20.4.10

CARRERA


A CARRERA, marca que nasceu na Áustria e teve seu nome inspirado em uma famosa corrida de automóveis, se transformou em um verdadeiro ícone da moda e da tecnologia de ponta quando o assunto é óculos. Desfilando em ambientes esportivos ou descolados, a marca é uma das preferidas de pilotos, atletas e celebridades, que exibem em seus rostos modelos emblemáticos, modernos e ousados. 

A história 
Tudo começou quando o austríaco Wilhelm Anger teve a ideia de fazer óculos esportivos, em especial para automobilismo e motociclismo. Foi então, que, em 1956, ele fundou a empresa Wilhelm Anger Werker e criou a marca CARRERA. O nome da marca foi uma homenagem a uma lendária corrida anual de carros, chamada “Carrera Panamericana”, na época a mais longa, veloz e perigosa do mundo e que cruzava o México de leste a oeste (percorria sete cidades ao longo de 3.000 km) entre os anos de 1950 e 1954. Rapidamente ele passou a desenvolver óculos esportivos e também manoplas para motocross. Buscando desenvolver, criar e produzir óculos com alto desempenho e tecnologia para prática de esportes, a empresa descobriu, depois de anos de pesquisas, um material plástico que revolucionaria a indústria neste segmento: Optyl, que era hipoalérgico, maleável, confortável, extremamente resistente e, ao menos, 20% mais leve que o acetato. Este material seria patenteado pela empresa em 1964. Na década de 1970, a CARRERA ingressou no universo do esqui com a produção de óculos e capacetes específicos para a prática do esporte. Isto acarretou na criação, em 1974, da primeira máscara de esqui com lentes intercambiáveis do mundo.


Em 1977 a empresa foi renomeada como CARRERA INTERNATIONAL, cujo objetivo era comercializar e divulgar a marca em outros países. Nesta época a marca apresentou uma nova coleção de óculos esportivos que elevaram a participação da CARRERA no segmento. Pouco depois, em 1979, a CARRERA produziu a primeira coleção de óculos de sol em parceria com a marca de automóveis esportivos Porsche. A linha, batizada de Carrera Porsche Design, foi sucesso imediato, transformando os óculos da marca em objetos de desejo pelo mundo afora. Esses óculos tinham como inovações lentes intercambiáveis e modelos dobráveis que permitiram o armazenamento fácil e compacto. Esse sucesso foi de extrema importância para que a empresa utilizasse sua experiência em design e materiais para desenvolver armações de receituário e óculos de grau no início da próxima década.


Os anos de 1980 foram marcados pelas parcerias e licenciamentos para produzir as linhas eyewear (óculos-escuros) da Hugo Boss e da Christian Dior, além do patrocínio de diversos eventos esportivos ao redor do mundo, como por exemplo, as Olimpíadas de Inverno em 1988, a Copa do Mundo de Esqui, a tradicional regata America’s Cup e até na Fórmula 1 com os pilotos austríacos Niki Lauda e Gerhard Berger. A marca também ganhou destaque mundial pelos óculos utilizados pelo personagem Tony Montana, interpretado por Al Pacino, no filme Scarface de 1983. Esses óculos (CARRERA 82) rapidamente se transformaram em referência entre os acessórios masculinos da época. Além disso, a marca ingressou no universo do ciclismo com a produção de óculos para esta modalidade esportiva e lançou no mercado duas novas coleções (“Boeing” e Sunjet”), inspiradas no mundo da aviação, que elevaram as vendas da marca a níveis excepcionais. Nos anos de 1990 a marca ingressou no segmento do ciclismo com o lançamentos de óculos e capacetes específicos para a prática do esporte. A marca CARRERA foi comprada em 1996 pela empresa italiana Safilo, segunda maior fabricante de produtos óticos no mundo em termos de volume e líder mundial no segmento premium. Foi neste mesmo ano que a marca introduziu uma inovação em seus óculos: o sistema de lente dupla com o durável anel de vedação, que protege contra o embaçamento.


