23.4.12

INNÉOV


Tratar o envelhecimento da pele sem passar cremes. Combater a pele seca sem utilizar hidratantes. Proteger a pele da exposição solar sem utilizar uma gota de protetor. Controlar a caspa sem utilizar xampu. Fortalecer as unhas sem passar esmaltes. Imagine resolver todos esses problemas apenas ingerindo pequenas cápsulas. Esta é a revolucionária proposta da marca Innéov, cuja proposta é simples: basta ingerir algumas cápsulas por dia para tomar sol com mais segurança, dar um chega pra lá na celulite e suavizar as rugas. E a marca vem cumprindo sua missão de oferecer nutrientes ativos de última geração, com alto poder de absorção pelo organismo, estimulando mecanismos para obtenção de resultados de dentro para fora. 

A história 
Tudo começou quando a Nestlé, multinacional suíça de alimentos, e a L’Oréal, gigante francesa dos cosméticos, resolveram unir suas forças e experiências para fundar em 2002 os Laboratoires Innéov, que tinha como função desenvolver a primeira linha de alimentos com fins estéticos do mundo. Era uma ideia revolucionária com uma nova proposta: o tratamento de beleza via oral. Depois de intensas pesquisas e testes, eles desenvolveram cápsulas que possuíam a capacidade de estimular o interior das células, tratando a pele, os cabelos e as unhas de dentro para fora. Enquanto a empresa francesa foi responsável por avaliar os efeitos biológicos dos ingredientes ativos em testes clínicos, a Nestlé endossou a garantia de segurança da fórmula, oferecendo seu conhecimento sobre o universo da nutrição. A Innéov surgia com a missão de oferecer, de forma natural, suplementos nutri-cosméticos para potencializar ao máximo o que os alimentos oferecem, sem medicamentos ou agentes perigosos à saúde.


O primeiro produto da marca, um suplemento nutricional para o cuidado da pele, foi apresentado em outubro durante o Congresso Europeu de Dermatologia (EADV), realizado na cidade de Praga, na República Checa. Indicado para mulheres com mais de 40 anos, preocupadas com a perda de firmeza da pele, a fórmula do novo produto se beneficiava notavelmente de um avanço tecnológico alcançado por pesquisas realizadas pela Nestlé: Lacto-Lycopene™, um ingrediente ativo que estimulava a renovação celular e promovia a assimilação e a difusão dos lipídios através da epiderme, cuja combinação permitia que o licopeno pudesse ser altamente assimilado pelo organismo. Além disso, o Lacto-Lycopene™ foi formulado em combinação com a vitamina C e isoflavonas de soja. Na prática, significava que a pele poderia ser tratada com comprimidos via oral. Segundo informações da empresa, após dois meses de utilização as mulheres constatariam uma pele mais firme e tônica. Além de melhor hidratação, melhor luminosidade da pele e tecidos de sustentação mais densos. Após seis meses de uso, era possível observar um alisamento do micro-relevo cutâneo.


Para a Nestlé, particularmente, o produto representou um marco na história da empresa, que almejava deixar de ser reconhecida somente como a maior companhia de alimentos do mundo para ser vista como líder global em produtos para o bem-estar. Batizado de Innéov Firmness, o produto chegou às prateleiras das drogarias e farmácias da França, Portugal, Espanha, Alemanha e Bélgica, no mês de março de 2003. E não demorou muito, devido à alta qualidade e preços acessíveis, para a marca Innéov se tornar líder de vendas da categoria nas drogarias europeias. O produto fez tanto sucesso que ficou conhecido como a “pílula da beleza”. Nos anos seguintes a Innéov desenvolveu uma completa e avançada linha de produtos, que incluía as versões contra a calvície (Innéov Nutri-Care), para combater a pele seca (Innéov Renutrition Lissage), contra a celulite (Innéov Silhouette), fortalecimento das unhas, além do Innéov Solar, que prometia fixar o bronzeado e deixar a pele mais resistente aos raios ultravioletas.


Em 2008, já presente em 16 países ao redor do mundo, a marca desembarcou no Brasil, inicialmente com seu principal produto, que possui ação anti-idade, ao proporcionar maior luminosidade e firmeza à pele do rosto e corpo. De tão aguardado, o primeiro lote importado pela empresa para o Brasil foi completamente vendido em poucos dias. Um dos mais recentes lançamentos da marca atende pelo nome de Innéov Anti-Age Fermeté, um suplemento nutricional anti-idade, capaz de atuar no interior das camadas cutâneas mais profundas. Outras novidades são o Innéov Sensicap DS, que representa uma revolução no combate à caspa, vermelhidão e coceira de dentro para fora, sem tocar nos fios de cabelo; e o Innéov Diet Partner, um programa de 3 suplementos alimentares destinados a adultos saudáveis, em complemento de uma alimentação variada e equilibrada e de um estilo de vida saudável, desenvolvido para acompanhar as mulheres em cada etapa da sua dieta.


