1.6.06

DISCOVERY CHANNEL


Um convite à exploração, ao desconhecido, a história, a informação e a educação. Um templo para cientistas, exploradores, biólogos, pesquisadores e curiosos. DISCOVERY CHANNEL é um bem ao mundo e a todos aqueles que dependem dele. Um arquivo da humanidade retratado através das lentes e disponível na tela da televisão. 

A história 
Fundado por John Hendricks com investimentos iniciais de US$ 5 milhões, o THE DISCOVERY CHANNEL (isso mesmo, no início continha a palavra THE) foi ao ar pela primeira vez no dia 17 de junho de 1985 nos Estados Unidos com o programa “Iceberg Alley”, contando com 156 mil assinantes, como o primeiro produto de uma televisão a cabo voltado exclusivamente para o lado educacional, apresentando uma programação de 12 horas recheada de documentários sobre ciência, tecnologias, vida animal, história e assuntos gerais. O sucesso foi tanto que o canal completou seu primeiro ano de vida com 7 milhões de assinantes. Em 1987, um acordo entre o canal e a empresa Mitsubishi Corporation, permitiu que a programação do DISCOVERY CHANNEL fosse distribuída e vista no Japão. Nesta época o canal já possuía 50 milhões de assinantes.


Dois anos depois lançou um programa matinal com uma hora de duração, desenvolvido para ser assistido dentro das salas de aulas das escolas americanas. Neste mesmo ano o canal foi lançado no Reino Unido. Em 1993 diversificou sua linha de produtos ao introduzir seu primeiro CD-ROM com o título “In The Company of Whales” (“Em Companhias das Baleias”), baseado em documentário sobre a vida das baleias, produzido e gravado inteiramente pelo DISCOVERY CHANNEL. No ano seguinte o canal expandiu-se para a Ásia, Índia e América Latina, sendo lançado oficialmente no Brasil no dia 7 de fevereiro. Em 1995 a empresa anunciou a compra da rede de lojas DISCOVERY STORE (então com 114 unidades), baseada no estado do Texas, renomeando o negócio para DISCOVERY CHANNEL STORE, com o objetivo de vender produtos ligados ao canal de televisão, aumentando assim seu faturamento. Ainda este ano introduziu o DISCOVERY CHANNEL CATALOG, um catálogo semestral, com 32 páginas coloridas, para vender produtos da marca. Hoje em dia este catálogo é distribuído para mais de 9 milhões de consumidores. 101.4 milhões de casas ao redor do mundo contavam com a programação DISCOVERY CHANNEL em 1996, mesmo ano em que lançou cinco novos canais.


Em 1997, a empresa adicionou mais um canal a sua rede ao comprar o Travel Channel, especializado em turismo e viagens. Nesta década, o DISCOVERY CHANNEL iniciou a segmentação de sua programação através do lançamento de canais com assuntos específicos, como por exemplo, o Animal Planet (reino animal e natureza), Discovery Kids (direcionado ao público infantil) e Discovery Civilization (dedicado aos grandes momentos e feitos da humanidade). No ano de 2000, o canal atingiu os 178 milhões de assinantes em 146 países ao redor do mundo. Nos anos seguintes o DISCOVERY CHANNEL ingressou em novos mercado no continente europeu, espalhando-se por muitos países do velho continente, além de introduzir vários novos canais. Recentemente o canal fechou a grande maioria de suas lojas e concentrou a venda de seus produtos em seu site na internet e pelo catálogo.


Em 2007 a empresa estabeleceu o DISCOVERY STUDIOS, cujo objetivo principal é criar, desenvolver e produzir séries e documentários de gêneros diversos, como por exemplo, ciência, história natural, realidade e estilo de vida. Atualmente é um dos maiores estúdios de documentários do mundo, produzindo por ano mais de 150 horas de programação original e de alta qualidade. Hoje em dia, o DISCOVERY CHANNEL é o maior produtor e comprador de documentários do mundo. São ao todo mais de 150.000 horas de programas e documentários de alta qualidade em seus acervos.


Alguns documentários marcaram a história do canal, como por exemplo, RUSSIA: Live From The Inside (1987), um programa de 66 horas ao vivo mostrando as facetas da Rússia; Ivory Wars (1989), primeira produção original do canal; TITANIC: Anatomy of Disaster (1997), mostrando em detalhes toda a história do maior naufrágio de todos os tempos; e Raising the Mammoth e Walking With Dinosaurs (2000), documentários que obtiveram as maiores audiências de uma televisão a cabo no mercado americano.


