8.6.06

TAG HEUER


Seus relógios desfilam pelos ambientes mais refinados do mundo nos pulsos de celebridades e esportistas como o golfista Tiger Woods, a musa Maria Sharapova, o piloto Jason Button e muitos astros de Hollywood. A TAG HEUER é referência em relógios e cronógrafos esportivos que constantemente expandem as fronteiras da precisão, confiabilidade e estética. É por isto que a filosofia da marca é simbolizada pelo slogan Swiss Avant-Garde since 1860 (“vanguarda suíça desde 1860”). 

A história 
O suíço Edouard Heuer era um apaixonado por precisão. Quando fundou sua modesta oficina em 1860 na cidade de St-Imier, nas remotas montanhas Jura na Suíça, o jovem de apenas 20 anos tinha apenas um objetivo: levar a medição do tempo a novos patamares transformando a forma como era mensurado. Em 1869, ele patenteou o primeiro cronômetro, que marcava um quinto de segundo. Desde então, a empresa tem estado na vanguarda da relojoaria, tanto em termos de tecnologia, escolha de materiais ou mesmo design. Da primeira patente de um mecanismo de cronógrafo em 1882, passando pela invenção da “engrenagem oscilante” em 1887, ainda hoje utilizada pelos maiores relojoeiros na fabricação de cronógrafos; a patente da caixa resistente a água, em 1895; o primeiro cronógrafo para painel de automóveis e aviões (Tempo de Percurso) em 1911; até o primeiro cronógrafo a medir centésimos de segundo em 1916; Heuer escreveu alguns dos maiores capítulos da história da relojoaria mundial. Essas e muitas outras novidades significaram grandes passos para o universo esportivo, já que assim foi possível medir o desempenho cada vez mais preciso dos atletas. É por isso que, desde sua fundação, a marca é identificada com esportes competitivos, principalmente automobilismo, vela e esqui.


Após a Segunda Guerra Mundial, os relógios da marca já eram utilizados por elites e pessoas influentes do mundo, como por exemplo, o General Dwight Eisenhower, o príncipe William da Suécia e o presidente Harry Truman. No final da década 1950 foi criada oficialmente a filial americana, tão importante para a expansão da marca no mundo. Em 1962, um acontecimento marcante para a HEUER: no dia 20 de fevereiro o astronauta John Glenn realiza o primeiro voo espacial com tripulação americana com um cronômetro HEUER no pulso, tornando-o assim o primeiro relógio suíço a ir ao espaço. Apesar do desenvolvimento, a marca tornou-se conhecida mundialmente quando o americano Steve McQueen, ator e amante da velocidade, utilizou o relógio Monaco – que hoje em dia possui uma série com diversos modelos inspirados no original - no filme Le Mans, em 1971. Rodado durante a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, na época uma das mais perigosas do mundo, é um clássico para os apaixonados por automobilismo. Depois do feito, o ator se tornou o primeiro embaixador da marca.


Somente em 1985 a empresa, que já era reconhecida por seus excepcionais cronômetros, se uniu a TAG (abreviação de Techniques D’Avant-Garde), fabricante de itens de alta tecnologia para Formula 1 (como turbos cerâmicos para carros), surgindo assim a marca TAG HEUER. No ano de 1999 a empresa passou a fazer parte do grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) quando o poderoso conglomerado de luxo pagou aproximadamente €658 milhões pela TAG HEUER. A partir deste momento a TAG HEUER foi posicionada de fato como uma marca de luxo, continuamente reconhecida como um dos nomes mais exclusivos em relógios suíços, considerados os melhores do mundo.