Dados corporativos 
● Origem: França/Suíça 
● Fundação: 2002 
● Fundador: Nestlé e L’Oréal 
● Sede mundial: Lausanne, Suíça 
● Proprietário da marca: Laboratoires Innéov 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé Skin Health S.A.) 
● CEO: Stuart Raetzman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Nutri-cosméticos 
● Principais produtos: Pílulas nutri-concentradas de beleza 
● Concorrentes diretos: Imedeen e Oenobiol 
● Ícones: A pílula vermelha 
● Website: www.inneov.com.br 

A marca no mundo 
A marca está presente em 4 países (Brasil, Itália, Espanha e Portugal) ao redor do mundo, tendo seus mais de 5 produtos vendidos através de grandes redes de drogarias e farmácias. O Brasil é o maior mercado da marca no mundo. Desde 2015, a Innéov pertence à Galderma, empresa da divisão Nestlé Skin Health, que desempenha com ciência e evidências clínicas um papel importante na saúde da pele, cabelo e unhas durante toda a vida das pessoas. 

Você sabia? 
O resultado dessa parceria entre a Nestlé e a L’Oréal viabilizou avanços significativos no desenvolvimento de patentes. Hoje existem mais de 20 patentes da marca registradas na Europa, América do Norte e Ásia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/9/2017

18.4.12

VANS


Criada na agitada Califórnia em plenos anos de 1960, a VANS está envolvida com a cultura ligada ao skate e com a evolução do esporte, sem perder a originalidade. Dos clássicos aos modernos, a marca californiana possui uma enorme variedade de modelos de tênis, roupas a acessórios, todos dedicados às antigas e novas gerações de skatistas e da cultura de rua, além de ser uma das preferidas de moderninhos, descolados e celebridades. 

A história
Tudo começou exatamente no dia 16 de março de 1966 na cidade californiana de Anaheim quando Paul Van Doren, com a ajuda de outros sócios, entre os quais seu irmão James Van Doren, Gordon C. Lee e Serge D’Elia, inaugurou uma modesta loja para a venda de calçados esportivos para quem praticava skate. Inicialmente os irmãos ofereciam três modelos, que custavam entre US$ 2.49 e US$ 4.99 e tinham apenas uma amostra do tênis, todo em lona, sem forro, com solado vulcanizado, extremamente leve e maleável, cuja produção era feita em um local adjacente à loja. No primeiro dia de funcionamento a nova empresa, batizada de VAN DOREN RUBBER COMPANY, vendeu 12 pares de um tênis (foram fabricados durante a tarde e entregues na manhã seguinte) cujo nome era Deck Shoes, hoje em dia conhecido como VANS AUTHENTIC. Inicialmente era oferecido nas cores branco, azul-claro, azul-marinho e verde. Uma curiosidade: como eles não tinham troco no caixa, acabaram vendendo os 12 tênis sem receber nada – mas quase todos voltaram e pagaram exatamente o que era devido. Exceto uma pessoa, que retornou 3 semanas depois e disse “Me desculpa. Minha filha mora em Anaheim e eu em Long Beach. Só venho aqui a cada 3 semanas”.


Na época a empresa era a única que produzia seus produtos e os vendia diretamente a um público alvo específico. Em pouco tempo a marca saltou dos tênis comuns para modelos de competição e um de seus fundadores tornou-se um corredor de maratonas para poder testar a resistência dos protótipos. No início da década de 1970 a marca se popularizou e cresceu, o que culminou com encomendas de modelos de tênis feitos especialmente para o Departamento de Defesa Norte Americano e para a Força Aérea dos Estados Unidos. Não demorou muito para os skatistas, público alvo da marca, aderirem em peso ao solado vulcanizado, que ajudava na aderência para efetuar manobras. O mesmo público que consumia os tênis foi responsável pelo apelido que se tornaria o nome oficial da empresa: VANS. Nessa época a maioria dos skatistas do sul da Califórnia já era visto calçando um tênis VANS nos pés. Em 1976, a marca inovou ao lançar o modelo Vans #95, hoje conhecido como VANS ERA, um tênis cujo design foi feito pelos skatistas Tony Alva e Stacy Peralta. Este modelo viria a se tornar um dos mais populares da marca entre os skatistas, principalmente devido ao acolchoamento, ao seu design diferenciado e as suas combinações de cores diferentes das vistas até então no mercado, além da sola antiderrapante oferecer uma melhor aderência.


