26.5.10

DISCOVERY KIDS


Se você tem filhos pequenos e procura alternativas interessantes na programação da televisão para oferecer a eles, sintonize no DISCOVERY KIDS. O canal infantil tem uma programação divertida e inteligente que busca satisfazer todas as curiosidades naturais de uma criança e auxiliar na importante tarefa de guiá-los em seu percurso de exploração e descoberta do mundo. A programação imaginativa, estimulante e inovadora, através de programas educativos e de blocos comerciais interativos, ajuda não somente a educar como também a entreter. 

A história 
Tudo começou em meados dos anos de 1990 quando a empresa Discovery Communications, proprietária do canal Discovery Channel, resolveu ingressar no segmento infanto-juvenil com a criação de um novo canal por assinatura. Foi então, que no dia 1 de abril de 1996, a empresa colocou no ar, primeiramente para a América Latina, o canal DISCOVERY KIDS, que oferecia à crianças mais velhas, de uma forma divertida e alegre, a chance de satisfazer todas as suas curiosidades naturais, com uma programação imaginativa, estimulante e inovadora, através dos seus programas educativos e de blocos comerciais interativos, uma característica marcante do canal. O canal por assinatura e com 24 horas de programação foi lançado no mercado americano somente no dia 22 de setembro.


Durante a primeira década de vida, o canal era destinado a entreter um público que abrangia crianças, pré-adolescentes e até mesmo adolescentes, com programas criativos e estimulantes, como por exemplo, Mecânica Popular para Jovens, Fantasma Escritor, Cyberkids e A Magia do Cinema, entre outros. Com a chegada do novo milênio, o canal infantil foi lançado na Inglaterra (2000) e Canadá (2001), mas não obtive tanto sucesso e acabou saindo do ar anos mais tarde. No ano de 2002, o DISCOVERY KIDS começou a transmitir o programa Endurance, o primeiro reality show do canal, similar ao Survivor, mas com adolescentes de 12 a 17 anos que competem durante um mês em uma ilha. Ainda este ano, o DISCOVERY KIDS anunciou uma nova estratégia composta por uma programação voltada a um público de até 6 anos de idade.


Nos anos seguintes, o DISCOVERY KIDS se especializou em um público com uma faixa etária cada vez mais inferior, estreando programas que merecem a atenção daqueles que buscam produções de qualidade para crianças pequenas. As programações dirigidas aos pré-escolares ofereciam cada vez mais conteúdos educativos, que não visavam somente o entretenimento, mas utilizavam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento social e cognitivo da criança.


A programação do canal refletiu esta preocupação, trazendo boas novidades como: HI-5 (uma turma animada que viaja ao redor do mundo para conhecer as músicas de diferentes países, descobrir novos estilos, aprender sobre os instrumentos de corda, ouvir histórias e, principalmente, cantar e dançar), que estreou em 2003; The Backyardigans (série animada que se tornou um enorme sucesso no mundo ao contar a história de 5 amigos - Pablo, Tyrone, Uniqua, Tasha e Austin - que imaginam o quintal como um local de divertidas aventuras), lançada em 2005; Lazy Town (uma série com pessoas e bonecos, gerados em parte através de animação CGI, que tem como característica estimular crianças e seus pais a tomarem decisões saudáveis), que estreou em 2005; Pocoyo (uma série de animação em 3D que conta as aventuras de um menininho de 3 anos, vestido de azul e cheio de curiosidades), que estreou em 2006; Peixonauta (primeira série animada para televisão produzida no Brasil, que narra as aventuras de um peixinho que veste uma roupa high-tech, semelhante à de um astronauta, onde o capacete, ao invés de ar contém água, o que torna possível suas peripécias em terra firme), introduzida em 2009; e Mecanimais (conta as aventuras de uma equipe de animais robôs, com superpoderes, que partem em divertidas aventuras onde aprendem coisas novas e interessantes), que estreou em 2009.


