27.7.06

HUGGIES


Todo bebê precisa de cuidados especiais para um crescimento alegre e saudável, assim como toda mãe está sempre à procura dos melhores produtos para ajudar no desenvolvimento de seus filhos. Pensando nestas mães e em seus filhos, foram desenvolvidos os produtos da marca HUGGIES, que oferecem a melhor qualidade e conforto para bebês e, é claro, tranquilidade para as mamães. 

A história 
As fraldas infantis HUGGIES foram introduzidas no mercado pela primeira vez no ano de 1978 pela empresa americana Kimberly-Clark, fundada em 1872, que uma década antes havia fracassado ao tentar ingressar nesse segmento com as fraldas Kimbies, que apesar de conter inovações que se tornaram padrão na categoria, como por exemplo, formato confortável, nova tecnologia de absorção e fitas adesivas, não agradou aos consumidores naquele momento. O lançamento da KLEENEX HUGGIES, como a marca era chamada inicialmente, ocorreu somente depois de expirar a patente das fraldas descartáveis da Procter & Gamble, que havia lançado a marca Pampers no início da década de 1960, e após exaustivos testes de mercado americano.


As fraldas HUGGIES se moldavam ao corpo do bebê através de elásticos nas pernas, que ajudavam a evitar qualquer tipo de vazamento. O sucesso do novo produto foi praticamente imediato, tanto que no ano de 1983 a marca se tornou líder de mercado pela primeira vez nos Estados Unidos, superando a tradicional rival Pampers. Suas inovações começaram em 1982 quando introduziu a prática embalagem com 48 fraldas. No final desta década, em 1989, a marca introduziu fraldas específicas para meninos e para meninas, além da HUGGIES Pull-Ups, uma “fralda de treinamento” que marca a transição da fralda para cueca ou calcinha, ajudando o bebê a entender o processo de subir e abaixar a roupinha e a explicar o que é “estar seco ou molhado”. Esse produto foi de extrema importância para que a marca mantivesse a liderança na categoria de fraldas Premium nos Estados Unidos.


Na década seguinte outras inovações foram introduzidas no mercado, começando em 1992 com o lançamento da HUGGIES ULTRATRIM, uma fralda com poder de absorção três vezes maior do que de uma fralda comum; continuando em 1994 com a inauguração de uma nova categoria ao introduzir no mercado as fraldas GoodNites Underpants, para crianças que costumavam fazer xixi na cama quando estavam dormindo; e com as fraldas super premium (HUGGIES SUPREME) com tape ou fita adesiva, facilitando e muito na hora de checar se a criança estava molhada ou não, pois poderiam ser abertas e fechadas várias vezes, além do material que se assemelhava muito a roupas comuns; e, em 1997, quando suas fraldas passaram a conter Aloe Vera, substância que evita o ressecamento e assadura na pele.


No final desta década, a HUGGIES lançou outras duas inovações no mercado: em 1998 introduziu os lenços umedecidos, chamados HUGGIES BABY WIPES, que se tornaram um sucesso imediato com sua embalagem contendo tampa flip top, que mantinha a umidade do produto por muito mais tempo; e inaugurou uma nova categoria de produtos ao introduzir as fraldas HUGGIES LITTLE SWIMMERS, especialmente desenvolvidas para serem utilizadas por crianças quando estavam dentro da água (piscina e mar), dando a elas maior conforto e liberdade para se divertir na água, pois vestia como uma roupinha de banho e possuía tecnologia inovadora que não inchava, encharcava ou vazava.


