18.7.06

BROTHER


Imprima, copie, corte, crie e organize com as ferramentas e soluções que o mundo aprovou através dos avançados produtos da marca japonesa BROTHER, que tem o compromisso de oferecer ao consumidor a última palavra em tecnologia, em qualquer dos segmentos que atua, quer seja na solução de impressão e comunicação, na moda ou na indústria de transformação. 

A história 
Em boa parte do mundo quando se fala em FAX, a primeira marca que vem a cabeça é BROTHER. Apesar do nome em inglês, a história dessa empresa começou do outro lado do mundo, em 1908 no Japão, quando o senhor Kanekichi Yasui, com a ajuda de seus irmãos, fundou na cidade de Nagoya a empresa Yasui Sewing Machine para reparar máquinas de costura, voltadas para o segmento industrial. Na década de 1920, Masayoshi Yasui herdou a empresa e mudou seu nome para Yasui Brother’s Sewing Machine Co. Porém, foi somente no ano de 1928, que a marca BROTHER seria estabelecida e introduzida no mercado. A empresa iniciou a produção de máquinas de costuras domésticas somente no ano de 1932. Dois anos mais tarde, exatamente no dia 15 de janeiro, foi incorporada a Nippon Sewing Machine Manufactoring Company, empresa que daria origem a Brother Industries que conhecemos hoje.


Com o passar dos anos a empresa cresceu e experimentou um período de expansão, criando a divisão de vendas em 1941, iniciando as exportações de máquinas de costura em 1947, e inaugurando os primeiros escritórios de vendas nos Estados Unidos em 1954 com o estabelecimento de uma subsidiária. Era o início de um forte período de internacionalização da marca BROTHER. Foi neste mesmo ano também, que a empresa ampliou seu portfólio de produtos, passando a produzir pequenos utensílios eletrônicos domésticos como ventiladores e máquinas de lavar. Em 1958, foi a vez de se estabelecer no continente europeu, com a inauguração de uma subsidiária na cidade de Dublin na Irlanda.


Em 1961, a empresa iniciou a diversificação de suas atividades e começou a produzir e desenvolver máquinas comerciais como caixas registradoras, máquinas de escrever e calculadoras. A empresa adotou o nome Brother Industries Ltd. oficialmente somente no ano seguinte, e no final da década, em 1968, chegou ao mercado brasileiro. Foi somente em 1971 que a marca ingressou no segmento de impressão, no qual ficaria conhecida, com o lançamento da impressora matricial mais rápida da época. No restante desta década, a BROTHER começou a diminuir a produção de pequenos eletrodomésticos para se dedicar ao desenvolvimento e produção de produtos para impressão e comunicação. No início da década de 1980, as primeiras máquinas de escrever eletrônicas foram introduzidas no mercado. Com isso, a empresa se tornou patrocinadora e fornecedora oficial de máquinas de escrever eletrônicas dos Jogos Olímpicos de 1984, realizados em Los Angeles, o que gerou grande visibilidade mundial para a marca japonesa. Este acontecimento foi de extrema importância para a BROTHER pavimentar seu caminho como uma marca global.


O ano de 1987 foi um dos mais importantes em sua história, com o início da produção dos aparelhos de fax e das impressoras a laser, além do ingresso no segmento de aparelhos para comunicação. Rapidamente os aparelhos de fax e impressoras com a marca BROTHER ganharam reputação no mercado, tendo um grande volume de vendas e tornando-se dispositivos de comunicação fundamentais para empresas e governos. Nesta época, dificilmente algum grande escritório ou empresa não possuía equipamento da marca japonesa. No ano seguinte, inaugurou no Japão o primeiro “Brother Shipping Center” (centro de exportações), além de ingressar no segmento de artigos eletrônicos de papelaria e lançar suas primeiras máquinas rotuladoras. As primeiras impressoras à jato de tinta (inkjet) começaram a ser produzidas pela empresa no ano de 1992. Dois anos mais tarde, atingia a marca de 30 milhões de máquinas de escrever produzidas desde o lançamento. Em 1995 a BROTHER lançou no mercado um aparelho revolucionário: a primeira máquina multifuncional, que englobava em um só aparelho FAX, impressora, scanner e copiadora.


Com a chegada do novo milênio, a BROTHER alcançou números históricos e significativos, como quando a produção de fax atingiu a marca dos 20 milhões de unidades em 2002, atestando a qualidade e competência da marca japonesa em tornar este aparelho popular e um verdadeiro sucesso no mundo inteiro. Em 2013, a marca japonesa voltou a revolucionar o mercado com o lançamento da ScanNCut, primeira máquina de corte do mundo com scanner integrado e 840 desenhos na própria memória. O grande sucesso do produto reside no seu scanner embutido de 300 DPI, tornando a única máquina de corte que digitaliza uma imagem, foto ou desenho feito a mão, permitindo o corte preciso das formas e contornos, sem a necessidade de um computador, software ou cartuchos caros.


Nos dias de hoje, como um dos mais destacados fabricantes mundiais de equipamentos de comunicação, a BROTHER desenvolveu, e continua desenvolvendo, uma variedade de produtos para facilitar e tornar mais eficiente a comunicação entre pessoas e empresas, oferecendo os equipamentos de fax, impressoras e multifuncionais mais completos do mercado - com tecnologia laser ou jato de tinta, monocromáticos ou coloridos, com alimentação automática de papel ou modelos tipo “flatbed”. Dessa forma, de acordo com a necessidade do usuário, a BROTHER oferece sempre uma ótima alternativa de gerenciamento de informação, com excelente relação custo-benefício.


