22.7.10

BIOTHERM


Os produtos da marca francesa de luxo BIOTHERM combinam as excepcionais propriedades calmantes, regeneradoras e estimulantes do Extrato Puro de Plâncton Termal com ingredientes puros, naturais e bioativos para resultados de beleza criados sob medida. Por isso, BIOTHERM se tornou a marca preferida de mulheres e homens que queiram uma pele visivelmente pura e brilhando com vitalidade, bem como produtos cosméticos inovadores que estão em sintonia com o seu estado de espírito e estilo de vida.

A história
A BIOTHERM surgiu a partir da descoberta de um incrível ingrediente ativo encontrado nas fontes termais nas profundezas do centro das montanhas francesas de Molitg Les Bains, na região dos Pirineus: Extrato Puro de Plâncton Termal, uma substância natural que contém traços de elementos essenciais, sais minerais e vitaminas. Depois de 20 anos de pesquisa, um grupo de cientistas e biólogos franceses, liderados pela doutora Jeanine Marissal, patenteou uma exclusiva técnica de produção biológica para destilar este concentrado genuíno de água da fonte em sua forma mais pura e ativa. Foi então que, com o apoio financeiro de sua família, a senhora Jeanine fundou a empresa em 1950 e lançou seu primeiro produto no mercado em 1952 com a marca BIOTHERM, um creme (facial e para as mãos) que continha Extrato Puro de Plâncton Termal, reconhecido pelo espetacular poder sobre o reequilíbrio da pele, graças à sua perfeita afinidade com as células cutâneas.


O nome da nova marca era originário da junção das sílabas das palavras BIOlogista (profissão da fundadora da empresa) e THERMal Plankton (Plâncton Termal), ingrediente contido em todos os produtos. Endossada pela comunidade científica, a marca rapidamente se tornou uma referência no segmento de cosméticos de luxo. Novos produtos que combinavam o melhor da natureza com a mais avançada tecnologia cosmética, oferecendo uma poderosa fonte de energia e juventude para a pele, foram lançados no mercado. Nos anos seguintes a marca se tornou um novo luxo que mesclava bem-estar sem ostentação, fazendo de cada tratamento um convite ao prazer e à descoberta de uma pele visivelmente mais pura, jovem e saudável.


A empresa foi adquirida pela também francesa L’Óreal em 1970. Foi nesta época que surgiu em suas embalagens o tradicional logotipo que tinha como símbolo uma onda azul, que simbolizava a união perfeita entre tecnologia e ingredientes naturais. A partir deste momento, BIOTHERM seria lançada em vários mercados mundiais e conquistaria uma cliente fiel. Em 1973 a BIOTHERM foi responsável, de forma pioneira, pela criação do primeiro creme antirrugas do mundo. No ano seguinte a empresa inaugurou o centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da BIOTHERM no principado de Mônaco, que nos anos seguintes se tornaria uma referência no setor.


Em 1985 a empresa lançou no mercado a BIOTHERM HOMME, primeira linha completa de tratamento (rosto e corpo) formulada especialmente para a pele masculina e suas necessidades específicas. Eram hidratantes, tônicos, cremes firmadores, enfim, uma linha de cuidados completa voltada especialmente para o público masculino. A partir de 1990 a marca desenvolveu produtos inovadores como o BIOPUR, uma linha de limpeza para desobstruir profundamente os poros e restaurar a pele, deixando-a mais atraente e limpa. A BIOTHERM foi introduzida no mercado brasileiro em 1995 com a linha feminina, e, em 1998, foi lançada a linha masculina. Em 1997, o lançamento de Aquasource revolucionou a hidratação, conseguindo transpor para um creme o equivalente a 5.000 litros de água termal. Em 2001, a marca inaugurou em Hong Kong a primeira loja exclusiva da marca no mundo.


Recentemente a marca francesa lançou no mercado um produto revolucionário: BIOTHERM SKIN VIVO, primeiro tratamento (noturno e diurno) reversivo anti-idade, que desativa o processo de envelhecimento, rejuvenescendo visivelmente a pele com o impulso vital de seus genes, proporcionando 10 anos de juventude em apenas 4 semanas. Essa linha de produto possui uma fórmula inovadora que age diretamente no DNA e nos genes, associando uma dose recorde de Plâncton Termal Puro e Reverserol SV, um poderoso ativo vegetal que age reparando as alterações do DNA, devolvendo a atividade da vida dos genes que diminuem com a idade. Mais que um tratamento antirrugas, SKIN VIVO é um revolucionário tratamento anti-idade que atua na origem do envelhecimento e no núcleo da vida celular. Atualmente a bela modelo russa Sasha Pivovarova é a embaixadora oficial da marca BIOTHERM no mundo.


