27.7.06

HITACHI

Para atender a sociedade é necessário conhecer o mercado e aliado ao avanço da tecnologia através de investimentos em pesquisas e os esforços voltados para criação e inovação, apresentar produtos que superem as expectativas e se adaptem a cada necessidade da sociedade. Esta é a especialidade da HITACHI: produzir equipamentos perfeitos para cada necessidade.
-
A história
Tudo começou no ano de 1910 quando Namihei Odaira abriu uma pequena loja que consertava equipamentos elétricos. A primeira sede da empresa estava localizada na província de Ibaraki, em uma cidade batizada, não por acaso, com o nome da companhia: HITACHI. Hoje, somente as fábricas localizadas nessa cidade ocupam uma área equivalente a 13 estádios do tamanho do Tokyo Dome. Não demorou muito para fabricar seus primeiros produtos: os três primeiros motores elétricos com potência de cinco cavalos do Japão. No ano seguinte, a empresa já fabricava galvanômetros e voltímetros de corrente alternada. Pouco depois, em 1915, a empresa desenvolveu uma turbina a água de 10.000 HP e no ano seguinte, passou a fabricar também ventiladores elétricos. A partir deste momento, a empresa sempre agiu a partir de uma filosofia empresarial de contribuir para a sociedade por meio da tecnologia. A década de 20 foi um período marcante para a empresa: em 1924, decidiu fabricar produtos mais pesados como locomotivas elétricas de grande porte; e, em 1927, iniciou a fabricação de geladeiras.
-
-
Na década seguinte a HITACHI começou sua expansão internacional e aumentou ainda mais sua linha de produtos com a fabricação de pilhas eletrolíticas hidráulicas (1931), elevadores e da primeira geladeira elétrica da marca (1932). A empresa começou as suas atividades no Brasil em 1939. O escritório de representação inicialmente localizado no Rio de Janeiro foi também o primeiro da empresa fora do Japão. No ano seguinte a empresa foi responsável por concluir uma central automática com 5.000 linhas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a HITACHI voltou boa parte de sua produção para a fabricação de geradores para aviões de combate.
-
-
Em 1948 a empresa iniciou a produção de ferramentas elétricas. No ano seguinte, a HITACHI completou a construção de sua primeira escavadeira. No final da década de 50, os microscópios eletrônicos produzidos pela HITACHI receberam o Grand Prix na Exposição Mundial de Bruxelas. Em 1959, além de se estabelecer na América, desenvolveu a fabricação de computadores eletrônicos baseados em transistores, lançou a lava-louça automática em 1961 e cinco anos mais tarde produziu o primeiro vagão do chamado trem bala no Japão. No final desta década, em 1967 iniciou a fabricação de ar-condicionado, e, em 1969, desenvolveu o sistema de operações bancárias on-line e iniciou as vendas dos televisores totalmente a cores.
-
-
Os anos 70 foram marcados por produtos e descobertas inovadoras como o desenvolvimento de um novo tipo de tubo de captação de imagens (1973), a entrega da primeira série de computadores de grande porte para usos gerais (1974) e o desenvolvimento do primeiro microscópio eletrônico de emissão de campo do mundo e da câmera em cores experimental com dispositivo de imagem miniatura de estado sólido, ambos em 1979. A partir da década de 80, a HITACHI ingressou no mercado europeu, crescendo num ritmo forte e constante. No final desta década, a HITACHI estabeleceu dois centros de Pesquisa e Desenvolvimento nos Estados Unidos e dois laboratórios na Europa. No início da década de 90, a HITACHI desenvolveu o monitor colorido de cristal líquido de alta resolução.
-
-
Com a chegada do novo milênio, a HITACHI continuou pesquisando e criando novas tecnologias como o processador de aplicação para telefones celulares e primeiro notebook silencioso resfriado por líquido do mundo, apresentado em 2002. A partir de 2008, o gigante japonês começou a enfrentar um dos piores momentos da história do grupo. Com o agravamento da crise financeira mundial, a HITACHI foi atingida de maneira potencialmente destrutiva. Resultado: cortou mais de 7 mil empregos, anunciou prejuízos bilionários e iniciou a busca por novos mercados, especialmente os dos países emergentes.
-
-
A HITACHI está constantemente inovando. Para isso investe em pesquisas para oferecer sempre as melhores soluções em sistemas e equipamentos. Maquinaria pesada, geradores, transformadores, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, computadores para uso pessoal e de grande porte, vagões de trem, equipamentos médicos, peças elétricas de automóveis, semicondutores, elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado e celulares, são alguns dos produtos fabricados pela HITACHI que fazem o mundo funcionar. O atual slogan da marca não poderia expressar melhor sua folosofia: “Inspire the next” (“Inspire o próximo”).
-
-
O significado do logotipo
O logotipo da HITACHI no mercado japonês é formado por dois ideogramas estilizados, que aparecem dentro de um círculo. As quatro farpas ao redor da circunferência representam os raios de sol, idealizado pelo fundador, e querem dizer que uma pessoa, diante do sol nascendo, planeje um futuro melhor para todos. Afinal, HI (sol) TACHI (levantar ou erguer) significa “O sol se levanta, o sol nasce”.
-
Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação:
1910
● Fundador:
Namihei Odaira
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Hitachi Ltd.
● Capital aberto: Sim (1982)
● Chairman & CEO: Takashi Kawamura
● Presidente: Hiroaki Nakanishi
● Faturamento: US$ 99.5 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 7.8 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 15 bilhões (abril/2010)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
400.129
● Segmento: Conglomerado
● Principais produtos: Máquinas industriais, centrais de energia, sistemas de informação, eletrônica e serviços financeiros
● Slogan:
Inspire the next.
● Website:
www.hitachi.com
-
A marca no mundo
O grupo HITACHI, um dos maiores e mais importantes conglomerados japoneses, é um gigante com mais de 40 subdivisões que fabrica desde televisores e eletrodomésticos, ferramentas elétricas e equipamentos para construção, até softwares e turbinas. A empresa vende seus produtos em mais de 140 países ao redor do mundo, faturando aproximadamente US$ 100 bilhões e empregando mais de 400.000 pessoas.
-
Você sabia?
Atualmente, no Brasil, a HITACHI, que já foi marca de televisores nos anos 90 em uma parceria com a Philco, oferece serviços e produtos de Tecnologia da Informação (TI), por meio da Hitachi Data Systems, e produz condicionadores de ar em uma fábrica instalada em São José dos Campos (SP).
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 13/4/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá adorei o site, porém acredito que poderiam atualizar as informações...

http://www.hitachi.com.br/