26.12.14

TURKISH AIRLINES


A Turkish Airlines é considerada hoje uma das maiores e melhores companhias aéreas do mundo. Mas nem sempre foi assim. Durante décadas a companhia aérea turca foi associada a serviços ruins, péssima infraestrutura e inúmeros acidentes fatais. Mas com pesados investimentos conseguiu reverter este cenário e se tornou uma das estrelas atuais da aviação mundial, oferecendo serviços de altíssima qualidade, padrão internacional e muita segurança e rigor em seus voos. Além é claro de uma hospitalidade sensacional. Tudo para tornar a viagem uma experiência inesquecível. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1933 quando o Governo da Turquia criou a Turkish State Airlines, companhia aérea sediada na cidade de Ancara e sob responsabilidade do Ministério da Defesa. Comandada inicialmente por Mehmet Fesa Evrensev, conhecido como o primeiro aviador turco, a nova companhia iniciou suas operações com apenas 30 funcionários e uma modesta frota de cinco aeronaves, que realizavam voos regionais para as principais cidades turcas. Em 1938 a frota foi ampliada para oito aeronaves e 64 assentos de capacidade. Já em 1945, com um novo aumento da frota, a companhia aérea servia 19 cidades turcas. Pouco depois, em 1947, orgulhosamente hasteando a bandeira nacional turca, a companhia aérea inaugurou sua primeira rota internacional, que ligava as cidades de Ancara e Istambul à Atenas na Grécia. Dois anos mais tarde, a aquisição de aeronaves Douglas DC-3 e Douglas C-47 possibilitou a expansão de suas rotas. Com isso, em 1951, a empresa passou a oferecer mais destinos internacionais, como por exemplo, para as cidades de Nicósia, Beirute e Cairo.
  

Em 1955 a companhia aérea adotou oficialmente o nome de Turkish Airlines. No final desta década, quando o número de passageiros transportados superou 394 mil, a empresa abriu escritórios de vendas em importantes cidades europeias como Roma e Atenas. Já no início da década de 1960, a empresa ampliou suas rotas internacionais com a inauguração de voos para as cidades de Frankfurt, Viena, Bruxelas, Munique, Tel Aviv e Amsterdã. Além disso, em 1961, os pilotos Zihni Barın e Nurettin realizaram outra façanha na história da Turkish Airlines ao cruzar o Oceano Atlântico em uma aeronave F-27 em um voo de 30 horas dos Estados Unidos para Istambul. No início dos anos de 1970 a Turkish Airlines possuía uma frota de 22 aeronaves (com capacidade para transportar 1.900 passageiros), que voavam para vários destinos nacionais e internacionais. Apesar do enorme crescimento, a Turkish Airlines passou a ter a imagem associada a serviços ruins, inúmeros atrasos e muitos acidentes, que deixaram clientes insatisfeitos e o pior, uma enorme quantidade de vítimas fatais.
  

Foi então, que no início dos anos de 1980, o Governo Turco reconheceu a companhia aérea como embaixadora global do país e iniciou um enorme processo de reestruturação e pesados investimentos. Novas e modernas aeronaves foram adquiridas, os serviços (tanto em terra como a bordo) adotaram padrões excepcionais de qualidade, os atrasos foram reduzidos a níveis internacionais e o serviço de atendimento melhorado bastante. E não parou por aí. A Turkish Airlines iniciou a implantação de mimos, como por exemplo, em 1983 quando publicou sua primeira revista de bordo. Ou em 1985 quando ocorreu a implantação dos serviços de primeira classe, iniciados nos voos para as cidades de Jeddah e Londres, e mais tarde incorporado em outras rotas. Neste mesmo ano aeronaves Airbus A310 passaram a integrar sua frota, aumentando assim a capacidade de transporte.
  

Os anos se passaram e a companhia aérea integrou aviões Boeing 737, em 1991 e, dois anos mais tarde, aeronaves Airbus A340, além de adotar uma nova ambientação interna em seus aviões - que primava pelo conforto e praticidade - e um incremento nos serviços de alimentação, com a adição de vários novos cardápios, especialmente nos voos internacionais. Mas a companhia aérea também sofreu com a crise que assolou a aviação mundial neste período. No entanto, o negócio retomou o crescimento nos anos seguintes, principalmente com o aumento de voos e destinos para a América do Norte. Com isso, a companhia aérea inaugurou voo direto para Nova York em julho de 1994. Pouco depois, em 1998, apresentou com orgulho seu site aos passageiros, facilitando assim o acesso a diversos serviços e produtos.
  

Em 2000 a empresa lançou seu programa de milhagem, batizado de Miles & Smiles, que oferecia privilégios exclusivos aos seus membros. Em 2001, a companhia aérea colocou em serviço o call center. Além disso, comprar passagens ficou muito mais fácil em 2003 com a aplicação de e-tickets e check-in. Em 2004 a Turkish Airlines instalou desfibriladores em todos os seus aviões, demonstrando assim a preocupação da empresa com a segurança a bordo. Após décadas como uma companhia estatal, a Turkish Airlines foi finalmente privatizada em 2005. A partir deste momento, com investimentos maciços em infraestrutura, treinamento de atendimento e modernas aeronaves, tornou-se uma das empresas com crescimento mais rápido entre as companhias aéreas europeias, em termos de capacidade e de aumento de tráfego. Com isso, foram inaugurados novos destinos, como as rotas para Abu Dhabi,  Belgrado, Veneza, Osaka, Minsk, além de voos diretos para Singapura.
   

Nesta época, quem pagava para voar em uma das cem aeronaves da Turkish Airlines não se arrependia, afinal o atendimento se tornou impecável e começava bem antes do embarque, principalmente no check-in. A empresa passou a oferecer mimos muito especiais, como por exemplo, um city-tour gratuito para passageiros em conexão internacional, que não excedesse 24 horas. O passeio, chamado de Touristanbul, dava direito a conhecer os encantos da capital turca e contava com guia turístico que falava inglês. O centro de manutenção, reparo e revisão (MRO) da companhia aérea, batizado de Turkish Technic, foi constituído em 2006 e hoje é responsável pela manutenção de suas aeronaves, também oferecendo seus serviços de qualidade a terceiros. Uma prova do comprometimento da empresa com a qualidade de seus serviços pode ser comprovada em 2007, quando a Turkish Airlines recebeu a classificação de 4 estrelas da Skytrax, sendo reconhecida como a companhia aérea com menor taxa de bagagens perdidas.
  