Pouco depois, em 1977, surgiria outro ícone da marca californiana: Vans #36, conhecido atualmente como OLD SKOOL e primeiro tênis a contar com a tradicional listra lateral (chamada “Sidestripe”). O Old Skool também foi o primeiro tênis da marca que utilizou couro em sua construção. O cano alto deste modelo, conhecido como sk8-hi, seria lançado no ano seguinte. Ainda em 1977, a VANS introduziu um novo modelo no mercado, chamado Vans #44, também conhecido como SLIP-ON, e com a ajuda de ciclistas de BMX, esse calçado se tornou uma febre no sul da Califórnia, fazendo com que a empresa vendesse seus produtos nacionalmente e internacionalmente, incluindo a inauguração de 70 novas lojas pelo estado da Califórnia. Na década de 1980, os tênis da marca se tornaram um símbolo da geração Punk Rock e Hard Rock, passando a fazer parte do vestuário de várias bandas famosas da época, impulsionando assim a VANS ao sucesso. A marca também ganhou enorme popularidade em 1982, quando o ator Sean Penn utilizou um SLIP-ON, o tradicional tênis quadriculado da marca, no filme “Fast Times at Ridgemont High” (em português “Picardias Estudantis”).


Apesar disto, a empresa começou a enfrentar um grande problema. O skate, seu principal mercado, passava por uma crise e, consequentemente, os investidores do esporte passaram a sofrer com isto. Pensando mais uma vez em inovar, a empresa resolveu apostar na diversificação de sua linha de produto fabricando tênis para beisebol, basquete, luta livre e futebol americano, tentando competir com as grandes marcas esportivas. E isso quase levou à empresa a falência. Superada a fase difícil a demanda pelos calçados da empresa continuava crescendo, sendo que, em 1987, mais de dois milhões de pares foram vendidos. As vendas internacionais, particularmente no México e na Europa, cresciam a um ritmo de 10%. Em 1988 a VANS foi vendida para o fundo de investimento McCown De Leeuw & Co. E a primeira ação dos novos proprietários foi investir em outros produtos como bolsas e mochilas, além do lançamento do Vans Steve Caballero, também conhecido como Full Cab, apresentado como o primeiro tênis de skate assinado por um skatista. A marca também criou a linha Mountain Edition, com materiais resistentes às gélidas condições de tempo do hemisfério norte. Além disso, o tênis, tradicional “carro-chefe” da marca, disponível em mais de 200 modelos diferentes, teve sua produção ampliada ainda mais. A essa altura, a empresa já tinha filiais espalhadas pelo mundo todo e o sucesso já era notável. Em 1993 a marca ampliou ainda mais seu portfólio de produtos com o lançamento das botas para snowboarding. Além disso, os modelos Slip On, Old Skool e SK8 foram reeditados em várias cores e estampas personalizadas por artistas, inspirando a moda retrô e tornando-se peça comum no guarda-roupa fashion de modelos e celebridades.


O rápido crescimento da marca nos anos seguintes se deveu também a diversificação de sua linha de calçados, desenvolvidos para outros esportes ao ar livre, além da ampliação da linha de tênis assinadas por skatistas consagrados, como Geoff Rowley e Cory Nastazio, e uma linha de calçados femininos que mudavam de cor quando expostos a luz ultravioleta. Em 2003, foi lançada a coleção Vault by Vans, oferecendo uma mistura entre os clássicos eternos da marca com materiais e designs do universo high-fashion. Foi então que, em 2004, a VF Corporation, fabricante da marca de calças jeans Lee, demonstrou interesse em adquirir a marca. E por nada menos que US$ 396 milhões comprou a VANS, tendo ainda como um dos principais colaboradores e investidores Steve Van Doren. Ainda neste ano a marca inovou ao disponibilizar em seu site o VANS CUSTOMS, serviço no qual os consumidores poderiam customizar seus próprios tênis, em centenas de combinações de cores e padrões. Pouco depois, em 2006, já reconhecida como a líder no segmento footwear para action sports (esportes de ação), a VANS lançou uma ampla coleção de vestuário para homens e mulheres. O skatista Anthony Van Engelen foi o primeiro atleta a ser patrocinado pela divisão Vans Apparel. Pouco depois, em 2008, a marca a VANS levou sua marca e cultura para a China com a inauguração da primeira loja em Xangai.


Nos anos seguintes, a expansão global foi acelerada com distribuição na Índia e inauguração de lojas no Canadá e no México. Em 2012, apresentou a nova tecnologia de absorção de impacto UltraCush Lite, construída com uma mistura de diversos tipos de espuma, em variações de densidade, desenvolvidas para garantir a mais intensa absorção com menor peso. Além disso, lançou a tecnologia WAFFLECUP™, que combina o melhor dos dois mundos de sola, com o apoio e durabilidade da sola-caixa com o controle e boardfeel da tradicional sola vulcanizada da marca. Em 2013, comemorando os 20 anos de neve, a VANS lançou a coleção de vestuário Mountain Edition Apparel, com peças que vão do streetwear tradicional até produtos técnicos desenvolvidos para o uso na neve. No ano seguinte, a VANS lançou uma coleção de tênis com as artes originais da primeira trilogia de Star Wars, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas.


A marca abraça e promove o estilo de vida dos esportes de ação e a cultura jovem por meio do apoio de atletas em todo o mundo. Por isso, hoje em dia a VANS patrocina não somente o skate, mas também o surfe e o snowboarding, além de estampar sua marca em grandes eventos de música e entretenimento, como por exemplo, em 2010 quando inaugurou um espaço para eventos no Brooklyn, em Nova York, batizado de House of Vans, com show do Public Enemy; ou em 2014, com a abertura oficial da House of Vans London, um espaço com 3.000 m² de arte, música e skate sob o mesmo teto, dentro de uma estação de trem desativada em Waterloo. Hoje ainda existe mais uma House of Vans na cidade de Chicago. A marca patrocina ou realiza grandes eventos que combinam esportes de ação, arte, música e cultura de rua, incluindo o Vans Triple Crown of Surfing (campeonato de surfe conhecido como a Tríplice Coroa Havaiana), o Vans Downtown Showdown (evento que reúne o melhor do skate, da arte, da música e da cultura de rua), a Vans Pool Party (campeonato de skate) e o Vans Warped Tour (maior festival de esportes radicais e música dos Estados Unidos, que até hoje bomba nos verões americanos, e cujo direito de controle foi adquirido pela marca em 2001). Mais de 50 anos depois, o espírito Van Doren vive dentro de uma das maiores marcas da cultura jovem no mundo.


Um complexo radical 
O complexo da VANS situado na cidade californiana de Orange County é simplesmente um delírio para quem gosta de skate. Além de oferecer a completa linha de produtos da marca, a espaço possui uma enorme pista de madeira de 4.300 m² com os mais variados obstáculos e uma área específica para iniciantes do skate. O material de proteção pode ser adquirido na loja ou alugado no local. O complexo inaugurado em 1998 é conhecido como VANS SKATEPARK. Além disso, em março de 2014, a marca inaugurou uma pista com mais de 5.000 m² em Huntington Beach, no estado da Califórnia. Aproximadamente 1.000 pessoas presenciaram a inauguração com apresentações de skatistas de elite.


Entenda o famoso slogan 
Um dos slogans mais conhecidos da cultura do skate é o “Off The Wall“, da VANS. Mas você sabe o que ele significa? “Off The Wall” é um termo cunhado quando skatistas em 1976 começaram a acertar manobras em piscinas vazias, literalmente andando de skate “fora da parede”. Naquele período, o skatista era um renegado da sociedade que se expressava através do esporte e do estilo de vida. Por mais de 50 anos, “Off The Wall” é um sinônimo do espírito rebelde original e da expressão criativa. É a alma da VANS. A verdadeira identidade da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações ao longo dos anos. Inicialmente grafada VAN’S, perdeu o apóstrofe e depois ganhou um logotipo radical em 1976 com o slogan “Vans Off The Wall”.


Depois de adotar uma tipografia de letra mais larga e forte, recentemente o logotipo adotou a cor vermelha e voltou a utilizar a frase “Off The Wall”.


Os slogans 
The original since 1966. 
Vans Off The Wall. (1976) 
Tell A Friend About Vans. (1966)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 16 de março de 1966 
● Fundador: Paul e James Van Doren 
● Sede mundial: Costa Mesa, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Vans Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da VF Corporation) 
● CEO: Scott Baxter 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 585 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.880 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Converse, Eckō Unltd., Red Nose, AirWalk, Element, Etnies e Dc Shoes 
● Ícones: O solado vulcanizado dos tênis 
● Slogan: The original since 1966. 
● Website: www.vans.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a VANS comercializa sua gama de produtos, que além dos tradicionais tênis, inclui roupas (bermudas, camisetas, jaquetas, calças jeans, moletons) e acessórios (bonés, mochilas, malas, gorros, carteiras, cintos, meias) no estilo streetwear, através de 585 lojas próprias, revendedores autorizados e lojas multimarcas em mais de 90 países ao redor do mundo. A marca fatura anualmente mais de US$ 1 bilhão. A VANS pertence à VF Corporation, proprietária de marcas famosas como Lee, Kipling, Reef, The North Face, Wrangler e Timberland

Você sabia? 
A marca foi pioneira na criação de tênis com solado vulcanizado próprio para prática de esportes de ação como o skate. 
Na década de 1960 o nome “House of Vans” foi utilizado pela primeira vez, nas vitrines da loja de Anaheim, estado da Califórnia. 
Chris Brown, Kanye West, Zac Efron, Dougie Poynter, Kristen Stewart, Pete Wentz, Natalie Portman, Taylor Swift, Justin Bieber, Aaron Smith são alguns dos artistas que já foram registrados usando o tênis Vans Authentic no dia a dia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), blogs (Tribo Skate), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/4/2018

12.4.12

LORENZETTI

Os chuveiros e duchas não podem deixar a desejar na hora de um banho, principalmente após um dia estressante. Quantas vezes você passou por situações constrangedoras? O chuveiro já queimou. Não esquenta. Não esfria. Se for LORENZETTI, a hora mais relaxante do dia se transforma em um momento único, sem problemas.

A história
Tudo começou quando o italiano Alessandro Lorenzetti, formado em engenharia civil, aportou no Brasil em 1888 para trabalhar e participar da construção do porto de Vitória (ES), bem como da construção de um trecho da estrada de ferro Sorocabana. A idéia inicial era retornar para a Itália. Mas seu senso empreendedor falou mais alto, e ele resolveu apostar nas oportunidades que o Brasil oferecia. Em 1923, após conhecer Carlos Tonanni, também italiano, que tinha uma pequena oficina de consertos de máquinas agrícolas, ele fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti, localizada no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Inicialmente a nova empresa se dedicava à fabricação de parafusos de precisão e contava com apenas alguns funcionários e quatro tornos automáticos. Não demorou muito para seus filhos, Lorenzo e Eugenio, virem para o Brasil ajudar o pai no novo empreendimento. Com a chegada da dupla, a fábrica começou a produzir também isqueiros, peças para cafeteria, patins e materiais elétricos, produtos que, até então, não eram fabricados no Brasil.


Desde o final da década de 20, a empresa atuou também nos setores de eixos trefilados, manutenção, fabricação e montagem de máquinas para a indústria. Sob licença de uma empresa italiana, em 1930, ingressou na produção de porcelana para material elétrico de baixa tensão. A LORENZETTI sempre participou da vida social e política da cidade e dessa maneira, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, colaborou no recondicionamento de armamentos e fabricação de munição para as tropas paulistas. No decorrer desta década, a empresa desenvolveu e fabricou isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia, e inovou, fabricando pela primeira vez na América do Sul, a resina conhecida por “baquelite”, utilizada para instalações domiciliares e industriais. Nesse mesmo período, produziu também motores elétricos trifásicos.


A década de 40 ofereceu novas oportunidades: devido à escassez de gasolina, a LORENZETTI desenvolveu aparelhos que utilizavam o carvão para fazer o motor funcionar. Este equipamento ficou conhecido como gasogênio e era instalado em veículos automotores como alternativa à gasolina. Além disso, este período foi marcado pela produção de bombas hidráulicas de alta pressão e flutuantes para poços profundos. Já nos últimos anos dessa década, a empresa se expandiu comercialmente para toda a América do Sul. Na década de 50, o grande marco na história da empresa foi o início da produção, em 1952, do primeiro chuveiro elétrico automático do mercado, que se tornou o principal produto da LARONZETTI, conquistando rapidamente a preferência dos consumidores, quer pela concepção inovadora na época, quer pela qualidade até hoje comprovada.


Nos anos seguintes a linha foi ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos. Com olhos voltados para o futuro, iniciou a década de 60 ampliando sua atuação, fabricando novos eletrodomésticos e materiais para alta tensão. Sempre de forma inovadora, nos anos 70 a empresa lançou seu primeiro chuveiro de plástico: a “Nova Ducha”, iniciando uma nova geração de aparelhos em material plástico. No início da década seguinte, aliando qualidade e preço, foi lançado o produto que seria, nos anos seguintes, o carro-chefe da empresa: a Maxi-Ducha. No início da década de 90, a LORENZETTI inovou mais uma vez ao lançar as primeiras duchas eletrônicas: Jet Master e Jet Turbo com pressurizador incorporado. No final desta década lançou a linha de aquecedores a gás, buscando novas fontes de energia, iniciando assim uma nova era voltada para a satisfação total do banho. Em 2000, preocupada em preservar a qualidade da água de consumo humano, a LORENZETTI investiu em um novo seguimento de mercado e lançou uma moderna linha de purificadores de água. Em 2010 a empresa lançou no mercado a marca FORTTI, de plásticos sanitários, adicionando em seu portfólio 66 produtos, cujos maiores diferenciais são a resistência, o design e a qualidade a preço acessível ao consumidor. Recentemente, em 2012, a empresa ingressou no segmento de iluminação com o lançamento de 36 modelos de lâmpadas fluorescentes compactas.


Atualmente a LORENZETTI, conhecida pelos seus chuveiros e duchas, principais produtos da empresa, oferece modelos sofisticados e com alta tecnologia proporcionando um banho perfeito para qualquer estação do ano. Entre as linhas de chuveiros e duchas estão: Eletrônica (possui um comando elétrico que ajusta a temperatura gradualmente), Multitemperatura (possui uma temperatura para cada estação do ano), Blindada (possui resistência blindada, fabricada com material diferenciado que permite maior durabilidade), e Pressurizada (com a marca Turbo, que aumenta a pressão e o volume de água).


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações no decorrer dos anos, adquirindo uma imagem mais contemporânea.


