10.5.06

LAND ROVER

Rústico ou luxuoso. Aventura, liberdade e muito, muito barro. É assim que os consumidores enxergam a tradicional marca britânica LAND ROVER. Desde o primeiro modelo a marca passou a ser universalmente identificada como supra-sumo dos veículos de tração nas quatro rodas, inspirando o luxo e o espírito de aventura em todos os lugares do mundo.

A história
A LAND ROVER começou a surgir em 1947 na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial. Na época, o veículo mais famoso era o Jeep Willys, que tinha participado em todos os teatros de atividade bélica da guerra. Os engenheiros da montadora britânica Rover estavam procurando um veículo novo para expandir os volumes de vendas, e compraram um modelo Willys para analisar. Foi fácil adaptar um motor Rover 1.6, desenvolver uma caixa de transferência melhor com roda livre, adaptar diversas tomadas de força e então começarem os testes. O novo modelo foi criado e desenhado no País de Gales pelos engenheiros e irmãos Spencer e Maurice Wilks, este último diretor de design da montadora Rover, na fazenda de propriedade da família localizada em Newborough, Anglesey. O protótipo, montado no chassi de um Jeep, tinha a curiosidade de possuir o volante e o único banco ao centro.


Finalmente no dia 30 de abril de 1948, a montadora lançou no mercado o primeiro LAND ROVER, no salão do automóvel de Amsterdã (Amsterdam Motor Show), posteriormente conhecido como Serie I. O chassi de número 861010 (um protótipo) foi entregue no palácio de Buckingham no outono deste ano. Ele foi transportado para Balmoral, onde o rei o utilizou no lugar de seu cavalo. A versão final do LAND ROVER possuia três bancos e carroçaria feita de Birmabright, uma liga à base de alumínio e magnésio que tinha uma elevada resistência à corrosão o que tornou os veículos conhecidos pela sua durabilidade mesmo nas piores condições. Com uma construção extremamente robusta e características como as reduzidas projeções dianteiras e traseiras, saiu da linha de produção pronto para enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais exigentes do mundo. Uma das características que marcou a LAND ROVER no seu início foi o fato de todos os modelos produzidos virem em diferentes tons de verde-claro. A escolha dessa cor foi ditada pelo excesso de tinta que sobrara da Segunda Guerra Mundial. Concebido com uma simplicidade brilhante para proporcionar capacidades extraordinárias com uma robustez e durabilidade inigualáveis, este veículo passou a ser muito utilizado nas fazendas para arar, puxar implementos agrícolas, carregar produtos e até animais, ou era usado para fins militares e até mesmo para safáris. -


Em meados da década de 50, a marca LAND ROVER já se tornara sinônimo de durabilidade e excelência no segmento de veículos off-road. Os primeiros automóveis da marca foram lançados nos mercados americano e canadense em 1954. Três anos depois foram lançadas as versões com motor diesel, conhecida como 107 (distância em polegadas entre os eixos). Em 1959 a LAND ROVER atingiu a marca de 250.000 veículos produzidos. Em 1966 foi lançado o Série II, segundo modelo da marca, com alteração da carroceria, que ficou mais larga, da embreagem hidráulica e motor 6 cilindros como item opcional. Nos anos seguintes a montadora introduziu no mercado modelos revolucionários, como por exemplo, o RANGE ROVER, o veículo de luxo da marca que incorporava todas as capacidades de um LAND ROVER com o conforto de prestações de veículo de passageiros convencional, equipado com motor V8 produzido pela americana Buick, freio a disco nas quatro rodas, tração permanente nas quatro rodas, molas helicoidais e carroceria semi-monobloco, lançado em junho de 1970; e o modelo Série III com distância entre eixos de 88 e 109 polegadas, motores mais potentes e freios com servo-assistência, em 1976.


O LAND ROVER de número um milhão saiu das linhas de produções da montadora em 1981. O sucesso dos modelos da marca na categoria “fora de estreada” culminou, em 1983, com a disputa do tradicional rali Camel Trophy exclusivamente com veículos LAND ROVER. Em 1994, a BMW comprou o Grupo Rover da empresa Britisth Aerospace e apresentou a segunda versão do clássico modelo Range Rover. Em 2003, a empresa alemã vendeu a divisão LAND ROVER para a empresa americana Ford Motor Company por £1.8 bilhões. No ano seguinte ocorreu a primeira edição do Land Rover G4 Challenge, uma nova categoria automobilística que visava rejuvenescer a marca e substituir o rali Camel Trophy. Exatamente no dia 8 de maio de 2007 a LAND ROVER atingiu uma marca histórica: o veículo de numero 4 milhões, um LR3, saiu das linhas de produção e foi doado para a Born Free Foundation, uma instituição britânica em prol da conservação e resgate de animais. Em 26 de março de 2008, a LAND ROVER foi comprada, juntamente com a tradicional Jaguar, pela montadora indiana Tata Motors, comandada pelo ousado empresário Ratan Tata, por US$ 2.3 bilhões.