Em 2008, além de registrar mais de 19 milhões de passageiros transportados em uma de suas 132 aeronaves, a Turkish Airlines passou a integrar a Star Alliance, aliança global criada em 1997, e atualmente capaz de atender mais de 1.290 aeroportos em 195 países, com mais de 19.000 partidas diárias. A empresa seguiu aumentando gradativamente sua área de atuação e busca de novos destinos e mercados. Com isso, passou a atuar no Brasil no mês de abril de 2009. Hoje em dia a empresa oferece 11 voos semanais de São Paulo para Istambul, na Turquia, com conexões para Europa, Oriente Médio, Ásia e África. E ainda oferece a rota São Paulo - Buenos Aires diariamente. Investindo cada vez mais para se tornar uma marca global, seus voos internacionais se tornaram famosos pelo conforto e diferencial em relação às concorrentes.
   

Em 2013, para celebrar os 80 anos de história e a força da marca Turkish Airlines junto aos clientes em todo o mundo, a companhia aérea lançou uma fragrância exclusiva, batizada de TK 1933, com referência ao código de voo da companhia (TK) e o ano de sua fundação (1933). A proposta era permitir um reconhecimento sensorial da marca globalmente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma sensação de relaxamento, felicidade, confiança, paz, prazer e serenidade. A fragrância passou a fazer parte da identidade corporativa da Turkish Airlines presente nas aeronaves, lounges e nos escritórios de venda de passagens, além de eventos da marca.
  

Toda a excelência dos serviços prestados, tanto em terra como em ar, pode ser confirmada em 2014, quando a empresa conquistou o Skytrax World Airline Awards como a melhor companhia aérea da Europa pelo quarto ano consecutivo. A Skytrax também premiou a companhia aérea turca como melhor classe executiva, melhor serviço de refeições oferecido em lounges de classe executiva e ainda recebeu reconhecimento pelo seu serviço de catering. E as premiações não pararam por aí. A Turkish Airlines foi eleita a 5ª melhor companhia aérea do mundo, no ranking da Skytrax, espécie de Oscar das companhias aéreas mundiais, atrás apenas da Cathay Pacific Airways (saiba mais aqui), Qatar Airways (conheça essa história aqui), Singapore Airlines (saiba mais aqui) e Emirates (conheça essa outra história aqui).
   

Em 2019 a Turkish Airlines anunciou novos uniformes para a tripulação, concebidos com o objetivo de celebrar o 85º aniversário da empresa. Produzidos nas cores cinza e vermelho, foram confeccionados e testados em diferentes climas, para que os tripulantes sintam-se confortáveis ao servirem os passageiros. Inspirado em muitos detalhes clássicos da cultura turca - desde as correntes do Bósphoro até os artigos de vidro artesanal, cerâmica e caligrafia - e produzidos por artesãos locais, os uniformes da equipe de bordo, do piloto e da equipe de solo deram vida ao propósito de oferecer a seus passageiros uma experiência holística da marca. O estilista italiano Ettore Bilotta foi o responsável por projetar os novos uniformes.
   

Enquanto apenas seis mulheres atuavam como pilotos na Turkish Airlines em 2006, esse número aumentou 35 vezes para 211 em 2020. Com base nesses números, a Turkish Airlines se tornou uma das companhias aéreas do mundo que mais emprega mulheres pilotos. Em 2023 a Turkish Airlines, que conquistou seu lugar entre as principais companhias aéreas do mundo pelo sucesso de seu centro de conexões em Istambul, atingiu a impressionante marca ao transportar seu bilionésimo passageiro. Esse bilionésimo passageiro, Mustafa Balcı, foi recebido com uma cerimônia especial no aeroporto de Istambul, antes de embarcar para Adıyaman, e presenteado com 1 milhão de milhas.
   

Em 2024 a Turkish Airlines alcançou marcos notáveis. Foi eleita pela a nona vez a melhor companhia aérea da Europa no prestigiado Skytrax Awards, também conhecido como Oscar da indústria da aviação. Além disso, a Turkish Airlines ganhou outros dois prémios importantes, incluindo o de “Melhor Business Class Catering” e “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”. Além disso, o voo inaugural para a cidade australiana de Melbourne, expandiu suas rotas para abranger todos os seis continentes. A Turkish Airlines também lançou o SmartMic, um dispositivo de tradução de idiomas que funciona em tempo real. O dispositivo foi instalado em aeroportos por toda a Turquia, oferecendo aos passageiros que não falam inglês a oportunidade de se comunicarem facilmente com a equipe da companhia aérea. em 52 idiomas e 72 dialetos.
  

Manter-se atualizada com a tecnologia é um componente essencial dos objetivos de inovação para manter a frota mais jovem e moderna da Europa. Essa frota floresceu graças às compras de aeronaves de alta tecnologia, com baixo consumo de combustível e ecologicamente corretas que oferecem um alto nível de conforto. Além disso, devido à sua rede de voos incomparável, frota jovem e moderna, assentos confortáveis ​​e guloseimas deliciosas, a Turkish Airlines está entre as melhores companhias aéreas do mundo.
  

A comunicação 
Nos últimos anos a companhia aérea turca tem investido milhões de dólares em campanhas de marketing e patrocínios esportivos. A excelência de seus serviços fez com que a Turkish Airlines fosse nomeada transportadora oficial de clubes como Galatasaray, Barcelona, Manchester United, Borussia Dortmund, Olympique de Marseille e Aston Villa. Vale ressaltar que, entre 2019 e 2021, a Turkish Airlines foi patrocinador principal do Club Atlético River Plate, em uma tentativa de aumentar o reconhecimento de marca no continente sul-americano. Desde setembro de 2022 a Turkish Airlines também é patrocinadora oficial da UEFA Champions League.
  

Além disso, a marca contratou grandes estrelas mundiais para protagonizarem suas campanhas publicitárias, como por exemplo, o falecido jogador de basquete Kobe Bryant, a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, os atores Kevin Costner, Ben Affleck e Morgan Freeman, os jogadores de futebol Lionel Messi, Carles Puyol, Wayne Rooney, Didier Drogba, Ronaldinho Gaúcho e Cafu, e o técnico José Mourinho.
  

Em 2012 a companhia aérea lançou sua primeira grande campanha global, estrelada pelo jogador de futebol argentino Lionel Messi e pelo astro do basquete Kobe Bryant. No filme, durante um voo, as duas estrelas, em uma atuação bem humorada, disputam a atenção e tentam impressionar um garoto, fazendo o que sabem de melhor ou não. No final, ambos perdem a disputa para um adversário imbatível.
   

A campanha foi um verdadeiro sucesso, fazendo com que em menos de 24 horas, a Turkish Airlines alcançasse quase 3 milhões de visualizações para o comercial. Para assistir ao filme - batizado de “Legends on Board” - clique no ícone abaixo.

   

Já em 2013, a Turkish Airlines repetiu a dose. Desta vez a campanha, novamente estrelada por Messi e Bryant, destacava as vantagens financeiras de voar com a companhia, a grande diversidade de destinos e ainda mostrava ao mundo o que muitos passageiros já sabiam: assim como os astros do basquete e do futebol, a companhia aérea também era craque do ar. No filme - batizado de “The Selfie Shootout” - eles disputam quem viaja mais. Tudo começou após uma provocação de Messi, que enviou uma “selfie” para o celular de Kobe. Dentre as cidades visitadas pelos astros, estão Beijing, Maldivas, Bangkok, Istambul, Moscou e Cape Town. A mensagem principal da Turkish Airlines era clara “Voa mais países que qualquer outra companhia aérea”. Para assistir ao filme clique em https://www.youtube.com/watch?v=X7hivq2XPRs
  

Em 2014 uma nova campanha da companhia aérea pretendia promover a paixão e o fascínio pela aviação com crianças empenhadas em construir uma pista de voo. O filme batizado de “Dreams” (assista abaixo) mostra o processo de construção do espaço rudimentar projetado pelo grupo de crianças cujo sonho é realizar um pouso em um terreno de uma pequena vila no extremo leste da Turquia, próximo a fronteira do Azerbaijão. A campanha, produzida pela Filmpark, que não usou atores e demorou três meses para ser gravada, uniu simbologia, tecnologia e emoção em um comercial fantástico.

   

Em 2016 a Turkish Airlines resolveu se associar a Warner Bros. Pictures (conheça essa outra história aqui) para ser a parceira aérea oficial do “Batman vs Superman: Dawn of Justice”, sim, os filmes têm companhias aéreas parceiras agora. E para isso fez um convite épico e repleto de super-heróis para que os viajantes reservassem voos para dois novos destinos - fictícios, é claro - nos Estados Unidos: Gotham City e Metropolis City. Na campanha “Fly to Gotham and Metropolis City”, Bruce Wayne (Ben Affleck) insiste que esta é a melhor época para visitar Gotham City, enquanto Lex Luthor (Jesse Eisenberg) faz um discurso sobre como Metropolis City está aberta para negócios novamente. Para assistir ao comercial de Bruce Wayne clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=pS7JBHxdxko). Já para ver Lex Luthor em ação clique aqui.
  

Mais recentemente, em 2019 a marca apresentou o curta-metragem “The Journey” (assista aqui), dirigido pela badalado britânico Ridley Scott. O filme de 6 minutos apresenta uma perseguição cinematográfica e emocionante através de paisagens deslumbrantes de Istambul, conhecida por seu enorme acervo cultural. A história é centrada em uma mulher que viaja para Istambul e descobre que um passageiro “misterioso” tirou uma fotografia dela. A personagem vai atrás para descobrir do que se trata, passando por diversos locais da maior cidade da Turquia, como o Palácio de Çiragan, a Cisterna Serefiye, a Praça de Ortakoy e o novo Aeroporto de Istambul.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Em 1955 a companhia aérea adotou oficialmente o nome Turkish Airlines e, no ano seguinte, apresentou uma nova identidade visual. Esse logotipo ostentou pela primeira vez o tradicional símbolo da marca - batizado de Wild Goose (em português “ganso selvagem”) - criado por Mesut Manioğlu e inspirado nos gansos, conhecidos por voarem até uma altitude de 9.000 metros. Em 1964 o logotipo foi completamente remodelado com o símbolo ganhando ainda mais destaque e um novo tom de vermelho. Em 1990 o logotipo apresentou o nome em proporções maiores e em nova cor (azul), além do símbolo ganhar novo design e um tom de vermelho ainda mais vivo. Após passar por pequenos ajustes em 2008, onde o símbolo foi aplicado em branco sobre um fundo vermelho (anteriormente era o inverso) e o nome da marca ser escrito em uma mesma linha, o logotipo passou por modernização em 2010, quando apresentou pequenas mudanças, especialmente na diminuição do espaçamento entre as letras. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2018 e apresentou uma sútil mudança na tipografia de letra, o nome da marca em preto e o tradicional símbolo posicionado agora do lado esquerdo.
  

Dependendo da ocasião o atual logotipo da Turkish Airlines pode ser aplicado de diversas formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Em 2024 a Turkish Airlines firmou parceria com o Instituto de Cores Pantone™ (conheça essa outra história aqui), autoridade global em cores, e denominou a cor vermelha distintiva de seu logotipo como “Turkish Airlines Red”, que com sua exibição vívida representa a presença distinta da companhia aérea turca nos céus mundiais. O espírito ousado do “Turkish Airlines Red”, inspirado em sua cidade natal, Istambul, mescla tradição e modernidade em seu brilho caloroso.
   

As pinturas das aeronaves também evoluíram seguindo o padrão das remodelações da identidade visual da marca ao longo de sua história. A atual pintura consiste na fuselagem cinza com o nome da companhia aérea em azul, uma tulipa cinza correndo da parte de trás da asa e a cauda vermelha com o logotipo da marca em um círculo branco.
  

Os slogans 
Go beyond. (2017) 
Widen Your World. (2013) 
Globally Yours. (2010) 
Feel Like A Star. (2009) 
Your magical gateway to the world. (2007) 
An Outstanding Airline Travelling The World. (2007) 
Welcome to our home. (1999) 
New horizons in comfort. (1994) 
We care more. (1992) 
Where Business Comes First. (anos de 1990) 
Another Step Forward. (anos de 1990) 
Globalize your business. (Turkish Cargo) 
Amplie o seu mundo com a Turkish Airlines. (Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Turquia 
● Fundação: 20 de maio de 1933 
● Fundador: Governo da Turquia 
● Sede mundial: Istambul, Turquia 
● Proprietário da marca: Türk Hava Yollari A.O. 
● Capital aberto: Sim (1990) 
● Chairman: Ahmet Bolat 
● CEO: Bilal Ekşi  
● Faturamento: US$ 20.9 bilhões (2023) 
● Lucro: US$ 6 bilhões (2023) 
● Valor de mercado: US$ 12.08 bilhões (agosto/2024) 
● Frota: 416 aviões 
● Destinos: 347 
● Passageiros transportados: 83.400.000 (2023)  
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 84.000 
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Ícones: O ganso selvagem do logotipo 
● Slogan: Widen Your World. 

A marca no mundo 
A Turkish Airlines, uma das mais antigas companhias aéreas do planeta, oferece voos para 347 destinos (dos quais incluindo 53 deles domésticos) em 130 países através de uma moderna frota de 416 aeronaves (com média de 8.6 anos de idade). Com crescimento impressionante, a companhia aérea transportou em 2023 mais de 83 milhões de passageiros. Com número médio de funcionários por aeronave de 75 e 82,6% de ocupação, a Turkish Airlines atende mais destinos sem escalas a partir de um único aeroporto do que qualquer outra companhia aérea no mundo. Com sede no Aeroporto Internacional de Istambul, a companhia aérea turca oferece por ano dentro de seus aviões mais de 8 milhões de cobertores, 52 milhões de fones de ouvido e mais de 12 milhões de kits de amenidades. Complementando o serviço de passageiros, a Turkish Cargo, quarta maior em seu seguimento, com uma frota operacional de 24 aeronaves de carga atende 340 destinos em 130 países. A companhia aérea também possui uma subsidiária de baixo custo, a AJet. 

Você sabia? 
O nome em turco da Turkish Airlines é Türk Hava Yolları
Atualmente 50.88% das ações da Turkish Airlines são de capital aberto, enquanto que as restantes continuam a ser detidas pelo Estado Turco. 
Em 2023 a Turkish Airlines ficou em 8º lugar no Strongest Airline Brands (marcas de companhias aéreas mais fortes do mundo), realizado pela Brand Finance. 
Em toda sua história a companhia aérea sofreu 19 incidentes e acidentes, dos quais 15 com vítimas fatais. O pior acidente com uma aeronave da companhia aérea aconteceu no dia 3 de março de 1974, quando um DC-10 caiu logo depois de decolar do Aeroporto de Paris-Orly, matando 346 pessoas. No entanto, atualmente a Turkish Airlines é considerada uma das mais seguras do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

15.12.14

NEW ERA


Quem entende do assunto sabe: existem bonés de qualidade e existe NEW ERA. Com mais de 100 anos de tradição a marca americana literalmente faz a cabeça de milhões de pessoas ao redor do mundo, permitindo que elas reflitam sua personalidade e individualidade através de um boné. Vistos em cabeças famosas e principalmente dentro dos campos das principais ligas profissionais americanas equipando com estilo grandes astros esportivos, seus bonés se transformaram em uniformes para uma enorme legião de jovens expressarem seu estilo. 

A história 
A história começou em 1920 na cidade de Buffalo, estado de Nova York, quando o imigrante alemão Ehrhardt Koch decidiu utilizar sua vasta experiência na produção de chapéus para criar algo único, que levasse seu próprio conceito. Foi então que ele levantou um empréstimo de US$ 1.000 com sua irmã, Rose, e um amigo, Joe Amerien, para fundar a empresa E. Koch Cap Company, que iria fabricar chapéus, boinas e toucas. Em 1922, ele mudou o nome da empresa para NEW ERA CAP CO. O primeiro produto da empresa, batizado de Gatsby, na verdade era um tipo de boina feita de lã. Em seu primeiro ano de atividade a empresa produziu 60.000 chapéus. Uma década mais tarde seu filho, Harold, começou a trabalhar na empresa. E foi justamente ele que percebeu que os primeiros bonés fashion estavam em decadência, ao mesmo tempo em que o beisebol ganhava enorme popularidade entre os americanos. E resolveu investir nisso. O primeiro boné de beisebol profissional da NEW ERA foi produzido em 1934 para a equipe do Cleveland Indians. Além de diferente, era feito 100% em lã. Era o início de uma bem sucedida ligação com o mundo esportivo.
  

A década de 1940 foi um período muito difícil para a empresa em virtude da Segunda Guerra Mundial. Mas apesar das dificuldades a empresa manteve-se forte, utilizando para isso muita criatividade. Por exemplo, quando faltavam tecidos coloridos eles compravam tecidos incolores para tingi-los depois na máquina de lavar roupas da família. Os bonés ajustáveis com elástico surgiram nessa época. Nos anos de 1950, a empresa era a única fabricante independente de bonés e fornecedora para grandes times da Liga Profissional de Beisebol (Major League Baseball). Infelizmente, em 1953, o fundador Ehrhardt Koch faleceu, aos 68 anos. Mas seus princípios se mantiveram fortes dentro dos valores da marca, que continuou a conquistando mercado.
  

