18.7.06

TARGET


Suas lojas são enormes, atrativas e com ambientes limpos, facilitando a compra por parte do consumidor. Estão localizadas em locais estratégicos em médias e grandes cidades americanas. Oferece uma infinidade de produtos, de alimentos, eletroeletrônicos, material escolar, brinquedos e livros á itens de decoração e roupas com design moderno e de grande qualidade. Seu logotipo é reconhecido a quilômetros de distância. E o melhor de tudo: seus preços são praticamente imbatíveis no mercado americano. Esse é o perfil da TARGET, sexta maior varejista do mercado americano, que construiu ao longo de sua história uma imagem urbana e sofisticada.

A história
Tudo começou no ano de 1961 quando a loja de departamento Dayton’s, fundada em 1902, identificou uma grande demanda no mercado por uma loja que vendesse produtos mais baratos, de forma prática e rápida. Foi então, que o proprietário da loja de departamento, George Draper Dayton, neto do fundador, com a ajuda de John Geisse, resolveu inaugurar a primeira TARGET STORE, que abriu suas portas no dia 1 de maio de 1962, na cidade de Roseville, estado americano de Minnesota, sendo a pioneira em seu segmento a oferecer marcas nacionais famosas com preços bastante baixos, além de enormes descontos. Foi também responsável pela criação das chamadas “Big Box Stores”, megalojas com edificações que pareciam enormes caixas. O nome TARGET foi criado pelo diretor de publicidade da empresa, Stewart K. Widdess, para prevenir que os consumidores não confundissem a nova loja de descontos com a própria loja de departamento. A loja que possuía ambiente atrativo, grande e limpo, amplos corredores, além de uma enorme área de estacionamento, oferecia o melhor das lojas de departamento com um preço bem mais acessível e com enormes descontos. Ao final do primeiro ano a TARGET já possuía 4 lojas, todas localizadas na área metropolitana da cidade de Minneapolis. Nesses primeiros anos as lojas operavam no vermelho, muito em virtude do novo formato não compreendido pelos consumidores.


O primeiro lucro viria somente em 1965, propiciando a expansão para fora do estado de Minnesota, inaugurando duas unidades na cidade de Denver no Colorado em 1966. Até o final desta década a TARGET se expandiu para áreas metropolitanas das cidades de St. Louis, Dallas e Houston, importantes centros comerciais. Em 1970 a rede já contava com 24 lojas em funcionamento e faturamento de US$ 200 milhões. A empresa começou a inovar ainda nesta década ao introduzir caixas registradoras eletrônicas em todas as suas lojas; inaugurar a primeira loja âncora dentro de um shopping center; e implantar, em 1974, um padrão uniforme de posicionamento de produtos, seções e gôndolas em todas as suas unidades. No final desta década, em 1979, a rede atingiu faturamento de US$ 1 bilhão, proveniente de suas 74 lojas localizadas em 11 estados americanos.


Na década seguinte a rede se expandiu rapidamente, especialmente na região da Califórnia, introduziu novas tecnologias que facilitavam o processo de compra, atingindo, em 1989, o número de 300 lojas em 33 estados americanos com faturamento de US$ 7.51 bilhões. Foi nesta época, através de uma ousada ação de marketing, que a rede se associou a tradicional equipe de automobilismo Chip Ganassi para formar uma escuderia da Fórmula Indy, utilizada durantes décadas como uma das mais eficientes ferramentas de construção de sua imagem junto ao público americano. Nos anos de 1990 a empresa inaugurou lojas em outros formatos, como por exemplo, hipermercados; expandiu-se para outros estados; e tornou-se um dos maiores varejistas do mercado americano, inaugurando sua milésima loja no dia 29 de julho de 2001.