A linha do tempo 
1987 
Lançamento no dia 1 de fevereiro do TRAVEL CHANNEL, pela Trans World Airlines, e adquirido pelo DISCOVERY CHANNEL no ano seguinte, como primeiro canal de televisão totalmente voltado para viagens e turismo. O canal não pertence mais a empresa. 
1988 
Estréia no dia 1 de julho do programa SHARK WEEK, uma série de documentários sobre a vida das diversas espécies de tubarões existentes no planeta. Atualmente o programa é exibido anualmente, com duração de uma semana, geralmente entre os meses de julho e agosto. 
1991 
Aquisição do canal THE LEARNING CHANNEL, conhecido popularmente como TLC, que havia sido lançado em 1980 contendo uma programação completamente educativa. Hoje o canal possui mais de 200 milhões de assinantes em 170 países. 
1992 
Estréia no dia 1 de abril do programa IN THE COMPANY OF WHALES, um documentário impecável sobre a vida das baleias, gravado em 15 países e oceanos ao redor do mundo. 
1993 
Lançamento do FitTV, canal dedicado a forma física e uma vida saudável. Foi comprado em 2001 pelo DISCOVERY CHANNEL, renomeado para DISCOVERY FIT & HEALTH em 2011 e atualmente conta com 91 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos. O canal também passou a abordar doenças e documentários que acompanham o dia a dia de um pronto-socorro, englobando boa parte da programação do antigo DESCOVERY HEALTH. 
1996 
Lançamento no dia 1 de novembro do ANIMAL PLANET, um canal com programação exclusivamente voltada a vida animal, com programas interessantes e cativantes. O canal foi baseado na grande fascinação que o mundo animal desperta nos seres humanos, mostrando uma mistura variada de programas incluindo documentários, filmes originais e séries de aventuras. Não demorou muito para tornar-se um dos líderes de audiência em sua categoria. O canal, que utiliza o slogan “Surprisingly Human”, conta com aproximadamente 100 milhões de assinantes nos Estados Unidos e outros 275 milhões espalhados por 75 países ao redor do mundo. 
Lançamento em agosto do DISCOVERY KIDS, um canal com conteúdo voltado para o público infantil. Atualmente o canal é assinado por mais de 90 milhões de residências em 33 países da América Latina, e recentemente foi lançado na Ásia. 
Lançamento do DISCOVERY CIVILIZATION, que apresentava programas e documentários que narravam histórias e grandes momentos da humanidade. No ano de 2002, após parceria com o tradicional jornal The New York Times, o canal foi renomeado para DISCOVERY TIMES. Em 2008, nos Estados Unidos, o canal passou a chamar INVESTIGATION DISCOVERY e foi reposicionado no mercado com sua programação baseada em documentários de grandes e intrigantes crimes. Já na Europa passou a se chamar DISCOVERY WORLD ou DISCOVERY HISTORY. O canal atualmente conta com mais de 106 milhões de assinantes no mundo inteiro. 
1997 
Lançamento no dia 20 de julho do DISCOVERY SCI-TREK, um canal com programação composta por programas e documentários científicos, espaciais e tecnológicos. Em 2003 o canal passou a se chamar DISCOVERY SCIENCE CHANNEL nos Estados Unidos e, mais recentemente, apenas SCIENCE. O canal atualmente conta com aproximadamente 76 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos, chegando a mais de 145 milhões no mundo inteiro. 
1998 
Lançamento do canal DISCOVERY HOME com programas sobre culinária, decoração, planejamento de festas e eventos, entre outros assuntos relacionados à vida doméstica, que antes era denominado de Discovery Home & Leisure Channel. 
Lançamento no dia 1 de junho do DISCOVERY CHANNEL em língua espanhola, primeiro canal dos Estados Unidos a ser transmitido neste idioma. Hoje em dia o canal DISCOVERY EN ESPAÑOL possui mais de 5 milhões de assinantes nos Estados Unidos. 
1999 
Lançamento no dia 13 de setembro do DISCOVERY WINGS, um canal com programação voltada para a aviação e o segmento aeroespacial. Em 2005 o canal adotou o nome de MILITARY CHANNEL, com sua programação voltada para documentários e programas militares. Hoje em dia, o canal que possui como slogan “Go behind the lines”, tem aproximadamente 60 milhões de assinantes nos Estados Unidos. 
Lançamento do canal DISCOVERY HEALTH, baseado no fascínio da população humana pelo assunto saúde e bem-estar. Estreou com uma proposta inovadora e surpreendente, levando o telespectador para dentro do fascinante e informativo mundo da medicina e da saúde. Apesar da proposta de valorizar a saúde e o bem-estar, não havia como fugir de cenas mais fortes, com holofotes sobre mesas de cirurgia. O canal logo se tornou um sucesso com programas como “Critical Hour”, “Babies: Special Delivery” e as séries que tratavam de assuntos como cirurgias plásticas: “Before and After” e “Body Challenge”. Atualmente o canal se chama DISCOVERY FIT & HEALTH. Somando os espectadores dos Estados Unidos (onde passou a se chamar OWN) e Inglaterra, o número salta para 79 milhões. 
2002 
Lançamento no dia 1 de junho do DISCOVERY HD THEATER, um canal que transmitia programação em alta definição para o mercado americano. O canal foi pioneiro em desenvolver programas especificamente produzidos para o formato HD. Em outubro de 2011 o canal, que possui 42 milhões de assinantes, foi reposicionado e adotou o nome de VELOCITY, com uma programação voltada ao público masculino com assuntos como automóveis, eventos esportivos e estilo de vida. 