Com o crescimento da empresa, em 1960 a NEW ERA inaugurou uma fábrica exclusiva para a fabricação do icônico boné 59FIFTY®, em Derby, estado de New York, enquanto a fábrica de Buffalo seguia com a produção de boinas, bonés ajustáveis e os modelos clássicos. Foi ainda década na década de 1960 que surgiria uma frase adotada como conceito e slogan pela NEW ERA, e que a tornaria famosa: “Se é bom o suficiente para os times profissionais, então é bom o suficiente para você”. Na década de 1970, o filho de Harold Koch, David, tornou-se presidente da empresa, após 14 anos de trabalho com a NEW ERA. David se casou com Valerie, que teve um importante papel na história da empresa ao criar o logotipo (em forma de boné) que seria o símbolo máximo da marca por muitos anos.
   

Já em 1974 o sucesso da marca podia ser comprovado quando 20 dos 24 times profissionais de beisebol da MLB já tinham seus bonés produzidos pela NEW ERA. Mas a empresa se deu conta de que os seus bonés só eram comprados por jogadores profissionais de beisebol ou então por fãs que seguiam com grande interesse a modalidade. O resultado dessa constatação era que havia um grande número de potenciais consumidores para conquistar. A marca então começou uma série de campanhas para deixar claro que os seus bonés não eram apenas para a prática esportiva. Na verdade, eram para todo o mundo e para serem usados em qualquer momento. Um acessório simples, cômodo e cheio de estilo para combinar com o dia-a-dia. E foi quando, no final desta década, a empresa deu seu passo mais importante rumo ao sucesso ao criar a coleção MLB Diamond e vendê-la diretamente ao público pela primeira vez. Eram os mesmos bonés utilizados pelos jogadores em campo nas partidas profissionais de beisebol, que podiam ser comprados pelos torcedores apaixonados pelo esporte e seus clubes e consumidores em geral. Os bonés eram vendidos através de catálogos com o preço de US$ 12.99. O sucesso foi imediato. Com o slogan “Wearing what the pros wear” a coleção se tornou um sucesso nos Estados Unidos e começou a ser exportada para muitos países ao redor do mundo.
   

A década de 1980 foi marcada pela diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de bonés para a prática do tênis e golfe, recebendo propostas para criar bonés até mesmo para o exército americano. A cultura dessa década e do hip hop também deram um impulso significativo ao culto ao boné de beisebol, que se tornou o idioma e a expressão de muitas subculturas nascidas nas ruas. E a NEW ERA soube muito bem aproveitar esse momento lançando diversos modelos e fazendo a cabeças de milhões de jovens.
  

Em 1991, a MLB liberou o uso do logotipo da liga (conhecido como “Batterman”) na parte traseira dos bonés usados em campo, que se tornou um ícone dentro da cultura headwear. Pouco depois, após uma longa negociação a NEW ERA passou a ser fornecedora oficial de bonés para todos os times da MLB e de mais de 200 universidades americanas. A partir da virada do novo milênio, a NEW ERA se globalizou e abriu escritórios de venda na Europa, Japão e Austrália. Em 2008 a marca expandiu sua linha de produtos ao introduzir acessórios, como por exemplo, mochilas, pochetes e cintos, além de roupas como camisetas, calças e jaquetas. Esses itens eram produzidos com a mesma qualidade e cuidado de seus bonés.
   

Em 2010, a marca lançou a campanha publicitária “Fly your own flag”, que acompanhou a NEW ERA por mais de uma década. Já em 2012, a marca incorporou em seus bonés utilizados pelos atletas profissionais diversas tecnologias para ajudar no desempenho, como por exemplo, o tecido NE TECH™, que possibilita mais conforto; DRYERA™, desenvolvida para mantê-los secos através de um tecido especialmente tratado que repele a água; SOLARERA™, tecido refletor que ajuda a proteger do sol forte com fator de proteção ultravioleta; ou a COOLERA™, que suga rapidamente o suor e o dispersa rapidamente.
  

Nos últimos anos a marca adotou a estratégia global de varejo de inaugurar lojas conceitos nas maiores cidades do mundo, como por exemplo, Berlim, Londres, Los Angeles, Nova York, Tóquio e Toronto. Em dezembro de 2014 a NEW ERA inaugurou sua primeira loja conceito em solo brasileiro, localizada na cidade de São Paulo. Hoje em dia, a marca tem mais de 90 lojas em território brasileiro, que atuam no sistema de franquia. Além disso, a NEW ERA vem cada vez mais investindo em colaborações com artistas, músicos, atletas, celebridades e grandes marcas (como a Supreme, Stüssy e Havaianas) para lançar coleções cheias de personalidade e de enorme sucesso em vendas. Em 2020, a NEW ERA comemorou 100 anos de autenticidade e cultura esportiva lançando coleções especiais com novos designs, collabs, edições limitadas de bonés e peças clássicas.
   

Em 2021, a marca lançou uma enorme campanha global sob a assinatura “Fit For Glory”. O conceito da campanha destacava a presença fiel da marca em diversos momentos de glória, tanto no esporte ou fora dele, como parte do estilo de vida das pessoas. Desde os campeonatos da Major League Baseball, passando pelo Super Bowl e premiações da NBA até as mais variadas manifestações culturais, por exemplo, a NEW ERA sempre se faz presente em ocasiões e circunstâncias triunfais nas quadras, campos e ruas. Por isso a NEW ERA continua sendo uma escolha de estilo de vida, não só pelas coleções de bonés, gorros e chapéus, mas também pelas linhas de acessórios e roupas.
   

