
A história
A história começou no ano de 1957 quando a Destilaria Medellin, fundada em 1918, lançou o RON MONTILLA CARTA BLANCA no mercado, um blend de runs envelhecidos de várias origens. O novo produto teve seu nome originado no pequeno município espanhol de Montilla, localizado na província de Córdoba. Além disso, a marca resolveu adotar a palavra Ron, que significa Rum para os espanhóis. Desde seu lançamento o rum MONTILLA ficou conhecido como a bebida do “Espírito do Pirata”, conceito criado para divulgar a marca, especialmente na região nordeste. Afinal, os piratas são apreciadores e beberrões de rum há séculos. A figura do Pirata com um papagaio em seu ombro então se tornou o mais importante elemento do produto, sendo utilizada em toda a comunicação da marca.

Em 1966 a marca passou a fazer parte do portfólio da canadense Seagram, quando esta adquiriu a Destilaria Medellin. Já nos anos 80, MONTILLA alcançou o volume de 1 milhão de caixas vendidas, comprovando assim o sucesso do produto junto ao público. Nesta década a empresa resolveu reformular o rótulo do RON MONTILLA, e o tradicional pirata foi retirada, para voltar uma década depois. Em 1996, a marca rompeu outra barreira importante ao vender 1.5 milhões de caixas. Nesta época as vendas do rum já se concentravam na região nordeste e MONTILLA tornava-se símbolo da cultura local, sendo presença constante no patrocínio das tradicionais festas de São João. Pouco depois, em 1998, a marca resolveu diversificar sua linha de produto com o lançamento da variante MONTILLA LIMÃO, rum com extratos naturais de limão.

Em 2001 a francesa Pernod Ricard adquiriu a Seagram e conseqüentemente seu portfólio de marcas, que incluía o rum MONTILLA. A partir desse momento a marca ganhou um poder maior de distribuição, investimentos em marketing e desenvolvimento de novos produtos. Em 2005 a marca celebrou o ano do lançamento de novas embalagens e nova identidade visual, além de um posicionamento mais moderno e inovadora campanha publicitária, sempre com a presença do Pirata. Além disso, lançou a versão “cuba libre” do RON MONTILLA (rum + refrigerante de cola), em lata. No ano seguinte, já com forte presença na região nordeste, a marca partiu para conquistar paladares de outros estados brasileiros. Em 2007, para comemorar seus 50 anos a marca lançou a bebida MONTILLA PREMIUM, composta por runs envelhecidos de três a 18 anos e coloração âmbar. A nova variante trouxe mais sofisticação para a linha com um produto de alta qualidade.

Em 2010 a marca voltou a inovar ao lançar, inicialmente na região nordeste, a versão em lata (disponível em 310ml e 473ml) das variações Carta Branca e Carta Cristal. O principal objetivo da lata era agregar novas ocasiões de consumo, como em grandes eventos e festas de rua. Entre os diferenciais da lata, destaque para o fechamento com tampa plástica, que, por meio da vedação, não necessita de consumo imediato, fazendo com que o rum possa ser saboreado moderadamente em diversas doses.

Outra importante ferramenta de marketing utilizada pela marca é a realização de ações para demonstrar e ensinar diferentes receitas de drinques preparadas com o rum, como por exemplo, a Caipirata Montilla, que traz uma opção diferenciada da caipirinha ao unir rodelas de limão, açúcar e Ron Cristal. Todos os drinques levam a assinatura do mixologista da Pernod Ricard Brasil.

A evolução visual
O logotipo da tradicional marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. A mais recente delas ocorreu em 2005 quando foi apresentado um novo logotipo, muito mais moderno, com nova tipologia de letra e o slogan escrito entre duas pequenas espadas piratas.

Além disso, a marca apresentou recentemente novas embalagens, que ganharam formas mais longilíneas e modernas.

Os slogans
Liberte seu espírito pirata.
Viva o espírito pirata.
O verdadeiro espírito pirata.

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1957
● Criador: Destilaria Medellin S.A.
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Bryan Fry
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Runs
● Concorrentes diretos: Bacardi e Merino
● Ícones: O Pirata
● Slogan: Liberte seu espírito pirata.
● Website: www.montilla.com.br
A marca no Brasil
A marca MONTILLA, ícone da cultura nordestina e líder de mercado no país com 77% de participação, vende a cada segundo uma garrafa de rum no Brasil. Oferecendo as versões Carta Branca, Ouro, Cristal e Limão, a marca supera os 25 milhões de litros vendidos anualmente. A região nordeste representa mais de 80% das vendas da marca.
Você sabia?
● No processo de produção do MONTILLA são comprados runs nacionais de várias origens. O envelhecimento dos runs é feito em Resende no Rio de Janeiro. Já o Blending (mistura) e engarrafamento são feitos em Suape, Pernambuco, e também em Resende.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/2/2012
10 comentários:
Nossa e eu achava que não fosse nacional.
Muito boa matéria.
Excelente trabalho.
Amo o Montilla Carta Branca. Ótimo para misturar com sucos e coca cola. Excelente qualidade
Ótima materia senti falta de ter mais explicação sobre o run montilla reserva especial cristal pois ganhei um de meu pa e o mesmo ainda se encontra lacrado queria postar a foto mais não tem como
Uma pena que NUNCA revelaram quem é o criador do célebre pirata. Quando criança, eu jurava que era obra do carioca JOSÉ LUIZ BENÍCIO, mas depois e crescer e me tornar também um ilustrador, descobri que o pirata não é de autoria dele.
Afinal, quem criou e desenhou o pirata do rótulo, ao longo das décadas?
O Montilla foi um ron maravilhoso, mudaram a receita dele e acabaram com o produto, hoje parece mais uma cachaça do que um ron, diate disso parei de consumi-lo.
Sou um apreciador do rum montilla a cowboy. A proprietária da marca podia pensar em fazer uma versão carta ouro envelhecida. Seria possível?
Desde o ano de 1992 quando era um jovem militar que sou apreciador do rum Montilla nos dias atuais acompanhado de uma boa leitura. Gostaria de uma versão envelhecida.
att. José Santoli .
Depois que mudaram a receita virou lixo, hoje esse rum não lembra nem de longe o que era, está misturado com cachaça o que acabou com o produto.
Sou colecionador e apreciador de Rum Montila, se alguém tiver exemplares disponíveis tenho interesse, 085998393063 Diego César
Tenho um exemplar muito antigo
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