As mudanças não se estenderam somente nas chamadas, novos programas e vinhetas, que continuaram com a mesma linguagem, com exceção da adição de alguns elementos tridimensionais. A estratégia diferencial ficou por conta do simpático cachorrinho DOKI, que ganhou mais espaço nas animações do canal e, mais recentemente, uma série própria, que conta com uma turma de amigos: Mundi (uma joaninha fêmea); Oto (um tamanduá); Fico (uma foca); Anabela (uma amorosa ema); e Gabi (uma cabrita enérgica e precoce).


A partir de outubro de 2010, o canal DISCOVERY KIDS, somente no mercado americano (apenas em Miami continuou a ser exibido, disponível como um bloco no Discovery Familia, conhecido como DISCOVERY KIDS EN ESPAÑOL), passou a se chamar HUB e adotou um novo posicionamento, direcionado para crianças de 10 a 12 anos de idade. Em abril de 2012, o canal lançou sua versão para o continente asiático; e no início de 2013 disponibilizou a versão em alta definição (HD) em grande parte dos mercados onde está presente. Grandes sucessos recentes do canal incluem Mike, o Cavaleiro (desenho animado que conta a história de Mike, um cavaleiro mirim, que vive junto com sua mãe - a rainha -, sua irmã Eva, e seus simpáticos dragões Faísca e Esguicho) e Peppa (desenho que conta a história de uma amorosa porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George Pig, seus pais e sua melhor amiga, a ovelha Susy).


A mascote 
A mascote oficial do DISCOVERY KIDS é um simpático cachorrinho branco com algumas manchas pretas chamado DOKI, que apresenta as atrações do canal e ensina de forma simples e divertida, como ver as horas, truques científicos e histórias sobre suas aventuras. O personagem ajudou a definir a identidade do canal, aparecendo em vinhetas, nos intervalos comerciais, na comunicação da marca e estrelando recentemente uma divertida série animada com sua turma de amigos, que convida os telespectadores para uma viagem por diferentes partes do planeta. A mascote do DISCOVERY KIDS foi apresentada ao público pela primeira vez no mês de abril de 2005.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em agosto de 1998: o logotipo ganhou mais vida, ficou mais divertida e impactante. Após uma pequena remodelação em 2005, no dia 1° de abril de 2009, o canal apresentou sua nova identidade visual, que abandonou o globo dentro de um círculo e ganhou uma bola verde com um K dentro de uma circunferência e ao lado dele uma bolinha menor verde com um D. Assim como no logotipo anterior, a associação do canal ao universo ainda continua. Porém, em termos formais, o símbolo ganhou uma diferença mais substancial. As formas estão mais simplificadas e foi empregada uma tipografia de letra mais arredondada.


Apesar da extinção do canal nos Estados Unidos (passou a se chamar HUB) foi lançada uma nova identidade visual para ser aplicada nos inúmeros produtos licenciados com a marca DISCOVERY KIDS.


Os slogans 
Aqui no Discovery Kids. (1999) 
Tinha Que Ser Aqui, No Discovery Kids. (1998) 
Não é um Canal Infantil, É um Canal Para Crianças. (1998)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de abril de 1996 
● Criador: Discovery Communications 
● Sede mundial: Miami, Flórida 
● Proprietário da marca: Discovery Communications, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: John Hendricks 
● Presidente: Angela Recio Sondon 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 100 milhões de lares 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Comunicação e entretenimento 
● Principais produtos: Canal infantil, séries animadas e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: Disney Channel, Cartoon Network, Nickelodeon, TV Rá Tum Bum! e Gloob (Brasil) 
● Mascote: O cachorrinho Doki 
● Slogan: Aqui, no Discovery Kids. 

A marca no mundo 
Atualmente o DISCOVERY KIDS, que mantém posição de liderança entre os canais que oferecem conteúdo infantil na América Latina e Ásia, chega a mais de 100 milhões de lares em 35 países e continua ocupando os primeiros lugares em audiência. O canal é transmitido em inglês, espanhol (estreou em 2006) e português. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/8/2013

2 comentários:

Anônimo disse...

mais o canal the hub vai ter no brasil?

Anônimo disse...

Anônimo, provavelmente não, pois o The Hub tem como alvo um publico de 7 á 11 anos, com desenhos de ação, o que faria o dkids perder audiencia, e talvez até falir.