O ícone 
Foi em 1954 que surgiu o principal ícone da marca. E isto aconteceu quando a NEW ERA resolveu remodelar seu tradicional boné, introduzido em 1934 para a equipe de beisebol do Cleveland Indians. Totalmente redesenhado por Harold Koch, o modelo foi batizado inicialmente de 5950, também conhecido como “Brooklyn Style”, inconfundível por sua aba reta e por oferecer diversos tamanhos para um encaixe perfeito. O boné leva o nome do carretel de tecido original usado para criá-lo. E foi no dia 13 de abril de 1954 que pela primeira vez o boné 5950 foi usado em um jogo de beisebol profissional. Com o suor dos jogadores, ou até mesmo a chuva, na década de 1970 a fabricação dos bonés deixou de lado a lã para utilizar o poliéster, mais durável e resistente à água. E as mudanças não pararam. Ainda na década de 1970, a cor da parte de baixo da aba (tradicionalmente verde) passou a ser cinza/preta, em virtude do reflexo das luzes dos estádios.
  

No início dos anos de 2000, a NEW ERA rebatizou o modelo como 59FIFTY® a partir da campanha “Originators of the True Fitted” e introduziu um dos elementos mais reconhecidos dos seus bonés: a etiqueta na aba. O modelo mais popular e emblemático da marca é o responsável direto pelo sucesso, expansão e grandeza que a NEW ERA conseguiu conquistar.
  

As curiosidades 
Com mais de século de tradição o que não falta para a NEW ERA são curiosidades a respeito dessa enorme trajetória dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e popularização do headwear em todo o mundo: 
● Até hoje somente um grupo seleto de celebridades, artistas e esportistas foram convidadas a lançar linhas exclusivas, começando em 1996 por Spike Lee que abriu o precedente ao pedir para a empresa lançar versões únicas do clássico boné 59FIFTY® da equipe de beisebol do New York Yankees na cor vermelha. 
● Mais de 500 equipes profissionais de várias modalidades esportivas e empresas de entretenimento (como Marvel, DC Comics, EA Sports, Warner Bros., Hasbro, além de bandas de rock) licenciam seus símbolos e logotipos para serem bordados ao lado da bandeira da NEW ERA em diversos modelos de bonés. 
● As misteriosas 22 etapas de produção do boné 59FIFTY® até hoje são mantidas em sigilo absoluto pelos funcionários da empresa. 
● O número mais vendido é 7⅜, considerado o tamanho médio da cabeça de um homem adulto (o equivalente a 58.7cm). 
● Aquele pequeno símbolo na parte de trás dos bonés com o logotipo da MLB em três cores leva 6.000 pontos de costura. Já o logotipo da marca, que começou a ser bordado nos bonés em 1997, contém exatos 857 pontos de costura. 
● As fábricas da empresa trabalham com a média de 3.000 máquinas de bordados funcionando 24 horas por dia de forma automatizada. 
● O logotipo mais popular na história da NEW ERA é o do New York Yankees. Já o logotipo mais complexo para ser bordado é da equipe de beisebol do Seattle Mariners. E a cor azul marinho é o tecido mais comum nos bonés da marca. 
● A NEW ERA oferece mais de 6 milhões de maneiras (ou seja, bonés) de dizer “esse sou eu” através do sistema de customização New Era by You™
● Um boné com o símbolo do New York Yankees, um dos mais famosos da marca, tem 10 mil pontos feitos por uma agulha.
  

Esportes nas cabeças 
Atualmente a NEW ERA é fornecedora oficial de bonés para todas as equipes da MLB (Major League Baseball), assim como alguns dos melhores times de beisebol da Coréia do Sul, Japão e Austrália. A partir de abril de 2012 a NEW ERA se tornou fornecedora oficial de bonés para todos os times da poderosa liga profissional de futebol americano (NFL); e em 2017 também conquistou os direitos da NBA, tornando-se assim a primeira marca a ter direitos exclusivos para as três ligas esportivas profissionais mais importantes. A marca mantém contratos de licenciamento com as ligas profissionais de hóquei no gelo (NHL), rúgbi (National Rugby League), surfe (WSL), equipes de futebol e mais de 200 universidades americanas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras e radicais modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu na década de 1940 quando o novo logotipo já apontava a marca como um nome de qualidade na produção de bonés, traduzido pela tagline “The Quality Name for Sports Caps”. Após passar por outras alterações, em 1978 ocorreu uma mudança radical: o logotipo apresentou o nome da marca escrito em formato de boné (na cor vermelha). Em 1997, a NEW ERA mudou seu logotipo pela primeira em mais de duas décadas anos. O novo logotipo continha as iniciais NE formando uma bandeira (conhecida como New Era Flag), com o nome da marca escrito abaixo. Em 2005, o logotipo passou por uma remodelação: o nome da marca ganhou uma nova tipografia de letra e foi posicionado do lado direito do símbolo.
  

O logotipo da marca NEW ERA também pode ser aplicado sem a wordmark, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Fit For Glory. (2021) 
Speak with your Cap. (2013) 
Fly Your Own Flag. (2010) 
Wearing what the pros wear. (década de 1970) 
Leadership In Design Authority. (década de 1960) 
The Quality Name for Sports Caps. (década de 1940)
    

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1920 
● Fundador: Ehrhardt Koch 
● Sede mundial: Buffalo, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: New Era Cap Company Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Christopher H. Koch 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 35 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Moda (acessórios) 
● Principais produtos: Bonés, gorros, mochilas, cintos e camisetas 
● Concorrentes diretos: Lids, 47 Brand, Top Of The World, Vans, Von Dutch, Element, Volcom, Adidas, Puma, Nike, Oakley e Starter 
● Ícones: O boné 59FIFTY® 
● Slogan: Fit For Glory. 
● Website: www.neweracap.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a NEW ERA é a maior fabricante de bonés e acessórios para cabeça do mundo, vendendo seus produtos em mais de 120 países e alcançando faturamento anual estimado em US$ 1 bilhão. A marca, que vende 142 bonés por minuto no mundo, ainda possui 35 lojas conceito (flagship store) em cidades como Nova York, Buffalo, Miami, Los Angeles, New Orleans, Londres, Berlin, Toronto, Hong Kong, Tóquio e São Paulo. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A empresa vende mais de 60 milhões de bonés todos os anos. Hoje em dia a empresa é comandada pela quarta geração da família Kock, representada pelo bisneto do fundador. 