A TAG HEUER cresceu muito como parte do Grupo LVMH e, graças a esse posicionamento, seus produtos, com valores de US$ 1.000 a US$ 25 mil, são cada vez mais luxuosos e cobiçados. Parte disso se deve a estratégia de foco em pontos-de-venda e mercados exclusivos, incluindo a inauguração de lojas próprias nas principais metrópoles do planeta. Hoje em dia, graças à sua tecnologia avançada, alguns relógios da TAG HEUER são chamados de cronógrafos, pois são capazes de medir curtíssimos períodos de tempo. Além disso, anualmente a marca lança peças conceito, aquelas que rompem ideias preestabelecidas e revelam avanços às vezes inimagináveis.


Em 2010, por ocasião do seu 150º aniversário, a TAG HEUER lançou a edição limitada Carrera Série S: um elegante estojo de madeira personalizado no interior com a assinatura de Jack Heuer, que inclui um cronógrafo de pulso Carrera Calibre 16 Tachymeter Day-Date, um cronógrafo de mão Heuer e um par de luvas de couro Heuer Racing. Hoje em dia só há uma marca de luxo no mundo que tem no seu portfólio relógios que medem até décimos, centésimos e milésimos de segundo, ou que no seu equipamento de timekeeping dispõe de meios para medir até ao décimo milésimo de segundo. Por isso, há mais de 150 anos a TAG HEUER se tornou uma especialista na corrida contra o tempo.


No mês de novembro de 2012, a TAG HEUER inaugurou sua primeira loja exclusiva no Brasil, localizada no badalado shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Com isso a marca suíça ampliou seu portfólio disponível no país, até então composto apenas por relógios. A nova e moderna loja também oferece acessórios da marca, como por exemplo, seus desejados óculos de sol, malas, carteiras, cintos, abotoaduras, jaquetas e até celulares.


A linha do tempo 
1869 
Apresentação do mecanismo patenteado de corda pela coroa para relógios de bolso, que eliminava assim a necessidade do uso de uma chave. 
1876 
Inauguração de uma subsidiária em Londres. 
1908 
Obtém a patente para um mostrador com medição de pulso, que ainda hoje é utilizado por muitos médicos. 
1912 
Início da produção de relógios de pulso femininos. 
1914 
Lançamento dos primeiros cronógrafos de pulso com caixa de preta, mostrador esmaltado e ponteiros luminescentes. 
1933 
Lançamento do AUTAVIA, primeiro cronômetro de painel para carros de corrida e aviões. O nome do produto é uma contração das palavras AUTomóveis e AVIAção. 
1939 
Lançamento de um cronógrafo de pulso resistente á água, com seus botões redondos inconfundíveis. 
1948 
Lançamento do modelo Auto-Graph, um cronógrafo de pulso com escala de tacômetro e ponteiro manual de referência. 
1949 
Lançamento do modelo SOLUNAR, primeiro relógio com indicação de marés. 
1950 
Lançamento no mercado americano do relógio SEAFARER, que possuía indicador de maré, mostrador para regatas e funções de cronômetro. 
1955 
Lançamento do TWIN-TIME, um relógio de pulso de corda automática com um segundo indicador de fuso horário. 
Lançamento do RING MASTER, cronômetro com anéis intercambiáveis com escala com escala para cronometrar vários esportes. 
1960 
Lançamento do cronômetro SEBRING, um dos maiores sucessos da marca. 
1963 
Lançamento cronógrafo CARRERA, cujo nome era uma homenagem à “Carrera Panamericana México”, famosa corrida em estrada dos anos 50. Este relógio teria uma associação muito forte com o automobilismo nos anos seguintes, e até os dias de hoje permanece como um dos mais populares modelos da marca. Atualmente está em sua décima geração. 
1965 
Obteve a patente do MICROTIMER, primeiro instrumento eletrônico de cronometragem em miniatura do mundo, com precisão de 1/1000 de segundo. 
1968 
Lançamento do CAMARO, um cronógrafo com movimento de corda manual, precisão de 1/5 de segundo e contadores de 30 minutos e 12 horas. O relógio foi batizado em homenagem ao Chevrolet Camaro. 
1969 
Lançamento do MONACO, primeiro cronógrafo automático com um microrotor. 
1972 
Lançamento do MONTREAL, um cronógrafo cuja caixa em formato de almofada fez enorme sucesso durante anos. 
1974 
Lançamento do cronógrafo SILVERSTONE, com uma caixa de desenho totalmente novo, quadrado arredondado. Nesta época os pilotos Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi tornaram-se embaixadores da marca, e escolheram o cronógrafo como talismãs pessoais. 
1977 
Lançamento do CHRONOSPLIT MANHATTAN GMT, o primeiro cronógrafo de pulso a quartzo que combina mostradores analógico e digital. 
1982 
Lançamento da série 2.000, que reforçou o espírito esportivo sem precedentes da marca. Estes relógios contavam com seis características básicas: resistência à água de até 200 metros, aro giratório unidirecional, ponteiros luminosos, coroa rosqueada, fecho de dupla segurança e visor de cristal de safira resistente a riscos. 
1983 
Lançamento do primeiro cronógrafo a quartzo com display analógico. 
1986 
Lançamento do FORMULA 1, relógio que combinava aço com fibra de vidro. 
1987 
Criação da série S/EL (Sport/elegance), um relógio de lazer com design revolucionário, que dispunha de uma inconfundível pulseira de aço com elos em forma de S. 
1999 
Introdução da linha ALTER EGO, composta por relógios voltados exclusivamente desenvolvidos para o público feminino. 
2000 
Lançamento do relógio KIRIUM Ti5, que combina tecnologia com desenho de vanguarda, feito de titânio grau 5 e fibra de carbono. 
2002 
Lançamento da coleção de óculos SPORT VISION (do inglês, algo como, “visão esportiva”), contendo modelos de receituário e solares esportivos. Assim como os relógios da marca, os óculos são dotados de características especiais que inspiram tecnologia, como as lentes para diferentes atividades – esqui, tênis, golfe, condução de veículos – com tratamentos especiais, materiais leves e resistentes a choques. Somente em 2006 foram vendidos 4.200 exemplares de óculos cujos preços estão entre R$ 1.8 mil a R$ 2.6 mil. 
2003 
Apresentação do relógio conceito, hoje em dia a venda, MONACO SIXTY NINE, que combina estilos clássico e alta tecnologia. Com caixa reversível, possui de um lado um relógio com movimento à corda e, do outro, a quartzo (digital). 
2004 
Lançamento do 2000 AQUARACER, um relógio profissional para esportes aquáticos de alta tecnologia ideal para o uso formal quanto esportivo. 
2005 
Lançamento do DIAMOND FICTION, primeiro relógio com mostrador de diamantes (879 brilhantes). Para exibir as horas, basta pressionar um botão lateral e 54 pedras preciosas se iluminam em vermelho cintilante. Apenas três peças foram produzidas, com o valor de €100 mil cada. 
2006 
A marca foi ousada ao apresentar o cronógrafo conceito MONACO CALIBRE 360 LS, com marcador de centésimo de segundo localizado na posição das 6 horas, enquanto, às 9 horas, o contador de 15 minutos aparece em um segundo nível – característica que marca também o indicador de reserva de marcha de 100 minutos às 12 horas - e o indicador linear de segundo às 3 horas. O fundo da peça tem duas aberturas que permite observar o seu movimento sob outra perspectiva. 
2007 
Na ocasião do projeto Dream Machines Driven by Generous Hearts (Máquinas de Sonho Pilotadas por Corações Generosos) foi lançado o GRAND CARRERA, um revolucionário relógio acionado pelos exclusivos movimentos automáticos Calibre RS. 
2009 
Lançamento do TAG HEUER MERIDIIST, primeiro celular da marca suíça direcionado ao mercado de luxo. O avançado aparelho era resistente à corrosão, podia tirar fotos de até 2 megapixel, possuía conexão bluetooth, MP3, bateria com até sete horas de conversação e um monte de outras funções. Além disso, o celular era feito com aço inoxidável 316L com diferentes acabamentos de teclado, com cores e materiais distintos (segundo a marca, couro de bezerro, borracha e pele de crocodilo estavam na lista de opções). As duas telas – a principal, em LED, e a secundária, em OLED, eram protegidas por cristal de safira. A linha composta por oito modelos tinham preços a partir de US$ 5.500. 
Lançamento do MONACO V4, primeiro movimento mecânico avançado do terceiro milênio, e provavelmente a primeira grande contribuição do século XXI à inovação relojoeira, constituindo uma ruptura absoluta com a tradição e um atrevido passo adiante na engenharia do movimento mecânico. Esta obra-prima impulsionada por correias de transmissão, exibida inicialmente como um relógio conceito em 2004, surge em uma exclusiva edição de luxo de apenas 150 unidades em platina, fabricada integralmente à mão nas oficinas da TAG HEUER. 
Lançamento do “Coffret” especial com rotor de movimento, que une um Grand Carrera Calibre 17 RS Chronograph a um telefone celular TAG HEUER Meridiist. 
2010 
Lançamento do MONZA, um dos relógios mais prestigiados da marca e cujo nome é uma homenagem ao circuito de Monza, um dos mais velozes da Fórmula 1. 
2011 
Lançamento do CARRERA MIKROTIMER FLYING 1000, primeiro cronógrafo de pulso a medir e mostrar 1/1.000 de segundo, sendo 125 vezes mais precisos que os disponíveis no mercado. 
● Lançamento do TAG HEUER LINK, um smartphone sensível ao toque de 3,5 polegadas resistente a arranhões que foi produzido com materiais luxuoso como ouro, couro e titânio. O design do aparelho também merece uma atenção especial. Construído com a tecnologia dos relógios de pulso da marca, este celular é totalmente à prova de choques, produzido em aço inoxidável e com cobertura em PVD preto. 
2012 
Lançamento da DIAMOND STAR, uma linha de relógios femininos que inspirado no mundo da alta costura. 
2013 
Lançamento do CARRERA MIKROPENDULUM, primeiro cronógrafo de alta frequência regulado por imãs.


O museu 
O museu TAG HEUER 360 abriu as portas oficialmente no dia 30 de janeiro de 2008, localizado na cidade suíça de La Chaux-de-Fonds, vizinho à sede das oficinas da empresa. Surpreendente por sua arquitetura e cenografia circular, o museu de 200 m², que demorou 21 meses para ficar pronto, recupera a saga da marca e sua dedicação e obsessão em medir intervalos de tempo infinitamente pequenos. Todo o design do moderno museu foi inspirado no intrigante e inacessível espaço entre o mostrador do relógio e seu vidro de safira. Operado por 12 computadores que processam mais de um milhão de imagens por hora o espaço é uma empolgante demonstração da história da TAG HEUER através de uma experiência áudio e visual incrível.


A forte ligação com os esportes 
Desde que o tempo pôde ser medido com precisão absoluta, os esportistas passaram a competir não apenas com seus adversários, mas principalmente, contra o próprio relógio. Desde os Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, quando foi escolhida cronometrista oficial do evento, a TAG HEUER tem suas experiências adquiridas em competições como uma forte referência no desenvolvimento de novos conceitos e produtos. Além de 1920, a marca mediu oficialmente o tempo nos Jogos Olímpicos de Paris (1924), Amsterdã (1928) e Moscou (1980) e também passou a cronometrar competições de esqui, trenó, vela e corridas de carro. Essa longa história de inovação e tradição em relógios e cronômetros culminou com a associação a esportes competitivos, principalmente o automobilismo. Um dos momentos mais importantes desta relação aconteceu em 1971 quando a marca começou uma relação de oito anos ao tornar-se a cronometrista oficial da escuderia italiana Ferrari e estar associada a grandes lendas do esporte como Clay Regazzoni, Mario Andretti, Carlos Reutemann e Niki Lauda. Em 1985, se associou à McLaren, então com motores Porsche, formando o que viria a ser uma das parcerias mais longas e de maior sucesso na história da Formula 1.