Os slogans
Mais do que você imagina.
(2008)
A solução para seu banho.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1923
● Fundador:
Alessandro Lorenzetti
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Lorenzetti S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente executivo:
Aldo Lorenzetti
● Faturamento: R$ 700 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
3.200
● Segmento:
Elétrico e hidráulico
● Principais produtos:
Chuveiros, duchas, metais sanitários e filtros
● Concorrentes diretos:
Corona, Cardal, Fame e KDT
● Ícones:
As duchas
● Slogan:
Mais do que você imagina.
● Website: www.lorenzetti.com.br

A marca no mundo
A LORENZETTI, empresa 100% brasileira cuja sede está localizada no bairro da Mooca em São Paulo, conta atualmente com aproximadamente 3.200 colaboradores, oferecendo uma ampla linha de produtos, que engloba metais sanitários, torneiras plásticas, duchas e aquecedores elétricos de água instantâneos, aquecedores de água a gás, purificadores de água e capacitores eletrolíticos. A empresa atende todo território brasileiro e exporta para cerca de 40 países ao redor do mundo. Atualmente seu maior interesse está na ampliação das vendas de metais sanitários para América Latina e África. Além disso, a empresa é líder em duchas e chuveiros elétricos do mercado brasileiro.

Você sabia?
Criado em 1998, o Centro de Memória tem como objetivo preservar o patrimônio histórico da empresa. O acervo é composto por mais de 5 mil documentos entre produtos, fotografias, propagandas, comerciais, matérias de mídia impressa e eletrônica, além de depoimentos dos membros da família Lorenzetti e funcionários.
Com tecnologia avançada, durante as décadas de 70 e 80, a LORENZETTI desenvolveu e fabricou produtos de extra-alta tensão, até 800 KV, que estão instalados nas maiores subestações do país, como por exemplo, Itaipu, Xingó, Tucuruí e Furnas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/4/2012

6.4.12

REUGE

Românticas, delicadas e infantis. Se por acaso é essa a imagem que você tem em mente quando se fala em caixinhas de música é porque não conhece a marca suíça REUGE, cuja tradição de seus habilidosos artesões há quase 150 anos cria verdadeiras obras-primas que atendem até aos mais exigentes ouvidos. A marca suíça transformou este objeto singelo em música embalada em luxo com valor equivalente ao de um apartamento.

A história
Tudo começou no ano de 1865 na pitoresca localidade de Saint-Croix, encravada da região suíça do Cantão do Jura, quando Charles Reuge instalou uma pequena oficina para produzir relógios de bolsos, que além de mostrarem as horas tinham movimentos musicais que reproduziam belas melodias. O pequeno negócio se desenvolveu ainda mais assim que seu filho mais velho, Albert, abriu o primeiro workshop da empresa em 1886. Ele deu continuidade ao trabalho do pai e se especializou em movimentos musicais, produzindo incríveis e sofisticadas caixinhas de música. Rapidamente o pequeno workshop se transformou em uma fábrica. Sempre a frente da indústria musical mecânica, os precisos movimentos da REUGE foram aplicados em diversos objetos, alguns deles impensáveis para a época, como por exemplo, caixas compactas de pó e isqueiros.


Guido Reuge foi a força motriz da empresa durante os próximos 60 anos. Na década de 1930 ele ampliou a fábrica e através da compra de pequenos competidores adicionou valores à marca. Com intuição, inovação e pioneirismo ele transformou a REUGE em sinônimo de caixas de música de luxo. Além disso, a empresa diversificou sua linha de produtos com as caixas de jóias, e claro, com peças tradicionais, como as caixinhas de música com bailarinas e passarinhos, alguns deles em maravilhosas gaiolas musicais. Em 1988, a empresa foi passada da família Reuge para uma sociedade anônima.


A crise econômica que assolou o mundo a partir de 2008 provocou um forte revés nos negócios e a tradicional marca suíça, com uma clientela extremamente seleta precisou se reinventar. Os executivos da empresa precisaram decidir se iriam adotar o papel de empreendedores e tomar alguma providência, ou apenas o papel de diretores e dirigir o negócio. Foi então que a REUGE decidiu continuar os quase 150 anos e chegar aos 200. Uma das apostas para a reinvenção da marca foi a utilização de tecnologia de ponta em seus produtos. O resultado desta atitude pode ser comprovada em uma moderna caixinha com espaço separado para iPhones, que ao vibrarem, fazem com que as cordas se movimentem e uma música leve comece a tocar, em vez do ringtone original do aparelho.


Hoje em dia, além da linha 1865, uma coleção clássica de caixas de música, embutidas nas melhores madeiras e com flores entalhadas à mão; da linha contemporânea, com design moderno e materiais inovadores, que são sofisticados objetos de decoração; a marca suíça oferece produtos exclusivos e modernos, como uma caixa de música com melodia criada por Phil Collins, outra para comemorar os 60 anos da escuderia Ferrari ou até mesmo porta-retratos e caixas com vinho ou charutos cubanos para presente, tudo embalado em melodias incríveis para entrar no clima e mexer com as emoções.


