8.6.06

NINTENDO


Mario Bros. DS. GameCube. Luigi. Wii. GameBoy. Zelda. Este é o universo NINTENDO. Além é claro, de criatividade, inovação e uma boa dose de inteligência, características que a marca provou ter de sobra. A NINTENDO tem como principal marca a ousadia, característica que certamente determinou seu sucesso e a fez sair ilesa até mesmo de crises que já atingiram o setor de videogames. Tudo para proporcionar o máximo de diversão aos seus consumidores.

A história
Tudo começou em 1889 quando Yamauchi Fusajiro fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai na cidade de Kyoto para produzir “hanafuda”, um jogo de cartas que encontra alguma semelhança com o baralho muito popular no Japão. Fusajiro também começou a trabalhar com outros tipos de cartas e o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma empresa de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos em território japonês. No ano de 1929, o mestre decidiu se aposentar e passou o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, marido de sua única filha, Tei Yamauchi. Em 1933, depois de passar por uma enorme reestruturação, a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do original. A mudança também atingiu o nome da empresa, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co. A empresa seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental.


Tudo ia bem até que em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito de morte, chamou seu neto Hiroshi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da empresa. E por que Hiroshi foi chamado, e não seu pai, como manda a tradição? Por um motivo muito simples: Shikanojo Inaba, pai de Hiroshi, abandonou a família. O jovem aceitou o desafio e, logo de início, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos em nada relacionados com o mercado explorado pela NINTENDO, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Mas, isso não quer dizer que ele deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário.


Em 1951 ele alterou o nome da empresa para NINTENDO KARUTA; no ano seguinte mudou a sede para um lugar maior; e, em 1953, fez com que a empresa fosse a primeira a ter sucesso na produção em massa de cartas de plástico no Japão. Suas decisões não pararam por aí. Uma delas significou muito à NINTENDO, quando ele resolveu fechar, em 1959, uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos dos famosos personagens da empresa americana, abrindo um novo mercado de baralhos de cartas para crianças. O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a empresa, em 1963, alterasse seu nome para NINTENDO COMPANY, e começasse a fabricar jogos, além dos tradicionais baralhos de cartas.


Foi nesse período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação, especialmente quando Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram enorme sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado “Ultra Hand” e a linha “Kousenjuu”, composta por divertidas “armas de luz”. Em 1974 a empresa começou a exportar seus produtos para a Europa e América. Nesta década, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho nesse mercado, a NINTENDO fechou parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey. Porém, esse videogame não vendeu tanto quanto o esperado. A NINTENDO então decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atrativos e, através de uma parceria com a Mitsubishi, lançou em 1977 o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong (que simulava um tênis de mesa). Este ano também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da NINTENDO: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em design industrial, teve como principal função, no início, ajudar no desenho exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas).


Mas, foi em 1980 que a empresa fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos videogames. Além de ter sido o ano em que a NINTENDO chegou oficialmente ao mercado americano, foi também o ano em que Gunpei Yokoi criou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela continha impressa o cenário do jogo. Lançado em várias versões, o novo produto fez muito sucesso. Este console teve aproximadamente 60 versões, isso porque cada uma delas continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como Silver, Gold, Wide Screen e Multi Screen. Se a NINTENDO chegou aos Estados Unidos, certamente é porque tinha a intenção de explorar o enorme e promissor mercado americano. Para isso, lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari: tratava-se do jogo Radarscape. O game fez sucesso no Japão, mas não entre os americanos.


Ao se dar conta disso, Hiroshi Yamauchi não desanimou e, vendo que suas principais cabeças estavam ocupadas, acabou convidando Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radarscape e criar algo mais atraente. Isto resultou no desenvolvimento de um jogo chamado DONKEY KONG. A história desse game era simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um “homenzinho” bigodudo chamado Jumpman. No início, o jogo foi visto com certa desconfiança pela equipe da NINTENDO americana, mas não demorou muito para fazer enorme sucesso. Daí em diante a NINTENDO lançou inúmeros sucessos, desde os tradicionais consoles até jogos inesquecíveis. Para atender a alta demanda por seus produtos, em 1993, a NINTENDO estabeleceu várias subsidiárias e distribuidoras no mundo, em países como Holanda, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Austrália. Com a chegada do novo milênio, vieram também novos concorrentes e o Playstation, produzido pela rival Sony, que até então era líder de mercado. A NINTENDO perdia cada vez mais participação de mercado para seus rivais. Era preciso fazer alguma coisa. E a empresa fez. Em 2006 lançou no mercado um novo conceito de videogame com a apresentação do NINTENDO Wii.


Mesmo com tanto sucesso de seus videogames, a NINTENDO nunca abandonou a produção de cartas, e recentemente lançou um novo produto no mercado japonês: três baralhos temáticos do Super Mario: Dot Deck (personagens da série Mario com um visual consagrado pelo NES), Standard Deck (personagens em gravuras mais detalhadas e em alta resolução) e Neon Deck (personagens e objetos representados em seu formato 3D). Foi desta maneira que a NINTENDO arregimentou uma legião fiel de fãs no mundo inteiro: utilizando à força de sua marca, o poder de seus jogos, personagens carismáticos e os grandes avanços que promoveu na indústria global de videogames. Afinal, sua história se confunde com a própria história dos jogos eletrônicos. Embora tenha cometido alguns erros em sua história, a NINTENDO sempre foi uma empresa ousada, característica que certamente determinou seu sucesso e a fez sair ilesa até mesmo de crises que já atingiram o setor de games. Em um ramo tão promissor e, ao mesmo tempo, tão traiçoeiro quanto é o de games, não basta apenas se adaptar às exigências do mercado, mas também fazer com que o mercado se adapte a novos conceitos. Para isso, é necessária criatividade, ousadia, inovação e uma boa dose de inteligência, características que a NINTENDO provou ter de sobra. Resta esperar que a empresa se mantenha assim no futuro.


A linha do tempo
1983
Lançamento do NES (Nintendo Entertainment System), chamado de Famicom (abreviação de Family Computer) no Japão e carinhosamente apelidado de “Nintendinho” no Brasil. Este console de 8 bits foi o primeiro a aceitar cartuchos de variados jogos. Foi certamente um marco para a história da NINTENDO, pois foi exatamente esse videogame que deu vida a jogos como Metroid, Castlevania, Final Fantasy, Zelda e Super Mario Bros. Depois de muito sucesso, especialmente em virtude de seu baixo preço, em torno dos US$ 100, só parou de ser fabricado em 1996, com aproximadamente 62 milhões de unidades vendidas no mundo.
1989
Introdução do GAME BOY, uma grande inovação para o mercado. Esse console portátil tinha tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceitava jogos variados por cartuchos, além de permitir disputar partidas com até quatro jogadores através de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris, lançado neste mesmo ano. O Game Boy, através de suas inúmeras versões, já comercializou mais de 120 milhões de unidades.
1990
Lançamento em 21 de novembro do SNES (Super Nintendo Entertainment System), sucessor do NES e que se tornou um grande sucesso de mercado. Equipado com processador de 16 bits disputou ferozmente o mercado de videogames com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como o Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu mais de 49 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997.
1994
Lançamento do VIRTUAL BOY, talvez o maior fracasso da empresa japonesa. O console tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Ao invés de projetar as imagens em uma tela de TV, o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente óculos. Mas o console tinha vários problemas: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis.
1995
Introdução da série Play It Loud!, consoles Game Boy com capas de diferentes cores.
1996
Lançamento em junho do NINTENDO 64 (inicialmente chamado de Project Reality e Ultra 64), sucessor natural do SNES. O número em seu nome faz alusão ao fato desse console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais eram a capacidade de processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico e um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O sucesso foi tanto que em seu primeiro dia de venda no Japão, foram comercializadas 500 mil unidades. O NINTENDO 64 também deu vida a jogos marcantes, como por exemplo, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64. Apesar de não ter sido um fracasso, não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, principalmente por ter tido menos jogos disponíveis no mercado. Este console vendeu quase 32 milhões de unidades no mundo todo.
Lançamento do GAME BOY POCKET, uma versão melhorada do Game Boy Classic. Era 30% mais fino que o primeiro, consumia menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tinha uma tela mais nítida com melhor definição.
Lançamento do jogo Pokémon para Game Boy, que se transformou em um novo fenômeno de vendas.
1997
Lançamento do GAME BOY LIGHT, videogeme portátil que possuía características semelhantes à versão Pocket, tendo como diferencial uma tela com iluminação própria. O modelo só foi vendido no Japão.
Criação do sistema Rumble Pak, que permitia ao jogador sentir as vibrações provocadas pela ação do jogo.
1998
Lançamento do GAME BOY COLOR (GBC) e, como o próprio nome diz, tinha como principal característica rodar jogos em cores. Além disso, também contava com hardware mais poderoso e áudio melhor que seus antecessores. Essa versão contou com cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades no mundo.