A marca rapidamente passou a ser associada aos pilotos mais famosos da escuderia britânica como Alain Prost e Ayrton Senna, que se tornou embaixador da marca em 1988. A F-1 trouxe a imagem de tecnologia para a marca. Nesse campo, a TAG HEUER, pode se gabar. Ela foi a primeira a cronometrar o centésimo de segundo, em 1916, e cronometrou a F-1 de 1992 a 2003, quando terminou a sua associação com a categoria como cronometrista oficial, sendo substituída pela alemã Siemens. Desde 2004, a TAG HEUER cronometra as provas da Fórmula Indy (incluindo a tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis), que têm sido um desafio constante para a empresa testar o desenvolvimento de marcadores de tempo cada vez mais sofisticados e precisos. Um exemplo é que, para cumprir a missão, conseguiu alcançar uma nova meta: marcadores que medem até 1/10.000 de segundo. Além disso, outro exemplo da relação entre a marca e o automobilismo é a escola de direção TAG HEUER AGS Formula 1, fundada em 2004, por meio de uma parceria com o time da AGS Fórmula 1. Localizada no sul da França, a escola possui dez carros de Fórmula 3 e 12 de Fórmula 1, em que oferece aos entusiastas do esporte a oportunidade de dirigir esse bólidos de competição.


A comunicação 
A TAG HEUER adotou a estratégia de possuir embaixadores mundiais, geralmente grandes atletas, atores, atrizes e celebridades influentes. Alguns embaixadores que já representaram a marca foram Brad Pitt, Uma Thurman, Tiger Woods, Juan Pablo Montoya, Lewis Hamilton, entre outros. Atualmente, a marca possui um grande time de embaixadores, com nomes como a deslumbrante tenista russa Maria Sharapova; os pilotos de Fórmula 1 Jason Button, Romain Grosjean e Sérgio Perez; o ex-piloto Alain Prost; os velejadores James Spithill e Russell Coutts; e os astros de Hollywood Steve McQueen, Leonardo Di Caprio e Cameron Diaz. Um dos mais notáveis embaixadores na história da marca foi o piloto brasileiro Ayrton Senna. Graças ao seu carisma, o piloto ocupou o posto por muitos anos. Mais que ser rosto de campanhas publicitárias, os embaixadores ajudam a testar e desenvolver os novos modelos da marca. Um exemplo é o Golf Watch, criado em 2005, com a estreita colaboração do golfista Tiger Woods, cujo objetivo era solucionar problemas que impediam o uso de relógio durante a prática do esporte. Cerca de 60% mais leve que a média (55 gramas), foi produzido inicialmente em edição limitada de 8 mil peças e depois passou a integrar permanentemente o catálogo da marca, graças ao sucesso que obteve entre os amantes do golfe.


Além da contribuição de seu exclusivo time de embaixadores, a marca conta também com parcerias em outras áreas, como engenharia, matérias-primas e design. Entre eles, destaca-se a escuderia de Fórmula 1, McLaren-Mercedes, com quem desenvolveu o relógio SLR, em homenagem ao carro esportivo da empresa alemã, que leva o mesmo nome. O modelo é vendido exclusivamente para o seleto grupo de compradores do esportivo SLR da Mercedes-Benz McLaren. As universidades St. Martin School of Arts, de Londres, e a Academia Domus, de Milão, além de designers aeroespaciais franceses e americanos também trabalham em parceria com a TAG HEUER.


Três campanhas marcaram a história da marca TAG HEUER: “Don’t crack under pressure” (em português, “Não quebre sob pressão”), introduzida em 1991, que prestava uma homenagem a grandes atletas como Ayrton Senna e Michael Schumacher; “Success. It’s a mind game” (algo como “Sucesso. É um jogo mental”), lançada em 1995; “What are you made of?” (em português, “Você é feito do que?”), introduzida em 2002 e na qual Ayrton Senna, Steve McQueen e Inés Sastre emprestaram suas imagens.


