25.5.06

DORITOS


Sabores intensos e diferentes, alguns deles exóticos. Um formato único. Crocante sem igual. Um ar meio latino. Além de uma linha comunicativa ousada e totalmente voltada para os jovens. Se não é triangular não é DORITOS! Com um sabor intenso e inconfundivelmente crocante, oferece uma experiência única. Um aperitivo saboroso e perfeito para desfrutar sozinho ou em boas companhias. Foi assim que DORITOS se transformou em um dos snacks mais populares e vendidos do mundo. 

A história 
A história começou no início da década de 1960 quando Archibald Clarke West fazia uma viagem com a família pela cidade californiana de San Diego e se deparou com uma barraquinha que vendia deliciosas tortilhas fritas (*também existe outra história para a criação do famoso snack). Levou a ideia à empresa Frito-Lay, onde ocupava o cargo de vice-presidente de marketing, que inicialmente não teve uma recepção muito calorosa. Apesar disso, DORITOS BRAND TORTILLA CHIPS foi lançado no mercado americano, inicialmente na costa oeste, em 1964, com seu inconfundível formato triangular, no sabor original de milho torrado (Toasted Corn), conquistando o paladar do público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o novo salgadinho era muito mais saboroso e principalmente crocante. O novo produto ganhou o nome de DORITOS para soar como douradinho, ou “doradito” em espanhol, já que a palavra significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). A partir de 1966 a marca DORITOS ganhou força e popularidade por ter uma distribuição mais abrangente e constante em boa parte dos estados americanos. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. No final desta década o produto ganhou seu segundo sabor: taco.


Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente, o que gerou um maior conhecimento da marca e do produto. Neste mesmo ano a marca introduziu no mercado o sabor queijo nacho, que se transformaria em um dos mais populares da DORITOS. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. Os anos de 1980 foram marcados por grandes novidades e inovações, entre as quais a inserção das informações nutricionais nas embalagens (1981), a versão light do produto, novos sabores e o lançamento do produto em alguns mercados internacionais. Além disso, foi também nesta década, em 1986, que o produto foi oficialmente lançado no mercado brasileiro. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER.


O sucesso da marca era tamanho que, em 1993, as vendas do salgadinho alcançaram US$ 1.3 bilhões, correspondendo a 1/3 do faturamento da Frito-Lay. DORITOS somente foi introduzido no mercado inglês em 1994, comercializado em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Ainda este ano, depois de investimentos superiores a US$ 50 milhões, a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado junto aos consumidores, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino, com cantos arredondados e sabor muito mais acentuado. Isto impulsionou ainda mais as vendas da marca. Foi também nesta década que a marca lançou no mercado o DORITOS DIPPAS, o tradicional salgadinho desenvolvido especialmente para ser mergulhado nos exclusivos molhos cremosos que faziam parte desta linha, como por exemplo, queijo cheddar e french onion. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresquinho e crocante.


Pouco depois, a marca mostrando preocupação em oferecer produtos mais saudáveis lançou a versão assada de DORITOS. Outra novidade foi a total eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduziu suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo, inicialmente somente para o mercado da América do Norte. Além disso, sempre em constante evolução, a marca DORITOS lançou novos e revolucionários sabores, especialmente os apimentados, ousando também ao introduzir novos formatos do tradicional snack, extremamente reconhecido pela sua forma triangular. No início de 2013, ao apresentar um novo logotipo e novas embalagens, que gradativamente foram disponibilizados em todos os mercados onde a marca atua, DORITOS unificou não somente sua imagem como também sua comunicação, que realizou a primeira campanha global da marca, cujo slogan era “For The Bold” (algo como “Para os Ousados”).


Nos últimos anos, além de ingressar em novos mercados mundiais, a marca tem lançado cada vez mais sabores picantes e com temperos fortes. Em 2015 a marca lançou no mercado americano um salgadinho que tem uma causa nobre: DORITOS RAINBOWS, uma embalagem especial em forma de arco-íris e com tortillas coloridas para aumentar a representatividade do público LGBTQ+ no país e cujas vendas são revertidas 100% para instituições ligadas ao Movimento LGBTQ+ que combatem o assédio e a discriminação. Com o sucesso da ação, a estratégia foi replicada em outros países e chegou ao Brasil em 2017, com uma campanha de inclusão de gêneros e apoio à diversidade.


Desde seu lançamento a marca já criou mais de 125 sabores diferentes, tendo no DORITOS NACHO CHEESE, o mais popular e vendido. Em alguns países existem sabores bem exóticos, como por exemplo, no Japão, onde é possível encontrar o salgadinho com sabores de atum e maionese, wasabi, alho, algas marinhas, pimenta negra ou queijo com abacate; na Turquia, onde é possível degustar um DORITOS de coalhada com hortelã; na França com a versão azeitona; ou na Bélgica com o sabor páprica.


* Existe outra história em torno da criação de DORITOS. E remete a meados da década de 1950. Pouco depois da inauguração da Disneyland em 1955, o fundador da Frito-Lay obteve permissão de Walt Disney para abrir um restaurante com uma temática mexicana na área de Frontierland. Batizado de “Casa de Fritos” (foto abaixo) tinha como objetivo promover os salgadinhos da marca Fritos. Os clientes podiam pegar Fritos de graça, e incluí-los em qualquer um dos pratos disponíveis. Um dos vendedores da Alex Foods, empresa que fornecia as tortillas ao restaurante, notou muitas delas no lixo e deu ao cozinheiro uma pequena dica: que ele poderia fritá-las e vendê-las como batatas fritas em vez de jogá-las fora. Pouco depois, Archibald Clarke West visitou o restaurante, presenciou o sucesso do delicioso e crocante snack e teve a ideia de comercializá-lo.


A linha do tempo 
1967 
Um novo sabor foi adicionado ao produto original com o lançamento do DORITOS TACO FLAVOR (sabor taco). 
1972 
Lançamento do sabor mais popular da marca, o DORITOS NACHO CHEESE, que foi relançado no mercado em 1992 com o nome de DORITOS NACHO CHEESIER, mas voltou a utilizar o nome anterior poucos anos depois. 
1982 
Lançamento do DORITOS CRISPY LIGHT, a versão original com menos calorias. No ano de 1989 essa versão foi relançada no mercado com o nome DORITOS LIGHT TORTILLA CHIPS. 
1986 
Lançamento do sabor DORITOS COOL RANCH, uma combinação intensa entre cebola, alho e salsa. É um dos sabores mais populares entre os consumidores americanos. 
1992 
Foram lançados no mercado, como teste experimental nas cidades americanas de Tulsa e Omaha, os novos sabores DORITOS THINS SALTED (mais fino e levemente salgado) e DORITOS SALSA N’CHEESE (queijo com uma pitada de salsa). No ano seguinte esses novos sabores foram introduzidos nacionalmente com o comediante Chevy Chase estrelando uma enorme campanha televisiva que custou US$ 100 milhões. 
1994 
Lançamento do DORITOS COOLER RANCH, feito 100% com milho branco. 
1997 
Lançamento da versão sem gordura (Fat-Free) e do DORITOS 3D’s, um salgadinho em três dimensões introduzido no mercado com uma campanha estrelada por Ali Landry, então Miss Estados Unidos. Esta nova versão era mais “gorda” do que a original. 
Lançamento do sabor apimentado DORITOS SPICY NACHOS
1999 
Lançamento dos sabores DORITOS SALSA VERDE e DORITOS SMOKEY RED BBQ
2002 
Introdução da linha BAKED DORITOS, o famoso salgadinho em sua versão assada, eliminando assim o processo de fritura do produto. 
2003 
Lançamento do sabor DORITOS GUACAMOLE e da linha DORITOS ROLLITOS, o tradicional salgadinho em formato de pequenos rolos disponível em três sabores. 
2004 
Lançamento da linha DORITOS EDGE, versão do salgadinho original com 60% menos carboidratos. 
2005 
Lançamento do DORITOS BLACK PEPPER, uma versão extremamente apimentada do salgadinho. Introduzido primeiramente como uma edição limitada, acabou fazendo parte da linha em definitivo em virtude da excepcional receptividade dos consumidores. 
2006 
Lançamento do sabor DORITOS FIERY HABANERO, outra versão apimentada do salgadinho, com uma campanha publicitária feita toda em língua espanhola. 
2007 
Lançamento do DORITOS COLLISION, que combinava dois sabores (Hot Wings & Blue Cheese e Zesty Nacho & Chipotle Ranch) em uma só embalagem, introduzido com uma campanha publicitária estrelada pela cantora Missy Elliot. 
2009 
Lançamento da inovadora linha DORITOS LATE NIGHT, que além dos sabores (Tacos, Last Call Jalapeno Popper e Cheeseburger), permitia que o consumidor simulasse um show musical em seu computador, colocando o código de AR (Realidade Aumentada) na webcam. A ação envolveu a participação da banda Blink182 e do rapper Big Boi. 
2010 
Lançamento do DORITOS DEGREE BURN, uma nova linha de sabores picantes composta por três versões: Blazin’ Jalapeno, Fiery Buffalo e Scorchin’ Habanero. 
2011 
Lançamento do DORITOS TAPATÍO, o tradicional salgadinho com sabor de molho picante. O produto foi desenvolvido em parceria com a empresa Tapatío, especializada em pimentas e molhos picantes. 
2012 
Lançamento do DORITOS JACKED, cujos snacks são 40% maior em tamanho e espessura que a versão original, inicialmente disponível em dois sabores: Enchilada Supreme e Smoky Chipotle BBQ. 
Lançamento do DORITOS DINAMITA, salgadinhos enrolados (em forma de tubos) em sabores picantes, como por exemplo, pimenta com limão. 
2013 
Lançamento do DORITOS LOCOS TACOS, uma linha de edição limitada de snacks com textura extremamente real de taco, cuja embalagem oferecia dois sabores: metade Cool Ranch e Crunchy Taco, ou Nacho Cheese e Crunchy Taco. 
2015 
Lançamento do DORITOS ROULETTE, um produto original que oferecia aos consumidores uma experiência desafiante. Cada embalagem continha os salgadinhos no sabor Tex Mex, mas, entre eles, estavam alguns ultra picantes. Como todos tinham a mesma aparência era uma verdadeira roleta de sabores. 
2016 
Lançamento do DORITOS MIX, que combina quatro diferentes formatos e sabores em uma única embalagem para uma experiência multisensorial fantástica. 
2017 
Lançamento do DORITOS SIMPLY ORGANIC, versão orgânica do tradicional salgadinho, que não contém sabores e cores artificiais. 
2018 
Lançamento do DORITOS BLAZE, que apresenta sabor complexo e ardido que se desenvolve à medida que você mastiga.