Você sabia? 
Os bonés representam 90% do faturamento da empresa. E cada modelo de boné da NEW ERA está identificado com um adesivo redondo na aba (que muitos consumidores insistem em não tirar, criando assim uma tradição entre os fãs e colecionadores). 
A NEW ERA teve a honra de fornecer os bonés para a tripulação da Apollo 11 em 1969. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

8.12.14

YOKI


Buscando sempre trazer mais praticidade e sabor para a vida dos brasileiros, a YOKI transformou a farinha de mandioca na tão amada farofa pronta, tornou ainda mais prática a pipoca, fazendo com que ela pudesse ser feita no microondas, e deu um toque especial na batata palha, com as versões hot dog e extra fina. Por isso, há mais de 30 anos a YOKI oferece centenas de produtos práticos e convenientes que estão presentes nos melhores momentos da vida de milhões de brasileiros. Quer seja na escola, no cinema, na festa de aniversário, no churrasco com os amigos, no café da manhã, no almoço ou no jantar com a família, a YOKI está sempre presente com delícias irresistíveis. 

A história 
Tudo começou em dezembro de 1960, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, quando o imigrante japonês Yoshizo Kitano resolveu fundar uma empresa para comercializar cereais e farináceos. Batizada de Kitano (em japonês significa “campo do norte”), alguns anos depois a empresa introduziu uma completa linha de especiarias a granel e condimentos no mercado. Com o crescimento do consumo em supermercados, Yoshizo identificou a mudança de comportamento do consumidor e passou a vender produtos empacotados. Na década seguinte a empresa continuou crescendo e lançou sua primeira linha de chás com a marca Kitano. Na década de 1980 lançou no mercado sua primeira linha de sobremesas, que incluía as tradicionais gelatinas. A história da empresa começou a mudar no final desta década, no mês de dezembro de 1989, quando a Refinações de Milho Brasil (atual Unilever) comprou a marca Kitano e, com ela, todas as linhas de chás, especiarias e sobremesas.
  

Apesar da venda, a família permaneceu com as linhas de cereais e farináceos, que englobavam produtos como fubá, farinha e pipoca, além de três fábricas e 1.500 funcionários. E foi então, que seis meses após a venda da marca Kitano, a empresa adotou um novo nome: Yoki Alimentos. Com isso surgia também a marca YOKI, formada pelas iniciais do nome de Yoshizo Kitano e cujo termo, por coincidência, em japonês significa “felicidade, realizações, bem-estar e prosperidade”. Para desenvolver sua linha de produtos a YOKI buscou agregar valor aos seus farináceos. Da fécula de batata, desenvolveu o purê de batata instantâneo (bastando acrescentar água, leite, margarina e sal); a partir do milho, fez curau, polenta e os pré-cozidos de milho; e da mandioca, a farofa e o polvilho, por exemplo. Essa estratégia diferenciada, resultou no lançamento de produtos prontos e semi-prontos, trazendo assim mais praticidade para os consumidores brasileiros, como por exemplo, as farofas prontas e as misturas para pão de queijo. Foi nessa época que a empresa trouxe ao mercado brasileiro à famosa pipoca para microondas, que se tornaria um de seus produtos mais importantes.
  

Além disso, introduziu no mercado a linha Mais Vita, composta por alimentos à base de soja e criada para quem preza uma alimentação saudável. Em 1996, a empresa iniciou a exportação de algumas de suas linhas para alguns países da região. Em 1997, já consolidada no mercado brasileiro e na mente de milhares de consumidores, a empresa recomprou a marca Kitano, assim como suas linhas de produtos. Com isso, aproveitou para lançar mais de 80 especiarias, molhos condimentados, realçadores de sabor, temperos, caldos e sopas com a marca. Hoje em dia, a marca Kitano se tornou sinônimo de tudo o que possa conferir ou realçar o sabor dos alimentos, como molhos, caldos e temperos.
   

Em 2003, a empresa retomou sua atuação no segmento de chás ao readquirir a linha de chás Kitano e comprar a marca LinTea. Nos anos seguintes, contando com uma equipe de engenheiros de alimentos, nutricionistas e profissionais de marketing que se dedicam integralmente a desenvolver e criar novos produtos que atendam às necessidades e desejos dos consumidores, a YOKI expandiu suas linhas, lançou novos produtos e ingressou em diferentes segmentos de alimentos, incluindo salgadinhos com a marca YOKITOS, lançada em 2002 e composta por salgadinhos de milho assados e batatas, mais finas e com sabores suaves e refinados, o que proporciona ao paladar uma experiência muito mais crocante e delicada.
  

Em 2012, a marca lançou o Amendoim Indiano, com cobertura crocante e com o tradicional curry como ingrediente principal. Com o novo produto, a YOKI aumentou sua participação no segmento de snacks e ampliou seu portfólio, que já oferecia as deliciosas sugestões de amendoins: Japonês, Descascado Salgado, Pralinê Branco, Pralinê Chocolate, Ovinho, Castanha de Caju e Amendoim com Mel. No mês de maio de 2012, em meio a uma tragédia familiar, Marcos Kitano Matsunaga neto do fundador e diretor executivo da empresa foi assassinado brutalmente por sua esposa, a YOKI foi vendida por quase R$ 2 bilhões para a americana General Mills (conheça essa outra história aqui), quinta maior empresa de alimentos do mundo e proprietária de marcas consagradas como os cereais Cheerios (saiba mais aqui), as barras de cereais Nature Valley e os sorvetes Häagen-Dazs (conheça essa história aqui). Com isso, a YOKI e suas marcas fortaleceram sua presença no dia a dia de quem cozinha por todo o Brasil.
   

No ano seguinte, a YOKI continuou introduzindo produtos inovadores no mercado, como por exemplo, a pipoca para microondas com cobertura Romeu e Julieta, batata-palha sabor Hot Dog, farofa mexicana (apimentada e com pedacinhos de tortilla crocante) e purê de batata instantâneo. E, em 2014, a General Mills utilizou a força da marca YOKI entre os consumidores brasileiros para introduzir a marca americana Betty Crocker (conheça essa outra história aqui). Surgia assim a linha de mistura para bolos e sobremesas YOKI BETTY CROCKER.
  

