26.12.14

TURKISH AIRLINES


A Turkish Airlines é considerada hoje uma das maiores e melhores companhias aéreas do mundo. Mas nem sempre foi assim. Durante décadas a companhia aérea turca foi associada a serviços ruins, péssima infraestrutura e inúmeros acidentes fatais. Mas com pesados investimentos conseguiu reverter este cenário e se tornou uma das estrelas atuais da aviação mundial, oferecendo serviços de altíssima qualidade, padrão internacional e muita segurança e rigor em seus voos. Além é claro de uma hospitalidade sensacional. Tudo para tornar a viagem uma experiência inesquecível. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1933 quando o Governo da Turquia criou a Turkish State Airlines, companhia aérea sediada na cidade de Ancara e sob responsabilidade do Ministério da Defesa. Comandada inicialmente por Mehmet Fesa Evrensev, conhecido como o primeiro aviador turco, a nova companhia iniciou suas operações com apenas 30 funcionários e uma modesta frota de cinco aeronaves, que realizavam voos regionais para as principais cidades turcas. Em 1938 a frota foi ampliada para oito aeronaves e 64 assentos de capacidade. Já em 1945, com um novo aumento da frota, a companhia aérea servia 19 cidades turcas. Pouco depois, em 1947, orgulhosamente hasteando a bandeira nacional turca, a companhia aérea inaugurou sua primeira rota internacional, que ligava as cidades de Ancara e Istambul à Atenas na Grécia. Dois anos mais tarde, a aquisição de aeronaves Douglas DC-3 e Douglas C-47 possibilitou a expansão de suas rotas. Com isso, em 1951, a empresa passou a oferecer mais destinos internacionais, como por exemplo, para as cidades de Nicósia, Beirute e Cairo.
  

Em 1955 a companhia aérea adotou oficialmente o nome de Turkish Airlines. No final desta década, quando o número de passageiros transportados superou 394 mil, a empresa abriu escritórios de vendas em importantes cidades europeias como Roma e Atenas. Já no início da década de 1960, a empresa ampliou suas rotas internacionais com a inauguração de voos para as cidades de Frankfurt, Viena, Bruxelas, Munique, Tel Aviv e Amsterdã. Além disso, em 1961, os pilotos Zihni Barın e Nurettin realizaram outra façanha na história da Turkish Airlines ao cruzar o Oceano Atlântico em uma aeronave F-27 em um voo de 30 horas dos Estados Unidos para Istambul. No início dos anos de 1970 a Turkish Airlines possuía uma frota de 22 aeronaves (com capacidade para transportar 1.900 passageiros), que voavam para vários destinos nacionais e internacionais. Apesar do enorme crescimento, a Turkish Airlines passou a ter a imagem associada a serviços ruins, inúmeros atrasos e muitos acidentes, que deixaram clientes insatisfeitos e o pior, uma enorme quantidade de vítimas fatais.
  

Foi então, que no início dos anos de 1980, o Governo Turco reconheceu a companhia aérea como embaixadora global do país e iniciou um enorme processo de reestruturação e pesados investimentos. Novas e modernas aeronaves foram adquiridas, os serviços (tanto em terra como a bordo) adotaram padrões excepcionais de qualidade, os atrasos foram reduzidos a níveis internacionais e o serviço de atendimento melhorado bastante. E não parou por aí. A Turkish Airlines iniciou a implantação de mimos, como por exemplo, em 1983 quando publicou sua primeira revista de bordo. Ou em 1985 quando ocorreu a implantação dos serviços de primeira classe, iniciados nos voos para as cidades de Jeddah e Londres, e mais tarde incorporado em outras rotas. Neste mesmo ano aeronaves Airbus A310 passaram a integrar sua frota, aumentando assim a capacidade de transporte.
  

Os anos se passaram e a companhia aérea integrou aviões Boeing 737, em 1991 e, dois anos mais tarde, aeronaves Airbus A340, além de adotar uma nova ambientação interna em seus aviões - que primava pelo conforto e praticidade - e um incremento nos serviços de alimentação, com a adição de vários novos cardápios, especialmente nos voos internacionais. Mas a companhia aérea também sofreu com a crise que assolou a aviação mundial neste período. No entanto, o negócio retomou o crescimento nos anos seguintes, principalmente com o aumento de voos e destinos para a América do Norte. Com isso, a companhia aérea inaugurou voo direto para Nova York em julho de 1994. Pouco depois, em 1998, apresentou com orgulho seu site aos passageiros, facilitando assim o acesso a diversos serviços e produtos.
  