2001
Lançamento do GameCube, sucessor do NINTENDO 64. Em formato de cubo (daí a origem do nome), foi o primeiro console da empresa a trabalhar com uma mídia ótica, que utilizava um tipo de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante desse console era sua capacidade gráfica, muito superior ao NINTENDO 64. Seu joystick também contava com inovações: tinha um desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e contava com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes. A empresa também lançou uma versão especial do controle que funcionava por conexão wireless, isto é, sem fio. Entre os jogos de maior sucesso dessa versão estão The Legend of Zelda: The Wind Waker, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Sunshine, Super Smash Bros., Melee, Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Resident Evil 4. Apesar de ser um bom console, não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2. O videogame deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu cerca de 21.7 milhões de unidades.
Lançamento do GAME BOY ADVANCED (GBA), evolução da linha Game Boy. Esse portátil oferecia várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. O console foi um verdadeiro sucesso vendendo mais de 75 milhões de unidades.
2003
Lançamento do GAME BOY ADVANCED SP, uma versão melhorada do GBA. O “SP” aparentemente vem da palavra inglesa “special”, o que não é confirmado oficialmente pela empresa. O principal diferencial estava em seu formato físico: o aparelho era dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilitava seu transporte e ajudava a proteger a tela. Outra novidade interessante era o fato do portátil utilizar uma bateria recarregável ao invés de pilhas. A versão vendeu quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro.
2004
Lançamento do NINTENDO DS (o DS vem de Dual Screen ou de Developers’ System) que tinha como característica duas telas, sendo a inferior sensível ao toque (o portátil era acompanhado de uma caneta Stylus para uso nessa tela). Além disso, o console era dobrável, possuía microfone, era alimentado por bateria recarregável e tinha capacidade gráfica similar ao NINTENDO 64. O modelo também se destacava por ter conexão sem fio. Com isso, bastava se aproximar de alguém que também possuísse o videogame portátil para iniciar, facilmente, uma disputa em rede. Essa característica também permitia navegar na Internet pelo console, tanto que a Opera Software lançou uma versão de seu navegador somente para o NINTENDO DS. O console já vendeu mais de 151 milhões de unidades em todas as suas versões desde seu lançamento.
2005
Lançamento do GAME BOY micro (a palavra micro é toda em letras minúsculas mesmo), uma segunda versão melhorada do GBA. Suas principais características eram: tamanho reduzido (menor videogame da NINTENDO com apenas 10 cm de altura e 5 cm de altura), leveza (pesava cerca de 80 gramas), tela melhorada, frente trocável (isto é, aceitava várias capas) e suporte nativo a fones de ouvido (recurso inexistente no GBA SP). O console vendeu cerca de 1.8 milhão de unidades.
2006
Lançamento do NINTENDO DS LITE, a versão leve e menor do modelo NINTENDO DS. Em relação à versão anterior, o console possui tamanho reduzido, tela mais nítida e formato físico mais “clean”. A versão já vendeu 93.4 milhões de unidades.
Lançado em 19 de novembro nos Estados Unidos e no Japão em 2 de dezembro, o NINTENDO Wii (inicialmente chamado de “Nintendo Revolution”), console sucessor do GameCube, se tornou a grande vedete do mercado mundial de videogame. Segundo a NINTENDO o novo nome foi adotado por ser lembrado facilmente em várias línguas. Além disso, “we” (nós, em inglês) foi para enfatizar que o console é para todos, inclusive os que não estão habituados a jogar. O fato de ter duas letras “is” simboliza mais de uma pessoa, sinalizando um dos pontos fortes do console, que é jogar em multiplayer, ou seja, em várias pessoas. A grande atração é seu joystick revolucionário: o Wiimote. Em formato de controle remoto, esse joystick não tem fio e sua capacidade de jogo está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa fazer movimentos com o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo. O controle também é capaz de vibrar, tem uma saída de áudio e pode ainda receber vários acessórios extras. O console roda jogos através de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar jogos dos seus antecessores através de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, e essa capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o novo modelo tem sido muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos, vendendo 6 milhões de unidades nos primeiros 6 meses de vida, ganhando - até o momento - a “batalha” com as gigantes Sony (Playstation) e Microsoft (XBOX 360). Atualmente o console já vendeu mais de 95.8 milhões de unidades.
2007
Lançamento, em dezembro no Japão, do novo jogo Wii FIT, composto por uma espécie de plataforma dotada de quatro sensores de pressão chamada Wii Balance Board, capaz de analisar o peso, o IMC (Índice de Massa Corporal), situar o centro de gravidade e calcular a idade dos jogadores. O novo jogo estimula os usuários a praticar, de forma saudável e divertida, exercícios físicos com a família e os amigos. O dispositivo Wii Balance Board é capaz de perceber quando uma pessoa se move ou inclina, permitindo que os jogadores deem cabeçadas em bolas de futebol virtuais e façam seus personagens saltarem na tela. O produto pode ser usado para atividades como ioga, aeróbica, treino de força e jogos de equilíbrio, que vem em um CD que acompanha o acessório.
2008
Lançamento do NINTENDO DSi, mais fino e um pouco mais largo que a versão DS Lite, vinha equipado com duas câmeras equivalentes a 3 megapixels, além de uma melhor conexão.
Lançamento do WiiWare, um serviço de download de jogos que oferece aos proprietários de consoles Wii um rol de novos e variados títulos que podem ser adquiridos através do Wii Shop.
2009
Lançamento do Wii Sports Resort, acompanhado do acessório Wii MotionPlus que aumenta a precisão e rapidez de reposta dos movimentos do jogador.
2010
Lançamento do NINTENDO DSi XL, que apresenta tela maior, criando um ângulo de visualização mais amplo, tornando assim o videogame ideal para diversão conjunta.
2011
Lançamento oficial do NINTENDO 3DS. O novo videogame utiliza uma tecnologia que emite o efeito 3D sem o uso de óculos especiais. Ele apresenta três câmeras, duas na parte externa, que servem para tirar fotos em 3D e uma na parte interna.
Anúncio oficial do NINTENDO Wii U (pronuncia-se “we you”). O grande diferencial deste console é o controle, que funciona como um tablete, com tela de 6.2 polegadas sensível ao toque dois direcionais analógicos, quatro botões de face, quatro de ombro, acelerômetro, câmera, microfone e giroscópio. O Wii U é o primeiro console da marca a produzir gráficos em alta definição à 1080p. Além de colocar a NINTENDO numa nova geração, o console revela uma plataforma poderosa, capaz de aliar a diversão de jogos casuais com gráficos de alto potencial. O novo console começa a ser vendido no segundo semestre de 2012.


