28.7.06

Mr. CLEAN

Sabe aquela gordura acumulada na cozinha? Aquela mancha terrível no sofá da sala? A sujeira encardida que se acumula nos chãos e nas paredes devido à poluição, ou até mesmo os riscos de lápis nas paredes feitos por crianças sapecas? Pois é, nos dias de hoje deixaram de ser um problema. Afinal, toda dona de casa moderna e prática utiliza alguns dos inúmeros produtos da marca MR. CLEAN, especialista quando o assunto é a remoção de manchas e sujeiras, mesmo as mais difíceis.

A história
Tudo começou em 1958 quando a empresa Procter & Gamble introduziu no mercado americano a marca MR. CLEAN, um limpador líquido multiuso (all purpose cleaner) para limpeza doméstica diária, criado por Linwood Burton anos antes para a limpeza do convés de navios, oferecendo uma das melhores fórmulas do mercado na época. O produto limpava qualquer superfície lavável sem ter a necessidade de enxaguar, sendo ideal para remover sujeiras de paredes, banheiros, banheiras, vidros e outras superfícies. A marca era acompanhada por um personagem (criado pelo animador Hal Mason e o diretor de arte Ernie Allen) em estilo de marinheiro, bronzeado, alto e forte, vestindo camiseta regata, além de um brinco em sua orelha esquerda. O personagem representava conceitualmente tudo o que a dona-de-casa americana da época queria: uma forte ajuda para facilitar a limpeza doméstica diária. Eram justamente os principais atributos do produto.


Os comerciais de televisão estrelados pelo personagem foram ao ar pela primeira vez no dia 11 de agosto. Com apenas seis meses de mercado, MR. CLEAN se tornou o limpador doméstico mais vendido dos Estados Unidos. O simpático personagem não tinha nome, até que em 1962, foi realizada uma votação para definir ele deveria se chamar. O primeiro nome oficialmente adotado foi Mr. Veritably Clean. Com o passar dos anos o personagem se tornou apenas MR. CLEAN. Em 1963, MR. CLEAN se tornou o primeiro limpador líquido a ser comercializado em embalagens plásticas no mercado americano. Pouco depois, em 1966, a marca foi introduzida no mercado francês, iniciando assim um próspero período de expansão internacional. Dois anos depois o produto foi totalmente reformulado para conter um suave e delicioso aroma de pinho. E não demorou muito para surgir outro aroma agradável: cítrico, lançado em outubro de 1970.


A década de 80 foi marcada pela introdução de uma nova fórmula que deixou o produto ainda mais potente e eficiente na remoção da sujeira e limpeza de superfícies. Além disso, no ano de 1986, o produto foi lançado na versão spray, o que facilitava ainda mais sua utilização. Em 1992, a marca MR. CLEAN introduziu no mercado uma versão líquida especificamente desenvolvida para a limpeza de banheiros. No ano seguinte, o produto ganhou um novo aroma: Mountain Fresh, que deixava o ambiente com um agradável cheirinho dos ares das montanhas. A linha de produtos da marca começou a crescer a partir do ano 2000, ganhando inúmeros produtos como versões em gel e spray, limpadores de vidros, panos úmidos anti-bactericida (Antibacterial Wipe-Ups), esponjas, além de muitas deliciosas fragrâncias. Até produto para lavar e limpar automóveis (Mr. Clean AutoDry Car Wash) a marca introduziu no mercado. As primeiras palavras pronunciadas pelo personagem MR. CLEAN surgiram nesta época quando ele falou a frase “One small click for you, one giant leap for cleaning kind”.


Em 2003 a marca introduziu o produto de maior impacto desde sua criação: Mr. Clean Magic Eraser. O revolucionário produto consistia em uma esponja de limpeza que removia machas e sujeiras utilizando apenas um pouco de água. Todas essas inovações ao longo das décadas, não somente construíram uma marca forte e de confiança para milhões de donas de casa, como transformaram MR. CLEAN em uma linha de produto vital para a poderosa Procter & Gamble em vários mercados.


A extensão da marca
Em 2007, a marca expandiu sua gama de produtos para a categoria de prestação de serviços com a inauguração, na cidade de Cincinnati, estado de Ohio, do primeiro MR. CLEAN PERFORMANCE CAR WASH, uma espécie de lava-rápido de automóveis, que oferecia serviços de limpeza exterior e interior, além de polimento, utilizando a revolucionária linha de produtos lançados pela empresa há anos atrás: Mr. Clean AutoDry Car Wash. Não somente o serviço prestado era eficiente, assim como a decoração e o design dos estabelecimentos eram inovadores: enquanto o cliente esperava seu carro sair brilhando e limpinho podia tomar um saboroso lanche ou café em um bar moderno, assistir televisão em telas planas ou até mesmo acessar a Internet sem fio.


Outro serviço colocado à disposição do consumidor foi o Mr. Clean Club Card, onde o associado ganha vantagens a cada vez que utiliza os serviços (a cada 10 lavagens a próxima é grátis). O novo empreendimento serviria de laboratório para a marca poder construir uma rede nacional de lava-rápidos. Atualmente a rede conta com 15 lojas em três estados americanos, além de um Autospa, onde todo serviço é feito a mão e por profissionais capacitados, e seis novas unidades em desenvolvimento.


O nome
O nome MR. CLEAN (que em português significa algo como “Sr. Limpeza”), é utilizado em países de língua inglesa, enquanto em outros mercados, a marca é comercializada com o nome de MAESTRO LIMPIO (México e América Latina), especialmente em países de língua espanhola; MR. PROPER em alguns países europeus e na África; MONSIEUR PROPRE na França; MASTRO LINDO na Itália; DON LIMPIO na Espanha; PAN PROPER na Polônia; e MEISTER PROPER na Alemanha. Apesar da diferença de nomes, o logotipo e o personagem da marca são os mesmo em todos os países.


Campanhas que fizeram história
Além do tradicional personagem, um dos mais conhecidos ícones da propaganda americana, a marca ficou extremamente famosa pelo jingle de lançamento do produto em 1958. O famoso jingle escrito por Thomas Scott Cadden era cantado inicialmente em um ritmo de pop-music pela dupla formada por Don Cherry e Betty Bryan. Utilizado até os dias de hoje, o jingle ganhou versão mais contemporânea com a utilização de instrumentos musicais.

Mr. Clean gets rid of dirt and grime and grease in just a minute.
Mr. Clean will clean your whole house and everything that’s in it.

Floors, doors, walls, halls White sidewall tires and old golfballs
Sinks, stoves, bathtubs he’ll do
He’ll even help clean laundry, too.

Can he clean a kitchen sink?
Quicker than a wink
Can he clean a window sash?
Faster than a flash
Can he clean a dirty mirror?
He’ll make it bright and clearer.
Can he clean a diamond ring?
Mr. Clean cleans anything.

Mr. Clean gets rid of dirt and grime and grease in just a minute.
Mr. Clean will clean your whole house and everything that’s in it.
Mr. Clean...Mr. Clean...Mr. Clean


A evolução visual
O tradicional e popular logotipo da marca com a presença do personagem MR. CLEAN passou por algumas alterações no decorrer dos anos. O personagem ganhou um ar mais jovial e moderno, e a tipologia da letra se tornou mais fina e limpa.


Os slogans
Cleans like magic.
(2006)
Tougher on dirt. Easier on you. (1998)
Mr. Clean will clean you whole house and everything that’s in it.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1958
● Criador:
Procter & Gamble
● Sede mundial:
Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca:
Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Robert A. McDonald
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento:
Higiene e limpeza
● Principais produtos:
Limpador multiuso, esponjas e panos úmidos
● Principais concorrentes:
Ajax, Clorox, Cif e Lysol
● Mascote: Mr. Clean
● Slogan:
Cleans like magic.
● Website: www.mrclean.com

A marca no mundo
Os produtos MR. CLEAN, cuja linha é composta por mais de 70 tipos diferentes, são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo uma das marcas da Procter & Gamble mais rentável e valiosa, faturando anualmente uma quantia superior a US$ 800 milhões.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/11/2011

Um comentário:

Anônimo disse...

boa tarde amigo

saberia me dizer qual o produto similar ao mr. clean
no brasil?

muito obrigado pela atenção

marcelo
marcelo.reza@gmail.com