Em 2000 a empresa lançou seu programa de milhagem, batizado de Miles & Smiles, que oferecia privilégios exclusivos aos seus membros. Em 2001, a companhia aérea colocou em serviço o call center. Além disso, comprar passagens ficou muito mais fácil em 2003 com a aplicação de e-tickets e check-in. Em 2004 a Turkish Airlines instalou desfibriladores em todos os seus aviões, demonstrando assim a preocupação da empresa com a segurança a bordo. Após décadas como uma companhia estatal, a Turkish Airlines foi finalmente privatizada em 2005. A partir deste momento, com investimentos maciços em infraestrutura, treinamento de atendimento e modernas aeronaves, tornou-se uma das empresas com crescimento mais rápido entre as companhias aéreas europeias, em termos de capacidade e de aumento de tráfego. Com isso, foram inaugurados novos destinos, como as rotas para Abu Dhabi,  Belgrado, Veneza, Osaka, Minsk, além de voos diretos para Singapura.
   

Nesta época, quem pagava para voar em uma das cem aeronaves da Turkish Airlines não se arrependia, afinal o atendimento se tornou impecável e começava bem antes do embarque, principalmente no check-in. A empresa passou a oferecer mimos muito especiais, como por exemplo, um city-tour gratuito para passageiros em conexão internacional, que não excedesse 24 horas. O passeio, chamado de Touristanbul, dava direito a conhecer os encantos da capital turca e contava com guia turístico que falava inglês. O centro de manutenção, reparo e revisão (MRO) da companhia aérea, batizado de Turkish Technic, foi constituído em 2006 e hoje é responsável pela manutenção de suas aeronaves, também oferecendo seus serviços de qualidade a terceiros. Uma prova do comprometimento da empresa com a qualidade de seus serviços pode ser comprovada em 2007, quando a Turkish Airlines recebeu a classificação de 4 estrelas da Skytrax, sendo reconhecida como a companhia aérea com menor taxa de bagagens perdidas.
  

Em 2008, além de registrar mais de 19 milhões de passageiros transportados em uma de suas 132 aeronaves, a Turkish Airlines passou a integrar a Star Alliance, aliança global criada em 1997, e atualmente capaz de atender mais de 1.290 aeroportos em 195 países, com mais de 19.000 partidas diárias. A empresa seguiu aumentando gradativamente sua área de atuação e busca de novos destinos e mercados. Com isso, passou a atuar no Brasil no mês de abril de 2009. Hoje em dia a empresa oferece 11 voos semanais de São Paulo para Istambul, na Turquia, com conexões para Europa, Oriente Médio, Ásia e África. E ainda oferece a rota São Paulo - Buenos Aires diariamente. Investindo cada vez mais para se tornar uma marca global, seus voos internacionais se tornaram famosos pelo conforto e diferencial em relação às concorrentes.
   

Em 2013, para celebrar os 80 anos de história e a força da marca Turkish Airlines junto aos clientes em todo o mundo, a companhia aérea lançou uma fragrância exclusiva, batizada de TK 1933, com referência ao código de voo da companhia (TK) e o ano de sua fundação (1933). A proposta era permitir um reconhecimento sensorial da marca globalmente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma sensação de relaxamento, felicidade, confiança, paz, prazer e serenidade. A fragrância passou a fazer parte da identidade corporativa da Turkish Airlines presente nas aeronaves, lounges e nos escritórios de venda de passagens, além de eventos da marca.
  

Toda a excelência dos serviços prestados, tanto em terra como em ar, pode ser confirmada em 2014, quando a empresa conquistou o Skytrax World Airline Awards como a melhor companhia aérea da Europa pelo quarto ano consecutivo. A Skytrax também premiou a companhia aérea turca como melhor classe executiva, melhor serviço de refeições oferecido em lounges de classe executiva e ainda recebeu reconhecimento pelo seu serviço de catering. E as premiações não pararam por aí. A Turkish Airlines foi eleita a 5ª melhor companhia aérea do mundo, no ranking da Skytrax, espécie de Oscar das companhias aéreas mundiais, atrás apenas da Cathay Pacific Airways (saiba mais aqui), Qatar Airways (conheça essa história aqui), Singapore Airlines (saiba mais aqui) e Emirates (conheça essa outra história aqui).
   