Hoje em dia, a cultura de inovação da marca é responsável pelo desenvolvimento de novos modelos, maior requinte, tecnologias mais inovadoras, maior eficiência e emissões mais reduzidas. E mantém-se ativa com iniciativas como a tecnologia e_Terrain (desenvolvida em 2006 e que aumenta o desempenho ambiental dos veículos através da redução das emissões de CO2), Produção Sustentável e Compensação de CO2. Com uma plataforma de mobilidade robusta e confiável, inúmeras organizações ao redor do mundo passaram a adotar os veículos LAND ROVER para o transporte de pessoal e equipamentos nas situações mais extremas em segurança absoluta.


A linha do tempo
1980
Lançamento do RANGE ROVER com 5 portas.
1983
Lançamento do RANGE ROVER IN VOGUE, uma versão ainda mais luxuosa do tradicional modelo.
1987
O modelo RANGE ROVER é introduzido no mercado americano.
1989
Lançamento dos modelos LAND ROVER 90 e LAND ROVER 110, que ganharam motor 200 Tdi, e passaram a ter o nome de DEFENDER em 1994. O modelo Defender evoluiu gradativamente, tornando-se o carro-chefe da marca em mais de 100 países onde é comercializado.
Lançamento do modelo DISCOVERY com novo motor 200 Tdi. A sua configuração totalmente nova apresentava muitas características de design próprias, como uma acentuada verticalidade, um perfil baixo e o teto desnivelado. E as inovações não se limitaram somente ao design. O novo modelo apresentou novas tecnologias avançadas, como a tração permanente nas 4 rodas e o lendário Controle de Descida de Declives (HDC) incluído de série. O modelo já vendeu mais de 950 mil unidades desde seu lançamento.
1997
Lançamento da segunda geração do RANGE ROVER. A nova carroçaria combinava linhas de estilo do modelo original com uma configuração mais contemporânea, enquanto as alterações mecânicas incluíam novas versões mais potentes do confiável motor V8.
1998
Apresentação oficial em setembro no Salão Automóvel de Frankfurt do FREELANDER, um modelo com um apelo mais jovem. O novo e aclamado modelo era um conceito novo em veículos 4x4 no mercado de lazer, tendo monobloco, suspensão independente, controle de tração nas quatro rodas e controle eletrônico de descida. Em apenas um ano as vendas do modelo mais que duplicaram, fazendo deste o 4x4 mais vendido no Reino Unido.
1999
Apresentação oficial da segunda geração do modelo DISCOVERY.
2001
Anúncio de uma nova linha de modelos Freelander, equipada com um motor V6, um novo e bastante melhorado motor turbo diesel, uma nova transmissão automática (CommandShift), que permite ao motorista realizar as trocas de marchas de forma manual no volante em milésimos de segundo.
2002
Apresentação da terceira geração do RANGE ROVER, que oferece luxo e comodidade em exagero para nenhum nobre botar defeito. A denominação Vogue surgiu em 2006, quando a marca lançou o Range Rover Sport, que, como o nome sugere, tem apelo esportivo. A versão clássica, então, foi rebatizada como RANGE ROVER VOGUE . O modelo tem vaga cativa na garagem do Palácio de Buckingham como um dos carros oficiais de Sua Majestade, que o utiliza para seus deslocamentos informais.
2004
Lançamento do DISCOVERY 3, um modelo arrojado que reformularia de novo a categoria de luxo dos SUV (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos). Com um design extremamente elegante e funcional aliado a uma irrepreensível tecnologia, é inegavelmente o melhor veículo “off-road” de sete lugares que o mundo já conheceu. O modelo é conhecido nos Estados Unidos como LR3. Foi o primeiro produto da LAND ROVER feito totalmente pela Ford.
Lançamento em junho de uma ampla linha de bicicletas, composta por 25 modelos, para satisfazer diferentes estilos e tipos de utilização. Todas as bicicletas são feitas de alumínio e custam entre £200-£900.
2005
Apresentação do modelo RANGE ROVER SPORT, primeiro veículo da marca com ênfase para performance on-road. Com um melhor sistema de suspensão rebaixada e rodas de 18 polegadas, conjugava uma dinâmica esportiva, com visual mais moderno e arrojado, e os mais elevados níveis de conforto para o motorista e os passageiros.
Adoção do motor Jaguar AJ-V8 em substituição ao BMW M62 V8 na linha Range Rover.
2006
Lançamento do FREELANDER 2, segunda geração do modelo FREELANDER e menor veículo da marca. No mercado americano o modelo é conhecido como LR2. Apenas dois anos depois de seu lançamento, o modelo atingiu a marca de 100.000 veículos vendidos em todo o mundo.
2009
Lançamento do DISCOVERY 4 (conhecido também como LR4), nova versão do tradicional modelo, sendo a perfeita combinação entre estilo, capacidade, custo e benefício.
2010
Apresentação do RANGE ROVER EVOQUE, um crossover resultante do protótipo LRX. Suas linhas demonstram modernidade e robustez. Largo e aparentemente baixo, o modelo parece um misto de crossover com um hatchback médio. Os padrões de qualidade característicos da marca mantém-se, predominando o luxo e a exclusividade, numa carroçaria mais esportiva do que o habitual. Além disso, o motor 2.0 rende 240 cavalos e a fabricante inglesa garante que o Evoque mantém as características off-road típicas dos modelos da marca. O novo modelo será lançado no segundo semestre de 2011.
-