Estréia do programa MythBusters (Caçadores de Mitos), uma série onde Adam Savage e Jamie Hyneman, especialistas em efeitos especiais, desvendam os maiores mitos e lendas urbanas de nossa cultura. Estréia do MONSTER GARAGE, um programa onde uma equipe de cinco pessoas com experiência em mecânica, em fábrica ou modificação, liderada por Jesse James, transformava um simples carro em um “verdadeiro monstro”. 
Estréia do documentário BLUE PLANET: SEAS OF LIFE, composto por oito espetaculares episódios que custaram US$ 10 milhões sobre as maravilhas do oceano. 
2003 
Estréia do programa DIRTY JOBS (conhecido no Brasil como “Trabalho Sujo”), uma série apresentada por Mike Rowe, onde são mostradas as profissões mais perigosas, estranhas e difíceis do mundo. 
Estréia do programa AMERICAN CHOPPER, estrelando Paul Teutul e seu filho, fazendo motocicletas customizadas e personalizadas em sua oficina. 
Estréia da série EXTREME ENGINEERING (“Megaconstruções” no Brasil), apresentado por Danny Forster que proporciona aos telespectadores uma visão abrangente de alguns dos maiores projetos de engenharia do mundo, desde o estádio do Arizona Cardinals até o edifício mais alto de Madri. 
2005 
Estréia do programa DEADLIEST CATCH (“Pesca Mortal” no Brasil), uma série de documentários sobre barcos pesqueiros de caranguejos (da espécie King Crab) no violento mar de Bering no Alaska. Em 2013 a série estreou sua nona temporada. 
Estréia do programa A HAUNTING (Assombrações) que mostrava narrações e encenações dramáticas com base em relatos verídicos de experiências e encontros paranormais. 
Lançamento do canal DISCOVERY HD, canal internacional do DISCOVERY CHANNEL com programação em alta definição. 
2006 
Estréia do programa FUTURE WEAPONS, uma série apresentada por Richard Machowicz, ex-fuzileiro da marinha americana, pertencente à famosa divisão SEAL, onde são mostradas as armas e tecnologias do futuro na área militar. 
Estréia da série MAN vs. WILD (“Á Prove de Tudo” no Brasil), que retrata viagens pelos destinos selvagens mais populares do planeta, lugares onde os turistas poderiam facilmente se perder ou correr perigo. Apresentado por Bear Grylls, ao chegar em cada um dos locais, ele busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. 
Lançamento do DISCOVERY MOBILE, um pacote de serviços móveis onde os consumidores podiam baixar via telefone celular inúmeros produtos, como por exemplo, wallpapers, ringtones, podcasts, jogos, vídeos e outros itens especiais do canal, como por exemplo, episódios de séries e dos premiados documentários. 
2007 
Estréia do documentário PLANET EARTH, uma série de 11 episódios produzida em parceria com a BBC, onde eram exibidas imagens do planeta nunca vistas antes. A série atraiu mais de 70 milhões de espectadores, se transformando em um enorme sucesso. 
Estréia da série SMASH LAB, que apresentava uma equipe de ousados engenheiros testando as tecnologias atuais e as aplicando de formas novas e revolucionárias. 
Lançamento do DISCOVERY FAMILIA, um canal em língua espanhola com programação educacional para toda a família. O novo canal foi resultado da junção dos canais Discovery Kids em espanhol e do Viajar y Vivir. Possui mais de 4 milhões de assinantes. 
Lançamento do DISCOVERY TURBO, um com programação dedicada a máquinas como carros, motos, barcos e aviões. 
2008 
No dia 4 de junho Discovery Home and Leisure passou a se chamar PLANET GREEN, um canal 24 horas dedicado à um estilo de vida ecologicamente correto. Em 2012 o canal adotou o nome de DESTINATION AMERICA e adotou uma nova programação voltada para celebrar pessoas, lugares e histórias dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos possui mais de 60 milhões de assinantes. 
2009 
Estréia no dia 20 de setembro do THE AMAZING RACE, um reality show produzido pelo DISCOVERY CHANNEL em parceria com a Disney. Na edição da América Latina participaram onze times de duas pessoas, com um relacionamento já existente, numa corrida pela América Latina para ganhar US$ 250 mil. Os grandes vencedores da primeira edição foram os argentinos Matías e Tamara. 
Lançamento no Reino Unido do DISCOVERY SHED, um canal cuja programação consiste em programa de atividades ao ar livre, pescaria, trilhas com bicicletas, etc. 
2010 
A partir de outubro, somente nos Estados Unidos, o Discovery Kids passou a se chamar HUB, um canal em parceria com a fabricante de brinquedos Hasbro, com programação totalmente nova e direcionada para crianças de 10 a 12 anos de idade. O canal possui aproximadamente 73 milhões de assinantes. 
Na América Latina, o tradicional People+Arts foi substituído por um novo canal chamado LIV, cuja proposta era oferecer uma programação voltada para o público feminino, com foco no entretenimento. O canal foi descontinuado em 2012. 
2011 
Lançamento do OWN (Oprah Winfrey Network), um canal resultado de uma associação do DISCOVERY com a famosa apresentadora. O novo canal, que substituiu o DISCOVERY HEALTH nos Estados Unidos, apresenta programas sobre relacionamentos, sexo, finanças pessoais e autoajuda, sempre mantendo o estilo alto astral de Oprah Winfrey. Possui 80 milhões de assinantes nos Estados Unidos. 
Estréia no dia 13 de fevereiro do 3NET, resultado de uma joint-venture entre Sony, DISCOVERY CHANNEL e Imax, anunciado como o primeiro canal 24 horas em 3D do mundo. Em seu dia de estréia o novo canal apresentou uma produção original em 3D do DISCOVERY sobre a China e um programa da série “Forgotten Planet”, além do longa-metragem produzido pela Imax “Into the Deep” (Imensidão Azul) 3D.