Em 2019 a Turkish Airlines anunciou novos uniformes para a tripulação, concebidos com o objetivo de celebrar o 85º aniversário da empresa. Produzidos nas cores cinza e vermelho, foram confeccionados e testados em diferentes climas, para que os tripulantes sintam-se confortáveis ao servirem os passageiros. Inspirado em muitos detalhes clássicos da cultura turca - desde as correntes do Bósphoro até os artigos de vidro artesanal, cerâmica e caligrafia - e produzidos por artesãos locais, os uniformes da equipe de bordo, do piloto e da equipe de solo deram vida ao propósito de oferecer a seus passageiros uma experiência holística da marca. O estilista italiano Ettore Bilotta foi o responsável por projetar os novos uniformes.
   

Enquanto apenas seis mulheres atuavam como pilotos na Turkish Airlines em 2006, esse número aumentou 35 vezes para 211 em 2020. Com base nesses números, a Turkish Airlines se tornou uma das companhias aéreas do mundo que mais emprega mulheres pilotos. Em 2023 a Turkish Airlines, que conquistou seu lugar entre as principais companhias aéreas do mundo pelo sucesso de seu centro de conexões em Istambul, atingiu a impressionante marca ao transportar seu bilionésimo passageiro. Esse bilionésimo passageiro, Mustafa Balcı, foi recebido com uma cerimônia especial no aeroporto de Istambul, antes de embarcar para Adıyaman, e presenteado com 1 milhão de milhas.
   

Em 2024 a Turkish Airlines alcançou marcos notáveis. Foi eleita pela a nona vez a melhor companhia aérea da Europa no prestigiado Skytrax Awards, também conhecido como Oscar da indústria da aviação. Além disso, a Turkish Airlines ganhou outros dois prémios importantes, incluindo o de “Melhor Business Class Catering” e “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”. Além disso, o voo inaugural para a cidade australiana de Melbourne, expandiu suas rotas para abranger todos os seis continentes. A Turkish Airlines também lançou o SmartMic, um dispositivo de tradução de idiomas que funciona em tempo real. O dispositivo foi instalado em aeroportos por toda a Turquia, oferecendo aos passageiros que não falam inglês a oportunidade de se comunicarem facilmente com a equipe da companhia aérea. em 52 idiomas e 72 dialetos.
  

Manter-se atualizada com a tecnologia é um componente essencial dos objetivos de inovação para manter a frota mais jovem e moderna da Europa. Essa frota floresceu graças às compras de aeronaves de alta tecnologia, com baixo consumo de combustível e ecologicamente corretas que oferecem um alto nível de conforto. Além disso, devido à sua rede de voos incomparável, frota jovem e moderna, assentos confortáveis ​​e guloseimas deliciosas, a Turkish Airlines está entre as melhores companhias aéreas do mundo.
  

A comunicação 
Nos últimos anos a companhia aérea turca tem investido milhões de dólares em campanhas de marketing e patrocínios esportivos. A excelência de seus serviços fez com que a Turkish Airlines fosse nomeada transportadora oficial de clubes como Galatasaray, Barcelona, Manchester United, Borussia Dortmund, Olympique de Marseille e Aston Villa. Vale ressaltar que, entre 2019 e 2021, a Turkish Airlines foi patrocinador principal do Club Atlético River Plate, em uma tentativa de aumentar o reconhecimento de marca no continente sul-americano. Desde setembro de 2022 a Turkish Airlines também é patrocinadora oficial da UEFA Champions League.
  

Além disso, a marca contratou grandes estrelas mundiais para protagonizarem suas campanhas publicitárias, como por exemplo, o falecido jogador de basquete Kobe Bryant, a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, os atores Kevin Costner, Ben Affleck e Morgan Freeman, os jogadores de futebol Lionel Messi, Carles Puyol, Wayne Rooney, Didier Drogba, Ronaldinho Gaúcho e Cafu, e o técnico José Mourinho.
  

Em 2012 a companhia aérea lançou sua primeira grande campanha global, estrelada pelo jogador de futebol argentino Lionel Messi e pelo astro do basquete Kobe Bryant. No filme, durante um voo, as duas estrelas, em uma atuação bem humorada, disputam a atenção e tentam impressionar um garoto, fazendo o que sabem de melhor ou não. No final, ambos perdem a disputa para um adversário imbatível.
   