Em 2004, aproveitando a força da marca, a empresa lançou no mercado uma linha de xampus, condicionadores, loções, colônias e cremes para o cuidado com os bebês. Atualmente esta linha, composta por mais de 20 itens, é vendida em mais de 40 países ao redor do mundo. Em 2006 a marca lançou no mercado a linha HUGGIES GENTLE CARE, especificamente desenvolvida para recém-nascidos (newborn) e prematuros (preemies); além dos adesivos de sensores solares que utilizam tecnologia exclusiva, capaz de detectar a intensidade dos raios UVB, que ao mudarem de cor indicam a necessidade de se proteger do sol. Outra grande novidade foi o lançamento da HUGGIES NATURAL CARE, um produto que faz o bebê se sentir como se estivesse sem fraldas, pois é inspirada em uma roupinha interior, confortável como uma calcinha ou cueca, possuindo formato cavado, cintura e laterais elásticas e cobertura respirável composta por algodão e super gel, que garante até 12 horas de proteção, permitindo o uso durante o dia e a noite.


Em 2007 a marca introduziu no mercado o conceito de fralda fashion com o lançamento da HUGGIES JEANS. Inicialmente lançada no mercado de Israel como edição limitada, a fralda que teve o design criado e desenvolvido em parceria com a Shenkar Faculty Engineering and Design, prestigiada escola de engenharia e design israelense, possuía um layout que fazia lembrar um jeans, na cor índigo blues, e nos detalhes do desenho que chegavam ao requinte de simular bolsos e botões. O sucesso foi tamanho que a fralda Jeans acabou sendo lançada no ano seguinte em muitos mercados mundiais. Outra novidade foi o lançamento de uma linha de protetores e bloqueadores especificamente desenvolvidos para bebês e crianças pequenas.


A marca ainda oferece a HUGGIES LITTLE SNUGGLERS, projetada especificamente para recém-nascidos e que inclui um recorte para o cordão umbilical, disponibilizada em quatro tamanhos, prematuro, recém-nascido, um (até 6 kg) e dois (5 a 8 kg) meses; HUGGIES LITTLE MOVERS, para bebês maiores que estão aprendendo a andar; e a HUGGIES OVERNITES, que fornece até 12 horas de proteção contra vazamento, possui cintura de "ajuste confortável" e abas especiais que mantêm as fraldas no lugar durante a noite.


No decorrer dos anos a marca HUGGIES utilizou uma forte campanha publicitária junto aos pais, além dos famosos “Happy Babies”, onde utiliza crianças normais e felizes brincando em peças impressas, comerciais de televisão e internet. Em mais de três décadas HUGGIES conquistou milhões de mamães em todo o mundo através de diferenciais como: tecido respirável, cintura elástica para o melhor ajuste da fralda no corpo do bebê, máxima absorção oferecendo 12 horas de proteção e o formato Comfort Baby, que dá maior liberdade de movimentos. Tudo isso se traduz em máximo conforto para o bebê, como se ele estivesse usando uma calcinha ou cueca.


Campanhas que fizeram história 
Uma das mais recentes campanhas da marca foi criada em 2011 pela agência JWT de Nova York para promover e mostrar a liberdade que as fraldas HUGGIES proporcionam aos bebês. Com uma dose certa de bom humor, o filme “Little Movers” utiliza a técnica de bullet time, ou seja, cenas em câmera lenta para mostrar o movimento dos personagens e objetos em período de tempo extremamente curto. Assim que o pai coloca a fralda na “inofensiva” criança a liberdade de movimento é tamanha que tudo vira um caos. Ao final, a locução pede desculpas aos pais por fazerem seus filhos se movimentarem em virtude das fraldas.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca mudou bastante ao longo dos anos. Inicialmente utilizando a força da marca KLEENEX (mais conhecida por seus lenços de papel) junto ao nome, o logotipo da HUGGIES foi ganhando através dos anos uma imagem visual mais moderna e descontraída, sempre utilizando as cores vermelha e azul.


Adotando sempre uma tipografia de letra semelhante, o logotipo foi adquirindo um visual mais descontraído. A última modificação ocorreu recentemente, em 2010, quando a duas letras G adquiriram um visual meio bagunçado, parecendo coisa de criança.


