18.7.06

TARGET


Suas lojas são enormes, atrativas e com ambientes limpos e organizados, facilitando a compra por parte dos consumidores. Estão situadas em locais estratégicos em médias e grandes cidades americanas. Oferece uma infinidade de produtos, de alimentos, eletroeletrônicos, material escolar, brinquedos e livros á itens de decoração e roupas com design moderno e de grande qualidade. Seu logotipo é reconhecido a quilômetros de distância. E o melhor de tudo: seus preços são praticamente imbatíveis no mercado americano. Esse é o perfil da TARGET, a oitava maior varejista do mercado americano, que construiu ao longo de sua história uma imagem urbana e sofisticada, oferecendo sempre economia aos clientes. 

A história 
Tudo começou no ano de 1961 quando a loja de departamento Dayton’s, fundada no dia 24 de junho de 1902, identificou uma grande demanda no mercado por uma loja que vendesse produtos mais baratos, de forma prática e rápida. Foi então, que o proprietário da loja de departamento, George Draper Dayton, neto do fundador, com a ajuda de John Geisse, resolveu inaugurar a primeira TARGET STORE, que abriu suas portas no dia 1 de maio de 1962, na pequena cidade de Roseville, estado americano de Minnesota, sendo a pioneira em seu segmento a oferecer marcas nacionais famosas com preços bastante baixos, além de enormes descontos. Foi também responsável pela criação das chamadas “Big Box Stores”, megalojas com edificações que pareciam enormes caixas. O nome “target” (em português “alvo”) foi criado pelo diretor de publicidade da empresa, Stewart K. Widdess, para prevenir que os consumidores não confundissem a nova loja de descontos com a própria loja de departamento. Além disso, o pensamento para a criação do novo nome foi: “Como a meta de um atirador é atingir o centro do alvo, a nova loja faria o mesmo em termos de bens de varejo, serviços, compromisso com a comunidade, preço, valor e experiência geral”. A loja que possuía ambiente atrativo, grande e limpo, amplos corredores, além de uma enorme área de estacionamento, oferecia o melhor das lojas de departamento com um preço bem mais acessível e com enormes descontos.


Ao final do primeiro ano a TARGET já possuía 4 lojas, todas localizadas na área metropolitana da cidade de Minneapolis. Nesses primeiros anos as lojas operavam no vermelho, muito em virtude do novo formato não compreendido pelos consumidores americanos. O primeiro lucro viria somente em 1965, propiciando a expansão para fora do estado de Minnesota, inaugurando duas unidades na região metropolitana da cidade de Denver no estado do Colorado em 1966. Até o final desta década a TARGET se expandiu para áreas metropolitanas das cidades de St. Louis, Dallas e Houston, importantes centros comerciais do país. Em 1970 a rede já contava com 24 lojas em funcionamento e faturamento de US$ 200 milhões. A empresa começou a inovar ainda nesta década ao introduzir caixas registradoras eletrônicas em todas as suas lojas; inaugurar a primeira loja âncora dentro de um shopping center; e implantar, em 1974, um padrão uniforme de posicionamento de produtos, seções e gôndolas em todas as suas unidades. No final desta década, em 1979, a rede atingiu faturamento de US$ 1 bilhão, proveniente de suas 74 lojas localizadas em 11 estados americanos.


Na década seguinte a rede se expandiu rapidamente, especialmente na região sul da Califórnia, introduziu novas tecnologias que facilitavam o processo de compra, atingindo, em 1989, o número de 300 lojas em 33 estados americanos com faturamento de US$ 7.51 bilhões. Foi nesta época, através de uma ousada ação de marketing, que a rede se associou a tradicional equipe de automobilismo Chip Ganassi para formar uma escuderia da Fórmula Indy, utilizada durantes décadas como uma das mais eficientes ferramentas de construção de sua imagem junto ao público americano. Nos anos de 1990 a empresa inaugurou lojas em outros formatos, como por exemplo, hipermercados; expandiu-se para outros estados; e tornou-se um dos maiores varejistas do mercado americano, inaugurando sua milésima loja no dia 29 de julho de 2001. Pouco depois, em 2003, continuamente tentando ser o melhor destino de compras, a rede aumentou a disponibilidade de produtos de mercearia em suas lojas.


Em 2007, a empresa inovou ao promover um desfile que, ao invés de modelos, utilizava hologramas em alta definição para exibir as roupas da nova estação. A apresentação utilizou uma técnica de ilusão chamada Eyeliner, que dá a imagens bidimensionais a impressão de profundidade. As instalações foram gravadas e projetadas em alta definição no Grand Central Terminal, a maior estação de trens e metrôs de Manhattan, onde roupas desfilavam para lá e para cá sem ninguém dentro. Cenários de uma casa mudavam instantaneamente, diante do público assombrado. Até uma árvore crescia e se estilhaçava em pleno ar. Um desfile tradicional dura em média 15 minutos e custa aproximadamente US$ 200 mil. O desfile da TARGET, de custo não revelado, foi reapresentado 144 vezes para os nova-iorquinos. O estilista da coleção, Isaac Mizrahi, acreditava que hologramas podiam revolucionar também as lojas: “Não seria ótimo ver como as roupas ficam no corpo sem ter de experimentá-las”. No dia 4 de março de 2009, a TARGET inaugurou duas lojas no Havaí (localizadas na ilha de Oahu), sendo as primeiras unidades da rede fora do continente americano. Pouco depois, no início de 2011 a TARGET anunciou sua primeira expansão internacional através da aquisição da rede canadense Zellers por US$ 1.8 bilhões. Com isso, a empresa americana adicionou mais de 130 lojas no Canadá, que a partir de 2013 foram convertidas em TARGET. Mas a aventura em terras canadense durou pouco e, em 2015, a empresa fechou todas as suas lojas no país com a justificativa de se concentrar no competitivo mercado americano.


Ainda em 2013, a varejista inovou ao lançar o Target Subscriptions, um programa que permite aos clientes comprar aproximadamente 150 produtos relacionados a bebês, como fraldas, acessórios e medicamentos, em uma programação recorrente. Pouco depois, em 2015, a empresa vendeu para a CVS Health seus negócios farmacêuticos e clínicos, que foram renomeados como CVS Pharmacy e MinuteClinic, operando dentro de suas lojas. Ainda neste ano, a empresa deu continuidade ao seu plano de abrir novas lojas de formatos flexíveis em todo o país. As lojas variavam em tamanho e variedade de produtos, permitindo criar uma experiência mais relevante para os clientes em áreas urbanas. Então, para simplificar, a empresa anunciou em agosto o rebranding de todas as lojas CityTarget e TargetExpress apenas como TARGET. Mais recentemente, a TARGET tem investido em reformas e modernizações de suas lojas físicas, apostado ainda mais no lançamento de novas marcas próprias e disponibilizando serviços de entrega cada vez mais rápidos para fazer frente aos seus maiores concorrentes (a varejista também introduziu o pick-up in store ou “retire na loja” e ainda a opção do consumidor comprar pela loja física e receber no mesmo dia por meio do serviço de correios).


Além disso, há alguns anos a rede vem apostando em parcerias com grandes marcas e designers famosos como a italiana Missoni em 2011, a coleção cápsula de Jason Wu no ano seguinte, e mais recentemente com Victoria Beckham. A rede está procurando, sempre, se reinventar, e no decorrer dos anos sempre apresenta surpresas: sejam as coleções exclusivas em parceria com designers famosos ou na festejada The Shops at Target, onde outras marcas fazem parceria com a rede para uma coleção específica, no segmento de moda, móveis, cama e mesa, exibindo seus produtos em uma espécie de pop-up store em uma das seções da TARGET.


