22.5.06

BECEL


Que tal um alimento capaz de evitar problemas de saúde, principalmente os relacionados ao coração, sem dispensar o sabor? Esse foi o conceito inédito introduzido por BECEL, que oferece produtos que ajudam a manter a saúde do coração, atuando no controle e redução do colesterol. O pioneirismo, através da constante evolução dos seus produtos, reflete as mais recentes descobertas e inovações alimentares para a saúde do coração. A marca é uma espécie de doutora na área nutricional, propiciando que seus consumidores tenham uma vida mais saudável e um coração mais forte sem abrir mão de um sabor irresistível.

A história
Tudo começou em meados da década de 50 quando, reconhecendo a liderança mundial da Unilever em pesquisa nutricional, a comunidade médica holandesa solicitou à empresa a criação de uma alternativa saudável a manteiga, banha e margarinas sólidas utilizadas até então pelos consumidores no mundo inteiro. Depois de exaustivas pesquisas, a empresa introduziu no mercado holandês, em 1960, o creme vegetal BECEL, rico em gorduras poli-insaturadas (auxiliares na redução do colesterol sanguíneo) e com baixo teor de gordura saturada. Inicialmente BECEL era comercializada apenas em farmácias, sob prescrição médica, indicada para pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares. Logo se percebeu, porém, que os benefícios à saúde pública seriam maiores se o produto fosse vendido em larga escala. Assim, BECEL – cujo nome se originou do projeto chamado B-C-L, iniciais de “Blood Cholesterol Lowering” (em português “diminuição do colesterol sanguíneo”), tornou-se disponível como alimento, sem restrições de consumo, sendo muito bem recebida pelos consumidores europeus, que puderam a partir de então comprar o produto em supermercados e mercearias.


Depois de quatro anos a marca foi lançada no mercado inglês com o nome de FLORA. Era o início da internacionalização da marca. O êxito que BECEL alcançou em solo europeu não se repetiu imediatamente no Brasil. Isso porque, em 1973, quando o produto foi introduzido no mercado nacional, a saúde do coração ainda era um tema distante da vida dos brasileiros. Tanto que o slogan de lançamento, “Um conselho do coração, use Becel. Becel reduz o colesterol”, não repercutiu muito bem entre os consumidores, pouco acostumado a discutir esse assunto.


Na época, o público-alvo das campanhas publicitárias eram os homens, mais propensos a desenvolver doenças cardiovasculares. E, para atingi-los, os anúncios dialogavam com as mulheres, as responsáveis pela dieta da família e pelos cuidados com o marido. Para driblar a forte resistência do mercado, em 1978, foi criado o Centro de Informações Becel (CIB), com o objetivo de divulgar trabalhos sobre alimentação saudável e estudos sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. Rapidamente o CIB se transformou em um canal de comunicação com o público e com os profissionais da área da saúde. Durante muito tempo, o CIB produziu impressos com informações sobre alimentação equilibrada e fatores de risco para o coração, como o estresse.


Já em meados da década de 80, o maior acesso às informações e a preocupação cada vez maior com a qualidade de vida trataram de reverter esse quadro, fazendo com que a marca começasse a adquirir uma imagem positiva entre os brasileiros, que aceitavam o produto de uma forma mais normal. Na década de 90, a marca patrocinou eventos ligados a práticas esportivas saudáveis, como passeios ciclísticos, e prosseguiu sua atuação entre os profissionais da saúde, marcando presença em eventos importantes, como a Semana do Coração. Desde então, toda a linha BECEL vem sendo aprimorada de acordo com os mais recentes estudos científicos. Nos últimos anos a marca começou a introduzir novos produtos em outras categorias como óleos para cozinhar, bebidas lácteas, iogurtes e até bolachas e pães. Além disso, em sua constante busca por alimentos saudáveis e variados, o consumidor abriu espaço para que a marca introduzisse no mercado sabores diferentes e mais sofisticados.


A linha do tempo
1975
Lançamento no Brasil da BECEL com sal. Seu pote, acondicionado em uma embalagem inédita de papel-cartão, conferia sofisticação ao produto.
1988
Lançamento no Brasil do óleo de girassol BECEL, voltado para o consumidor preocupado com o estresse causado pela agitação da vida urbana e com os riscos cada vez mais constantes das doenças do coração.
1992
Lançamento no Brasil do molho cremoso BECEL, um produto semelhante à maionese, mas que não continha ovos na receita, o que ajudava no controle da ingestão de colesterol.
1995
Relançamento da linha BECEL no Brasil com novas embalagens e adição de vitamina E na fórmula, que inibe os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células das artérias.
1999
Lançamento na Europa da BECEL pro.activ, creme vegetal rico em gordura poli-insaturada e com baixo teor de gordura saturada, contendo fitoesteróis de plantas. O novo produto comprovadamente reduzia a absorção de colesterol pelo corpo e recebeu o endosso de importantes cientistas e profissionais de saúde ao redor do mundo. O produto chegaria ao Brasil somente no ano seguinte e recebeu o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Chega ao mercado brasileiro BECEL Mesa e Cozinha, um creme vegetal próprio para uso culinário com os mesmos benefícios da versão original.
2003
As embalagens e os nomes dos produtos da linha BECEL no Brasil são modificados para melhorar sua identificação pelo consumidor. Assim, o creme vegetal regular passa a se chamar BECEL ORIGINAL e a versão Mesa e Cozinha se converte em BECEL CULINÁRIA.
Lançamento do leite FLORA pro.activ e uma linha de iogurtes em alguns países da Europa. Essa linha foi introduzida no mercado brasileiro em 2009 como BECEL pro.activ Iogurte (nos sabores morango, pêssego e ameixa e embalagens) BECEL pro.activ Bebida Láctea (em embalagem de 1litro). Com fórmula enriquecida com fitosteróis, substâncias naturais que ajudam a reduzir a absorção do colesterol no sangue, os novos produtos inauguraram no Brasil uma nova categoria de alimentos funcionais voltado à saúde do coração. Atualmente esta linha é comercializada em mais de 30 países.
2004
Lançamento no mercado europeu da versão pronta para beber do iogurte da linha pro.activ.
2006
Toda linha BECEL passa a ser enriquecida com o exclusivo Flic B, um complexo de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 que ajuda a proteger os vasos sanguíneos e aumenta o potencial do alimento no combate às doenças cardiovasculares.
Lançamento da BECEL OMEGA 3 PLUS, um creme vegetal enriquecido com ômega 3.
Lançamento no Brasil da BECEL Azeite de Oliva. O novo ingrediente, além de imprimir um sabor especial ao produto, fortaleceu a percepção de alimento saudável, já que o azeite é reconhecidamente útil para a redução do colesterol.
Lançamento no Brasil da nova BECEL pro.cativ, que possuía cor e sabor semelhantes aos da versão original, mas com redução de sal.
2008
Lançamento da BECEL sabor manteiga, que possui os benefícios da versão original, mas com o sabor da tradicional manteiga. Pela primeira vez uma margarina passou a oferecer o sabor preferido na mesa de várias famílias, ao lado da possibilidade de apreciá-lo sem os prejuízos que o produto tradicional representa para a saúde.
2009
Lançamento da linha BECEL pro.activ Blood Pressure, enriquecida com potássio, que ajuda a manter a pressão sanguínea em níveis normais eliminando o excesso de sódio do corpo.
2010
Lançamento da BECEL GOLD, destinada a jovens adultos entre os 30 e 45 anos, que possui em sua formulação ômega 3 e 6, excelentes para ajudar a manter o coração saudável. O produto tem menos 70% de gordura saturada que a manteiga.
2012
Lançamento no mercado brasileiro de uma linha de bebidas lácteas com polpa de frutas, nos sabores Ameixa, Pêssego e Morango. As bebidas ainda contem em sua formulação leite desnatado e óleos vegetais (soja e canola).


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da BECEL foi sofrendo sensíveis e profundas alterações como uma evolução natural para cada vez mais reforçar o compromisso da marca em cuidar da saúde do coração. Por isso, o coração se tornou parte integrante do logotipo da marca, lembrando aos consumidores que BECEL está presente na alimentação e no dia a dia saudável e equilibrado. No Brasil, o logotipo do coração foi adotado oficialmente em 2007, juntamente com as novas embalagens em formato de onda, tendo como objetivo aumentar a visibilidade do produto nas gôndolas.


Em 2011 a marca apresentou sua nova logomarca. Agora com as cores azul, verde e amarelo, o coração que representa a marca ganhou mais vida e destaque.


Conhecida no Brasil e alguns outros países como BECEL, em mercados como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido, Arábia Saudita, Irlanda, Espanha e Europa Central ela é comercializada com o nome de FLORA; enquanto que no mercado americano é vendida sob o nome PROMISE e no francês como Fruit d’Or. Apesar da diferença dos nomes, o logotipo segue o mesmo padrão em todos os mercados em que a marca está presente.


Os slogans
Love Your Heart. (2007)
Becel takes your life to heart. (2003)
Takes your health to heart. (2002)
Ame seu coração. (Brasil, 2008)
Prepare o seu coração. (Brasil, 2005)
Viva com todo o coração. (Brasil, 2004)
A maneira mais gostosa de controlar o colesterol. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Holanda
● Lançamento: 1960
● Criador: Unilever
● Sede mundial: Londres, Inglaterra/Roterdã, Holanda
● Proprietário da marca: Unilever N.V.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michael Treschow
● Presidente & CEO: Paul Polman
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Cremes vegetais, bebidas lácteas e iogurtes
● Concorrentes diretos: Margarinas e manteigas
● Ícones: O símbolo do coração
● Slogan: Love Your Heart. (Ame seu Coração)
● Website: www.becel.com.br

A marca no mundo
A marca BECEL está presente em mais de 90 países ao redor do mundo com uma ampla linha de produtos que inclui, além das tradicionais margarinas, bebidas lácteas, iogurtes e até bolachas, dependendo do mercado. Mais de 13 milhões de pessoas ao redor do mundo consomem produtos da marca regularmente.

Você sabia?
No Reino Unido a marca é a principal patrocinadora da tradicional maratona de Londres. No Brasil, a marca patrocina a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 18/9/2012

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