29.4.13

SWIFT


Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a Swift cresceu e se desenvolveu, passando a fazer parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo e transformando a forma como compram e consomem a proteína animal. Por exemplo, no Brasil a Swift cada vez mais conquista espaço na mesa dos brasileiros e inova para estar presente em todos os momentos e em todas as refeições. 

A história 
A marca tem suas origens com Gustavus Franklin Swift que, em 1853, então com apenas 14 anos, começou a trabalhar no pequeno entreposto de comercialização de carnes que sua família mantinha, e onde abatiam bovinos, ovinos e suínos, criados na própria fazenda no estado americano do Colorado. Pouco depois, em 1855, encorajado pelo seu pai e com um empréstimo de US$ 20 o jovem abriu um pequeno açougue na cidade de Cape Cod, estado do Massachusetts, que vendia carnes de alta qualidade para a vizinhança. Em 1869, ele inovou no mercado de carne bovina passando a comercializar cortes diferenciados a seus clientes. Finalmente em 1875, Gustavus se mudou para a cidade de Chicago, que então era o centro de abate de gado do país e onde, no ano de 1878, em sociedade com o seu irmão fundou a Swift & Company, construindo um grande abatedouro. No primeiro dia de funcionamento o frigorífico abateu 32 cabeças de gado. A partir daí ele iria se tornar, nos anos seguintes, o maior distribuidor de carne dos Estados Unidos e um pioneiro na verticalização da indústria.
  

Um dos setores de grande sucesso da Swift foi outra empresa que ele criou para explorar o serviço de vagões para transportar gado vivo e de vagões frigoríficos, que eram refrigerados com blocos de gelo, para transportar carcaças de gado. Em 1877, a empresa transportou com sucesso o primeiro carregamento de carne fresca em vagões refrigerados para o oeste do país. Em 1886, a empresa já abatia aproximadamente 400.000 cabeças de gado por ano. Em 1902, fechou um acordo com J.O. Armour e Edward Morris, e com o apoio de alguns banqueiros, criou a National Packing Company, que tinha como propósito determinar preços e estabelecer mercados para a carne, o que ficou conhecido como “truste da carne” (“Beef Trust”), que a Suprema Corte dos Estados Unidos determinaria a sua extinção em 1905. Em 1903, quando Gustavus Swift faleceu, as vendas brutas da empresa totalizavam US$ 400 milhões, abatia por ano 2.000.000 de bovinos, 4.000.000 de suínos e 2.000.000 de ovinos e somente a fábrica de Chicago tinha 5.000 empregados.
  

A expansão internacional da empresa começou em 1907 quando estabeleceu um matadouro frigorífico na Argentina, que mais tarde trocou o nome para Compañia Swift de La Plata. Em 1911, estabeleceu um matadouro frigorífico em Montevidéu, no Uruguai. E no Brasil, a Swift desembarcou no mês de julho de 1917 na cidade do Rio Grande, com a aquisição de um frigorífico, que inicialmente realizava abates para a produção de charque. Posteriormente, a Swift iniciou a industrialização da carne, por influência internacional (carne bovina enlatada), assim como, contribuiu para a produção de carne cozida enlatada. Neste período, nos Estados Unidos, a Swift começou a diversificar seus produtos além da carne bovina fresca. Por exemplo, em 1915, a empresa oferecia uma ampla gama de produtos industrializados como presunto, salsichas, bacon, carne de frango, ovos, manteiga, entre outros. No início da década de 1930, período da Grande Depressão Americana, a empresa vendia seus cortes de carne frescos e derivados industrializados sob os selos Select Swift e Premium Swift, que tinha o objetivo de fixar a marca nas cabeças dos consumidores.
   

No Brasil, em 1972, houve a incorporação da Armour, criando a empresa Swift-Armour que no final da década de 1980 seria vendida ao Grupo Bordon. Nesses processo de fusões e aquisições, as filiais da Swift em outros países passaram a pertencer a diversos proprietários distintos. A partir de 2004 a Swift Foods & Company começou a passar por graves problemas financeiros, agravados ainda pela ocorrência da doença da vaca louca nos Estados Unidos, o que acabou atraindo a atenção de outras empresas para sua aquisição. Para surpresa do mercado a Swift foi adquirida no dia 12 de julho de 2007 pela brasileira Friboi, que pouco depois passaria a se chamar JBS (conheça essa outra história aqui), em um negócio avaliado em US$ 1.5 bilhões. Nesta época a Swift era o quarto maior frigorífico do mundo, o terceiro maior dos Estados Unidos com atuação em bovinos e suínos e o maior processador de carne bovina da Austrália.
   

Com medidas tomadas a partir de então, os proprietários brasileiros conseguiram aos poucos recuperar a Swift como marca. Além disso, a nova proprietária reposicionaria de forma radical a Swift no mercado brasileiro. Antes mais conhecida por produtos enlatados como apresuntados, salsichas e até feijoada, a marca Swift passaria a ser estampada em outros produtos da JBS, como por exemplo, as linhas especiais de carne.
   

Com isso, a marca passou a oferecer as linhas Açougue Swift Nota 10, criada para atender a demanda dos supermercados para cortes em porções de carne bovina; a Swift Maturatta, linha destinada ao preparo de churrasco (cortes resfriados, limpos, embalados a vácuo e prontos para a grelha como picanha, coração da alcatra, filé mignon, cupim, contra-filé, fraldinha, maminha, entrecote e costela em tiras); Swift Orgânico, até então única carne orgânica certificada do Brasil (embalada a vácuo em 15 opções de cortes especiais); e a Swift Black, marca Premium de carnes - que utiliza maturação 100% automatizada, proveniente de raças selecionadas criadas com controle completo da cadeia, o que garante características superiores de marmoreio, maciez e sabor - hoje composta por bife ancho, costela, fraldinha e picanha.
  