A linha do tempo 
1954 
Lançamento de uma máquina de lavar portátil, sendo o primeiro eletrodoméstico da marca do mercado. 
Lançamento da primeira máquina de confecção de malhas para uso doméstico. 
1956 
Lançamento do primeiro ventilador com a marca BROTHER. 
1961 
Lançamento da primeira máquina de escrever. 
1963 
Lançamento do primeiro aspirador de pó. 
1964 
Lançamento da primeira caixa registradora manual. 
1965 
Lançamento da máquina de overlock. 
1966 
Lançamento da primeira calculadora eletrônica. 
1968 
Lançamento da primeira calculadora de alta velocidade elétrica. Esta máquina possuía ainda a função de impressão, dando a possibilidade de ver a conta efetuada no papel. 
Lançamento da máquina de costura elétrica. 
1973 
Lançamento do primeiro forno microondas da marca japonesa. 
1977 
Lançamento do teclado de computador. 
1979 
Lançamento da primeira máquina de costura japonesa computadorizada. 
1982 
Lançamento da máquina de escrever eletrônica portátil. 
1987 
Lançamento dos primeiros aparelhos de FAX e das primeiras impressoras a laser monocromáticas. 
1989 
Lançamento da primeira copiadora totalmente colorida. 
1992 
Lançamento do primeiro aparelho de karaokê. 
1995 
Lançamento da primeira máquina para fazer etiqueta japonesa, que podia ser conectada a um computador. 
1997 
Lançamento da primeira máquina multifuncional digital colorida com preço abaixo de US$ 1.000. 
1998 
Lançamento da primeira linha de papeis especiais para impressão. 
1999 
Lançamento da primeira impressora colorida portátil e móvel que podia ser conectada a qualquer computador. 
2002 
Lançamento do aparelho de fax com telefone sem fio. 
2003 
Lançamento da máquina multifuncional com telefone sem fio.


Campanhas que fizeram história 
Foi-se o tempo em que somente a qualidade na impressão era o requisito mais importante para o consumidor definir a compra da impressora de tal marca. Além da economia, haja vista o exorbitante preço dos cartuchos, a qualidade de pós-impressão, entenda-se o tempo e a qualidade da tinta no papel, também são fatores que o consumidor leva em conta na escolha da marca para comprar uma impressora. E a marca BROTHER, uma das mais conceituadas no segmento de impressão, lançou no final de 2006 a tecnologia Innobella para suas impressoras da linha DCP-330. Esta tecnologia apresentava uma fórmula química, que ao ser impressa em papel adequado, alcançava uma precisão única em termos de qualidade de impressão, sendo extremamente resistente à perda rápida da cor devido à ação da luz e do ozônio. Em outras palavras: as cores duravam muito mais tempo no papel. E baseada neste posicionamento a agência Duval Guillaume da Bélgica criou uma campanha com forte conceito e uma pitada do típico humor britânico.


Com a assinatura “Colors that stay longer”, a campanha composta por material impresso e um comercial para televisão, “humaniza” as famosas cores Ciano, Yellow e Magenta, em uma situação hilária em um típico pub inglês. 

  

A evolução visual 
O logotipo da marca japonesa passou por remodelações ao longo dos anos. A principal alteração ocorreu em 1982, quando a marca adotou uma nova tipografia de letra e a cor azul. Esse logotipo passou por uma pequena mudança em relação ao tom de azul e o posicionamento do slogan.


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1908 
● Fundador: Kanekichi Yasui 
● Sede mundial: Nagoya, Japão 
● Proprietário da marca: Brother Industries Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1963) 
● CEO & Presidente: Toshikazu Koike 
● Faturamento: US$ 6.6 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 420 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 5.3 bilhões (fevereiro/2017) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 36.300 
● Segmento: Equipamentos de comunicação 
● Principais produtos: Aparelhos de fax, impressoras, copiadoras, multifuncionais, scanners e máquinas de costura 
● Concorrentes diretos: Xerox, Ricoh, HP, Epson, Lexmark, Oki, Toshiba, Singer e Janome 
● Ícones: O aparelho de FAX 
● Slogan: At your side. 
● Website: www.brother.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a BROTHER, que está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo líder em multifuncionais laser na Europa e Estados Unidos, produz uma extensa linha de produtos como as tradicionais impressoras, multifuncionais, copiadoras, scanners, máquinas de escrever, máquinas de costura (industriais e domésticas), impressora de etiquetas e acessórios como cartuchos e papéis. A empresa tem mais de 20 fábricas espalhadas pelo mundo. A empresa emprega mais de 36.000 pessoas e faturou US$ 6.6 bilhões no ano fiscal 2015/2016. 

Você sabia? 
Entre 1987 e 1999, a marca BROTHER foi patrocinadora do tradicional clube de futebol inglês Manchester City. Este investimento fez com que a marca japonesa aumentasse ainda mais seu reconhecimento no continente europeu. 
Desenvolvidas com tecnologia inovadora, as impressoras laser da BROTHER são rápidas, robustas e oferecem praticidade no manuseio de papel, avançado gerenciamento de memória, nítida qualidade de impressão, eficiência no consumo de energia, além de baixo custo de aquisição e de impressão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/2/2017

2 comentários:

jesrj disse...

Muito interessante. Estava justamente procurando esta informação por curiosidade.
Minha esposa acaba de comprar uma máquina de costura brother, e eu me perguntava se esta era uma produtora de impressoras que havia ingressado no mercado de máquinas de costura, ou o inverso.
O curioso é que a "base técnica" se aproximou bastante, não é?
As máquinas eletrônicas/programáveis são equipamentos de uma base "mecatrônica" bastante similar...

Anônimo disse...

eu queria comprar ma maquina de custura e bordado aqui no japao e não sei onde encontrar...se puder me ajudar...meu e-mail é patysuguino@gmail.com