Um ícone chamado Mario Bros.
O personagem que se transformou em símbolo dos videogames NINTENDO e se tornou um ícone no mundo de bits e pixels, surgiu em 1981. Tudo começou quando Shigeru Miyamoto passou a integrar a equipe da NINTENDO. Dirigiu o trabalho de criação da versão arcade do game Donkey Kong, um jogo em que o baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de “Jumpman”, (o “homem que pula”), e enfrentava o gorila gigante que dava nome ao jogo, tentando resgatar a namorada Pauline. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório. Somente em Donkey Kong Jr., de 1982, Mario recebeu oficialmente seu nome. O presidente da Nintendo América o batizou em homenagem ao dono do primeiro depósito da empresa, Mario Segali. Este jogo também foi o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). No início, Mario era um carpinteiro, mas logo se transformou em encanador. Ganhou jogo próprio e um irmão, chamado Luigi, que surgiu no ano de 1983 com o lançamento do jogo “Mario Bros.”.


A história oficial do personagem começa em algum lugar do bairro do Brooklyn quando dois encanadores gêmeos italianos, chamados Mario e Luigi, foram desentupir o cano da banheira de sua casa, e descobriram uma “passagem secreta pelo cano”. Curiosos, eles entraram. Então, chegaram à um lugar localizado em outra dimensão fora do mundo real, chamado Mushroom Kingdom (Reino dos Cogumelos, em português). O resto da história qualquer jogador viciado em games conhece. O personagem tornou-se mascote oficial da NINTENDO em 1985, quando foi lançado, no dia 13 de setembro, o jogo “Super Mario Bros.”, que se tornou o título mais vendido da história, com mais de 40 milhões de cópias, imortalizando o baixinho bigodudo. O jogo é considerado o melhor da história pelos fanáticos jogadores no mundo. Junto com o protagonista, Super Mario Bros. tornou conhecido diversos outros personagens, como por exemplo, Bowser Koopa (principal vilão das histórias), a princesa Peach e Toad (um dos cogumelos servos da princesa). E a cada novo episódio, outros amigos e inimigos foram surgindo, e alguns até ganharam jogos próprios como é o caso do dinossauro Yoshi e do rival Wario. A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos videogames transformou a mascote da NINTENDO mais famosa que Mickey Mouse, segundo pesquisa realizada em 1991.


No dia 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason do filme “Sexta-Feira 13”, Neo de “Matrix” e Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie. Outros personagens da série são: Bowser (um crocodilo gigante), Princess Peach (a princesa do reino dos cogumelos), Toad (um cogumelo servo da princesa), Wario (o anti-Mario), Waluigi (a versão maligna de Luigi) e Yoshi (uma espécie de dinossauro). Ao longo de sua história o personagem já teve inúmeras profissões como bombeiro, médico, piloto, pintor, cozinheiro, jogador de golfe, dançarino, juiz e lutador. Os jogos do personagem já venderam mais de 200 milhões de unidades no mundo inteiro. Hoje, dificilmente a marca NINTENDO não é associada à fama do encanador, sendo praticamente uma lei lançar uma plataforma nova com um jogo do bigodudo. Com orçamentos milionários e grande recompensa financeira, o herói estrelou em mais de 50 games, além de desenhos animados, filme live-action (com atores reais) e diversos produtos licenciados, como por exemplo, bonecos de ação, canecas, roupas, bonés e bichinhos de pelúcia.


Ao longo desses mais de 20 anos o personagem Mario Bros. Passou por inúmeras transformações, ganhando uma aparência mais definida, moderna e alegre.


Um clube exclusivo
O programa de fidelidade da marca onde o consumidor ganha pontos (denominados pela empresa como “Coins”) toda vez que adquire algum produto oficial e pode trocar por brindes exclusivos, surgiu oficialmente no dia 3 de maio de 2002 no continente europeu com o nome de Nintendo VIP 24:7, para coincidir com o lançamento do console GameCube. No Japão o programa foi lançado com o nome de CLUB NINTENDO no dia 31 de outubro de 2003, e rapidamente se tornou um enorme sucesso entre os fãs. O programa funciona da seguinte forma: cada produto adquirido da empresa japonesa vem com um cupom de pontos. Esses pontos, quando acumulados, podem ser trocados por brindes exclusivos, existentes apenas pelo programa de fidelidade. Entre os presentes estão capas exclusivas de jogos, músicas e ringtones exclusivos para celular, cartuchos com a coleção dos antigos Game & Watch para Nintendo DS, cartas de baralho e capinhas para Nintendo DS, calendários temático exclusivos, roupas, miniatura dos personagens Mario, Luigi, Bowser, Peach e Yoshi, entre outras preciosidades, como baixar jogos fantásticos. Em 2008, os fãs ocidentais da NINTENDO puderam festejar o lançamento nos Estados Unidos do programa de fidelidade da marca que há anos fazia a alegria dos japoneses. O Club Nintendo finalmente ganhou sua versão americana e canadense, trazendo alguns dos itens exclusivos com os quais a empresa agraciou seus clientes nipônicos nos últimos anos.


O selo dourado
Quem é fã da marca japonesa reconhece de longe o Selo Dourado (“Gold Starburst”). Encontrando em qualquer jogo, sistema ou acessório para uso em um de seus consoles, é a garantia de qualidade do produto, devidamente licenciado pela NINTENDO. Introduzido primeiramente nos Estados Unidos, em 1989 o selo se tornou dourado contendo a frase “Official Nintendo Seal of Quality”. Esta frase foi alterada em 2003 para “Official Nintendo Seal”.


A loja conceito
No mês de maio de 2005 os fãs e aficionados pela marca japonesa ganharam um espaço único com a inauguração da NINTENDO WORLD STORE, um verdadeiro templo de adoração aos produtos da NINTENDO e à turma do simpático Mario. E a primeira experiência de varejo da marca impressiona: a enorme loja, reformada em 2010 e localizada no badalado Rockfeller Center, um dos mais famosos complexos empresariais de Nova Iorque, possui dois andares abarrotados, e muito bem arrumados, de produtos, além de um pequeno museu dedicado aos consoles da NINTENDO.


A gama de produtos disponível na enorme loja é extensa, desde pelúcias, mochilas, canecas e camisetas com a caricatura do divertido Mario e sua turma; Pokémon, que ocupa quase metade da loja (o primeiro piso inteiro); produtos exclusivos e voltados para colecionadores; até toneladas de jogos novíssimos, acessórios e todo tipo de apetrechos relacionados a outros personagens consagrados da Big-N, como a empresa é carinhosamente chamada pelos fãs.


É possível também encontrar uma grande biblioteca de jogos e a chance de experimentar muitos de seus próximos games inéditos, além é claro dos cobiçados consoles da marca japonesa. Além disso, a loja sempre expõe raridades e produtos que marcaram sua história. Por ser uma grande vitrine da marca japonesa, encontram-se disponíveis para venda apenas os lançamentos e jogos com até um ano de mercado.


A evolução visual
O tradicional logotipo da NINTENDO passou por poucas alterações visuais ao longo de sua história. A mais recente delas ocorreu em 2006, quando o logotipo adotou oficialmente a cor cinza em substituição ao tradicional vermelho.


Os slogans
What will you and i do? (Nintendo DSi - 2009)
Wii would like to play. (Nintendo Wii - 2006)
Playing = Believing. (Nintendo Wii - 2006)
Open up and play. (Nintendo DS, Europa - 2005)
Touching is good. (Nintendo DS - 2003)
Gaming 24:7. (Europa - 2002)
Who are you? (2002)
Get N or get out. (Nintendo 64 – 1996)
Play it loud! (1994)
The best play here! (1992)
Now you’re playing with power! (1985)


Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 23 de setembro de 1889
● Fundador: Yamauchi Fusajiro
● Sede mundial: Kyoto, Japão
● Proprietário da marca: Nintendo Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim (1962)
● Chairman: Tatsumi Kimishima
● Presidente & CEO: Satoru Iwata
● Faturamento: US$ 12.3 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 947 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 17.7 bilhões (maio/2012)
● Valor da marca: US$ 7.731 bilhões (2011)
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Japão
● Funcionários: 4.700
● Segmento: Brinquedos eletrônicos
● Principais produtos: Consoles e jogos para videogame
● Concorrentes diretos: PlayStation e Xbox
● Ícones: Mario Bros.
● Slogan: Who are you?
● Website: www.nintendo.co.jp

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NINTENDO está avaliada em US$ 7.731 bilhões, ocupando a posição de número 48 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
Presente em território brasileiro desde 1993, com a inauguração da Playtronic, uma joint-venture entre as empresas Estrela e Gradiente, a NINTENDO lançou todos os seus consoles oficialmente por aqui, como por exemplo, o NES, o Super NES, o Virtual Boy, a família Game Boy e mais recentemente o Wii e todos os seus acessórios. Outra grande força da marca no Brasil é a revista oficial “Nintendo World”, lançada em 1998 e que atualmente já com mais de 110 edições publicadas.


A marca no mundo
A NINTENDO comercializa seus produtos em mais de 120 países ao redor do mundo. Somente o videogame Wii gerou vendas, em 2011, no valor de US$ 3.2 bilhões, com 15 milhões de unidades comercializadas. O console NINTENDO DS vendeu outras 17 milhões de unidades. A empresa, que já vendeu aproximadamente 1.1 bilhões de videogames e 3.5 bilhões de jogos em sua história, é uma das mais valorizadas do mercado japonês, sendo cotada em mais de US$ 17 bilhões.

Você sabia?
A NINTENDO (equivalente a “confie no que vem do céu” em japonês) também é conhecida como Big N.
Na Coréia do Sul, o NES recebeu o nome de Hyundai Comboy, pois na época havia uma lei que proibia a comercialização de produtos japoneses no país.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/5/2012

4 comentários:

Anônimo disse...

Estamos aguardando o lançamento do Wii!

joao disse...

poderia ser feita uma nova postagem!!
com a marca no mundo e curiosidades!!
alem de uma atualização!!

visto que hj com o wii é o video game mais vendido no mundo!

Anônimo disse...

Maneiro! Deu saudades da geração de games 16 bits (a minha geração rsrs). Criação de Logomarca Online

Anônimo disse...

mt obrigado seus dados me ajudaram muito. otimo blog