Os slogans 
Enjoy the Ride. (2010) 
It Must Be Love. (2009) 
Free to be. 
Be Huggies. Be Happy. 
Makes Happy Babies. (2007) 
For unstoppable babies. 
Nothing hugs like Huggies. 
Look mum, no leaks. 
Aprendendo juntos. (novo, Brasil) 
Cuidados com o bebê. (antigo, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1978 
● Criador: Kimberly-Clark Corporation 
● Sede mundial: Dallas, Texas 
● Proprietário da marca: Kimberly-Clark Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Thomas Falk 
● Faturamento: US$ 6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e cuidados pessoais 
● Principais produtos: Fraldas descartáveis, lenços umedecidos e produtos de banho 
● Concorrentes diretos: Pampers, Luvs, Johnson’s Baby e Pom Pom (Brasil) 
● Ícones: Os “Happy Babies” 
● Slogan: Enjoy the Ride. 

A marca no Brasil 
No Brasil a marca está presente através das tradicionais fraldas da TURMA DA MÔNICA, introduzidas no mercado em 1989 pela Kenko do Brasil (que após uma associação com a Kimberly-Clark foi adquirida pela empresa americana), que atualmente oferece uma completa e avançada linha de produtos como fraldas descartáveis para recém-nascidos, com tripla proteção, para água, para noite, além de lenços umedecidos, hastes flexíveis, repelente infantil, xampu, condicionador, sabonete, colônia, hidratante e uma linha de bloqueadores solares.


Uma das mais recentes novidades da marca no país é a nova Fralda Mágica Turma da Mônica©, única do mercado que possui um cinto que pode ser guardado, lavado e reutilizável. O cinto é elástico e possui sistema de fechamento com velcro (abre a fecha), e por isso possibilita o ajuste ideal ao corpinho do bebê, oferecendo muito mais conforto e ainda evitando vazamentos. Além disso, introduziu no mercado a HUGGIES NATURALI, cuja fralda tem parte de sua matéria-prima advinda de fonte renovável, substituindo parte do plástico utilizado na confecção, além de apresentar novidades que reúnem atributos que proporcionam extremo conforto ao bebê, como por exemplo, o indicador de urina, localizado na parte frontal, que evita que a mamãe fique abrindo a fralda para checar se está no momento exato de fazer a troca. Outra novidade foi lançada em 2013: linha Toque de Amêndoas de cuidados durante e pós-banho para bebês e crianças, composta por sabonete cream oil, loção hidratante, creme preventivo de assaduras e sabonete em barra.


A marca no mundo 
Atualmente a marca é vendida em mais de 90 países ao redor do mundo, gerando faturamento superior a US$ 6 bilhões. Somente nos Estados Unidos são consumidos diariamente cerca de 30 milhões de panos umedecidos. A marca vende anualmente no mundo mais de 25 bilhões de fraldas descartáveis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/3/2014

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou mãe a quatro meses,procuro usar as melhores fraldas no meu filho, já usei a monica respira bumbum com a tecnologia huggles, ótima, no momento encontrei nas lojas americanas, acho que talves a unica que venda em manaus a huggles natural care, gente é ótima, a melhor de todas, tem uim precinho um pouco salgadinho, mas antes a fralda que pomada para curar irritações ou ate mesmo assaduras, incentivem outras lojas venderem porque na americana chega hoje amanha já acabou, ficamos a ver navios. Um abraço ao quadro de funcionarios e engenheiros da huggles pela qualidade.

ana luiza disse...

Eu adoro a Huggies! Só uso essa com meu pequeno...a que eu mais costumo usar é Up&Go, no dia a dia! Compro online que acho mais prático (http://www.tricae.com.br/loja-bebe/fraldas-lencos-bebe/?page=1) KKKK
Muito bom o post, adorei! Parabéns!!
Beijos, Ana Lu!

Geovanna Ibiapino disse...

Eu gosto muito da huggies uso varios produtos da marca e evidentemente e Minha preferia