Até o surgimento da BIOTHERM, pensava-se que as profundezas dos mares eram privadas de qualquer tipo de biodiversidade. E são justamente os microscópicos seres dos oceanos – a maioria invisível – que são a principal fonte de sucesso da marca. A busca de moléculas reparadoras do ADN, da bioluminiscência dos organismos ou do potencial das algas, tem sido pesquisada e servido de ingredientes ativos nos produtos da revolucionária marca. O maior exemplo, divulgado em 2012, atende pelo nome de Blue Biotechnology Platform, uma plataforma pioneira responsável pela pesquisa, extração e cultivo de novos ingredientes da biodiversidade aquática. Com isso a BIOTHERM criou uma nova geração de tratamentos de pele, que integra ativos de ecossistemas aquáticos pouco explorados, ao mesmo tempo em que respeita e preserva esses habitats.


Os produtos
BIOTHERM oferece uma linha completa de produtos, incluindo limpadores, tônicos e tratamentos para todos os tipos de pele e necessidades. Cada produto foi especialmente formulado para trabalhar de acordo com a natureza da pele, renovando, restaurando e rejuvenescendo-a. Além disso, a marca de luxo também oferece uma linha completa de tratamentos específicos para o corpo, cabelos, proteção solar, além de fragrâncias extremamente refrescantes.


Os produtos mais famosos da marca são: EAU PURE (uma fragrância revigorante com o perfume da natureza, que combina o frescor de frutas verdes, como o kiwi, limão, ruibarbo e chá verde, com toques florais. Além disso, um concentrado perfumado com 20% de óleos essenciais traz efeitos tonificantes para a pele), HAIR RESOURCE (linha nutritiva para cabelos secos ou danificados, enriquecida com elementos minerais e óleos essenciais que tratam a fibra capilar ressecada), BIOSENSES BODY (bálsamo hidratante anti-ressecamento, cuja fórmula contém o complexo óleo-mineral para revitalizar a pele e estimular a micro-circulação cutânea), BIOSOURCE 3 em 1 (produto que remove a maquiagem, limpa e tonifica a pele), AQUAPOWER (tratamento hidratante que equivale a 5.000 litros de água termal concentrada em um só produto, e, cuja fórmula é enriquecida com agentes hidratantes, oligo-elementos e vitaminas que tratam a pele trazendo uma sensação de suavidade) e CELLULI LASER (primeiro tratamento redutor de alta precisão com Biofribrina, que ataca a celulite em 10 dias).


A evolução visual
O tradicional logotipo da BIOTHERM, conhecido como “Wave” (onda em português) passou por algumas modificações desde que foi introduzido na década de 70, representando a pureza da água. Era a junção entre natureza e tecnologia, tão utilizada nos produtos BIOTHERM, divulgada até mesmo na sua logomarca. A partir de 2007, a marca passou a utilizar o tradicional logotipo na cor cinza, que representa a tecnologia avançada empregada em seus produtos. Além disso, a tradicional “Onda” da marca passou a ser posicionada lateralmente ao nome. Mais recentemente a identidade visual da marca passou por uma alteração radical, especialmente em sua “Onda”, que foi totalmente reestilizada.


A marca possui um logotipo diferente para a linha masculina, que tem como característica principal um traço vermelho na lateral esquerda do nome BIOTHERM HOMME.


Os slogans
Beauty from the deep.
Bio.Self.
A SPA for your skin.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1950
● Fundador: Jeanine Marissal
● Sede mundial: Principado de Mônaco
● Proprietário da marca: L’Óreal S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Jean-Paul Agon
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Cremes antirrugas e anti-acne e hidratantes corporais
● Concorrentes diretos: Vichy, La Roche Posay, Avéne, Roc, Clinique e Clarins
● Ícones: A onda de seu logotipo
● Slogan: Beauty from the deep.
● Website: www.biotherm.com.br

A marca no mundo
Hoje em dia a BIOTHERM, que oferece uma abrangente e completa gama de produtos para cuidados faciais, corporais e solares (incluindo demaquilantes, tônicos, tratamentos antirrugas, esfoliantes, protetor solar e cremes hidratantes), é comercializada em mais de 70 países ao redor do mundo. A BIOTHERM é a terceira maior marca de cosméticos do continente europeu, que não por coincidência é seu maior mercado. A marca é extremamente reconhecida no segmento de luxo em países como França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Japão, China e Hong Kong. No Brasil, 77% das vendas são de produtos femininos.

Você sabia?
Hoje em dia aproximadamente 2.000 químicos, liderados por Lucien Aubert, um especialista em biologia da pele, trabalham no desenvolvimento e pesquisas de produtos da marca francesa em um avançado laboratório localizado no principado de Mônaco.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/8/2012

Um comentário:

Aquaporinas disse...

Excelente marca!!!