Marketing ousado e inovador 
As campanhas publicitárias e ações de marketing da marca sempre foram pautadas pela irreverência e ousadia de sua linha comunicativa. Na grande maioria das vezes utilizando celebridades e formadores de opiniões, as campanhas de DORITOS sempre marcaram época. Entre as melhores podemos destacar: em 1973, onde o ator e comediante Avery Schreiber estrelava um comercial que enfatizava o alto barulho de DORITOS ao ser mordido e mastigado; em 1986, quando o popular comediante Jay Leno estrelou um comercial de televisão que se tornou um enorme sucesso; em 1992 quando o boxeador George Foreman (imagem abaixo) estrelou uma milionária campanha publicitária; ou em 2007 com a campanha “Fight for the Flavor”, onde dois novos sabores, DORITOS SMOKIN’ CHEDDAR BBQ FLAVORED TORTILLA CHIPS e DORITOS WILD WHITE NACHO, participaram de uma verdadeira batalha com a ajuda dos consumidores, que foram responsáveis por decidir qual deles continuaria no mercado.


Em 2008 a campanha “The X-13D Flavor Experiment” fez um enorme sucesso. A campanha, que tinha como slogan “Get it. Taste it. Name it”, apresentava embalagens pretas com o emblema X-13D e um sabor desconhecido de DORITOS, onde o consumidor deveria identificar qual o verdadeiro sabor do novo produto e sugerir um nome a ele. Foram selecionados cem dos consumidores que acertaram o sabor (cheeseburger), que receberam um ano grátis de produtos da marca, além de se tornarem experimentadores oficiais dos novos sabores, conhecidos como Flavor Masters.