A marca Swift também foi ampliada para conter cortes de carne suína, e posteriormente frango, pescados e derivados, incluindo refeições prontas para o consumo, como por exemplo, em 2007, com a linha Pratos Prontos Swift, que trazia 14 novas receitas, desde a Feijoada à Brasileira até o Strogonoff de carne à moda Russa; e em 2008 com as sopas individuais e prontas para o consumo (Swift Moments).
   

A Swift ganhou ainda mais força e visibilidade em 2015 a partir de uma estratégia de negócio inovadora: a criação de canais de venda próprios, sem a necessidade de intermediários - dispensando açougues ou supermercados - para chegar ao consumidor final. Era o surgimento das lojas de varejo com a marca Swift, cuja primeira unidade foi inaugurada na cidade de São Paulo oferecendo atendimento personalizado e variedades de carnes, aves e pratos congelados, como batata-frita, lasanhas e hambúrgueres. A partir de então os produtos passaram a ser vendidos somente em lojas próprias (posteriormente também online). Além da novidade, a Swift apresentou nova identidade e comunicação visual para tornar-se próxima ao consumidor.
  

Em 2020, a Swift, marca referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, resolveu investir pesado em sua comunicação e apresentou campanha publicitária inédita estrelada por Tiago Leifert. Com o conceito “Qualidade em tudo”, o jornalista e apresentador foi o protagonista de quatro filmes publicitários que ressaltavam as características inovadoras dos produtos e do atendimento que transformam a marca em referência no segmento, com controle de qualidade de ponta a ponta. A marca também investiu em linhas de cortes premium, como por exemplo, a Swift Gran Reserva, cortes de origem europeia, conhecida região de famosas raças bovinas; e a Swift Wagyu, cortes suculento (bife chorizo, medalhão de picanha e hambúrguer) com sabor supremo e inigualável do Wagyu, uma raça bovina milenar de origem japonesa, cuja carne é considerada a mais saborosa do mundo.
  

Com a pandemia de COVID-19, a Swift acelerou o lançamento de pratos práticos e de rápido preparo, como por exemplo, em 2021 com a linha de massas congeladas em seis opções e com molhos especiais preparados com ingredientes selecionados e congelados em pequenas porções para serem aquecidos junto às massas; e a linha especial exclusiva para o Natal composta por Maminha Temperada Na Cerveja, Paleta Suína Temperada, Lombo Suíno Temperado na Manteiga com Ervas, Filé de Bacalhau Temperado e Pernil de Cordeiro Temperado.
   

E a praticidade parece ser mesmo a grande aposta da Swift. Em 2022 lançou a linha de pratos prontos Good4You, que aposta em novo formato de vendas on-line e com opções embaladas em porções individuais com o processo de ultracongelamento, prontas para o consumo. São mais de 60 opções entre pratos principais e acompanhamentos que proporcionam uma organização semanal ou mensal da alimentação para toda a família. Já em 2023, a marca lançou novos pratos prontos em panelas reutilizáveis (que já haviam sido introduzidas em 2021), incluindo caldo de mandioca com costela, caldo de mandioquinha com frango, creme de queijo, creme de cebola e caldo de feijão com bacon. Com um layout colorido e moderno, as panelinhas reutilizáveis também são colecionáveis e levam para o consumidor a importância de adotar hábitos mais sustentáveis em sua rotina. A Swift também oferece a linha Incrível, composta por produtos 100% Vegetal como almôndegas, empanados e kibes.
  

A qualidade e garantia 
Considerada uma marca pioneira no segmento de carnes e derivados, haja vista que foi a primeira a comercializar carne fresca embalada a vácuo, a Swift sempre teve enorme preocupação em garantir a qualidade de seus produtos. Por isso, todos os processos de qualidade são testados em modernos laboratórios e por técnicos experientes que garantem a plena certificação dos produtos e inspeção SIF. Produtores selecionados, cadastrados e rigorosos processos de seleção de animais, transporte (cuidados especiais de embarque e desembarque) e produção industrial com rígidos controles de higiene. Tudo isso para que a Swift ofereça aos milhões de consumidores carnes e derivados industrializados de alta qualidade, como bifes macios, suculentos contrafilés, tenras picanhas ou saborosas salsichas e até feijoada congelada.
  

A qualidade e garantia Swift começa pelo controle total da cadeia de suprimentos, desde a escolha da matéria prima, passando pelo rigoroso controle de temperatura na fábrica, transporte e lojas, garantindo o mais alto nível de segurança do alimento. A Swift utiliza processos inovadores como o ultracongelamento na origem, garantindo assim maciez e suculência da carne, e preservando todos os nutrientes. Os produtos são embalados a vácuo e, até chegar nas mãos dos consumidores, passam por um rígido controle de temperatura da fábrica até as lojas. A marca também utiliza a Maturação (as carnes ficam armazenadas em temperatura controlada por um determinado tempo, fazendo com que ocorra a liberação de enzimas que tornam a carne mais macia) e a Tenderização (a ação mecânica de lâminas extremamente finas rompem as fibras, deixando a carne ainda mais macia).
  

As lojas 
Cada loja Swift, com layout limpo e moderno, oferece mais de 400 produtos, que incluem carne bovina para o dia a dia e churrasco, pescados com selos de sustentabilidade, suínos, ovinos, aves, snacks, acompanhamento, pratos prontos, vegetais, sobremesas, temperos para churrasco, e muito mais. E por ser apaixonada por carne, como boa parte dos brasileiros, as lojas contam com especialistas que estão sempre dispostos para contar tudo sobre a origem da carne que você está escolhendo, o porquê dos cortes, como são feitos e até dicas sobre receitas.
   

Além disso, cada loja oferece os melhores cortes para churrasco, incluindo a maior variedade de picanhas do mercado. Isso sem falar dos cortes especiais, espetinhos, diversos tipos de linguiça, pão de alho, queijo coalho, cerveja e até carvão. Com mais de 200 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, cada unidade oferece garantia de qualidade, atendimento especializado, ampla variedade de cortes e proteínas e preços acessíveis.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Durante décadas popularmente reconhecida pelo logotipo circular vermelho no Brasil, sua identidade visual ganhou nova forma e tipografia de letra, mas manteve a tradicional cor vermelha. Em 2015, a Swift resolveu mais uma vez remodelar seu logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra e um novo formato (fazendo uma alusão aos balões dos quadrinhos, ao propor uma conversa com o consumidor), além de um novo tom de vermelho (bem mais claro, quase alaranjado).
  

A atual identidade visual da marca Swift também pode ser aplicada em fundos amarelo ou vermelho-escuro.
    

Nos Estados Unidos a marca utiliza uma identidade visual bem diferente, como mostra a imagem abaixo. Vale ressaltar que no mercado americano, a Swift atua prioritariamente no segmento de carnes bovina e suína, oferecendo uma enorme variedade de cortes.
  

Os slogans 
Tem qualidade em tudo. (2021) 
Qualidade em tudo. (2020) 
Swift, o sabor não pode esperar. (2007) 
Uma escolha saudável. 
Nós entendemos de carne. 
Swift Makes The Meal. (Estados Unidos) 
A future for every family. (2021, Estados Unidos) 
Delicious. Every Time. (2021, Estados Unidos)
   
 

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1855 
● Fundador: Gustavus Franklin Swift 
● Sede mundial: Greeley, Colorado, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: JBS S.A.  
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gilberto Tomazoni 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas (Brasil): 209 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Carnes e alimentos congelados  
● Concorrentes diretos: Tyson, Cargill, Smithfield Foods, National Beef, Sadia, Seara, Aurora, Perdigão, Bassi e Wessel 
● Slogan: Tem qualidade em tudo. 
● Website: www.swift.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Swift, uma das primeiras marcas de carne bovina do mundo, pertence ao grupo brasileiro JBS - proprietário de marcas consagradas como Friboi, Seara (saiba mais aqui), Doriana (conheça essa outra história aqui), Massa Leve e Pilgrim’s, entre outras - está presente em 10 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e Argentina (onde a marca pertence a Minerva Foods). Além de carnes frescas e derivados industrializados, a Swift é uma das maiores fornecedores de carnes das grandes redes de alimentação nos Estados Unidos. Hoje, a Swift detém 22% do mercado americano de carnes. No Brasil, a marca pode ser encontrada também em vegetais congelados, empanados, batatas-frita congeladas, patês, pratos prontos, salsichas, linguiças, hambúrgueres, entre outros produtos (como temperos e pão de queijo), além de cortes de carne bovina e suína, frango e até pescados. Atualmente, a Swift conta com mais de 400 pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O conjunto é formado por lojas físicas (são mais de 200 unidades próprias no estado de São Paulo), móveis (vans), comércio online (site e aplicativo) e pontos de venda store in store localizados dentro de varejistas parceiros. 

Você sabia? 
A Swift foi pioneira no aproveitamento dos subprodutos de origem bovina para a produção de sabão, cola, gelatina, fertilizantes e produtos farmacêuticos. 
A marca também oferece um canal de venda inovador: unidades móveis (vans Swift) que oferecem variedade e comodidade no dia a dia, seja no trabalho ou condomínio residencial. Além de oferecer qualidade, variedade e os melhores preços, as mais de 40 lojas móveis Swift contam com atendimento personalizado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 22/9/2023 

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22.4.13

TRIPADVISOR


Quer saber se um determinado hotel em São Paulo é bom? Se vale a pena comer em tal restaurante em Nova York? Se um museu em Paris é um bom programa? Ou mesmo se um famoso ponto turístico em Cingapura é uma tremenda roubada? O TRIPADVISOR surgiu justamente com essa missão: ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a planejar e vivenciar uma viagem perfeita através de dicas e recomendações de pessoas que já estiveram no destino escolhido. Em pouco mais de duas décadas o TRIPADVISOR se transformou em um recurso imprescindível e definitivo para pessoas que buscam desfrutar de momentos inesquecíveis durante uma viagem. 

A história 
Tudo começou no ano de 1999 quando Steve Kaufer (foto abaixo) e sua mulher, Caroline, resolveram fazer uma viagem turística para a paradisíaca Cancun no México. Após voltarem de uma agência de turismo com panfletos e preços de três opções de hotéis (econômico, moderado e luxuoso) para se hospedarem, eles recorreram à internet para aprofundar as pesquisas e decidir qual a melhor escolha baseada no que outras pessoas tinham a dizer sobre esses estabelecimentos. E rapidamente descobriram que os sites mostravam basicamente as mesmas fotos e descrições. Diante dessa enorme frustração, Steve, que era engenheiro de computação formado pela tradicional Universidade de Harvard, reuniu alguns amigos, entre os quais Langley Steinert, Nick Shanny e Thomas Palka, levantou dinheiro (aproximadamente US$ 1.3 milhões) com alguns investidores, e no mês de fevereiro de 2000 fundou a TRIPADVISOR (cujo nome significa algo como Conselheiro de Viagens).
  

A ideia era criar um site que não seguisse o modelo de guia de viagens tradicional para adotar uma postura mais informal. Nele, os próprios internautas poderiam comentar os serviços de hotéis, companhias áreas, locadoras de automóveis, restaurantes, museus e atrações turísticas, dentre outros locais que um turista com certeza iria precisar em algum momento de sua viagem. Depois de meses de um árduo trabalho, o site foi ao ar no mês de outubro deste mesmo ano. A coruja estilizada de seu logotipo tinha uma explicação: na história da humanidade, as corujas simbolizam o conhecimento e a sabedoria (muitas vezes retratadas como grandes conselheiras). E era justamente isso a missão do TRIPADVISOR.
  

O novo empreendimento foi uma revolução na forma como as pessoas planejavam viagens, possibilitando-lhes acesso a opiniões, recomendações e dicas de provedores de hospedagem (hotéis), companhias aéreas, restaurantes e atrações turísticas em todo o mundo feitas por outros consumidores e viajantes. Inicialmente o TRIPADVISOR foi um sucesso e teve boa aceitação. Mas aí ocorreram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, criando um verdadeiro pânico das pessoas em viajar. Para superar este período difícil, a empresa resolveu vender espaços publicitários para grandes agências de turismo, como por exemplo, Expedia (conheça essa outra história aqui) e Travelocity. Nos anos seguintes, com o rendimento gerado por cliques nos anúncios o TRIPADVISOR não somente conseguiu reverter à situação difícil como começou a ganhar dinheiro. E isto chamou a atenção de grandes investidores. Em 2004, como única forma de crescer, Steve vendeu a empresa para a InterActive Corporation (também proprietária da Expedia), mas continuou no comando dos negócios.
  

Com a entrada de novos proprietários e investidores o TRIPADVISOR iniciou o lançamento de sites locais em vários idiomas, como por exemplo, em 2006 quando o TRIPADVISOR foi lançado na Europa ou em 2009 quando estreou na China, depois viriam versões em língua portuguesa, em sueco e holandês. Ainda este ano, a empresa lançou o Vacation Rentals, que ajudava os administradores e proprietários individuais a listar suas propriedades e mostrar alternativas de hotéis no site. Foi nesta época, em 2010, que a empresa lançou o TRIPADVISOR FOR BUSINESS, uma nova divisão dedicada à indústria do turismo que fornecia acesso incomparável aos milhões de visitantes mensais do site em todo o mundo, permitindo aos hoteleiros converter potenciais clientes em hóspedes pagantes. Este ano também foi marcado pela continuação de sua expansão internacional com o lançamento de sites locais na Turquia, Dinamarca, México, Polônia, Noruega e Austrália.
   

No final de 2011, o maior site mundial de viagens iniciou sua trajetória como uma empresa independente ao abrir capital na Bolsa de Valores. No ano seguinte, a empresa lançou um novo serviço batizado de TRIPADVISOR TRIP FRIENDS, onde através da rede social Facebook (conheça essa outra história aqui) era possível pedir dicas e conselhos a amigos e parentes sobre o melhor ou determinado lugar para viajar. A nova aplicação permitia aos membros da rede que estavam planejando fazer uma viagem identificar amigos que já visitaram o local escolhido, através do programa Cities I’ve Visited do próprio Facebook. Como resultado de uma parceria com a consultoria Rainforest Alliance e com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi lançado em 2013 o programa EcoLíderes, que indica quais os hotéis e pousadas com melhores práticas de sustentabilidade cadastrados no site. O programa já foi lançado em outros 70 países e desde então certificou mais de 8 mil estabelecimentos de hospedagens.
  

A partir de meados de 2014, o TRIPADVISOR começou a expandir a forma como os consumidores podiam utilizar o site. Por exemplo, em junho, lançou sua plataforma de reservas instantâneas para usuários de dispositivos móveis e visitantes do site nos Estados Unidos e concluiu aquisições de sites como lafourchette e Viator, especializados em reservas de restaurantes e atrações, respectivamente. Com essas iniciativas - mais a ferramenta de comparação de preços -, o TRIPADVISOR ampliou as opções de reservas para consumidores em seu próprio site. Em abril de 2017, o TRIPADVISOR anunciou que a plataforma atingiu a marca de 500 milhões de avaliações e opiniões postadas pelos usuários, que avaliaram diversos pontos turísticos pelo mundo ao longo dos 17 anos de existência da empresa. Nesta época, a atração turística mais avaliada no TRIPADVISOR era a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona na Espanha, com 104 mil avaliações, entre os hotéis o Luxor Las Vegas vencia com mais de 28 mil opiniões e entre os restaurantes o Pasteis de Belém de Lisboa, contava com aproximadamente 25 mil opiniões de viajantes.
  

O TRIPADVISOR, a mais famosa comunidade de viajantes do mundo, onde pessoas de diversas partes do planeta compartilham diariamente comentários e opiniões sobre hotéis, pontos turísticos, restaurantes, companhias aéreas e passeios, começou a se transformar em uma rede social a partir de 2018. Isto porque deu aos usuários a opção de se conectar com amigos, influenciadores, marcas e veículos de comunicação especializados, a fim de construir um feed (área alimentada pelas sugestões de quem escolheu seguir) e planejar as suas viagens. Ou seja, junto com milhões de avaliações e opiniões já registradas na plataforma, os integrantes poderiam criar e visualizar novas formas de conteúdo, incluindo fotos, vídeos e artigos.
  

A pandemia de COVID-19 e as restrições de viagens impostas pela grande maioria dos países afetaram de forma descomunal os negócios do TRIPADVISOR, que assistiu a uma grande queda no faturamento e fechou 2020 com um prejuízo milionário. Porém, em 2021, com o avanço da vacinação, a queda nas restrições de deslocamento e a gradual diminuição das medidas restritivas, os viajantes começaram a voltar e os acessos ao TRIPADVISOR apresentaram enorme aumento. A pandemia também fez com que a empresa se reinventasse e lançasse novos produtos e serviços, como por exemplo, a ferramenta TRAVEL SAFE, cujo objetivo é ajudar os viajantes a encontrar, filtrar e validar informações de saúde e segurança (limpeza, higienização e diretrizes para o uso de máscara e distanciamento social) para o estabelecimento escolhido (hotéis ou restaurantes). Além disso, lançou o TRIPADVISOR PLUS, um serviço de assinatura que fornece aos clientes acessos a descontos em bilhetes, passeios e atrações e conselhos de viagens personalizados, bem como estadias com desconto em mais de 100.000 hotéis em todo o mundo, além de outras vantagens.
     

Um vasto e precioso conteúdo de opiniões 
Hoje em dia o TRIPADVISOR oferece inúmeros tópicos e temas que contam com milhões de opiniões, dicas e recomendações, além da possibilidade de fazer reservas. Nas palavras da empresa “O TRIPADVISOR oferece a sabedoria de outros viajantes para ajudar as pessoas a decidirem onde ficar, qual voo pegar, o que fazer e onde comer”. O TRIPADVISOR permite que o usuário leia os reviews dos viajantes, compare preços e realize reservas diretamente da plataforma; faça perguntas e compartilhe suas opiniões, conselhos e experiências em discussões interativas; e acesse ao Índice de Popularidade de Hotel, um ranking baseado em uma série de fatores, como qualidade, atualização do conteúdo no site e hospitalidade. Oferece também guias com informações detalhadas sobre destinos, incluindo opiniões sobre hotéis, restaurantes e passeios, assim como sugestão de itinerários.
  

Os cobiçados selos
Todos os anos o TRIPADVISOR concede selos de qualidade a estabelecimentos, destinos, atividades e atrações que atendem às exigências da comunidade de viajantes/usuários. Entre os mais importantes estão: 
Certificado de Excelência 
Concorrem ao certificado os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria que oferecem serviços de alta qualidade e receberam avaliações excelentes dos viajantes no último ano. 
Travellers’ Choice 
Criado em 2002, é o prêmio máximo que o TRIPADVISOR pode conceder. Os vencedores dos prêmios TRAVELLERS’ CHOICE são selecionados anualmente com base nos feedbacks e experiências dos maiores especialistas: viajantes reais que já estiveram nos destinos. O prêmio reflete “o melhor dos melhores” em termos de serviço, qualidade e satisfação do cliente nas categorias hotéis, restaurantes, companhias aéreas, destinos, praias, parques nacionais e experiências (o que fazer). Em 2021, o vencedor do TRAVELLERS’ CHOICE na categoria hotéis foi o “Hotel Colline de France” localizado na cidade de Gramado no Brasil.
  

A mascote
A coruja sempre esteve presente no logotipo da marca. Ganhou até um nome: Ollie. Mas em 2017, para o lançamento de uma enorme campanha global, o TRIPADVISOR resolveu apresentar uma mascote animada. Surgiu então, LITTLE WISER, uma coruja com sotaque britânico e grande senso de humor, sempre vestida em seu indefectível roupão de banho branco e às vezes empoleirada em um travesseiro de quarto de hotel. A campanha tinha como objetivo mostrar que o TRIPADVISOR não queria ser conhecido apenas por avaliar viagens - mas também queria ser conhecido por suas transações (a compra e reserva de preços em hotéis e passagens aéreas). E a nova mascote seria a responsável por ajudar a lidar com o novo posicionamento, remodelar a imagem da marca e mudar a percepção do público.
  

Os comerciais da campanha apresentavam a coruja viajando pelo mundo com um apetite insaciável por incríveis ofertas de hotéis e uma inclinação para explicar como consegui-las. O slogan da campanha era: “Tripadvisor: latest reviews, lowest prices” (em português algo como “últimas avaliações, preços mais baixos”). Inicialmente veiculada em oito países (como Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Austrália), nos anos seguintes a campanha com a perspicaz mascote foi responsável por mudar a percepção da marca de simplesmente um site de avaliações para um destino de reserva de viagens completo. Assista à um dos comerciais da campanha abaixo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma grande remodelação em sua história. Isto ocorreu em 2020, quando a marca apresentou um novo logotipo, no qual a clássica corujinha (cujo nome é Ollie) foi redesenhada. As formas se tornaram mais simples, com o objetivo de se adaptar melhor às várias resoluções e tamanhos dos dispositivos. A grafia do nome também sofreu algumas mudanças sutis. O nome ganhou o “T” maiúsculo e agora pode ser lido como uma única palavra, não havendo mais a separação entre “trip” e “advisor”, que aparecia no logotipo antigo com cores diferentes. O logotipo pode ser aplicado com a coruja acima ou no lado esquerdo do nome da marca.
  

Já a coruja perdeu suas cores, pupilas e passou a ser aplicada sob um fundo com coloração esverdeada, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Tripadvisor: latest reviews, lowest prices. (2017) 
Know better. Book better. Go better. (2016) 
Reviews from our community. (2011) 
Reviews you can trust. 
World’s most trusted travel advice. (2010) 
Get the truth. Then go. 
The world’s largest travel site. 
O maior site de viagens do mundo. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 2000 
● Fundador: Stephen Kaufer, Langley Steinert, Nick Shanny e Thomas Palka 
● Sede mundial: Needham, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: TripAdvisor Inc. 
● Capital aberto: Sim (2011) 
● Chairman: Gregory B. Maffei 
● CEO & Presidente: Stephen Kaufer 
● Faturamento: US$ 604 milhões (2020) 
● Lucro: - US$ 289 milhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 3.33 bilhões (dezembro/2021) 
● Usuários ativos: 400 milhões 
● Presença global: 188 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.600 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Recomendação e reservas de hotéis, restaurantes e passeios 
● Concorrentes diretos: Trivago, Expedia, Kayak, Booking.com, Foursquare, Airbnb, Wikitravel, Hopper, TripIt, Yelp e Decolar 
● Ícones: A coruja Ollie 
● Slogan: Tripadvisor: latest reviews, lowest prices. 
● Website: www.tripadvisor.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o TRIPADVISOR está presente com sites locais em mais de 49 países (como Estados Unidos, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Inglaterra, China e Brasil), disponíveis em 28 idiomas diferentes, fornecendo informações, recomendações, dicas confiáveis, comparações e reservas que acrescentam uma enorme perspectiva para qualquer planejamento e decisão de viagem. O TRIPADVISOR, que recebe mais de 460 milhões de visitantes de 188 países por mês e possui mais de 400 milhões de usuários ativos, se transformou no site de turismo mais visitado no mundo. O TRIPADVISOR oferece mais de 988 milhões de reviews e opiniões de aproximadamente 8 milhões de estabelecimentos (incluindo mais de 1.4 milhões de hotéis, pousadas e alojamentos, 850.000 propriedades para alugar, mais de 5.2 milhões de restaurantes e 1.2 milhões de experiências de viagem), 25 milhões de fotografias amadoras sobre 2.5 milhões de propriedades em 120 mil destinos ao redor do mundo. 

Você sabia? 
O TRIPADVISOR conta com reviews de restaurantes em 99% de todos os países do mundo, exceto na Somália e nas Ilhas Marshall. O site oferece reviews de atrações em 98% de países no mundo, exceto Sudão do Sul, Nauru e Guiné Equatorial. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 17/12/2021 

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15.4.13

SOCOCO


Seu nome é sinônimo de coco. Seja na caprichada peixada ou no irresistível bobó de camarão no almoço de domingo, no inconfundível bolo de coco no lanche da tarde ou na saudável água de coco para refrescar e hidratar, há quase meio século a SOCOCO está presente nas mesas de milhares de famílias no Brasil e no mundo.

A história
A história começou na década de 1960, em Maceió, uma das capitais mais belas do país situada no Estado de Alagoas, quando surgiu o que seria a maior empresa de derivados de coco do mundo. Isto aconteceu em 1996 quando um grupo português resolveu fundar a SOCOCO, que nascia com a ousada proposta de produção, processamento e distribuição de derivados de coco tanto no país como no exterior, buscando ampliar os horizontes e modernizando a própria concepção da indústria do coco. No ano seguinte estreava no mercado o primeiro produto da nova empresa: o Coco Ralado. Em um processo seletivo dos melhores cocos, a polpa era triturada, resultando em um equilíbrio no teor de gordura. Devido à ausência de glúten, este ingrediente se tornou indispensável em milhares de cozinhas do país, dando água na boca nos apreciadores de um bom coco ralado. Dois anos depois, a SOCOCO surpreendeu o mercado ao lançar o Leite de Coco Tradicional. O diferencial na consistência agradou especialmente a donas de casa e chefes de restaurantes, que começaram a utilizar o ingrediente nas principais receitas, das mais simples as mais sofisticadas.


Para quem pensava que a produção de coco era apenas entender de plantação de coqueiros se enganava. Como resultado de um maciço investimento em estudos e pesquisas junto ao renomado Institut de Researches pour les Huilles et Oleagineaux (IRHO), sobre áreas de melhor adequação de espécies híbridas de coco, nascia em 1979 uma unidade no município de Moju, a 110 km de Belém do Pará. A implantação da Fazenda SOCOCO em Moju, fez dos 20 mil hectares os mais representativos da América Latina. No início da década de 1980, os bolos e doces ganharam um toque pra lá de especial com o lançamento do FLOCOCO SOCOCO. Além dos doces, os pratos salgados também foram beneficiados com o sabor do coco cortado em fios na medida certa para as receitas. Além disso, o lançamento do Doce de Coco veio para atender às necessidades dos novos consumidores, com a praticidade de uma sobremesa pronta. Em 1982, um grupo de investidores alagoanos, entre os quais Emerson Tenório, adquiriu a empresa de seus fundadores portugueses. No mês de outubro de 1984, o tradicional Leite de Coco ganhou uma versão “Mais”. Mais sabor do coco em garrafas de 200 e 500 ml.


Em 1987 a Unidade de Processamento Industrial no município de Ananindeua (região da grande Belém do Pará), através da mais avançada tecnologia e rígido controle de qualidade, iniciou o processamento dos frutos colhidos na fazenda. No ano seguinte a SOCOCO lançou outro produto da linha Mais Coco, que como o nome sugere, oferecia muito mais sabor de coco, pois recebia uma desidratação parcial da polpa dos melhores frutos. O ano de 1991 foi marcado por um lançamento inovador: Água de Coco em garrafa, o que possibilitou agregar sabor à praticidade. Antes descartada como resíduo pela indústria de alimentos, ou usada no campo para aguar os coqueirais, a água de coco se transformou em um produto em ascensão no mercado. Afinal, nesta época, quem quisesse beber água de coco tinha de recorrer aos ambulantes espalhados pelas praias e ruas das cidades. Quatro anos após esse lançamento a empresa aproveitou uma grande oportunidade comercial para lançar a Água de Coco em caixas de 200 ml e um litro. As inovações da SOCOCO não pararam por aí. Sempre com a preocupação de proporcionar sabor e qualidade à vida dos consumidores, lançou em 1996 o Leite de Coco Light, com 50% de calorias a menos; e o Sweet Coco, produto que tinha a consistência do coco ralado, úmido e adoçado, e que atraiu consumidores que desejavam um produto com aspecto e sabor do fruto ralado na hora.


O novo milênio começou com lançamentos de dar água na boca: Sweet Flocos, deliciosos fios de coco, úmidos e adoçados, que agradou aos consumidores que desejavam um corte especial, principalmente em coberturas e recheio de receitas doces. No ano seguinte, o calor do verão ganhou um antídoto perfeito. O lançamento da linha SOCOCO MAIS, que oferecia o delicioso sabor da água de coco adicionado ao refrescante sabor da tangerina. Em 2007, da combinação ideal entre soja e suco, surgiu a linha de bebidas SOYSUCO, lançada inicialmente em quatro sabores (maçã, pêssego, uva e original). Em 2010 essa linha ganhou a versão Zero Açúcar. Atualmente além de manter a liderança no mercado interno a SOCOCO também pretende ampliar sua capacidade de exportação, investindo na expansão da área plantada para este fim e prevendo alcançar em 2015/2016 a marca de 70 milhões de litros de água de coco envasada, o que dará amplas condições de participar do mercado internacional sem desabastecer as gôndolas brasileiras.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1966
● Fundador: Um grupo português
● Sede mundial: Maceió, Alagoas, Brasil
● Proprietário da marca: Sococo S.A. Indústrias Alimentícias
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Emerson Tenório
● Faturamento: R$ 605 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 3
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Leite de coco, coco ralado e água de coco
● Concorrentes diretos: Ducoco, Bomcoco e Kero-Coco
● Website: www.sococo.com.br

A marca no mundo
A SOCOCO, com suas três unidades fabris, localizadas em Maceió, Moju (a maior fazenda de coco no mundo) e Ananindeua, abastece, com produtos derivados do coco (especialmente coco ralado, leite de coco e água de coco), o mercado nacional e mais de 10 países ao redor do mundo, como por exemplo, Argentina, Estados Unidos, França e Japão. Atualmente a SOCOCO envasa aproximadamente 57% da água de coco disponível no mercado brasileiro, somando 39 milhões de litros. Já no segmento de coco ralado a marca responde por 52% das vendas nacionais. Além disso, a empresa mantém mais de 1.45 milhões de coqueiros, sendo 1 milhão deles da variedade híbrida e 450 mil plantas da variedade anã. Em 2012 a empresa colheu mais de 100 milhões de cocos.

Você sabia?
Na maior fazenda de coco do Brasil, no município paraense de Moju, para colher 400 mil frutos diariamente são necessários 240 funcionários. Mas, sem a ajuda de aproximadamente 100 jegues, o trabalho ficaria inviável. Cada jegue carrega duas cestas, e nelas cabem 145 frutos.
Na indústria, por exemplo, o coco seco da SOCOCO é transformado nos chocolates Prestígio, da Nestlé, e Fricote, da Garoto, além de servir para o picolé Kibon, da Unilever.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/4/2013

9.4.13

PRINCE


Há quase cinco décadas a PRINCE tem uma única obsessão: desenvolver e empregar alta tecnologia em equipamentos de esportes de raquete para ajudar os tenistas a jogarem em altíssimo nível. Uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do tênis, a marca sempre esteve nas mãos, e também nos pés, dos maiores e mais consagrados tenistas do mundo. Portanto, não é exagero afirmar que a PRINCE é parte integrante da história e do desenvolvimento do tênis. 

A história 
A história começou em 1970 na cidade de Princeton (de onde derivaria o nome da marca), estado americano de Nova Jersey, quando o inventor e empreendedor Robert “Bob” H. McClure (com 77 anos de idade), que passou grande parte de sua vida vendendo móveis, materiais de construção e outros produtos industriais, juntamente com um parceiro de tênis, Jerry Sweeton, trabalhando na garagem de sua casa, reverteu o motor de um aspirador de pó para produzir, ou melhor, inventar, a primeira máquina automática lançadora de bolas de tênis, que foi prontamente batizada de Little Prince. Foi uma verdadeira revolução para o esporte. Isto porque, a partir de então os tenistas podiam treinar em alto nível, melhorando suas rebatidas e principalmente aprimorar seus fundamentos. A história da PRINCE começaria a mudar pelas mãos de Howard Head, fundador da empresa de equipamentos de esqui Head, e que foi o responsável por inventar o primeiro esqui de metal alpino, quando ele, depois de vender sua empresa e se aposentar, resolveu fazer aulas de tênis. Foi neste momento que Head teve o primeiro contato com as máquinas da PRINCE em seus treinamentos. Mas ele ficou frustrado pela lentidão do jogo. E foi aí que resolveu tornar o esporte mais divertido e competitivo.


O senhor Head se uniu a PRINCE com o objetivo de desenvolver uma raquete melhor, já que naquela época as raquetes eram de madeira e muito pesadas. Depois de inúmeras pesquisas ele desenvolveu uma raquete de tamanho maior (“oversize”), de 110 polegadas, e mais leve que as existentes no mercado, já que utilizava alumínio em sua composição. A nova raquete foi batizada de PRINCE CLASSIC e lançada no mercado em 1976. A raquete mudou o jogo de tênis, deixando-o mais rápido, dinâmico e divertido. Não demorou muito para que outras fabricantes também adotassem esse novo modelo de raquete. E também não demorou muito para que o senhor Head comprasse a empresa. Os primeiros tenistas a adotarem a nova raquete PRINCE foram Pam Shriver, Gene Mayer, Jimmy Arias e Pat Cash. Em 1977, mais uma inovação: o lançamento da Prince Original Graphite (POG), primeira raquete feita de grafite. Além de leve, a POG era caracterizada pela barra transversal estabilizadora na garganta da raquete que reduzia significativamente a vibração de bolas batidas fora do sweet-spot (área de batida). Nos anos seguintes essa raquete, que proporcionava mais velocidade e controle na hora de rebater, foi adotada por vários jogadores de elite, como por exemplo, Andre Agassi, Michael Chang, Gabriela Sabatini e Monica Seles.


As inovações da PRINCE continuaram em 1978, quando a empresa criou a primeira corda de multifilamentos. No início dos anos de 1980 a empresa começou a produzir as indispensáveis bolsas de tênis para carregar e proteger as raquetes. Em 1984, dando continuidade ao seu compromisso de suprir todas as necessidades de um jogador, a PRINCE apresentou sua primeira linha de roupas para a prática do esporte. No ano seguinte introduziu o TPU-4000, um calçado leve, confortável e durável, desenvolvido especificamente para a prática do tênis. A PRINCE PADEL surgiu em 1986, no auge deste esporte na Argentina. A partir de então a marca passou a produzir raquetes para este esporte (uma mistura de squash com tênis). No final desta década, em 1989, a PRINCE criou o Constant Taper System (CTS), um revolucionário sistema de desempenho na devolução da bola, dando mais potência sem comprometer o controle ou o conforto.


Já no início da década de 1990, a Prince Padel seguiu sua filosofia de inovação tecnológica e desenvolveu uma raquete com quadro de grafite, adaptando para o esporte o quadro que era usado para raquetes de tênis. Em seguida, surgiu a tecnologia so-called (“núcleo célula”) e lançou a primeira raquete sem o uso de madeira em sua composição, pondo fim na era das raquetes de madeira para a prática de padel. Em 1995 a marca apresentou a tecnologia LONGBODY (raquetes de até 2 polegadas mais compridas que as convencionais), que tornou a raquete PRINCE número 1 em vendas no mundo, e com a qual o americano Michael Chang conquistou o posto de segundo melhor tenista no ranking. E as novidades não pararam. Em 1999 apresentou as raquetes Triple Threat, um sistema revolucionário que oferecia a primeira tecnologia capaz de proporcionar perfeito equilíbrio e estabilidade na rebatida da bola.


O ano de 2005 foi repleto de novidades. Primeiro a marca introduziu a tecnologia O³, com largos furos ao redor do aro (buracos em que se passa a corda), criando assim um quadro mais aerodinâmico e oferecendo mais espaço para a corda se movimentar na hora da batida na bola. Depois apresentou suas novas bolas de tênis, projetadas especificamente para jogadores profissionais do mais alto nível, que exigem alta qualidade, ótima “jogabilidade” e visibilidade. Em 2008 a empresa relançou sua divisão de vestuário com a introdução do Aerotech, um tecido de alto desempenho projetado com uma tela avançada, que fornecia ajuste dinâmico, proteção e ventilação superior para ajudar os tenistas a executarem o seu melhor em quadra. No ano seguinte lançou oficialmente a tecnologia EXO³, que equipava suas novas gerações de raquetes. Essa revolucionária tecnologia transferia até 26% mais energia de volta para bola no momento do impacto. Em 2017, a marca incorporou à sua linha de produtos a primeira raquete com amortecimento antivibração para padel. Essa raquete, batizada de PREMIER, conta com uma tecnologia de propulsão AHS e perpetua a longa história de avanços tecnológicos da PRINCE, buscando sempre aprimorar seus produtos para que os jogadores possam desfrutar da raquete em qualquer nível com a melhor qualidade e garantia.


A empresa tem alavancado a sua exposição internacional nos últimos anos, patrocinando alguns dos mais importantes atletas de elite do esporte, como por exemplo, o americano John Isner, os irmãos Bob e Mike Bryan (uma das melhores duplas da história), os espanhóis David Ferrer e Juan Carlos Ferrero, o belga Xavier Malisse, o francês Lucas Pouille e as tenistas Daniela Hantuchova e Jelena Janković. A marca PRINCE continua constantemente escrevendo novas páginas na história do tênis, redefinindo continuamente o cenário dos esportes de raquetes, trazendo para o mercado os produtos mais inovadores. E atualmente, oferece tecnologias dedicadas a todos os jogadores apaixonados pelo esporte, dos campeões aos iniciantes. Com um forte compromisso de pesquisa e desenvolvimento e foco em inovações técnicas radicais dos produtos, a PRINCE é amplamente reconhecida como a primeira marca a comercializar muitas das tecnologias mais importantes dos últimos 40 anos no universo do tênis: Oversize (raquete com superfície maior), Longbody (mais longa) e EXO³; a primeira corda de multifilamentos; o primeiro tênis “Natural Foot Shape”, com o formato natural dos pés; e a primeira corda de tripa sintética. Apenas algumas das contribuições que a PRINCE tem feito para o tênis.


Os slogans 
Rule the court. 
Who’s next.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1970 
● Fundador: Robert H. McClure 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Prince Global Sports LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Authentic Brands Group LLC) 
● CEO: Jamie Salter 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Raquetes, bolas de tênis, malas e calçados esportivos 
● Concorrentes diretos: Head, Wilson, Penn, Dunlop, Slazenger, ProKennex, Teloon e Babolat 
● Slogan: Rule the court. 
● Website: www.princebrasil.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a PRINCE, que distribuiu seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo, oferece uma vasta linha de equipamentos para tênis, squash, beach tennis e badminton, desde raquetes e bolas à vestuários, calçados, malas, cordas, grips, máquinas, acessórios e instruções para encordoamento. Em adição aos seus produtos, a PRINCE também patenteia tecnologia que pode ser encontrada em equipamentos de lacrosse, arco e flecha, beisebol e hóquei na grama. Desde 2012, a PRINCE pertence ao Authentic Brands Group, também proprietário de marcas famosas como Aeropostale, Nautica e da revista Sports Illustrated

Você sabia? 
A Prince Classic, lançada em 1976, se tornou a raquete mais bem-sucedida na história do tênis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/8/2019