15.8.06

RADO

Os relógios da marca RADO são uma exceção no universo dos ponteiros suíços. Enquanto a relojoaria suíça se caracteriza por relógios imponentes, dotados de complexos movimentos automáticos, os relógios RADO são exatamente o oposto: sem complicações, extremamente básicos nas funcionalidades e simples movimentos de quartzo. Mas, ao mesmo tempo, são também donos de um design belo e poderoso.
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A história
A história começou no ano de 1917 quando os irmãos Schlup - Fritz, Ernst e Werner - fundaram na cidade suíça de Lengnau a Schlup & Co., empresa especializada na criação de movimentos e de componentes para relógios para outras fabricantes. Até 1948, os três irmãos tinham sua produção instalada na casa de seus pais. Somente a partir deste ano eles construíram um complexo de três andares para a produção de componentes dos relógios. Por aproximadamente quatro décadas a empresa fabricou somente mecanismos de relógios que eram vendidos para outras empresas do setor no país. Foi somente em 1957 que a empresa lançou sua primeira linha de relógios com marca RADO, apostando em uma área onde a concorrência tinha historicamente negligenciado: o aspecto do design. A partir deste momento a RADO iria se estabelecer como uma das mais conceituadas e sofisticadas marcas de relógios frente a seus concorrentes, fabricando relógios com design avançado e moderno, além da utilização de materiais dotados de alta tecnologia.
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O sucesso e reconhecimento mundial da marca suíça aconteceria no ano de 1962 quando se lançou na vanguarda com a introdução do relógio DiaStar Original, caracterizado pelo formato oval de seus modelos, sendo o primeiro relógio do mundo à prova de riscos, que serviria de inspiração para milhares de outros modelos das tradicionais fabricantes suíças. Na década de 80 RADO não somente utilizava safira na composição de seus relógios, mas também cerâmicas de alta tecnologia e durabilidade, além de tungstênio e carboneto de titânio. No ano de 1983 a RADO passou a fazer parte do SMH Group, que depois viria a se chamar The Swatch Group, maior conglomerado relojoeiro do mundo. Pouco depois, em 1986, lançou no mercado o RADO INTEGRAL, um relógio que possuía vidro à prova de riscos coberto por cristais de safira e pulseira feita de cerâmica de alta tecnologia.
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A partir da década de 90, a RADO começou a expandir sua produção com o lançamento de várias coleções de relógios como a RADO Ceramica, um relógio que possuía a caixa e a pulseira feitos completamente com cerâmica de alta tecnologia extremamente resistente à riscos. No ano de 1996 a RADO novamente fez história na indústria de relógios ao introduzir o modelo Diastar Concept 1, primeiro relógio do mundo confeccionado de diamante policristalinizado, material que possuía a mesma dureza do diamante.
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Há poucos anos atrás, em 2004, a marca lançou no mercado o V10K, considerado um dos relógios mais resistentes do mundo por ser feito com diamantes de alta tecnologia. Recentemente a marca suíça lançou no mercado o Rado Integral Chronograph Jubilé, um relógio feminino com edição exclusiva que possui a preciosidade de 24 diamantes. O modelo, apresentado em três cores – bordô, azul e branca – possui mostrador ladeado por diamantes e os números 4, 8 e 12 de prata. Sua caixa retangular, revestida por cristal de safira, traz uma mistura de elegância e expressividade.
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Atualmente a RADO possui aproximadamente 10 colecções, sendo o traço comum à maioria delas o uso da cor preta que, aliada à cerâmica, fornece um brilho cativante e belo. A maioria dos modelos se baseia em movimentos de quartzo, mas existem também opções automáticas, como o Rado Original, que tem um design mais tradicional. De aspecto esportivo, vem equipado com cronógrafo e pulseira em aço. Os relógios da marca suíça, de acordo com o modelo, possuem preços que variam de US$ 400 a US$ 28.000.
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Os slogans
Shaping the future.
Time changes everything. Except a Rado.
Rado. A different world.
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Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação:
1917
● Fundador: Fritz, Ernst e Werner Schlup
● Sede mundial: Lengnau, Suíça
● Proprietário da marca: The Swatch Group AG
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Nicolas Hayek
● CEO & Presidente:
Nicolas Hayek Jr.
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento:
Relojoaria
● Principais produtos: Relógios
● Ícones: Os materiais utilizados na fabricação de seus relógios
● Slogan: Shaping the future.
● Website:
www.rado.com
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A marca no mundo
Atualmente os relógios da marca RADO são comercializados em mais de 8.000 mil pontos de venda em 110 países do mundo, contando com 400 centros oficiais de serviços. A produção anual da marca supera 500.000 relógios.
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Você sabia?
Durante toda sua história a marca RADO já conquistou mais de 20 prêmios de design, se tornando uma excelência na fabricação e criação de relógios.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 1/5/2010

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