Há quase 150 anos no mercado, a marca suíça é reconhecida mundialmente por fabricar caixinhas de música que de simplórias não têm nada. Na sofisticada loja da marca, localizada na exclusiva Rue Du Rhône, em Genebra, os preços dos objetos variam de R$ 600 a R$ 600 mil reais. Isto porque, design contemporâneo e tecnologia de ponta enriquecem o produto. O modelo mais simples é uma caixinha de acrílico que deixa a mostra o caminho da deliciosa melodia. Já o modelo mais caro à venda tem um toque brasileiro: cristais extraídos no país. Não é à toa que as caixinhas da REUGE são consideradas jóias raras e passadas de geração para geração. Na filosofia da marca, sentimento não tem preço, mas muitos abonados, inclusive brasileiros, estão dispostos a pagar por ele.


Enquanto Genebra vende o luxo, a pequena cidade de Saint-Croix, localizada á uma hora e meia da capital e aos pés dos Alpes Suíços, o produz. Com apenas quatro mil habitantes, o ritmo da economia local é ditado pelo som das caixinhas na única fábrica da empresa no mundo. É justamente lá que os incríveis trabalhos artísticos feitos pelos habilidosos artesãos da REUGE podem ser testemunhados. Cada uma das caixas de música é cuidadosamente montada de forma manual, minuciosamente afinada pelos ouvidos e inspecionada visualmente para garantir a qualidade suprema pela qual a REUGE é justificadamente reconhecida. Seja a preferência musical por Mozart ou Beethoven, ou a música do Deep Purple e Pink Floyd, tenha certeza de uma coisa, é possível encontrar uma caixa de música da marca suíça para atender à qualquer gosto musical.


A evolução visual
A identidade visual da tradicional marca passou recentemente por uma modificação acentuada, adquirindo um visual mais sofisticado e exclusivo, alinhado ao posicionamento atual da REUGE.


Dados corporativos
● Origem:
Suíça
● Fundação:
1865
● Fundador:
Charles Reuge
● Sede mundial:
Saint-Croix, Suíça
● Proprietário da marca:
Reuge S.A.
● Capital aberto:
Não
● CEO:
Kurt Kupper
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 80 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Japão, China e Rússia
● Funcionários:
120
● Segmento:
Musical
● Principais produtos:
Caixas musicais
● Slogan:
The Art of Mechanical Music.
● Website: www.reuge.com

A marca no mundo
Atualmente a REUGE, que oferece uma rara oportunidade para se encontrar um presente sofisticado e luxuoso, criado com um bom gosto impecável, comercializa suas caixinhas musicais em mais de 80 países através de revendedores exclusivos, além de duas lojas próprias (Genebra e Saint-Croix). Aproximadamente 80% da produção (em 2011 foram 5.000 peças) é exportada, tendo como maiores mercados o Japão, China, Rússia e Oriente Médio. A marca também conta com uma divisão para presentes corporativos, que em menos de cinco anos, já responde por 30% das vendas da empresa.

Você sabia?
Uma simples caixinha de música produzida pela REUGE pode levar até três meses para ser fabricada.
A fábrica da REUGE, localizada no mesmo endereço desde sua fundação, em Saint-Croix, é responsável por criar e produzir uma incrível gama de movimentos, desde os mais simples até os mais complexos com 144 notas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), programa Mundo SA, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/4/2012

2.4.12

SEA-DOO

A paixão da marca canadense SEA-DOO por aventura e diversão no mar é o principal combustível para a criação de inovações que resultam em experiências singulares e incríveis quando o assunto é esporte radical aquático. Quer seja pilotando uma moto aquática ou passeando em uma pequena lancha esportiva, a marca prima por proporcionar aos seus clientes uma experiência inesquecível, de preferência com muito sol.

A história
Para contar a história da marca é preciso retornar ao ano de 1942 na cidade de Valcourt, nas cercanias de Québec, quando o mecânico Joseph-Armand Bombardier fundou uma pequena empresa tendo em mente construir veículos para locomoção na neve, visando assim melhorar o transporte pessoal em uma região sempre castigada por um clima frio e hostil. Rapidamente esses veículos, que comportavam entre 5 a 25 passageiros, foram utilizados nas regiões rurais de Québec para levar crianças para a escola, transportar fretes, entregar o correio, e até mesmo como ambulâncias. Sua invenção preencheu uma necessidade muito particular na região e logo a empresa começou a crescer, desenvolvendo outros produtos, até que em 1959, lançou no mercado o SKI-DOO SNOWMOBILE, primeiro veículo individual para locomoção na neve.


Nos anos 60, sempre de forma inovadora e querendo transferir a experiência na neve para o mar, a Bombardier Inc., então comandada por Laurent Beaudoin, resolveu apostar em um projeto de uma embarcação individual movida a motor com nenhum propulsor visível. Para isso se uniu a Clayton Jacobson II, que anos antes teve a brilhante idéia de projetar um veículo aquático com propulsor interno com funcionamento a jato.