A campanha foi um verdadeiro sucesso, fazendo com que em menos de 24 horas, a Turkish Airlines alcançasse quase 3 milhões de visualizações para o comercial. Para assistir ao filme - batizado de “Legends on Board” - clique no ícone abaixo.

   

Já em 2013, a Turkish Airlines repetiu a dose. Desta vez a campanha, novamente estrelada por Messi e Bryant, destacava as vantagens financeiras de voar com a companhia, a grande diversidade de destinos e ainda mostrava ao mundo o que muitos passageiros já sabiam: assim como os astros do basquete e do futebol, a companhia aérea também era craque do ar. No filme - batizado de “The Selfie Shootout” - eles disputam quem viaja mais. Tudo começou após uma provocação de Messi, que enviou uma “selfie” para o celular de Kobe. Dentre as cidades visitadas pelos astros, estão Beijing, Maldivas, Bangkok, Istambul, Moscou e Cape Town. A mensagem principal da Turkish Airlines era clara “Voa mais países que qualquer outra companhia aérea”. Para assistir ao filme clique em https://www.youtube.com/watch?v=X7hivq2XPRs
  

Em 2014 uma nova campanha da companhia aérea pretendia promover a paixão e o fascínio pela aviação com crianças empenhadas em construir uma pista de voo. O filme batizado de “Dreams” (assista abaixo) mostra o processo de construção do espaço rudimentar projetado pelo grupo de crianças cujo sonho é realizar um pouso em um terreno de uma pequena vila no extremo leste da Turquia, próximo a fronteira do Azerbaijão. A campanha, produzida pela Filmpark, que não usou atores e demorou três meses para ser gravada, uniu simbologia, tecnologia e emoção em um comercial fantástico.

   

Em 2016 a Turkish Airlines resolveu se associar a Warner Bros. Pictures (conheça essa outra história aqui) para ser a parceira aérea oficial do “Batman vs Superman: Dawn of Justice”, sim, os filmes têm companhias aéreas parceiras agora. E para isso fez um convite épico e repleto de super-heróis para que os viajantes reservassem voos para dois novos destinos - fictícios, é claro - nos Estados Unidos: Gotham City e Metropolis City. Na campanha “Fly to Gotham and Metropolis City”, Bruce Wayne (Ben Affleck) insiste que esta é a melhor época para visitar Gotham City, enquanto Lex Luthor (Jesse Eisenberg) faz um discurso sobre como Metropolis City está aberta para negócios novamente. Para assistir ao comercial de Bruce Wayne clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=pS7JBHxdxko). Já para ver Lex Luthor em ação clique aqui.
  

Mais recentemente, em 2019 a marca apresentou o curta-metragem “The Journey” (assista aqui), dirigido pela badalado britânico Ridley Scott. O filme de 6 minutos apresenta uma perseguição cinematográfica e emocionante através de paisagens deslumbrantes de Istambul, conhecida por seu enorme acervo cultural. A história é centrada em uma mulher que viaja para Istambul e descobre que um passageiro “misterioso” tirou uma fotografia dela. A personagem vai atrás para descobrir do que se trata, passando por diversos locais da maior cidade da Turquia, como o Palácio de Çiragan, a Cisterna Serefiye, a Praça de Ortakoy e o novo Aeroporto de Istambul.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Em 1955 a companhia aérea adotou oficialmente o nome Turkish Airlines e, no ano seguinte, apresentou uma nova identidade visual. Esse logotipo ostentou pela primeira vez o tradicional símbolo da marca - batizado de Wild Goose (em português “ganso selvagem”) - criado por Mesut Manioğlu e inspirado nos gansos, conhecidos por voarem até uma altitude de 9.000 metros. Em 1964 o logotipo foi completamente remodelado com o símbolo ganhando ainda mais destaque e um novo tom de vermelho. Em 1990 o logotipo apresentou o nome em proporções maiores e em nova cor (azul), além do símbolo ganhar novo design e um tom de vermelho ainda mais vivo. Após passar por pequenos ajustes em 2008, onde o símbolo foi aplicado em branco sobre um fundo vermelho (anteriormente era o inverso) e o nome da marca ser escrito em uma mesma linha, o logotipo passou por modernização em 2010, quando apresentou pequenas mudanças, especialmente na diminuição do espaçamento entre as letras. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2018 e apresentou uma sútil mudança na tipografia de letra, o nome da marca em preto e o tradicional símbolo posicionado agora do lado esquerdo.
  