O nome 
Com origem na Suíça alemã, os conceitos de pronúncia do nome seguem o idioma do país. Portanto, nada de Tag virar “tégui” e “rauer” para Heuer. A pronúncia correta é “TÁ-gui RÓI-er”.


A evolução visual 
O logotipo da TAG HEUER surgiu apenas em 1985 quando houve a união das empresas HEUER e TAG (Techniques D’Avant-Garde Group). A nova identidade visual era formada pela junção dos logotipos das duas empresas com poucas modificações.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1860 
● Fundador: Edouard Heuer 
● Sede mundial: Neuchâtel, Suíça 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente honorário: Jack W. Heuer 
● CEO & Presidente: Jean-Christophe Babin 
● Faturamento: €2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas exclusivas: 162 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios, cronômetros, acessórios e óculos 
● Concorrentes diretos: Breitling, Omega, IWC, Rolex, Hublot e Patek Philippe 
● Ícones: O modelo Carrera 
● Slogan: Swiss Avant-Garde since 1860. 
● Website: www.tagheuer.com 

A marca no mundo 
A quarta maior fabricante de relógios de luxo do mundo, atrás somente da Rolex, Cartier e Omega, tem seus produtos vendidos, incluindo telefones celulares, óculos e acessórios masculinos (como carteiras, cintos, malas e jaquetas), em mais de 100 países através de lojas autorizadas e joalherias de renome. A marca tem como maiores mercados os Estados Unidos, o Japão e a China, além dos países europeus como um todo. No Brasil, os relógios TAG HEUER são representados com exclusividade pela joalheria H.Stern. Além disso, a marca possui uma exclusiva rede de 160 lojas próprias em associação com revendedores autorizados top de linha. A marca suíça também oferece uma completa linha de produtos profissionais para a medição do tempo como aparelhos de fotocel, transponders, cronômetros de mão, placares e equipamentos de comunicação, incluindo software. 

Você sabia? 
Um cronômetro da TAG HEUER pode ser visto e ouvido na abertura da transmissão do tradicional programa americano de notícias 60 Minutos. 
Jack Heuer, bisneto de Edouard Heuer, o fundador da marca, é o atual presidente honorário da TAG HEUER. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/9/2013

8 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a matéria sobre tag heuer, foi uma das melhores que já vi nesse blog, e achei muito completa.

prabéns!

Anônimo disse...

Bom dia parabéns,sou vendedor da marca e achei fantástico as informações aqui mostradas, isso enriquece muito o meu conhecimento mas gostaria de saber quais as linhas dos embaixadores da marca por exemplo, Tager hoods e os demais embaixadores obrigado.

Anônimo disse...

Possuo um relógio modelo esportivo que ganhei e infelizmente, a pulsei rachou e não sei onde posso trocá-la. Gostaria de ter uma informação de uma loja autorizada.

Anônimo disse...

Bom dia posso recomendar a h.stern é a autorizada no Brasil e a melhor para relógios desse porte boa sorte

Anônimo disse...

Comprei num tagheuer no Free shop de Salvador - Bahia. apos um ano começou a atrazar. qual a assistencia tecnica mais proxima? Moro em Itabuna- Bahia. Tel. p. contato: 73- 32148800. Att.
Eduardo.

Anônimo disse...

Recomendo vc entrar em contato com o site da h.stern um abraço

Anônimo disse...

Muito boa a Matéria!!!

Porém percebi alguns pequenos erros. Em 1985 a Maclaren possuía Motor Porshe (e não mercedez como mencionado) e a equipe passou a se chamar "Mclaren TAG"

Abs

Peterson

Ana Maria disse...

Tenho um é sempre que preciso trocar pilha faço na H.Stern do Shopping Iguatemi, agora Shopping da Bahia.