Em 2007, a empresa inovou ao promover um desfile que, ao invés de modelos, utilizava hologramas em alta definição para exibir as roupas da nova estação. A apresentação utilizou uma técnica de ilusão chamada Eyeliner, que dá a imagens bidimensionais a impressão de profundidade. As instalações foram gravadas e projetadas em alta definição no Grand Central Terminal, a maior estação de trens e metrôs de Manhattan, onde roupas desfilavam para lá e para cá sem ninguém dentro. Cenários de uma casa mudavam instantaneamente, diante do público assombrado. Até uma árvore crescia e se estilhaçava em pleno ar. Um desfile tradicional dura em média 15 minutos e custa aproximadamente US$ 200 mil. O desfile da TARGET, de custo não revelado, foi reapresentado 144 vezes para os nova-iorquinos. O estilista da coleção, Isaac Mizrahi, acreditava que hologramas podiam revolucionar também as lojas: “Não seria ótimo ver como as roupas ficam no corpo sem ter de experimentá-las”. No dia 4 de março de 2009, a TARGET inaugurou duas lojas no Hawaii (localizadas na ilha de Oahu), sendo as primeiras unidades da rede fora do continente americano. Mais recentemente, no início de 2011 a TARGET anunciou sua primeira expansão internacional através da aquisição da canadense Zellers por US$ 1.8 bilhões. Com isso, a empresa americana adicionou mais de 130 lojas no Canadá, que a partir de 2013 serão convertidas em TARGET.


Além disso, há alguns anos a rede vem apostando em parcerias com grandes marcas e designers famosos como a italiana Missoni em 2011 e a coleção cápsula de Jason Wu no ano seguinte. A rede está procurando, sempre, se reinventar, e no decorrer do ano sempre apresenta surpresas: sejam as coleções exclusivas em parceria com designers famosos ou na festejada The Shops at Target, onde outras marcas fazem parceria com a rede para uma coleção específica, no segmento de moda, móveis, cama e mesa, exibindo seus produtos em uma espécie de pop-up store em uma das seções da TARGET.


A linha do tempo
1969
Inauguração do primeiro centro de distribuição em Fridley, estado de Minnesota.
1975
Início das propagandas semanais de divulgação dos descontos de produtos específicos em grandes jornais americanos.
1978
Inauguração de sua primeira loja âncora em um Shopping Center localizado em Grand Forks, estado de North Dakota.
1987
Implantação da checagem eletrônica por scanner em todas as suas lojas.
1989
Com inaugurações de lojas nos estados do Kentucky, Tennessee, Carolina do Sul e do Norte, e Flórida, a TARGET se tornou uma rede nacional com presença de costa a costa no país.
1990
Inauguração no dia 30 de setembro da primeira TARGET GREATLAND STORES, unidade que possuía área 50% maior do que uma loja tradicional da rede, localizada em Apple Valley, estado de Minnesota. O novo formato de loja também oferecia amenidades como caixas mais rápidos, consulta de preços por scanner, área de alimentação e serviços de revelação de fotos.
1993
Inauguração de 11 novas lojas em um mesmo dia na cidade de Chicago.
1995
Inauguração da primeira loja SUPER TARGET, uma espécie de hipermercado, localizado em Omaha, estado do Nebraska.
Introdução no mercado do primeiro cartão de crédito da rede conhecido como TARGET GUEST CARD. Em 2004 este cartão foi renomeado para REDcard.
Lançamento do CLUB WEDD, um completo serviço de assessoria e lista de casamento. No primeiro ano do serviço aproximadamente 125.000 casais se registraram.
Lançamento da marca própria de alimentos Archer Farms.
1996
Lançamento do serviço de listas para chá de bebê. Em 2002 este serviço passou a se chamar TARGET BABY.
1999
Lançamento da primeira linha de produtos assinada pelo renomado arquiteto Michael Graves.
Relançamento, no dia 7 de setembro, da página da Internet com o comércio online, agregando mais um canal de vendas para a empresa. Inicialmente a página oferecia produtos que diferenciavam a TARGET de outros varejistas como a marca Michael Graves.
Lançamento dos primeiros Gift Cards (vale presente).
2002
Inauguração em dezembro da primeira loja temporária da rede, instalada em umenorme barco (batizado de TARGET BOAT) no Pier de Chelsea em Nova York. Essa loja, que ás vezes se movimentava, tinha como objetivo levar os produtos e serviços da TARGET através de uma forma diferenciada aos consumidores, criando um relacionamento mais próximo.
2005
Inauguração do primeiro showroom da TARGET COMMERCIAL INTERIORS em Bloomington, Minnesota. Esta divisão da empresa desenvolve projetos de design de interiores e fornece móveis para escritórios e empresas. Atualmente existem 6 showrooms nos Estados Unidos.
Lançamento da marca de chocolate premium Choxie.
Introdução da ClearRx, uma inovadora embalagem para remédios com prescrição médica adotada pela TARGET PHARMACY, que deixava clara todas as informações, facilitando a leitura e evitando que o medicamento fosse tomado por outros membros da família ou na dosagem errada.
2006
Lançamento dos novos carrinhos (feitos com plástico reciclável), cestas e sacolas de compra, que possu
íam design inovador, tornando a experiência de compra ainda mais fácil na TARGET.
2007
Lançamento do cartão de débito TARGET CHECK CARD.
2008
Inauguração das primeiras lojas da rede nas cidades de Anchorage e Wasilla no Alasca, que possuíam seções especiais de itens da gélida região e uma completa peixaria.
2009
Expansão da seção de alimentos frescos para mais de 100 lojas da rede.
2012
Inauguração das primeiras CityTarget, um novo formato de loja para áreas urbanas, cujo tamanho é bem menor que as lojas convencionais da rede e tem foco na venda de itens essenciais ao dia a dia. As primeiras unidades foram inauguradas nas cidades de Los Angeles, Seattle, Chicago e San Francisco.
Disponibilização de wi-fi gratuito em todas as suas lojas.


Os modelos de lojas
TARGET STORE – Lojas de descontos com aproximadamente 12.000m², que vendem produtos variados de decoração, eletrônicos, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, joias e bijuterias, cosméticos, itens automotivos, roupas, comidas (não perecíveis). A grande maioria das lojas possui ainda serviços de revelação de fotos em 1 hora (TARGET PHOTO), ótica, farmácia (TARGET PHARMACY), departamento de jardinagem e pequena praça de alimentação com restaurantes como Pizza Hut, Taco Bell e Starbucks.
TARGET GREATLAND STORE – Lojas de descontos com aproximadamente 14.000m², que vendem basicamente os mesmo produtos de uma TARGET normal com maior variedade de itens, porém com uma linha de alimento reduzida. A grande maioria das lojas possui ainda serviços de revelação de fotos em 1 hora, ótica, farmácia, departamento de jardinagem e pequena praça de alimentação com restaurantes como Pizza Hut, Taco Bell e Starbucks. Este modelo de loja, desde 2005 está sendo convertido no formato SUPER TARGET. A última loja com este nome foi inaugurada no ano de 2006 em State Island na cidade de Nova York.
SUPER TARGET – Lojas com formato de hipermercados com aproximadamente 16.000m², que vendem basicamente os mesmo produtos de uma TARGET normal, porém com maior variedade de itens, tendo como diferencial uma completa linha de alimentos incluindo carnes, congelados e produtos de padaria. A grande maioria das lojas possui ainda serviços de revelação de fotos em 1 hora, ótica, farmácia, departamento de jardinagem, serviços financeiros da Wells Fargo e pequena praça de alimentação com restaurantes como Pizza Hut, Taco Bell e Starbucks. As lojas não funcionam 24 horas por dia. Atualmente existem mais de 275 lojas nesse formato em 22 estados americanos, sendo a grande maioria localizada no Texas, Flórida e Minnesota.
CityTarget – Lojas com aproximadamente 5.100m² localizadas em áreas urbanas de grandes cidades. Além de oferecer itens essenciais ao dia a dia, essas unidades possuem uma seleção limitada de roupas, móveis, itens de decoração, cosméticos, eletrônicos e brinquedos. Atualmente existem seis unidades operando neste formato.


A mascote
A mascote da TARGET é um cachorro da raça Bull Terrier branco (conhecido como BULLSEYE), com o tradicional logotipo da marca pintado no olho esquerdo (a tinta é natural e não tóxica), que aparece em muitos materiais de divulgação da marca como vales presente, catálogos, folhetos e campanhas publicitárias. O personagem, cujo cachorro original era uma fêmea que se chamava Arielle, apesar de ser a mascote da marca desde 1999, estreou na televisão em uma campanha publicitária nacional somente em 2005.


A evolução visual
O tradicional logotipo da TARGET surgiu em 1962, consistindo em um alvo com o nome da marca escrito dentro em preto. Foi somente em 1968 que surgiu o logotipo como se conhece hoje: um círculo vermelho com uma bola vermelha dentro. Em 2004, o logotipo passou por uma modernização, adotando de vez a cor vermelha. Recentemente em 2010, uma nova modificação que exprime o poder de construção da marca ao longo dos anos: o logotipo passou apenas a conter o tradicional símbolo vermelho, sem o nome da marca, antes escrito abaixo.


Os slogans
Fast. Fun. Fifty. (2012)
Eat Well. Pay Less. (2004)
Expect more. Pay less. (1994)
Design for all.
Don’t stop living in the red.
TARGET. 100% Happy.
Is a new idea in discount stores. (1962)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de maio de 1962
● Fundador: George Draper Dayton e John Geisse
● Sede mundial: Minneapolis, Minnesota
● Proprietário da marca: Target Corporation
● Capital aberto: Sim (1967)
● Chairman, CEO & Presidente: Gregg W. Steinhafel
● Faturamento: US$ 73.3 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 2.99 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 45.2 bilhões (maio/2013)
● Lojas: + 1.900
● Centros de distribuição: 38
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 361.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Alimentos, cosméticos, roupas e utensílios para casa
● Outros negócios: Target Financial Services, Target Brands (produtos com marca própria) e Target Direct (e-commerce)
● Concorrentes diretos: Walmart, Kmart, Costco e Kohl
● Mascote: Um cachorro Bull Terrier
● Ícones: O logotipo em forma de alvo (Bullseye)
● Slogan: Expect more. Pay less.
● Website: www.target.com

A marca no mundo
Atualmente a rede TARGET, terceira maior no segmento de loja de desconto no mercado americano, somente atrás do Walmart e da Costco, possui mais de 1.780 lojas espalhadas por 49 estados americanos, 135 unidades no Canadá, empregando 361 mil pessoas, além de 38 centros de distribuição. O estado que possui o maior número de lojas é a Califórnia (257), seguido por Texas (149) e Flórida (123). A empresa possui ainda marcas próprias de alimentos (Archer Farms, Market Pantry e Sutton & Dodge) e de eletrônicos (Trutech), que englobam mais de 900 itens diferentes em 44 categorias. A TARGET é a varejista americana que mais vende vale presente (Gift Card) nos país. A marca é reconhecida por 96% da população americana.

Você sabia?
A primeira loja da TARGET inaugurada em 1962 é conhecida como “T1”. No dia 8 de janeiro de 2005 esta loja foi demolida para dar lugar a uma unidade Super TARGET.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/5/2013

2 comentários:

AnaMiranda disse...

Muito legal a matéria. Sabe informar se vendem pela internet para o Brasil?
Obrigada!
Ana

Gênesis Jackson disse...

PARABÉNS PELO CONTEÚDO ...
MUITO RICO.

PARA OS PROFISSIONAIS DE MARKETING.
APRESENTO UMA NOVA FONTE DE PESQUISA: BLOG MUNDO DAS MARCAS.