25.2.10

BELL & ROSS


A clara inspiração aeronáutica e militar tem sido importante para a consolidação de uma marca que rapidamente se tornou ícone na relojoaria mundial. Concebidos para profissionais que exigem instrumentos de uma fiabilidade absoluta, os relógios BELL & ROSS são também sinônimo de requinte, elegância e ousadia, ideais para pessoas exigentes que procurem muito mais que apenas ver as horas. Seus relógios de pulso, que parecem instrumentos retirados de um painel de avião, são elementos fashions indispensáveis nos pulsos de pessoas descoladas pelo mundo afora. 

A história 
No início dos anos de 1990, uma equipe constituída por designers e especialistas na fabricação de instrumentos aeronáuticos se reuniu com o intuito de desenvolver um projeto em comum: inventar, conceber e fabricar relógios exclusivos, conquistando assim um lugar na grande tradição da relojoaria e satisfazendo ao mesmo tempo as enormes exigências dos profissionais expostos a situações extremas. Liderados por Bruno Belamich (um designer suíço) e Carlos A. Rosillo (um empreendedor francês), dois amigos e ávidos colecionadores de relógios, este grupo fundou em 1992 a BELL & ROSS (o nome vem diretamente dos apelidos dos fundadores), cujos relógios deveriam obedecer a quatro princípios fundamentais: legibilidade, funcionalidade, precisão e total resistência a água. A nova marca que surgia deveria também seguir um conceito simples e aplicá-lo à relojoaria: “a função define a forma”. Outro aspecto em que a marca apostava muito era na ideia de criar uma identidade bastante forte e uma aura de precisão de maneira a satisfazer o consumidor mais exigente.


Inicialmente os relógios da marca franco-suíça seriam produzidos pela empresa alemã Sinn Specialuhren de Frankfurt, fundada por Lothar Schmidt e especializada em relógios de console ou “tablier” empregados na aviação e em carros clássicos. Essa estreita colaboração daria origem aos modelos Space One e Hydromax. Finalmente em 1994 a marca lançou comercialmente o Space One, uma releitura do primeiro cronógrafo automático usado no espaço pelo astronauta alemão Reinhart Furrer durante uma missão em 1983 na já desaparecida Spacelab. Imediatamente adotados pela força aérea da OTAN, os relógios da BELL & ROSS também encontraram uma forte aceitação junto às forças francesas de segurança da área de minas e armadilhas. Isto contribuiu muito para criar um forte desejo dos consumidores por seus relógios.


Já o modelo Hydromax se tornou a consequência desta abordagem prática às reais necessidades de utilização de um relógio por profissionais. Era o relógio de mergulho mais fiável do mundo, destinado ao uso em grandes profundidades obtendo o recorde de resistência à imersão até aos 11.000 metros de profundidade. Esta abordagem permitiu restabelecer com enorme sucesso o desejo por relógios de aviação e militares que tinham florescidos durante as décadas de 1950 e 1960. Dois anos mais tarde foi apresentado o Bomb Disposal Type, um modelo especificamente encomendado pela brigada de minas e armadilhas do exército francês. Em 1997 foi obtido o recorde de imersão de um relógio de pulso de série com o Hydro Challenger, um feito devidamente registrado no livro Guinness de recordes. Era mais publicidade e atenção para a jovem marca.


Sem abrandar o ritmo, o ano seguinte viu o lançamento do Space 3, um cronógrafo que unia toda a excelência e experiência relojoeira da BELL & ROSS. Com coroa rosqueada telescópica batizada de “T-Crown System”, que permitia embutir a coroa na sua totalidade dentro do corpo da caixa. Ainda neste ano o grupo Chanel Horlogerie se tornou acionista da empresa, o que viria a permitir uma aceleração no desenvolvimento de novos projetos. Em 2001, a marca começou o novo milênio apresentando um relógio multifunções masculino, mesclando estilo clássico com o moderno através da combinação de indicações analógicas e digitais.


No ano seguinte apresentou seu primeiro relógio com horas saltantes e indicação de reserva de marcha. O “Vintage 123 Heure Sautante” foi fruto de uma cooperação entre a BELL & ROSS e o célebre relojoeiro Vincent Calabrese. Com um calibre de corda automática, este modelo complexo permitia uma leitura simplificada do tempo. Ainda neste ano, a BELL & ROSS encerrou sua colaboração com a empresa alemã Sinn, e passou a desenvolver e produzir, de forma autônoma, seus próprios relógios com a inauguração de suas novas instalações localizada em Chatelain, La Chaux-de-Fonds, na Suíça. O Mistery Diamond foi uma das primeiras abordagens da marca realmente femininas. Lançado em 2003, o modelo escondia de forma mágica o segredo misterioso da sua leveza. Um diamante flutuava sobre o mostrador indicando as horas e a passagem do tempo de forma brilhante.


2005 foi um ano de grandes mudanças. A BELL & ROSS apresentou o BR 01 Instrument, um relógio (com seu inconfundível formato quadrado) saído diretamente do console de um cockpit. O impacto junto ao público foi verdadeiramente inesperado e avassalador. O êxito deste modelo, que se tornou um ícone da relojoaria, impulsionou a marca BELL & ROSS, principalmente no mercado internacional, onde sua expansão foi acelerada. Nos anos seguintes, seguiram-se uma série de linhas e variações deste modelo, entre propostas simples e complicadas, incluindo uma feita de cerâmica. A linha BR permitiu à marca desenvolver uma rede de pontos de venda em mais de 50 países, unidas por um logotipo que se tornou uma referência e sinônimo de competência e precisão no segmento. Em 2009, de forma pioneira no segmento da relojoaria, a BELL & ROSS inaugurou seu comércio eletrônico, onde é possível encontrar boa parte de suas linhas de relógios.


Em 2010 apresentou a linha BELL & ROSS VINTAGE COLLECTION, uma homenagem aos primeiros pilotos de avião que começaram a utilizar o relógio como um importante instrumento em suas missões. Cada relógio dessa linha é único, mas todos têm a mesma base, inspiração, formas e linhas. Após uma expansão por países do Oriente Médio e Ásia, a BELL & ROSS inaugurou em 2011 sua primeira loja na cidade de Paris. Ainda neste ano a marca lançou duas linhas de enorme sucesso: PW1 (relógio de bolso) e WW1 (relógios de pulso). Uma das especialidades recentes da marca é a criação de vários modelos de relógios em argentium, uma prata pura com maior brilho e mais resistente à oxidação do que a prata normal. No ano de 2014, cada vez mais apostando nas edições limitadas, foi lançado um relógio inspirado no cockpit de uma aeronave, especificamente na tela circular de um radar (vermelha).


Em 2015 a marca inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Londres, no badalado bairro de Mayfair. Ainda este ano a marca apresentou sua mais recente novidade: uma nova versão do seu já moderno cronógrafo BR-X1, desta vez com uma caixa de carbono forjado. O modelo é inspirado na primeira aeronave a ultrapassar a barreira do som, Bell X-1, que alcançou 1.224 km/h em 1947. Durante mais de duas décadas, a marca contribuiu para a aplicação da sofisticação do preto e da inspiração militar na relojoaria. Atualmente os relógios da marca são encontrados nos pulsos de pilotos de avião, astronautas, e até mesmo profissionais que desarmam explosivos. Tudo por sua tamanha precisão e confiabilidade.


Os slogans 
Le Temps Extrême. 
Time Instruments. (2009)


Dados corporativos 
● Origem: França e Suíça 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Carlos A. Rosillo e Bruno Belamich 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Bell & Ross, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Carlos Rosillo 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 13 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos profissionais 
● Concorrentes diretos: Breitling, Tag Heuer, Hublot, Omega, Rolex e Tudor 
● Ícones: A linha de relógios BR 
● Slogan: Le Temps Extrême. 
● Website: www.bellross.com 

A marca no mundo 
Atualmente os relógios da marca BELL & ROSS são comercializados em mais de 60 países ao redor do mundo através de mais de 700 pontos de venda selecionados e exclusivos. A marca ainda tem 13 lojas próprias em cidades como Paris, Londres, Viena, Beijing, Melbourne e Penang (Malásia). No Brasil a marca é representada pela joalheira Frattina. 

Você sabia? 
O “&” no nome da marca simboliza a união dos quatro princípios fundamentais que a BELL & ROSS segue ao desenvolver seus relógios: Legibilidade, Precisão, Estanqueidade e Funcionalidade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/9/2015

2 comentários:

Ezequiel Redin disse...

Muito bom a máteria.

Admin DB disse...

Parabéns, ótimo blog sobre marcas

http://www.centralrelogiosfamosos.net/