No início do novo milênio, as campanhas da marca eram estreladas por pessoas de diferentes idades, homens e mulheres, mas com uma coisa em comum: um espírito descontraído e leve. Com os dizeres “See what I mean?” (em português “entende o que eu quero dizer?”), todos faziam a mesma pose e traduziam a alma da marca CARRERA em imagens. Desde então, além das coleções específicas com óculos de corrida e para esqui, e capacetes (para esqui e ciclismo), as peças são utilizadas por pessoas de estilo esportivo, dinâmico e que gostam de tecnologia e design moderno. Com o atual resgate de itens que foram febre no passado, os óculos da coleção vintage da marca voltaram à moda e novas peças que fazem releituras de modelos antigos se tornaram hits de grande sucesso. Outro fator que contribuiu para o sucesso da marca foi a presença constante de seus óculos nos rostos de muitas celebridades, como por exemplo, os jogadores de futebol Paolo Maldini e David Beckham, e do músico americano Usher. Em 2008, a marca lançou a primeira coleção de óculos esportivos dedicada à mulheres, além de apresentar o capacete de esqui XMC Carbon, feito com uma especial fibra de carbono inovadora utilizada exclusivamente pela CARRERA.


Hoje em dia, a marca CARRERA ocupa uma posição de liderança no mundo esportivo, especialmente no universo do esqui na neve. Os melhores atletas escolhem somente os melhores produtos, e, é justamente por isso, que a CARRERA é a marca dos campeões, onde a tecnologia, o design e o alto desempenho são fatores determinantes para o enorme sucesso de seus produtos. Além disso, mais recentemente, a CARRERA se uniu ao estilista Jimmy Choo para criar a coleção CARRERA 6000, composta por cinco modelos de óculos com acabamentos em preto, dourado com estampa de leopardo, ouro escuro e brilho nude, que unem o espírito ousado e célebre da marca com o glamour e estilo fashion do badalado estilista.


A marca oferece quatro linhas básicas de óculos: Carrera Icons (uma exclusiva variedade de óculos de sol com inspiração vintage, cujos modelos derivam-se dos arquivos de Carrera do Calalzo di Cadore, na Itália), Carrera Muses (o equilíbrio perfeito entre herança e moda, onde cada par de óculos é inspirado pelos marcantes modelos da linha Icons, mas modernizado por novos designs que não só combinam com as tendências atuais da moda, como também as ditam), Carrera Craze (modelos desenvolvidos para um público mais jovem, que possuem cores fortes e design moderno, feitos com materiais leves, que são concebidos para ser um perfeito acessório de moda) e Carrera Active (óculos desenvolvidos para pessoas que vivem em ação, cujo design é focado na sua funcionalidade e desempenho, desenhado a partir da longa história da marca em meio aos esportes de corrida).


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por pequenas modificações durante os anos, sempre mantendo sua familiar imagem. Apesar de manter a tradicional cor vermelha, modificou levemente a tipografia da letra. Além disso, inseriu a inscrição “racing since 1956”, uma demonstração de suas raízes e ligação histórica com o automobilismo. Em muitos modelos de óculos ainda é utilizado o tradicional logotipo do C, batizado de Carrera Victory C (que pode ser visto no primeiro logotipo da imagem acima).


Os slogans 
Racing since 1956. 
Racing sunglasses since 1956. 
After all, no regrets. 
Protect your instinct.


Dados corporativos 
● Origem: Áustria 
● Fundação: 1956 
● Fundador: Wilhelm Anger 
● Sede mundial: Padova, Itália 
● Proprietário da marca: Safilo Group S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Luisa Delgado 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 85 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Ótico 
● Principais produtos: Óculos de sol, óculos de grau, óculos e capacetes para esqui 
● Concorrentes diretos: Police, Ray-Ban, Oakley, Vuarnet, Vogue, Zeal e K2 
● Ícones: O design esportivo 
● Slogan: Racing since 1956. 
● Website: www.carreraworld.com/br/ 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca CARRERA, que englobam óculos esportivos, óculos-escuros, óculos de grau e até capacetes para a prática do esqui e ciclismo, são comercializados em mais de 85 países ao redor do mundo. Há mais de 50 anos os óculos da marca mantém o espírito arrojado, esportivo e descolado, tudo isso traduzido em modelos coloridos, variados e repletos de detalhes exclusivos. 

Você sabia? 
Para garantir a qualidade superior de seus produtos, eles são criados e desenvolvidos em parceria com grandes atletas e designers de renome. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/9/2014

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