A YOKI tem ampliado sua linha de produtos, ouvindo os consumidores, acompanhando tendências de mercado e procurando cada vez mais oferecer produtos com valor agregado, praticidade, economia, conveniência e sabor que respeita o gosto brasileiro. Dessa estratégia surgiram novos produtos como a Yoki Mandioquinha Palha Extrafina Premium (2014), que trazia o selo “Feito com mandioquinha de verdade; sabores inéditos de farofas, com Pedaços de Cebola e com Pedaços de Banana (2016); ou novas opções de pipoca de microondas (2018) que apresentavam, além dos grãos 100% integrais, gordura e sódio reduzidos; e a Batata Palha com novo sabor Parmesão (2018). Ainda em 2018, a YOKI relançou sua linha de farofas especiais com novas embalagens, do tipo stand-up pouch, e mais ingredientes, nos sabores Farofa com tempero suave, Farofa com Batata-Palha, Farofa com soja e Farofa com Cebola.
  

Em 2021, a YOKI preparou novidades para a categoria de farofas com o lançamento de uma nova linha premium com três sabores: tradicional, apimentada e milho. Produzidas com farinha torrada em forno à lenha e temperos de verdade como alho, cebola, sal e cebolinha, as novidades prometem encantar os consumidores com os seus flocos maiores, crocantes e sem conservantes, garantindo o gostinho caseiro. Além disso, sempre atenta às tendências, a YOKI também lançou a linha Pipoca Pronta nos sabores mais pedidos dos brasileiros: Queijo Parmesão, Manteiga Temperada e Sal Marinho. E não parou por aí: introduziu edições limitadas de pipocas para as festas juninas nos sabores maçã do amor e cocada.
   

Hoje em dia a empresa comercializa produtos como as farinhas prontas (são aproximadamente 10 variações diferentes), pipocas para microondas (mais de 15 sabores diferentes, incluindo bacon, caramelo e chocolate), milho para pipoca, batatas-palha, purê de batata, polenta, lentilha, ervilha, grão de bico, feijão branco, sagu, canjica de milho, farinhas (milho, mandioca e de aveia), amido de milho, fécula de batata, polvilho, fubá, tapioca, trigo para kibe, paçoca, glicose, misturas para sorvetes e mousses, amendoins (incluindo os tipos japonês, indiano, pralinê e ovinhos), castanha de caju, farinha láctea, creme de arroz, e os mingaus CREMOKREM (tradicional e chocolate), além da linha YOKITOS (batatas e salgadinhos sabor cebola, queijo e presunto).
     

Foi assim, que de uma modesta empacotadora de grãos a YOKI se transformou em uma das mais modernas e inovadoras marcas de alimentos do mercado brasileiro. Afinal, foi a YOKI que substituiu as farinhas e grãos que eram vendidos a granel por itens pré-embalados, trouxe ao país a pipoca de microondas, criou a farofa pronta e assim, foi revolucionando o mercado ao longo de todos esses anos, sempre pensando em como facilitar a vida dos brasileiros. Com isso a marca passou a estar presente no cotidiano dos brasileiros desde as refeições do dia a dia, do churrasquinho com os amigos ou da sessão de pipoca, até as grandes celebrações, como a quermesse da festa junina ou na mesa farta das festas de final de ano.
  

A ligação com as festas juninas 
Milhões de brasileiros já estão mais que acostumados com a presença da YOKI nas festas juninas realizadas pelo país. Afinal, delícias como paçocas, pé de moleque, pipocas, fubás, curau de milho e canjiquinhas da YOKI tornam os festejos ainda mais saborosos e doces. Em 2020, com as restrições causadas pela pandemia de COVID-19, a YOKI precisou se reinventar em um dos períodos mais importantes para suas vendas. Com isso lançou a Yokermesse, uma plataforma cujo objetivo era levar as tradições juninas para dentro de casa. A iniciativa prestava um serviço aos consumidores, durante os meses de maio a julho, com diversos conteúdos - receitas, brincadeiras e decoração típica - que ajudavam a preparar as festas juninas em casa. O sucesso foi tanto que, em 2021, como parte das ações da Yokermesse, as duplas Maiara & Maraisa e Fernando & Sorocaba comandaram o show online, que aconteceu no dia 26 de junho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da dupla Maiara & Maraisa no YouTube.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação em sua história, que ocorreu no ano de 2007. Apesar de manter a estrutura do logotipo original, a identidade visual ganhou linhas arredondas e novas tonalidades de cores, tornando-se mais moderna, impactante e atraente.
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1990 
● Fundador: Yoshizo Kitano 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Yoki Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não (não subsidiária da General Mills Inc.) 
● Presidente: Waldemar Junior 
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salgadinhos, farofas, cereais, grãos e pipocas 
● Concorrentes diretos: Unilever, Nestlé, Elma Chips, Camil, Kodilar, Sinhá e Hikari 
● Ícones: A pipoca de microondas 
● Slogan: Viva as suas raízes. 
● Website: www.yoki.com.br 

A marca no mundo 
Com faturamento anual estimado em R$ 1.5 bilhões, a YOKI é uma das maiores marcas de alimentos do mercado brasileiro e comercializa em todo território nacional sua ampla linha de produtos, composta por mais de 120 itens diferentes, de salgadinhos e farinhas de mandioca a tapioca, lentilha, ervilha e pipoca para microondas. Os produtos da marca são vendidos em mais de 80 mil pontos de venda em todo o Brasil e estão presentes em 90% dos lares do nosso país. Além disso, a YOKI exporta seus produtos para 30 países ao redor do mundo. A empresa emprega 3.500 pessoas e conta com fábricas instaladas em cinco estados (Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná). 

Você sabia? 
A marca YOKI é líder de mercado nas categorias pipoca de microondas, farofa, grãos e farináceos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/11/2021

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/