A linha do tempo 
1969 
Inauguração do primeiro centro de distribuição em Fridley, estado de Minnesota. 
1975 
Início das propagandas semanais de divulgação dos descontos de produtos específicos em grandes jornais americanos. 
1978 
Inauguração de sua primeira loja âncora em um Shopping Center localizado em Grand Forks, estado de North Dakota. 
1987 
Implantação da checagem eletrônica por scanner (através dos códigos de barras) em todas as suas lojas. A nova tecnologia revolucionária contribui para a evolução da experiência de compra em suas lojas através de uma maior gestão de estoque e automação e, o mais importante, um menor tempo de espera na fila dos caixas. 
1989 
Com inaugurações de lojas nos estados do Kentucky, Tennessee, Geórgia, Carolina do Sul e do Norte, e Flórida, a TARGET se tornou uma rede nacional com presença de costa a costa no país. 
1990 
Inauguração no dia 30 de setembro da primeira TARGET GREATLAND STORES, unidade que possuía área 50% maior do que uma loja tradicional da rede, localizada em Apple Valley, estado de Minnesota. O novo formato de loja também oferecia amenidades como caixas mais rápidos, consulta de preços por scanner, área de alimentação e serviços de revelação de fotos. 
1993 
Inauguração de 11 novas lojas em um mesmo dia na cidade de Chicago, estado de Illinois. 
1995 
Inauguração da primeira loja SUPER TARGET, uma espécie de hipermercado, localizado em Omaha, estado do Nebraska, que vendia basicamente os mesmo produtos de uma unidade normal, porém com maior variedade de itens, tendo como diferencial uma completa linha de alimentos incluindo carnes, congelados, laticínios e produtos de padaria. 
Introdução no mercado do primeiro cartão de crédito da rede conhecido como TARGET GUEST CARD. Em 2004 este cartão foi renomeado para REDcard
Lançamento do CLUB WEDD, um completo serviço de assessoria e lista de casamento. No primeiro ano do serviço aproximadamente 125.000 casais se registraram. 
Lançamento da marca própria de alimentos Archer Farms, que incluía produtos básicos de mercearia, como pão, leite, massas e água mineral. 
1996 
Lançamento do serviço de listas para chá de bebê. Em 2002 este serviço passou a se chamar TARGET BABY
1999 
Lançamento da primeira linha de produtos assinada pelo renomado arquiteto Michael Graves. 
Relançamento, no dia 7 de setembro, da página da internet com o comércio online, agregando mais um canal de vendas para a empresa. Inicialmente a página oferecia produtos que diferenciavam a TARGET de outros varejistas como a marca Michael Graves. 
Lançamento dos primeiros Gift Cards (vale presente). 
2002 
Inauguração em dezembro da primeira loja temporária da rede, instalada em um enorme barco (batizado de TARGET BOAT) no Pier de Chelsea em Nova York. Essa loja, que ás vezes se movimentava, tinha como objetivo levar os produtos e serviços da TARGET através de uma forma diferenciada aos consumidores, criando um relacionamento mais próximo. 
2005 
Inauguração do primeiro showroom da TARGET COMMERCIAL INTERIORS em Bloomington, estado de Minnesota. Esta divisão da empresa desenvolvia projetos de design interiores e fornecia móveis para escritórios e empresas. Essa unidade de negócios foi vendida em 2015. 
Lançamento da marca de chocolate premium Choxie
Introdução da ClearRx, uma inovadora embalagem para remédios com prescrição médica adotada pela TARGET PHARMACY, que deixava clara todas as informações, facilitando a leitura e evitando que o medicamento fosse tomado por outros membros da família ou na dosagem errada. 
2006 
Lançamento dos novos carrinhos (feitos com plástico reciclável), cestas e sacolas de compra, que possuíam design inovador, tornando a experiência de compra ainda mais fácil na TARGET. 
2007 
Lançamento do cartão de débito TARGET CHECK CARD
2008 
Inauguração das primeiras lojas da rede nas cidades de Anchorage e Wasilla no estado do Alasca, que possuíam seções especiais de itens da gélida região e uma completa peixaria. 
2009 
Expansão da seção de alimentos frescos para mais de 100 lojas da rede. 
2012 
Inauguração das primeiras CityTarget, um novo formato de loja para áreas urbanas (com aproximadamente 5.100 m²), cujo tamanho era bem menor que as unidades convencionais da rede e tinha foco na venda de itens essenciais ao dia a dia. As primeiras unidades foram inauguradas nas cidades de Los Angeles, Seattle, Chicago e San Francisco. 
Disponibilização de wi-fi gratuito em todas as suas lojas. 
Continuou inovando no segmento de compras móveis e online ao lançar seu aplicativo. 
2014 
Inauguração da primeira unidade da TargetExpress, um novo formato de loja pequeno, que abriu suas portas no bairro de Dinkytown, na cidade de Minneapolis. Esse novo modelo de unidade iria oferecer itens essenciais do dia-a-dia e um sortimento personalizado para cada bairro. 
2018 
Lançamento para a área de Dallas e Fort Worth, no estado do Texas, do TARGET RED, um novo programa de fidelidade com benefícios exclusivos. 
Em outubro, inaugurou sua primeira loja no estado de Vermont, o que representou um grande marco na história da empresa: a TARGET agora está presente em todos os 50 estados do país.


As lojas 
Uma unidade padrão da TARGET tem aproximadamente 12.000 m² e oferece aos consumidores produtos variados de decoração, eletrônicos, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, móveis, brinquedos, joias e bijuterias, cosméticos, itens automotivos, roupas, calçados, itens para animais de estimação e uma infinidade de alimentos. A grande maioria das lojas possui ainda serviços de revelação de fotos em 1 hora (TARGET PHOTO), ótica, farmácia, departamento de jardinagem, serviços financeiros e uma pequena praça de alimentação com restaurantes de grandes redes como Pizza Hut, Taco Bell e Starbucks.


A mascote 
A mascote da TARGET é um cachorro da raça inglesa Bull Terrier branco (conhecido como BULLSEYE), com o tradicional logotipo da marca pintado no olho esquerdo (a tinta é natural e não tóxica), que aparece em muitos materiais de divulgação da marca como vales presente, catálogos, folhetos e campanhas publicitárias. O personagem, cujo cachorro original era uma fêmea que se chamava Arielle, apesar de ser a mascote da marca desde 1999, estreou na televisão em uma campanha publicitária nacional somente em 2005. No ano seguinte, Bullseye se tornou apenas o segundo cão a ter sua imagem exibida no tradicional Museu de Cera de Madame Tussauds.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da TARGET surgiu em 1962, consistindo em um alvo com o nome da marca escrito dentro em preto. Foi somente em 1968 que surgiu o logotipo como se conhece hoje: um círculo vermelho com uma bola vermelha dentro com o nome da marca escrito em preto do lado direito. Em 2004, o logotipo passou por uma modernização, adotando de vez a cor vermelha e uma nova tipografia de letra. A partir de 2010, uma nova modificação que exprimia o poder de construção da marca ao longo dos anos: o logotipo passou apenas a conter o tradicional símbolo vermelho, sem o nome da marca, antes escrito abaixo. Mais recentemente, em 2018, apresentou uma nova identidade visual com o nome da marca (em uma nova tipografia e com letras minúsculas) posicionado abaixo do tradicional símbolo BULLSEYE.


Os slogans 
Eat Well. Pay Less. (2004) 
Design for all. (1999) 
Expect more. Pay less. (1994) 
Don’t stop living in the red. 
Is a new idea in discount stores. (1962)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de maio de 1962 
● Fundador: George Draper Dayton e John Geisse 
● Sede mundial: Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Target Corporation 
● Capital aberto: Sim (1967) 
● Chairman & CEO: Brian Cornell 
● Faturamento: US$ 75.3 bilhões (2018) 
● Lucro: US$ 2.93 bilhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 42 bilhões (agosto/2019) 
● Lojas: 1.851 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 360.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Alimentos, cosméticos, roupas, eletrônicos, móveis e utensílios para casa 
● Concorrentes diretos: Walmart, Kmart, Costco, Kolh’s, BJ’s Wholesale Club, The Home Depot, Lowe’s e Amazon 
● Mascote: Um cachorro Bull Terrier 
● Ícones: O logotipo em forma de alvo (Bullseye) 
● Slogan: Expect more. Pay less. 
● Website: www.target.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede TARGET, terceira maior no segmento de lojas de desconto no mercado americano, somente atrás do Walmart e da Costco, possui mais de 1.850 lojas espalhadas por 50 estados americanos, emprega mais de 360 mil pessoas, possui 39 centros de distribuição e faturou US$ 75.3 bilhões (dados de 2018). O estado que possui o maior número de lojas é a Califórnia (+ 250), seguido por Texas (+ 150) e Flórida (aproximadamente 130). A empresa possui ainda outras divisões de negócios como a Target Financial and Retail Services (oferece serviços financeiros, especialmente cartões de crédito e débito), Target Brands (produtos com marca própria, que englobam mais de dois mil itens diferentes em 50 categorias) e Target.com (comércio eletrônico). A TARGET é a varejista americana que mais vende vale presente (Gift Card) nos país. A marca é reconhecida por 96% da população americana. 

Você sabia? 
A primeira loja da TARGET inaugurada em 1962 era conhecida como “T1”. No dia 8 de janeiro de 2005 esta loja foi demolida para dar lugar a uma unidade Super TARGET. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/8/2019

2 comentários:

Viver saudável disse...

Muito legal a matéria. Sabe informar se vendem pela internet para o Brasil?
Obrigada!
Ana

Unknown disse...

PARABÉNS PELO CONTEÚDO ...
MUITO RICO.

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