Uma experiência única
Estabelecida em 1998 a LAND ROVER EXPERIENCE, é atualmente a maior ferramenta de marketing da marca no mundo. Esta divisão da empresa possui vários centros espalhados pelo mundo, proporcionando aos usuários e proprietários de veículos LAND ROVER, além de convidados VIPS, uma experiência única de testar novos modelos e utilizar novas tecnologias, através de test-drive acompanhados de instrutores e eventos especiais. É uma incrível sensação em condzir um LAND ROVER por obstáculos que levam os veículos ao limite com inclinações laterais de 30º, subidas e descidas de 45º, travessias em trechos alagados, erosões e pontes. O evento conta ainda com a venda de produtos licenciados da marca através da LAND ROVER STORE.


Os slogans
Designed for the extraordinary. (2008)
Go Beyond. (2004)
A man’s best friend. (2003)
The Land Rover Experience. (2002)
Makes light workon heavy duty.
Go anywhere. (1948)
-

Dados corporativos
● Origem: Reino Unido
● Lançamento: 30 de abril de 1948
● Criador: The Rover Car Company
● Sede mundial: Gaydon, Warwickshire, Inglaterra
● Proprietário da marca: Tata Motors
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Ratan Tata
● CEO: Ralf Speth
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 168.251 veículos (2010)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Reino Unido, Estados Unidos, China, Itália e Rússia
● Funcionários: 9.500
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis utilitários
● Ícones: O logotipo oval e o modelo Defender
● Slogan: Designed for the extraordinary.
● Website: www.landrover.com -

A marca no mundo
Além da fábrica no Brasil (inaugurada em 2000), a LAND ROVER possui unidades de montagem na África do Sul, Marrocos, Malásia, Quênia, Turquia, Zimbábue, que produzem o modelo Defender, e nas fábricas principais na Inglaterra Solihull (perto de Birmingham) e Halewood (perto de Liverpool). Com seus veículos vendidos em 140 países ao redor do mundo, a LAND ROVER comercializou em 2010 mais de 168.000 unidades. No Brasil, oitavo mercado mundial da marca e onde possui mais de 30 concessionárias espalhadas por 21 cidades, a LAND ROVER também registrou recorde histórico de vendas em 2010, com 5.280 unidades vendidas, o que colocou a empresa na liderança do segmento.

Você sabia?
Os veículos LAND ROVER conquistaram clientes importantes: em 1953 foi utilizado para a viagem mundial da rainha Isabel II e para a visita do Papa João Paulo II à Inglaterra em 1982.
A LAND ROVER era a marca mais rentável da Ford Motor Company até ser vendida em 2008, e desde seu lançamento já comercializou mais de 4.4 milhões de automóveis. - -


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). -

Última atualização em 3/4/2011

Nenhum comentário: