor de chocolate Philippe Suchard transformou o chocolate, até então voltado para a elite europeia devido ao alto preço, em um produto popular e acessível a todos. Perto da virada do século, seu genro expandiu o negócio rapidamente, abrindo fábricas na Áustria, Alemanha e França. Introduziu novas técnicas na produção do chocolate, entre elas uma fórmula para misturar cacau e leite. Em 1901 os tabletes do chocolate SUCHARD MILKA foram introduzidos no mercado pela primeira vez. Estava criada a primeira barra de chocolate ao leite. O nome MILKA é derivado das palavras alemãs Milch (leite) e Kakoa (cacau), ingredientes principais do chocolate. O novo produto foi lançado em embalagens lilás com uma vaca de cor preta e branca, sobre um fundo que mostrava uma bela paisagem alpina. A cor lilás foi escolhida para chamara a atenção dos consumidores. E porque uma vaca? A vaca representa, melhor que qualquer outro animal, o mundo do leite alpino. O posicionamento inicial do produto era baseado no leite produzido nos Alpes suíços: MILKA, a mais tenra sensação, por ser feito com leite dos Alpes.


Em 1913 a produção dos chocolates MILKA já era dezoito vezes maior que no ano de seu lançamento no mercado. Em 1926 a marca lançou no mercado seus primeiros produtos sazonais: Coelho e Papai Noel de chocolate. Nas décadas seguintes a barra de chocolate MILKA ganhou novos formatos e novos ingredientes, aumentando assim a linha de produtos da marca. Além disso, a marca começou a ser exportada para muitos outros países, fazendo enorme sucesso especialmente no continente europeu. Um exemplo disso é a Alemanha, onde a marca se tornou mais famosa que na própria Suíça. Somente em 1972, a famosa vaca simetricamente colorida com manchas lilás, com um sino pendurado no pescoço, apareceria nas embalagens do produto, tornando-se um símbolo da marca e fazendo com que o chocolate MILKA fosse facilmente reconhecido no mundo inteiro. A vaca lilás fazia parte de uma enorme campanha publicitária que continha o slogan “The tenderest temptation since chocolate was invented” (A mais tenra tentação desde a invenção do chocolate).


Muitas vacas e montanhas apareceram antes nas embalagens do chocolate, mas nenhuma fez tanto sucesso como a vaca branca e lilás. Atingiu um tão alto grau de reconhecimento, que na Alemanha, as crianças na escola quando tinham que desenhar temas rurais ou montanhosos utilizavam a imagem da vaca nas cores branca e lilás. A tradicional vaca lilás de MILKA ficou tão famosa que apareceu em mais de 110 comerciais de televisão, além de muitos anúncios impressos. Em 1977, com a enorme popularidade de MILKA, a marca introduziu novos formatos e tamanhos de seu tradicional chocolate em barra: ao tradicional tablete de 100g juntaram-se os de 200g e 300g. Nos anos seguintes novos produtos sob a marca MILKA foram lançados no mercado, como por exemplo, chocolates em formato de coração (1987), ovos de páscoa, sorvetes e até bolachas, mas sempre primando pela qualidade e sabor do chocolate que foram responsáveis por tornar a marca um ícone em seu segmento.


Em 1990, a americana Kraft Foods comprou por US$ 4.2 bilhões a Jacobs Suchard AG, proprietária das marcas MILKA e Toblerone. Somente em maio de 1997, após um teste de mercado realizado em julho de 1995 na cidade de Curitiba (a marca já havia sido lançada anteriormente como sorvete pela Kibon), o chocolate MILKA foi lançado oficialmente no Brasil. Todas as versões são produzidas no Brasil, de acordo com a receita original para manter sabor e textura característicos da marca.


Nos anos seguintes a marca introduziu novos produtos no mercado como chocolates recheados, chocolate branco, cookies, deliciosas e crocantes waffles cobertas com chocolate (MILKA LEO), chocolate cremoso com pedacinhos de caramelo (MILKA DAIM), além de chocolates com laranja, amêndoas e iogurte. Entre as mais recentes novidades da marca estão: MILKA MOUSSE (um mousse de chocolate coberto com o mais tenro chocolate ao leite), lançado em 2009; MILKA TASSIMO (cápsulas de chocolate quente para serem utilizadas nas máquinas automáticas Tassimo); e MILKA SNAX (uma linha de snack como pipocas, flocos de milho com uva-passa, avelãs e até pequenos pretzels cobertos de chocolate), introduzida em 2011.


Uma vaca sem igual
Apesar de ser adotada oficialmente a partir de 1972 (como mascote), a tradicional vaca MILKA, com sua inconfundível pelagem lilás com manchas brancas, que estreou sua primeira campanha na televisão em 1973, só foi padronizada na década de 1990. Foi quando a marca passou a utilizar a imagem de uma mesma vaca, com a cabeça levemente inclinada para esquerda e uma pelagem lilás com manchas brancas do mesmo tamanho.


Ações branca e lilás
A marca sempre investiu muito em publicidade e ações de marketing para divulgar MILKA e consequentemente seus produtos. Caminhões gigantes, pintados nas cores branca e lilás, com a tradicional vaca, circulam por todo o continente europeu fazendo inúmeras promoções. A marca patrocina também a famosa Cowparade, realizada em várias cidades do mundo.


