16.5.06

PEDIGREE


Com décadas de experiência e qualidade, a PEDIGREE, através de seus alimentos e petiscos, assegura a certeza de que o “melhor amigo do homem” sempre esteja feliz, saudável e em plena forma. Qualquer que seja a raça de cachorro, com PEDIGREE ele tem uma alimentação saborosa e a dieta balanceada que necessita para estar em máxima forma. Afinal, para a marca PEDIGREE os cães são a principal fonte de inspiração. 

A história 
A história da marca de comida para cachorros PEDIGREE começou em 1934 quando o americano Forrest Mars, filho de Frank Mars, responsável pela introdução dos tradicionais chocolates em barra Mars, encontrou uma oportunidade de sucesso para ampliar os negócios de seu pai através da aquisição da empresa inglesa Chappel Brothers que comercializava alimentos para animais de estimação. Rapidamente reestruturou a empresa, que passou a se chamar Chappie Ltd., tornou-a lucrativa e introduziu no mercado a marca de comida para cachorros CHAPPIE. Em 1957 a empresa foi renomeada para PEDIGREE PETFOODS. Pouco depois, em 1960, a marca CHUM foi lançada no mercado inglês apresentando as primeiras variedades de sabores. Somente em 1964, a marca foi relançada no mercado com o nome de PEDIGREE CHUM, e desde o início sempre manteve grande relação com os shows caninos, onde a marca era uma presença constante. A partir deste momento, a mensagem “Top breeders recommend Pedigree Chum” (algo como “Os melhores criadores recomendam Pedigree Chum”) passou a ser estampada em todas as embalagens dos produtos da marca.


No final desta década, em 1968, a empresa adquiriu a marca Kal Kan (fundada em 1936 e que em 1988 seria renomeada como PEDIGREE), ingressando assim oficialmente no enorme e voraz mercado americano. Nos anos seguintes a marca começou sua expansão pela Europa, sendo lançada em outros países, ingressando no segmento de alimentos úmidos em 1984 na Inglaterra com o lançamento de PEDIGREE MIXER. Aos poucos o nome Chum foi sendo retirado da marca, que passou a ser conhecida simplesmente como PEDIGREE. A marca foi introduzida no mercado brasileiro pouco depois, em 1989, e ficou extremamente conhecida por seu tradicional slogan “Cachorro é tudo de bom”. Em 1995, a PEDIGREE inaugurou centros de produção nas cidades de Moscou e Huairou, ingressando oficialmente no mercado russo e chinês.



Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado uma completa linha de produtos para alimentação e cuidados caninos, como por exemplo, PEDIGREE Equilíbrio Natural (equilíbrio perfeito entre os melhores e mais saudáveis ingredientes e um sabor incomparável que proporciona mais prazer e felicidade no dia-a-dia do cão); PEDIGREE High Performance (especialmente desenvolvida, com conteúdo energético mais elevado, para cães que gastam muita energia acompanhando seus donos em caminhadas, corridas, andando de bicicleta, enfim, em todas as atividades do dia, por mais agitado que ele seja); PEDIGREE Weight Control (especialmente desenvolvida, à base de carne de frango e arroz, para fornecer todos os nutrientes que o cão necessita, mas com uma quantidade total de calorias reduzida, indicada para animais que têm uma predisposição à obesidade); PEDIGREE Sensitive (utilizando exclusivamente proteína animal de cordeiro, o que reduz o risco de alergias, ao mesmo tempo que fornece todos os ingredientes necessários para que o cão esteja sempre muito saudável e em sua melhor forma física); e PEDIGREE Indoor (alimento especialmente desenvolvido para cães que passam a maior parte de sua vida dentro do lar, contendo ingredientes especiais que ajudam a reduzir a descamação da pele e a queda dos pelos, além de extrato de Yucca, que ajuda a reduzir o odor dos gases intestinais e das fezes).


E tinha mais novidades: PEDIGREE Biscrok™ (petisco crocante e com um sabor irresistível, ideal para ser oferecido diariamente como forma de agrado, recompensas e treinamento, que além de limpar dentes e gengivas, evita também a formação de tártaro); PEDIGREE Filezinhos (feito com carne fresca e encontrado nos sabores Carne Defumada, Churrasco e Frango, é indicado para todas as idades e proporciona ao dia-a-dia do cão mais sabor, diversão e alegria); PEDIGREE Marrobone™ (biscoito recheado à base de tutano com exclusivo formato cilíndrico que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes dos cães); PEDIGREE Oralfresh/Dentastix™ (biscoito crocante e delicioso, feito com ingredientes exclusivos como Eucalipto, Menta e Salsa, que ajudam à remover o tártaro, deixando o cão com os dentes limpos e o hálito fresco); PEDIGREE Junior (especialmente desenvolvido para filhotes, é feito com arroz, trigo, milho, aveia e centeio, uma combinação de cereais que facilitam a digestão e ingredientes selecionados que promovem alta absorção de nutrientes); PEDIGREE Expert Super Premium (uma linha de alimentos desenvolvida especialmente para cada fase e tamanho do cão); e PEDIGREE Vital Pro™, um alimento saboroso, 100% completo e balanceado, feito com ingredientes selecionados, com ação antioxidante e rico em fibras.


A marca continua apostando na inovação, criando novos segmentos e antecipando tendências baseando-se no bem-estar e saúde do cão (desenvolvendo produtos que auxiliam na higiene oral), na relação do dono com seu animal (através da criação de petiscos como biscoitos para mimá-los) e na convivência com seu dono (desenvolvendo refeições individuais para cães pequenos). A marca PEDIGREE trabalha tendo um único propósito: manter todos os cães saudáveis e felizes. Afinal, para ela, Cachorro é tudo de bom, como dizia seu famoso slogan.


A PEDIGREE trabalha sempre com muito amor para desenvolver uma alimentação completa, nutritiva e saborosa para o seu cão. Além disso, possuí uma linha completa de alimentos (secos e úmidos, além de petiscos) para todos os estágios da vida canina, visando prover todos os nutrientes que cada cachorro precisa ingerir diariamente para ter uma vida saudável. Afinal, um cachorro pode mudar uma vida.


O centro de pesquisas 
As receitas dos produtos PEDIGREE são desenvolvidas com base nos estudos científicos do Centro de Pesquisas WALTHAM - considerado por veterinários, criadores e cientistas há mais de 50 anos a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição dos animais de estimação. Em WALTHAM, todos os cuidados necessários para garantir a melhor qualidade de vida dos cães e gatos são impecavelmente cumpridos. Todas as instalações foram projetadas de forma a atender muito mais do que somente as necessidades básicas dos animais de estimação - elas proporcionam um ambiente tranquilo, sem estresse e extremamente prazeroso para os animais. Estudos e publicações da instituição demonstram e relatam os benefícios da interação com animais de estimação, relacionados à redução de estresse, redução da pressão sanguínea, longevidade, etc. O Centro de Pesquisa, estabelecido em 1965, é a ciência por trás das marcas PEDIGREE e WHISKAS. Localizado no coração da Inglaterra rural, o Centro para Nutrição Animal reúne todo o conhecimento de pesquisa e desenvolvimento sobre animais do grupo Mars, empregando mais de 100 capacitados veterinários e 500 cientistas, além de manter parceria com 100 renomadas universidades e institutos de pesquisa.


Uma campanha emocional 
Talvez você não saiba, mas anualmente milhões de cachorros são abandonados no Brasil e em todo o planeta. Apesar de muitos serem resgatados, a procura por abrigos é tão grande que eles não conseguem cuidar de todos os cães da forma que gostariam. A marca PEDIGREE acredita que todo cachorro merece viver em um lar cheio de amor e por isso abraçou a causa destes cães para chamar a atenção das pessoas e mostrar que ADOTAR É TUDO DE BOM. A enorme campanha, batizada The Pedigree Adoption Drive e lançada primeiramente nos mercados americano e australiano, em 2004, visava incentivar a adoção de cães de forma responsável. Afinal, adotando um cão de um abrigo a pessoa não só salva uma vida, mas também dá a oportunidade para outro cachorro ser retirado da rua. Além disso, abrir o coração para um cão abandonado, invariavelmente, resulta em uma relação muito forte e especial entre animal e dono. Uma relação que vai além de lealdade e afeição, resultando em um cachorro feliz por toda a vida.


Além disso, a campanha pretendia oferecer aos cães uma melhor qualidade de vida enquanto esperavam por um novo dono. Para isso, algumas ONGs foram selecionadas para fazerem parte da campanha. Os cães eram mantidos sob a responsabilidade destas entidades enquanto aguardavam por um novo lar. Logo no início, nos Estados Unidos, foram arrecadados US$ 750.000 para ajudar os bichanos abandonados a encontrar novos lares. O sucesso inicial fez com que a marca PEDIGREE a transformasse em uma campanha global em 2005, sendo introduzida em mercados como Reino Unido e Brasil. Hoje em dia a campanha está presente em mais de 25 países. A partir do dia 1 de novembro de 2008, mesmo ano em que foi criada a PEDIGREE FOUNDATION, cada produto com a marca PEDIGREE vendido, tem parte da renda doada para esta campanha, que vêm ganhando, ano após ano, adeptos em muitos países do mundo.


No Brasil, a marca também lançou o aplicativo AdoCão, criado para conectar pessoas que procuram adotar um cãozinho, com seu futuro companheiro. Tudo rápido e simples. Até hoje, no Brasil, o Programa PEDIGREE Adotar é tudo de bom promoveu mais de 55.700 adoções responsáveis e já doou mais de R$ 1.5 milhões para 150 ONGs espalhadas por 11 estados. Afinal, quando o consumidor compra um produto PEDIGREE, garante uma alimentação nutritiva e saborosa para o seu cão e, ao mesmo tempo, ajuda cães abandonados por todo o Brasil. Isto porque, parte das vendas dos produtos é revertida para o programa, que cuida de milhares de cães que foram resgatados.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por pequenas atualizações ao longo dos anos. A última delas aconteceu em 2006, quando a identidade visual ganhou ares de modernidade e uma nova tipografia de letra.


Vale ressaltar que a marca utiliza as cores azul e vermelho, dependendo do país onde está presente. Enquanto o continente americano (incluindo o Brasil) utiliza a cor azul, em países como Alemanha, Reino Unido e boa parte da Europa, Ásia e Austrália, o logotipo é vermelho. O logotipo, popularmente, é aplicado em um fundo amarelo.


Os slogans 
Feed the good. (2015) 
See what good food can do. (2014) 
Every dog deserves to be fed well. (2011) 
We’re for dogs. (2007) 
It’s a dog thing. (2004) 
We’re for working dogs. 
Healthy happy dog for life. 
Helping your dog live a fuller life. (Canadá) 
Cachorro é tudo de bom. (Brasil) 
Alimente o que há de melhor. (2015, Brasil e Portugal)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1964 
● Criador: Forrest Mars 
● Sede mundial: Bruxelas, Bélgica 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Grant Reid 
● Presidente: Poul Weihrauch (Mars Petcare)  
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidado animais 
● Principais produtos: Rações, comidas e petiscos para cachorros 
● Concorrentes diretos: Alpo, Dog Chow, Iams, Royal Canin, Eukanuba, Cesar e Premier Pet 
● Slogan: Feed the good. 
● Website: www.pedigree.com.br 

A marca no Brasil 
A marca foi introduzida no mercado brasileiro em 1989, inicialmente com o nome de PEDIGREE CHAMP. Não demorou muito para a marca conquistar criadores e proprietários que se preocupavam com a boa saúde de seus cães. As inovações começaram em 1992 com o lançamento dos deliciosos biscoitos caninos PEDIGREE BISCROK. No final desta década, PEDIGREE com pedaços ao molho estreou com grande sucesso. Nos anos seguintes a marca iria se tornar uma referência no setor, introduzindo produtos de alta qualidade para melhorar a saúde bucal, petiscos, para cães idosos, feitos com carne fresca, com cobertura de molho de carne, com pedaços macios e com cinco cereais. Entre seus produtos diferenciados estão o PEDIGREE DENTASTIX™, uma efetiva solução diária para ajudar a manter dentes limpos, reduzindo até 80% da formação do tártaro quando oferecido diariamente; o PEDIGREE JUMBONE®, petisco mastigável e 100% comestível com um delicioso recheio sabor carne, que diverte e ocupa o cão sem machucar a boca; e o PEDIGREE RODEO®, petisco semiúmido com textura macia irresistível, formato espiral único e sabor delicioso com duração prolongada.


A marca no mundo 
A marca PEDIGREE se tornou sinônimo de bem-estar canino em mais de 100 países ao redor do mundo, com faturamento superior a US$ 3 bilhões anualmente. Somente na Inglaterra, mais de 4.8 milhões de cachorros são alimentados com rações da marca PEDIGREE, incluindo os cães da raça Corgis pertencentes à Família Real Britânica. A divisão Petcare da Mars, da qual a marca PEDIGREE faz parte, tem sua sede mundial na cidade de Bruxelas e emprega aproximadamente 37 mil pessoas. 


Você sabia? 
Todos os produtos da marca PEDIGREE tem Fortivil, uma combinação de multinutrientes e óleo de girassol que deixa o cão saudável por dentro em até 8 semanas, proporcionando um crescimento com saúde e uma vida mais longa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, EmbalagemMarca e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 26/7/2016

Um comentário:

Gil Menin disse...

Muito bom!