Mais recentemente, no ano de 2017, em uma estratégia de marketing ousada e inovadora, a marca lançou o DORITOS MYSTERY, uma edição limitada que desafiou a lógica do que é esperado pelos consumidores e não tinha seus sabores revelados. Com identidade visual minimalista, as embalagens foram apresentadas nas cores preto e branco. A proposta da marca era fomentar o debate e curiosidade dos consumidores para tentar descrever os novos sabores. Inspirada no comportamento curioso dos millennials, a marca intensifica o seu posicionamento global “For the Bold”.


A evolução visual 
A marca DORITOS é um verdadeiro camaleão em relação ao seu logotipo. Inúmeros deles foram utilizados no decorrer de sua história e as mudanças constantes parecem agradar seu público alvo, composto na maioria por jovens. O logotipo original da marca, onde cada letra da palavra DORITOS estava inserida em quadrados nas cores amarela e laranja, passou por algumas modificações em 1973, 1979 e 1985, quando o pingo da letra “i” ganhou o tradicional formato triangular do salgadinho.


Em 1994 a identidade visual passou por uma reformulação radical, apresentando inclusive uma nova tipografia de letra. Em 2000 foram feitas novas modificações, incluindo a inclusão de um fundo preto e a adoção de uma tipografia de letra mais moderna. Depois de passar por uma nova remodelação em 2003, quando o logotipo ganhou um triângulo de fundo, em 2006 no mercado americano foi apresentada uma nova identidade visual, batizada de “The Shockwave”.


Apesar disso, em 2007, no mercado internacional o logotipo antigo ganhou um novo design. Finalmente, no início de fevereiro de 2013, a marca anunciou o lançamento de uma nova identidade visual, que tinha como objetivo unificar sua comunicação e logotipo em todos os mercados onde DORITOS estava presente. O logotipo, além de uma nova tipografia de letra, ganhou um símbolo (triangular) que remete ao tradicional formato de DORITOS.


As embalagens de DORITOS também passaram por acentuadas modificações ao longo dos anos. As novas embalagens assumiram um visual mais “clean”. Em 2013, como resultado da unificação de sua identidade visual global, novas embalagens foram introduzidas. Antes do novo design, existiram 25 variações de embalagens.


Os slogans 
For The Bold. (2013) 
Snack Strong. (2007) 
The Loudest Taste on Earth. (1998) 
Life with Doritos/Life without Doritos. (1996) 
Crunch all you want, we’ll make more. (1986) 
They taste good as they crunch. (1973) 
The new beat in things to eat. (1965) 
Unique Latino Snack. (1964)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1964 
● Criador: Arch West 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Frito-Lay North America Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da PepsiCo Inc.) 
● Presidente: Vivek Sankaran 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salgadinhos 
● Concorrentes diretos: Tostitos, Planters, Santitas, On The Border, Mission, Takis e Fritos 
● Ícones: Seu formato triangular 
● Slogan: For The Bold. 
● Website: www.doritos.com.br 

A marca no mundo 
DORITOS é a segunda marca mais forte de salgadinho (snack) nos Estados Unidos, atrás apenas da Lay’s, alcançando vendas anuais perto de US$ 4 bilhões e vendendo mais de 5 milhões de unidades diárias somente no país. Uma grande infinidade de sabores é comercializada em mais de 40 países, e somente nos Estados Unidos a linha é composta por mais de 15 sabores diferentes. 

Você sabia? 
O criador do salgadinho DORITOS, Arch West, morreu no dia 20 de setembro de 2011, aos 97 anos. Para homenageá-lo, a família decidiu incluir dezenas de DORITOS em sua urna antes de colocar as cinzas. E uma curiosidade: ao longo de sua vida, ele continuou comprometido com o salgadinho, mesmo servindo como um testador de sabores depois que se aposentou da vice-presidência da Firto-Lay. Seu sabor favorito era o de milho natural, embora ele tenha admitido gostar muito do Cool Ranch. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/5/2018

4 comentários:

Michael Darolt disse...

Caraca... adoro este salgadinho...
Lembro quando o sabor queijo nacho foi introduzido no Brasil... foi como se diz, amor a primeira vista...
Nada melhor que um Doritos com uma cervejinha bem gelada...rs

Mundo Terra disse...

Doritos é o meu salgadinho favorito. Queria saber se ele é frito ou assado....rs

Anônimo disse...

Doritos Pizza era o melhor. Até hoje muita gente não entende por que saiu do mercado..

Anônimo disse...

O meu preferido até hoje. Não tem igual.