Um espaço para a descoberta 
No dia 25 de junho de 2009 o canal inaugurou o DISCOVERY TIMES SQUARE EXPOSITION (conhecido como DISCOVERY TSX), um centro de exposições localizado na antiga gráfica do jornal The New York Times em plena Times Square. O espaço de 5.600 já apresentou artefatos do Faraó Tutankamom, que ficaram 30 anos sem serem vistos em Nova York; artefatos e reproduções de peças projetadas por Leonardo Da Vinci em seus diários, além de uma análise digital de quadros como a Última Ceia e a Monalisa; e também a primeira exibição de artefatos recuperados no naufrágio do Titanic, além de fotos e reproduções de partes do navio que deveria ter sido impossível de naufragar. O espaço conta ainda com um sofisticado café e uma completa loja, que oferece vários itens interessantes, incluindo jogos, livros e DVDs.


Em 2011 o DISCOVERY TSX, que utiliza o slogan “More Than a Museum”, exibiu mais de 250 artefatos, alguns deles inéditos, encontrados nas ruínas da cidade italiana de Pompéia depois da erupção do vulcão Vesúvio. Mais recentemente, para delírio dos fãs dos livros de J.K. Rowling, uma exposição trouxe mais de 200 objetos de suporte e fantasias que estiveram presentes nos filmes da saga Harry Potter, alguns do final épico que foram adicionados recentemente e nunca visto antes em outras exposições. Além disso, descubra a ciência e os esplendores do corpo humano com a exposição Body Worlds: Pulse, que fica em cartaz até 2014 Graças à plastinação, técnica que visa preservar os tecidos biológicos ao substituir os líquidos orgânicos por silicone, o público pode explorar a anatomia humana, sua forma e sua função.