Dependendo da ocasião o atual logotipo da Turkish Airlines pode ser aplicado de diversas formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Em 2024 a Turkish Airlines firmou parceria com o Instituto de Cores Pantone™ (conheça essa outra história aqui), autoridade global em cores, e denominou a cor vermelha distintiva de seu logotipo como “Turkish Airlines Red”, que com sua exibição vívida representa a presença distinta da companhia aérea turca nos céus mundiais. O espírito ousado do “Turkish Airlines Red”, inspirado em sua cidade natal, Istambul, mescla tradição e modernidade em seu brilho caloroso.
   

As pinturas das aeronaves também evoluíram seguindo o padrão das remodelações da identidade visual da marca ao longo de sua história. A atual pintura consiste na fuselagem cinza com o nome da companhia aérea em azul, uma tulipa cinza correndo da parte de trás da asa e a cauda vermelha com o logotipo da marca em um círculo branco.
  

Os slogans 
Go beyond. (2017) 
Widen Your World. (2013) 
Globally Yours. (2010) 
Feel Like A Star. (2009) 
Your magical gateway to the world. (2007) 
An Outstanding Airline Travelling The World. (2007) 
Welcome to our home. (1999) 
New horizons in comfort. (1994) 
We care more. (1992) 
Where Business Comes First. (anos de 1990) 
Another Step Forward. (anos de 1990) 
Globalize your business. (Turkish Cargo) 
Amplie o seu mundo com a Turkish Airlines. (Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Turquia 
● Fundação: 20 de maio de 1933 
● Fundador: Governo da Turquia 
● Sede mundial: Istambul, Turquia 
● Proprietário da marca: Türk Hava Yollari A.O. 
● Capital aberto: Sim (1990) 
● Chairman: Ahmet Bolat 
● CEO: Bilal Ekşi  
● Faturamento: US$ 20.9 bilhões (2023) 
● Lucro: US$ 6 bilhões (2023) 
● Valor de mercado: US$ 12.08 bilhões (agosto/2024) 
● Frota: 416 aviões 
● Destinos: 347 
● Passageiros transportados: 83.400.000 (2023)  
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 84.000 
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Ícones: O ganso selvagem do logotipo 
● Slogan: Widen Your World. 

A marca no mundo 
A Turkish Airlines, uma das mais antigas companhias aéreas do planeta, oferece voos para 347 destinos (dos quais incluindo 53 deles domésticos) em 130 países através de uma moderna frota de 416 aeronaves (com média de 8.6 anos de idade). Com crescimento impressionante, a companhia aérea transportou em 2023 mais de 83 milhões de passageiros. Com número médio de funcionários por aeronave de 75 e 82,6% de ocupação, a Turkish Airlines atende mais destinos sem escalas a partir de um único aeroporto do que qualquer outra companhia aérea no mundo. Com sede no Aeroporto Internacional de Istambul, a companhia aérea turca oferece por ano dentro de seus aviões mais de 8 milhões de cobertores, 52 milhões de fones de ouvido e mais de 12 milhões de kits de amenidades. Complementando o serviço de passageiros, a Turkish Cargo, quarta maior em seu seguimento, com uma frota operacional de 24 aeronaves de carga atende 340 destinos em 130 países. A companhia aérea também possui uma subsidiária de baixo custo, a AJet. 

Você sabia? 
O nome em turco da Turkish Airlines é Türk Hava Yolları
Atualmente 50.88% das ações da Turkish Airlines são de capital aberto, enquanto que as restantes continuam a ser detidas pelo Estado Turco. 
Em 2023 a Turkish Airlines ficou em 8º lugar no Strongest Airline Brands (marcas de companhias aéreas mais fortes do mundo), realizado pela Brand Finance. 
Em toda sua história a companhia aérea sofreu 19 incidentes e acidentes, dos quais 15 com vítimas fatais. O pior acidente com uma aeronave da companhia aérea aconteceu no dia 3 de março de 1974, quando um DC-10 caiu logo depois de decolar do Aeroporto de Paris-Orly, matando 346 pessoas. No entanto, atualmente a Turkish Airlines é considerada uma das mais seguras do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/8/2024 

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