Uma das mais famosas e ousadas ações, iniciada em 2007, e que já percorreu mais de 70 cidades do continente europeu, foi batizada de MILKA TOUR ALPINE. A itinerante estratégia de marketing da marca consistia em montar pequenos parques temáticos que recriavam o agradável e bucólico ambiente dos Alpes Suíços, proporcionando aos consumidores atividades de contato com a natureza, diversão através da realização de esportes radicais praticados nas montanhas, e claro, muito chocolate MILKA para ser degustado. Além é claro da venda de produtos com a marca, como bolsas, mochilas e camisetas, e sua famosa vaquinha. Tudo devidamente ornamentado nas cores branca e lilás, tendo como principal estrela a vaca, marca registrada da MILKA.


As tradicionais embalagens
A tradicional embalagem do chocolate ao leite em barra passou por algumas mudanças ao longo dos anos. Apesar de apresentar a cor lilás desde o início, o nome da marca vinha escrito em preto. Em 1922, com a introdução de uma nova embalagem, MILKA passou a ser escrito em dourado e maior. Foi somente em 1950 que MILKA passou a ser escrito na cor branca. Em 1988 as embalagens ganharam um novo design, mais chamativo e moderno.


Os slogans
Dare to be tender. (2012)
Milka. One piece and you’re there. (2009)
The cow is away. (1980)
Their alpine milk chocolate. (1975)
The tenderest temptation since chocolate was invented. (1971)
World-famous, because it is so good. (1963)


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1901
● Criador: Philippe Suchard
● Sede mundial: Deerfield, Illinois
● Proprietário da marca: Mondeléz International, Inc. (ex-Kraft Foods) 
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chocolates, snacks e biscoitos
● Concorrentes diretos: Hershey’s, Mars (Galaxy/Dove), Cadbury (Dairy Milk) e Nestlé (Classic) 
● Ícones: A vaca branca e lilás
● Slogan: Dare to be tender.
● Website: www.milka.com

A marca no mundo
Os produtos com a marca MILKA, líder mundial em vendas de chocolate ao leite em barras, podem ser encontrados em mais de 150 países. Atualmente o chocolate, encontrado em tabletes, barras e em uma variedade de formas especiais, é produzido em várias localidades como Lörrach (Alemanha), Bludenz (Áustria), Svoge (Bulgária), Bratislava (Eslováquia), Brasov (Romênia), Jankowice (Polônia), Brasil (Curitiba), Estados Unidos, Costa Rica, entre outros. Anualmente a MILKA vende mais de 400 milhões de barras de chocolate, aproximadamente 35 milhões de ovos, coelhos e Papai Noel de chocolate, além de uma grande infinidade de outros produtos. Os maiores mercados para a marca incluem Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Holanda e, claro, Suíça.

Você sabia?
Em 1964 a cor lilás foi registrada oficialmente como marca pela MILKA.
O chocolate MILKA é o mais vendido dentro do parque temático Disney Epcot.
Desde 1995 a marca MILKA patrocina atletas, eventos e importantes competições de esqui na neve.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/6/2013

6 comentários:

Amor disse...

Sou fã do chocolate milka, mas infelizment só tenho oportunidade de degusta-lo quando vou ao Sul, mais precisamente em Curitiba. Gostaria de saber o por que de na Bahia(Salvador) não ter representante e não achar em lugar algum. Se possivel gostaria de um email me explicando se possivel.
Gostaria ainda de saber a possibilidade de ser representante do mesmo.
Meu nome: Helena Amelia Mesquita
End: Rua José Duarte, 64 - Tororó
Salvador Bahia
CEP: 40.050-050
Cel: 71 8198 3015
email: ameliamesquita@hotmail.com

Desde já agradeço atenção.

Helena(FÃ DOS CHOCOLATES MILKA)

Milka Martins disse...

Só agora descobri o significado do meu nome! \o/
'O nome MILKA é derivado das palavras alemãs Milch (leite) e Kakoa (cacau)'

eu amO³ chocolate Milka!

Beijos

;*

Fabio Luiz disse...

Eu sou fã do Milka, mas daquelas barras grandes que a gente encontra nos Free Shops, com cookies, com Toffe, gostaria que essas barras fossem vendidas no Brasil também, eu consumiria muito mais.

Mario Bourges disse...

Confesso a vocês que já gostei dos chocolates Milka, quando a Kraft tinha recém assumida a fabricação desta marca no Brasil. O chocolate era muito mais gostoso, além de textura diferenciada, coisa que deixou de ter, o sabor caiu no comum. Mas o preço continua alto.

Lukass disse...

Sou apaixonado pelos chocolates Milka, são de sabor inigualável com uma textura única. Infelizmente não é fácil achar nos supermercados, em São Paulo capital existem muitas "lojinhas" de esquina que vendem especialmente na região da liberdade. Mas onde eu vi lojas oficiais da Milka foi em Buenos Aires lá tem Milka é muuuuito famosa! Podia ser assim no Brasil tbm. No free Shop tbm vende.

Milka Moura disse...

Descobri a origem do meu nome. Sabia que era do chocolate é claro, aliás degustei demais na minha infância, inclusive o sorvete da Kibon, que não vende mais, mas muitas pessoas me pergunta a origem (região/país) aí está é suiço, eu apostava em polononês. Infelizmente não se acha mais o chocolate tão fácil assim, moro em Curitiba, e por aqui tbm é difícil de se achar, e quando acha o valor é bem salgadinho!