2.4.12

SEA-DOO

A paixão da marca canadense SEA-DOO por aventura e diversão no mar é o principal combustível para a criação de inovações que resultam em experiências singulares e incríveis quando o assunto é esporte radical aquático. Quer seja pilotando uma moto aquática ou passeando em uma pequena lancha esportiva, a marca prima por proporcionar aos seus clientes uma experiência inesquecível, de preferência com muito sol.

A história
Para contar a história da marca é preciso retornar ao ano de 1942 na cidade de Valcourt, nas cercanias de Québec, quando o mecânico Joseph-Armand Bombardier fundou uma pequena empresa tendo em mente construir veículos para locomoção na neve, visando assim melhorar o transporte pessoal em uma região sempre castigada por um clima frio e hostil. Rapidamente esses veículos, que comportavam entre 5 a 25 passageiros, foram utilizados nas regiões rurais de Québec para levar crianças para a escola, transportar fretes, entregar o correio, e até mesmo como ambulâncias. Sua invenção preencheu uma necessidade muito particular na região e logo a empresa começou a crescer, desenvolvendo outros produtos, até que em 1959, lançou no mercado o SKI-DOO SNOWMOBILE, primeiro veículo individual para locomoção na neve.


Nos anos 60, sempre de forma inovadora e querendo transferir a experiência na neve para o mar, a Bombardier Inc., então comandada por Laurent Beaudoin, resolveu apostar em um projeto de uma embarcação individual movida a motor com nenhum propulsor visível. Para isso se uniu a Clayton Jacobson II, que anos antes teve a brilhante idéia de projetar um veículo aquático com propulsor interno com funcionamento a jato.


Finalmente em 1968 a empresa lançou no mercado o SEA-DOO PWC, no qual o condutor pilotava sentado. O novo veículo, divulgado com o slogan “As Playful As a Dolphin” (algo como “Tão brincalhão quanto um golfinho”), já vinha pintado nas cores amarela e preta, que se tornariam ícone da marca. O modelo – apelidado de tartaruga - não fez o sucesso esperado, primeiro porque era uma novidade original demais e segundo pelos inúmeros erros no projeto inicial e tecnologia insuficiente na época. Com vendas extremamente baixas a empresa encerrou sua produção em 1970. Alguns anos mais tarde, a Kawasaki Motors lançou o JET-SKI, que se tornou um enorme sucesso. Pegando carona na grande aceitação do veículo produzido pela Kawasaki outros fabricantes desenvolveram seus próprios modelos e a Bombardier resolveu relançar o SEA-DOO em 1988, porém com um projeto completamente novo. Pouco depois, em 1990, a empresa lançou o SEA-DOO GT, primeiro PWC com três assentos do mercado.


Até meados desta década, a marca lançou no mercado grandes novidades, como por exemplo, o SEA-DOO XP, um veículo de alto desempenho (1991); a primeira lancha esportiva de pequeno porte com capacidade para quatro pessoas (1994); o SEA-DOO XP, primeiro PWC equipado com suspensão de alto desempenho (1995); além da revolucionária tecnologia D.E.S.S. (Digital Encoded Security System), onde através de uma corda a chave estava presa ao punho do piloto, que em caso de queda desligava automaticamente o veículo, introduzida em alguns modelos em 1996.


Nos anos seguintes o sucesso mundial dos veículos aquáticos da marca SEA-DOO se deveu as suas várias maneiras de utilização: para uso recreativo, profissional ou em competições. Com isso, em 1997, a empresa alcançava a marca de 500.000 PWC vendidos. Pouco depois, em 1999, ocorreu o lançamento do SEA-DOO LRV, um PWC para quatro passageiros, sendo o maior disponível no mercado. Com a chegada do novo milênio a SEA-DOO desenvolveu tecnologias que reduziram emissões e ruídos e proporcionaram grande economia de consumo de seus veículos. Além disso, a empresa desenvolveu motores cada vez mais potentes e aperfeiçoou os sistemas de segurança de seus produtos. No mês de dezembro de 2003, a divisão de produtos para recreação da empresa, que também fabricava aviões, foi vendida para membros da família Bombardier, Bain Capital e para fundos de pensão. A nova empresa, então proprietária da marca SEA-DOO, passou a se chamar BRP (abreviatura de Bombardier Recreational Products).


A novidade mais recente da marca atende pela sigla RXP-X 260. Com design revolucionário, a principal estrela da linha de 2012 da SEA-DOO, praticamente reinventou o “Jet-Ski”, oferecendo uma integração bem mais intensa entre piloto e máquina. Isto porque seu design permite mais conforto e estabilidade ao corpo durante as manobras e saltos graças ao formato inovador do banco com sistema Ergolock, que “prende” as pernas do piloto. Com o novo assento, o piloto pode fazer curvas agressivas e dar saltos sobre marolas com muito mais segurança, sem causar fadiga muscular nos membros superiores, sempre muito exigidos. Outra característica é o casco T³ Hull, com desenho inovador, que permite curvas mais precisas, estáveis e fechadas.


A evolução visual
A identidade visual da marca pouco foi alterada ao longo dos anos. Somente a partir de 2003, quando a Bombardier Recreational Products se tornou uma empresa independente, as iniciais BRP foram adicionadas ao logotipo. O golfinho, um símbolo tradicional da SEA-DOO continua a ser utilizado como elemento de seu logotipo.


Os slogans
Leave everything else behind.
Everybody’s Doin’ It.


Dados corporativos
● Origem:
Canadá
● Lançamento:
1968
● Fundador:
Bombardier Inc.
● Sede mundial:
Montreal, Québec, Canadá
● Proprietário da marca: Bombardier Recreational Products, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente:
José Boisjoli
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
6.500
● Segmento:
Veículos náuticos
● Principais produtos:
Motos aquáticas e lanchas de pequeno porte
● Concorrentes diretos:
Kawasaki e Yamaha
● Ícones:
A cor amarela e o símbolo do golfinho
● Slogan:
Leave everything else behind.
● Website: www.sea-doo.com

A marca no mundo
Hoje em dia os produtos com a marca SEA-DOO, incluindo motos aquáticas e pequenas lanchas, são distribuídos em aproximadamente 80 países pela Bombardier Recreational Products através de concessionárias e representantes autorizados.

Você sabia?
Ao contrário do senso comum, o nome deste divertido veículo marítimo não é Jet-Ski, que é marca registrada da empresa japonesa Kawasaki. Ele é oficialmente chamado de Personal Water Craft (PWC), em português “Embarcação Pessoal”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/4/2012

Nenhum comentário: