29.5.06

WHISKAS®


Donos de gatos de estimação que gostam de seus animais e se preocupam em alimentá-los com produtos saborosos e nutritivos, ou em oferecer o melhor a seus bichanos, escolhem WHISKAS®, a marca de alimentos para gatos que mais conhece e se preocupa com o bem-estar dos felinos. Por isso WHISKAS® tem a missão de desenvolver produtos deliciosos para ajudar todos os gatos a viverem saudáveis respeitando os seus instintos. Melhor do que ninguém WHISKAS® sabe do que os gatos gostam e do que precisam para serem saudáveis e felizes. E os gatos sabem a diferença, e por isso, preferem WHISKAS®. 

A história 
A marca WHISKAS® foi introduzida no mercado britânico em 1958 pela Petfoods Ltd., desde 1935 uma subsidiária da tradicional empresa americana Mars (conheça essa outra história aqui), como a primeira comida (em patê) para gatos em lata. Inicialmente a ração enlatada estava disponível apenas em um único sabor (fígado) e em embalagens de 200 g. A palavra “whiskas” deriva de “whiskers” que significa “bigodes de gato”. Os proprietários de gatos aprovaram o novo alimento e principalmente o cuidado em oferecer uma refeição de qualidade que a marca tinha com seus bichanos. O sucesso não demorou a acontecer e WHISKAS® se tornou extremamente popular entre os britânicos. Em 1962, a marca foi lançada em outros países da Europa.
   

Nos Estados Unidos, a Mars comprou em 1968 a tradicional marca Kal Kan, criada em 1936 e que em uma estratégia para alinhar a imagem da marca globalmente seria renomeada WHISKAS® somente em 1988, apresentando o tradicional slogan “The cat food your cat prefers is now called Whiskas®”. No ano de 1970, uma segunda variante de sabor em lata (atum) foi introduzida no mercado. Em 1975, foi lançado pela primeira vez um dos slogans que marcaram a história da WHISKAS®: “Eight Out of Ten Cats Prefer Whiskas®” (em português, “8 entre 10 gatos preferem Whiskas®”).
    

Nos anos seguintes a marca WHISKAS® lançou produtos específicos para cada estágio da vida de um gato como os alimentos desenvolvidos exclusivamente para filhotes, em 1980, e uma linha desenvolvida para gatos adultos com idade de oitos anos ou mais, introduzida em 1997, composta por rações balanceadas e nutritivas para manter ossos, dentes e pelos saudáveis. Foi também a primeira marca do segmento a oferecer uma ampla variedade de sabores e a embalagem sachê, que se tornou um enorme sucesso. De repente, alimentos com sabores de galinha, atum, salmão e filé passaram a agradar os paladares dos bichanos. Além disso, a marca foi introduzida em vários outros mercados mundiais, sempre alcançando posição de liderança e destaque em sua categoria.
   

Ainda na década de 1990 a marca foi introduzida em mercados importantes, como por exemplo, Rússia (1991), Brasil e China, onde WHISKAS® desembarcou em 1995. No ano de 2003, para comemorar os 45 anos da marca, iniciou-se um processo de rejuvenescimento que levou à mudança de imagem de todos os produtos. O resultado foi uma imagem mais moderna, mais próxima dos consumidores e com mais dinamismo. Para informar os consumidores e promover os seus produtos, a marca apostou fortemente no marketing “One to One”, e desde então, vem desenvolvendo inúmeras campanhas e ações nesta área. Criou, juntamente com a marca Pedigree (rações para cães), também de propriedade da Mars, o Clube Pedigree & Whiskas® através do qual desenvolveu uma comunicação periódica com os proprietários de animais de estimação, tendo como veículo a “Revista Cães & Gatos”. Foi com o patrocínio da Fundação Pedigree & Whiskas® que se instituiu o Dia do Animal (comemorado em 4 de outubro), dedicado à divulgação e a defesa dos Direitos dos Animais.
   

Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado alguns produtos pioneiros e revolucionários, como por exemplo, em 2002 quando relançou o Leite Whiskas® (Whiskas® Milk) que havia sido introduzido no ano de 1992 em embalagens Tetra Pak, com mais vitaminas e em formato de garrafinhas plásticas, especialmente desenvolvido pelos mais conceituados nutricionistas e veterinários para ajudar a manter o gato na melhor condição física; o Whiskas® Kitbits, um snack irresistível que contém deliciosos pedaços de queijo e fígado; os inovadores Whiskas® Dentabits, em latinhas de 50g, que foram especialmente desenvolvidos para ajudar a manter os dentes e as gengivas saudáveis, introduzidos no início de 2003.
   

Outros produtos criados pela marca que se tornaram um grande sucesso, entre os proprietários e principalmente seus gatos, estão: Whiskas® Temptations, um delicioso petisco, crocante por fora e macio por dentro, ideal para ser servido como agrado e proporcionar mais momentos de carinho entre o gato e o seu dono; Whiskas® Anti-Hairball, um snack que ajuda a reduzir e a eliminar as bolas de pelos que se formam no estômago; Whiskas® Purrfectly, uma ração úmida feita com pedaços de frango e peixe e preparada com sucos naturais; e a linha Whiskas® Supreme, rações com pedaços reais de frango e carne.
  

Pelo fato dos gatos serem animais exigentes por excelência e necessitarem de uma grande variedade de sabores na sua alimentação, WHISKAS® tem apostado em uma diferenciada e vasta oferta de receitas, texturas e formatos, oferecendo assim uma grande variedade de produtos como o WHISKAS® latas dividido em gamas de patês, molho delicioso e delícias em geleia; sacos ou sachês com grande variedade de texturas e sabores (como salmão, bacalhau, frango, peru, atum, coelho e pato); WHISKAS® TERRINAS para os gatos mais exigentes, elaborado a partir de ingredientes naturais de primeira qualidade; WHISKAS Secos com os exclusivos Pockets recheados; a gama premium de alimentos secos WHISKAS® TOP; WHISKAS® JUNIOR nos formatos lata, saquinho e seco, desenvolvido especialmente para gatos filhotes; WHISKAS® SNACKS que proporciona momentos de carinho e interação entre o gato e seu dono; WHISKAS® MILK, um leite fortificado que atende todas as necessidades diárias de um gato; além de uma linha de acessórios dedicada aos cuidados complementares que inclui, comedouros, coleiras, produtos inseticidas, brinquedos, escovas e pentes.
   

Atualmente a WHISKAS® comercializa uma enorme e completa variedade de produtos para gatos adultos, filhotes e gatos com idade avançada. Portanto, hoje em dia, se o consumidor quer contribuir para manter seu gato (não importa em que fase da vida) mais saudável e feliz, não há melhor opção que WHISKAS®, que, em sua composição, conta com 100% dos nutrientes diários necessários para os felinos.
  

O centro de pesquisas 
Todas as receitas e produtos WHISKAS® são desenvolvidas com base nos estudos científicos do Centro de Pesquisas WALTHAM® (em inglês, WALTHAM® Petcare Science Center) - considerado por veterinários, criadores e cientistas há mais de cinco décadas a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição dos animais de estimação. O centro, estabelecido em 1965, é a ciência por trás das marcas WHISKAS®, PEDIGREE e ROYAL CANIN (conheça essa outra história aqui), e responsável por impulsionar as inovações necessárias para melhorar a saúde dos animais de estimação por meio de nutrição, dados e cuidados veterinários. No local, todos os cuidados necessários para garantir a melhor qualidade de vida dos cães e gatos são impecavelmente cumpridos. Todas as instalações foram projetadas de forma a atender muito mais do que somente as necessidades básicas dos animais de estimação - elas proporcionam um ambiente tranquilo, sem estresse e extremamente prazeroso para os animais.
   

Estudos e publicações da instituição demonstram e relatam os benefícios da interação com animais de estimação, relacionados à redução de estresse, redução da pressão sanguínea, longevidade, etc. Localizado no coração da Inglaterra rural, na cidade de Birstall, o moderno e avançado Centro para Nutrição Animal reúne todo o conhecimento de pesquisa e desenvolvimento sobre animais do grupo Mars, empregando mais de 100 capacitados veterinários e 500 cientistas, além de manter parceria com 100 renomadas universidades e institutos de pesquisa.
   

Comunicação instintiva 
No mercado de alimentos para gatos o maior argumento para vender produtos é o instinto selvagem que os felinos possuem e, portanto, a alimentação é fundamental. Apesar de serem animais domesticados, seus instintos naturais estão presentes e muito fortes, bem diferente de seus principais rivais, os cachorros. A marca WHISKAS® é sem dúvida nenhuma a maior sumidade quando o assunto é o seu gato, e trabalhe isso muito bem em sua comunicação.
   

Por exemplo, em 2003, para divulgar sua nova linha de comidas, a marca recorreu à agência americana TBWA/Chiat/Day de Los Angeles para que criasse uma campanha publicitária. O resultado foi a campanha “Inner Beast” e o comercial “Buffalo”. O filme, que adotava um tom de documentário natural da vida selvagem, mostrava um gato doméstico em seu ambiente natural nas planícies africanas. O pequeno felino estava observando um grupo de búfalos que pastava tranquilamente. A cena nos remetia a um felino caçando. O predador espreitando sua presa. O gato se move cuidadosamente, muito semelhante aos movimentos de uma leoa quando está caçando. É impossível deixarmos de fazer a comparação do gato com o leão ou qualquer felino selvagem. Um dos búfalos faz contato visual com o gato e pressente o perigo que os ronda. Não demora muito para o grupo sair em disparada. Então começa a perseguição do gato que escolhe uma das vítimas. Enquanto persegue o enorme búfalo é possível ouvir o som do sininho da coleira do gato, reforçando humoristicamente que é apenas um animal doméstico. Durante a perseguição o locutor diz “Your cat has a inner beast. Feed it” (O seu gato tem uma fera interna. Alimente-o). O comercial é concluído com a imagem do produto e o texto “Whiskas®. Made to satisfy a cat’s natural instincts” (Whikas®. Feito para satisfazer os instintos naturais dos gatos). Logo depois aparece o slogan “What Cats Want”. Clique na imagem abaixo para assistir o comercial.
  

Um comercial absolutamente fantástico, com uma trilha sonora que ressaltava ainda mais a dramaticidade da situação e efeitos especiais perfeitos. A cena chegava a parecer real. O filme, que era carregado de conceito e principalmente de metáforas, proporcionava uma grande aventura visual ao telespectador. Posteriormente a campanha ganharia mais dois comerciais intitulados “Zebra” e “Impala” (que podem ser vistos no nosso canal do Youtube), além de material impresso.
   

Mas a comunicação e ações da marca não são voltadas somente para os tutores de gatos. Baseada na curiosidade dos felinos, em 2020 através de uma ação para o mercado brasileiro, WHISKAS® apresentou as Curiosity Boxes, cujo objetivo era estimular a diversão dos bichanos dentro de casa. Na compra de 40 unidades dos sachês WHISKAS®, a caixa de papelão (um dos brinquedos favoritos dos gatos) para transporte dos produtos se transformava em um foguete, um avião ou um submarino. Uma inovação para aproveitar suas embalagens (e torná-las mais sustentáveis) e fazer com que pudessem ser transformadas em brinquedos para os bichanos. Na própria caixa se encontravam as instruções de montagem do brinquedo. O novo design das caixas foi proposto com o intuito de facilitar seu reaproveitamento e essa transformação em algo útil para os gatos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos tempos. O logotipo original era apenas um esboço da cara de um gato com seus tradicionais bigodes (de onde deriva o nome da marca), mas já aplicado na tradicional cor roxa. Em 1988, quando a marca foi introduzida no mercado americano, a silhueta da cara de um gato ganhou contornos mais reais, principalmente com suas orelhas e perdeu os bigodes, e adotou a cor vermelha. Pouco depois, em 1993, o logotipo foi modernizado com uma nova tipografia de letra e novas cores para a silhueta do gato (que ganhou um vermelho mais forte e contornos amarelos). No ano de 2003, para comemorar os 45 anos da marca, foram alterados o logotipo e as embalagens de todos os produtos da marca, que passaram a adotar uma imagem mais moderna e jovial. A principal mudança foi a adoção da cor roxa, que proporcionou maior visibilidade da marca e de seus produtos nos pontos de venda (*o mercado americano continua adotando esse logo). Em 2014, o logotipo foi atualizado e adotou uma nova tipografia de letra.
  

Até hoje os produtos WHISKAS® são comercializados no Japão com o nome KAL KAN®, utilizando inclusive o mesmo logotipo.
  

Em setembro de 2021, no mercado brasileiro, a marca lançou Whiskas® Melhor Por Natureza™, linha que traz mais receitas com base em ingredientes naturais. A princípio, somente nesta nova linha, a marca apresentou uma nova identidade visual, mais simples e com nova tipografia de letra, como pode ser visto na imagem abaixo. Esse logotipo já havia sido lançado no mercado russo pouco antes.
  

Os slogans 
Purr More. (2021) 
Alimente a curiosidade. (2017, Brasil) 
Feed Their Curiosity. (2016) 
Long live curiosity. (2015) 
Nurture their nature. (2014) 
Feeding your cat’s instinct. (2013) 
I love my cat. (2010) 
My cat loves Whiskas® - And I love my cat. (2009) 
Whiskas® - Be Happy. (2006) 
Tastes meatier than ever. (2005) 
Os gatos preferem Whiskas®. (2005, Brasil) 
Cats Know the Difference. (2004) 
Whiskas®. What cats want. (2003) 
Long live cats. (2001) 
The most preferred cat food. (1989) 
More cats than ever before now prefer Whiskas®. (1987) 
Your cat would buy Whiskas®. (1978) 
Eight out of ten cats prefer it. (1976) 
Os gatos sabem a diferença. (Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Petfoods Ltd. 
● Sede mundial: McLean, Virginia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Grant Reid 
● Presidente: Poul Weihrauch (Mars Petcare) 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados animais 
● Principais produtos: Rações e snacks para gatos 
● Concorrentes diretos: Meow Mix, Friskies, Kitekat, Cat Chow, Felix, Go Cat, 9 Lives, Fancy Feast, Hill’s Science Diet e PremieRper® 
● Ícones: O logotipo roxo que representa a cara de um gato 
● Slogan: Alimente a curiosidade. 
● Website: www.whiskas.com.br 

A marca no Brasil 
A marca WHISKAS® foi introduzida oficialmente no país em 1990. Pioneira neste segmento, a marca oferecia pela primeira vez alimentos e rações para gatos industrializadas com ingredientes de alta qualidade. As novidades não demoraram a aparecer: o sabor carne (1994), a linha Premium (1995), o sabor atum em lata (1996), carne e vegetais (1996) e pedaços ao molho (1999). Com apenas uma década no Brasil e produtos inovadores a marca oferecia opções e alimentação de qualidade para deixar os gatos, e seus donos, felizes. Com a chegada do novo milênio a linha de produtos foi ampliada com grandes novidades, como por exemplo, o WHISKAS® Nuggets (2002); as rações Delicrocs (2004), com exclusiva cobertura feita com irresistíveis carnes selecionadas; a revolucionária e prática embalagem WHISKAS® Sachê; os deliciosos petiscos WHISKAS® Temptations, ambos em 2008; e WHISKAS® Jelly (2014), um alimento úmido com pedaços de carne e peixe em uma textura diferenciada (a consistência leve devia-se ao fato de possuir 80% de água em sua composição), feito com matérias-primas cozidas a vapor e sem conservantes.
  

Em 2021, como forma de atender os clientes que exploram tendências mais naturais e funcionais também para seus gatos, a marca lançou a nova linha premium Whiskas® Melhor Por Natureza™, que traz receitas especiais sem adição de corantes e com base em ingredientes naturais e funcionais, como fibra de beterraba e sementes de linhaça. A nova linha (disponível em dois sabores, frango e salmão) é fonte natural de ômega 3 e nutrientes que ajudam na digestão e funcionamento intestinal saudáveis; possui 100% da proteína vinda de fornecedores certificados; tem minerais controlados (que ajudam a manter a saúde renal do gato) e fibras naturais (ajudam na eliminação das bolas de pelo); além de taurina (aminoácido essencial para suportar a saúde dos olhos e coração) e Complexo Antioxidante - Vitamina E e Selênio - para ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
   

WHISKAS® entende e respeita os instintos naturais dos gatos e por isso desenvolve alimentos completos para cada fase da vida, oferecendo ao mercado brasileiro uma completa linha de rações secas, patês e petiscos em uma grande variedade de sabores (frango, cordeiro, carne, peixe, salmão e atum), para Filhotes, Adultos, Adultos +7 anos e Gatos Castrados. Há mais de quatro décadas no país a marca procura proporcionar mais momentos de felicidade a gatos e donos. Mais ronrons, mais sorrisos, mais momentos. Afinal, os gatos preferem WHISKAS®. E os donos agradecem.
  

A marca no mundo 
WHISKAS® é a marca de alimentação para gatos com maior notoriedade em todo mundo, estando presente nos principais mercados, com presença nos cinco continentes, vendendo sua completa linha de produtos (que engloba ração, alimentos e snacks) em mais de 120 países. A marca é uma das mais importantes da empresa Mars Incorporated, faturando mais de US$ 2 bilhões anualmente. 

Você sabia? 
Durante anos a marca WHISKAS® foi o principal patrocinador do famoso musical Cats, o segundo mais visto da história e considerado uma obra-prima da Broadway. A turnê brasileira do espetáculo também foi patrocinada pela marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/7/2022 

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