Finalmente em 1968 a empresa lançou no mercado o SEA-DOO PWC, no qual o condutor pilotava sentado. O novo veículo, divulgado com o slogan “As Playful As a Dolphin” (algo como “Tão brincalhão quanto um golfinho”), já vinha pintado nas cores amarela e preta, que se tornariam ícone da marca. O modelo – apelidado de tartaruga - não fez o sucesso esperado, primeiro porque era uma novidade original demais e segundo pelos inúmeros erros no projeto inicial e tecnologia insuficiente na época. Com vendas extremamente baixas a empresa encerrou sua produção em 1970. Alguns anos mais tarde, a Kawasaki Motors lançou o JET-SKI, que se tornou um enorme sucesso. Pegando carona na grande aceitação do veículo produzido pela Kawasaki outros fabricantes desenvolveram seus próprios modelos e a Bombardier resolveu relançar o SEA-DOO em 1988, porém com um projeto completamente novo. Pouco depois, em 1990, a empresa lançou o SEA-DOO GT, primeiro PWC com três assentos do mercado.


Até meados desta década, a marca lançou no mercado grandes novidades, como por exemplo, o SEA-DOO XP, um veículo de alto desempenho (1991); a primeira lancha esportiva de pequeno porte com capacidade para quatro pessoas (1994); o SEA-DOO XP, primeiro PWC equipado com suspensão de alto desempenho (1995); além da revolucionária tecnologia D.E.S.S. (Digital Encoded Security System), onde através de uma corda a chave estava presa ao punho do piloto, que em caso de queda desligava automaticamente o veículo, introduzida em alguns modelos em 1996.


Nos anos seguintes o sucesso mundial dos veículos aquáticos da marca SEA-DOO se deveu as suas várias maneiras de utilização: para uso recreativo, profissional ou em competições. Com isso, em 1997, a empresa alcançava a marca de 500.000 PWC vendidos. Pouco depois, em 1999, ocorreu o lançamento do SEA-DOO LRV, um PWC para quatro passageiros, sendo o maior disponível no mercado. Com a chegada do novo milênio a SEA-DOO desenvolveu tecnologias que reduziram emissões e ruídos e proporcionaram grande economia de consumo de seus veículos. Além disso, a empresa desenvolveu motores cada vez mais potentes e aperfeiçoou os sistemas de segurança de seus produtos. No mês de dezembro de 2003, a divisão de produtos para recreação da empresa, que também fabricava aviões, foi vendida para membros da família Bombardier, Bain Capital e para fundos de pensão. A nova empresa, então proprietária da marca SEA-DOO, passou a se chamar BRP (abreviatura de Bombardier Recreational Products).


A novidade mais recente da marca atende pela sigla RXP-X 260. Com design revolucionário, a principal estrela da linha de 2012 da SEA-DOO, praticamente reinventou o “Jet-Ski”, oferecendo uma integração bem mais intensa entre piloto e máquina. Isto porque seu design permite mais conforto e estabilidade ao corpo durante as manobras e saltos graças ao formato inovador do banco com sistema Ergolock, que “prende” as pernas do piloto. Com o novo assento, o piloto pode fazer curvas agressivas e dar saltos sobre marolas com muito mais segurança, sem causar fadiga muscular nos membros superiores, sempre muito exigidos. Outra característica é o casco T³ Hull, com desenho inovador, que permite curvas mais precisas, estáveis e fechadas.


A evolução visual
A identidade visual da marca pouco foi alterada ao longo dos anos. Somente a partir de 2003, quando a Bombardier Recreational Products se tornou uma empresa independente, as iniciais BRP foram adicionadas ao logotipo. O golfinho, um símbolo tradicional da SEA-DOO continua a ser utilizado como elemento de seu logotipo.


Os slogans
Leave everything else behind.
Everybody’s Doin’ It.


Dados corporativos
● Origem:
Canadá
● Lançamento:
1968
● Fundador:
Bombardier Inc.
● Sede mundial:
Montreal, Québec, Canadá
● Proprietário da marca: Bombardier Recreational Products, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente:
José Boisjoli
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
6.500
● Segmento:
Veículos náuticos
● Principais produtos:
Motos aquáticas e lanchas de pequeno porte
● Concorrentes diretos:
Kawasaki e Yamaha
● Ícones:
A cor amarela e o símbolo do golfinho
● Slogan:
Leave everything else behind.
● Website: www.sea-doo.com

A marca no mundo
Hoje em dia os produtos com a marca SEA-DOO, incluindo motos aquáticas e pequenas lanchas, são distribuídos em aproximadamente 80 países pela Bombardier Recreational Products através de concessionárias e representantes autorizados.

Você sabia?
Ao contrário do senso comum, o nome deste divertido veículo marítimo não é Jet-Ski, que é marca registrada da empresa japonesa Kawasaki. Ele é oficialmente chamado de Personal Water Craft (PWC), em português “Embarcação Pessoal”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/4/2012