Campanhas que fizeram história 
Em 2008 o canal adotou um novo posicionamento apoiado pela campanha “The world is just awesome” (em tradução livre, “O mundo é mesmo incrível”), composta por um comercial, batizado de “I Love The World”, que mostrava astronautas, monges, bombeiros, exploradores, apresentadores do canal (como Bear Grylls de “A prova de tudo”, Mike Rowe do programa “Dirty Jobs”, a dupla dos “Caçadores de Mitos”, entre outros) e rostos famosos, como o físico Stephen Hawking, cantando o amor pela vida, pelo planeta e pelo universo. Clique no ícone abaixo para assistir ao comercial.

   

A campanha fez tanto sucesso que em 2009 o canal lançou um novo filme, com a mesma música, mas com novas cenas e personagens cantando o amor pelo planeta e pela vida.

   

A evolução visual 
A marca alterou seu logotipo apenas cinco vezes em toda sua história. A primeira ocorreu em 1987 quando o logotipo (uma tela de televisão retratando um mapa do mundo) passou a contar com um globo terrestre (ainda que pela metade). Porém a modificação mais radical ocorreu em 1995 com a introdução de uma nova identidade visual extremamente acentuada, onde o globo terrestre passou a ter destaque central. Neste momento a palavra THE foi abolida do nome. Uma nova mudança ocorreu em 2000 com o logotipo sendo apenas modernizado.


No mês de abril de 2008, em uma coletiva de impressa na cidade de Chicago, o canal DISCOVERY CHANNEL divulgou sua nova identidade visual. Desenvolvida pela Viewpoint Creative (da cidade de Boston), o novo logotipo mantinha o globo terrestre, porém agora mais estilizado e com uma nova paleta de cores. A grande mudança ocorreu na tipografia de letra, muito mais leve, contemporânea e integrada com o símbolo do canal, onde o globo terrestre e a letra “D” passaram a ficarem unidas. Em fevereiro de 2009 o logotipo passou por uma modernização: as letras foram afinadas, a palavra “channel” ganhou mais destaque e o globo terrestre adquiriu detalhes mais nítidos.


O canal também começou a utilizar um logotipo extremamente simplificado: apenas letra D e o globo terrestre, com a intenção de transformá-lo em um ícone único.


A identidade visual do DISCOVERY CHANNEL HD, versão do canal em alta definição, também acompanhou a evolução da marca. A última modificação ocorreu em 2009.


Os slogans 
Grab life by the globe. (2013) 
The world is just awesome. (2008) 
Let’s All Discover. 
Explore Your World. 
There’s no thrill like discovery. 
Entertain Your Brain. 
O mundo é Discovery. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 17 de junho de 1985 
● Fundador: John Hendricks 
● Sede mundial: Silver Spring, Maryland 
● Proprietário da marca: Discovery Communications, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: John Hendricks 
● Presidente & CEO: David Zaslav 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 315 milhões de lares 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Comunicação e entretenimento 
● Principais produtos: Canal de televisão, produção de documentários e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: National Geographic Channel, History e Travel Channel 
● Ícones: Os documentários e as séries originais 
● Slogan: Grab life by the globe. 
● Website: www.discovery.com 

A marca no mundo 
Atualmente as 37 redes da empresa (aproximadamente 100 canais, cujo mais importante é justamente o DISCOVERY CHANNEL, o maior canal de documentários, séries e programas educativos do mundo) estão disponíveis em 45 línguas (que incluem inglês, espanhol, português, francês, hindu, alemão, russo, holandês, italiano, norueguês, dinamarquês, grego, polonês, árabe, japonês, coreano, entre outras), em quase 190 países e sendo assistidas por mais de 1.5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. O DISCOVERY CHANNEL, canal mais importante da empresa, possui mais de 315 milhões de assinantes, e somente nos Estados Unidos está presente em mais de 100 milhões de casas. O canal vende produtos, como documentários e programas, brinquedos, jogos, roupas e acessórios através da internet, catálogo e licenciamento. 

Você sabia? 
O DISCOVERY CHANNEL é o segundo canal a cabo mais distribuído nos Estados Unidos, atrás apenas do TBS. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), Jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/8/2013

2 comentários:

Isao_TKR disse...

O canal que me salvou da ignorância...

Anônimo disse...

Boa noite!
gostaria que me ajudase a me dizer quando foi o ano que foi apresentado o doc.(o poder do pedal). ficarei muito grato por essa ajuda, um abraço.