17.8.09

ARISCO

Dirigida à mulher descomplicada, moderna e que não dispensa a praticidade na hora de cozinhar, os produtos da ARISCO são presença obrigatória em milhões de cozinhas brasileiras. A marca ficou conhecida por sua identidade genuinamente nacional e por seus temperos tradicionais, que sempre dão um toque a mais no preparo das refeições. Quatro décadas depois de seu lançamento, a marca se multiplicou em dezenas de outros produtos conquistando um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados e no coração das consumidoras. Sempre competindo com os gigantes da indústria alimentícia mundial, a ARISCO se destacou por manter qualidade e preços acessíveis.

A história
Tudo começou em 1942, quando a família Alves de Queiroz montou um pequeno estabelecimento de secos e molhados. O negócio prosperou e foi transferido para Goiânia (GO), onde passou a operar sob o nome de Sociedade Irmãos Alves – Indústrias, Importadora e Comércio. Em 1969, João Alves de Queiroz Filho, ao lado do pai, resolveu investir em um novo negócio: a produção de sal temperado. A ARISCO nasceu de maneira modesta: uma mistura de sal e temperos que pretendia facilitar a vida da dona-de-casa brasileira. Embalado em potes de plástico, o tempero pronto revolucionou a vida das donas-de-casa acostumadas a amassar sal, alho e pimenta no pilão.


Para se firmar no mercado e conquistar a consumidora que ainda desconfiava dos produtos industrializados, a marca apostou em uma ousada estratégia corpo a corpo. Para isso, foi montada uma frota terceirizada de 30 peruas Kombi, pintadas nas cores azul e vermelha, as mesmas utilizadas nas embalagens do tempero em pasta. Os motoristas dos veículos iam de loja em loja, desempenhando o papel tanto de demonstradores quanto de vendedores. E o alvo inicial foram as mulheres dos proprietários das quitandas e mercearias. Elas eram convencidas a experimentar o tempero, gratuitamente, com o argumento de que ganhariam muito tempo no preparo das refeições. E, assim, “sobraria mais tempo para namorar”. Depois da conquista do pequeno varejo, a ARISCO resolveu ingressar nas grandes redes de varejo, oferecendo caixas do tempero em pasta gratuitamente. Não demorou muito para que o tempero ARISCO se transformasse num campeão de vendas.


Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com seus famosos temperos em pasta. No início da década de 70, já consolidada no mercado de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas na área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 80 e 90, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu molhos de tomate, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, ketchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários países.


A década de 90 também foi marcada por muitas aquisições como da marca de geléia de mocotó Colombo (1992); da marca de conservas e azeite de oliva Beira Alta (1993); da marca Kinoko, fabricante de produtos no segmento de conservas especiais (1994); da Inbasa, marca de geléia de mocotó (1995); e da marca Malagueña, uma das mais tradicionais no segmento de azeites, azeitonas e conservas. A marca ARISCO faz parte da Unilever desde 2000 quando foi vendida por US$ 490 milhões para subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela empresa holandesa.


Nesse momento, a marca passou por um processo de reavaliação amparado por uma série de pesquisas entre os consumidores. O foco das mudanças recaiu sobre os seguintes pontos: transformar a ARISCO em uma marca guarda-chuva, valorizar sua tradição no mercado e aproximá-la de seu público-alvo, as mulheres. Este foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros. Três anos depois, com a identidade visual totalmente renovada e unificada para as suas 12 categorias de produto, a ARISCO estava pronta para voltar à mídia. A campanha estrelada por Ivete Sangalo adotou o slogan “Com Arisco você faz e acontece todo dia”.


Simultaneamente, a marca passou a investir em novos sabores para surpreender e, ao mesmo tempo, atender à necessidade dessa mulher. A ARISCO foi buscar inspiração na cozinha brasileira e adicionou sabores que eram a cara da nossa culinária, como os caldos de costelinha de porco, costela, carne seca, peixada brasileira e galinhada brasileira; as sopas de carne com macarrão, creme de milho, creme de espinafre; o sopão de fubá com couve e o macarrão instantâneo sabor costela. Nesse contexto de novidades, a partir de 2006 também houve uma mudança significativa para agregar ainda mais valor à compra das consumidoras, cada vez mais preocupadas com a saúde da família: a eliminação da perigosa gordura trans de todos os produtos da marca.


Em 2008, seria a vez de a maionese ganhar uma fórmula com menos óleo e calorias – a versão light também diminuiu seu teor de sódio. Além da troca da imagem de um sanduíche pela de um prato de legumes e alface, o rótulo também ganhou um novo elemento: o selo Minha Escolha, certificado internacional dado a alimentos com índices de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio dentro dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A linha do tempo
1985
Lançamento do extrato de tomate.
1986
Lançamento do POMARISCO, primeiro molho de tomate da marca.
Lançamento da polpa de tomate TOMATO.
Lançamento dos caldos em cubos.
1987
Lançamento dos molhos TARANTELLA, em substituição ao POMARISCO.
Lançamento do purê de tomate SUPURÊ.
1992
Lançamento do amido de milho.
1993
Lançamento do pó para refresco FRISCO.
1994
Lançamento de novos sabores do molho de tomate TARANTELLA.
Lançamento do fermento em pó.
1995
Lançamento das sopas prontas.
1996
Lançamento dos refrescos em pó TORNADO.
1997
Lançamento da linha de produtos TEMPERA MAIS e dos temperos em flocos.
Lançamento de ketchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca.
1998
Lançamento do achocolatado em pó instantâneo MÁGICO.
Lançamento do tempero PURO ALHO, feito com alho in natura selecionado.
1999
Lançamento de uma linha de maioneses com sabor.
A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha SABOR BRASIL, composta pelos extratos de tomate e spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado TARANTELLA, pelos molhos prontos BELLA ITÁLIA e SPAGHETTO e pelos purês e polpa de tomate TOMATO e SOPURÊ.
2000
Lançamento do PURO LHO ARISCO em dentes.
Lançamento de FRISCO na versão Light.
2002
Lançamento do EXTRATOMATO ARSICO, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás FRISCO, nos sabores pêssego e limão.
Lançamento da margarina.
Lançamento do tempero em pasta ARISCO CEBOLA e ALHO.
Relançamento da linha de sopas, com nova fórmula e layout de embalagem.
2004
● Lançamento das sopas SABORES do BRASIL, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais.
A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o TEMPERO CASEIRO e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão ervas e limão, inédita no mercado.
2005
Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos ARISCO, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans.
A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem “Eu amo sopas Arisco” em destaque nas gôndolas.
Relançamento da linha FRISCO, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais. A marca foi vendida em 2009.
2006
Lançamento do macarrão instantâneo ARISCO LÁMEN nos sabores Tomate e Costela.
2008
Lançamento do molho TARANTELLA ORIGINAL em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata.
As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve.
Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira.
2009
Relançamento da linha ARISCOS CALDOS, com novas embalagens e pequenas alterações nas fórmulas para realçar os sabores já conhecidos do público.
2011
Lançamento do tempero em pó no formato sachê em duas versões: embalagens que contém dez envelopes de 5g cada, o que facilita o uso, pois já vem na medida certa. A versão Verde pode ser usada no preparo de pratos como aves, peixes, arroz e legumes, com o gostinho exclusivo de cebola, alho e cheiro verde. Já a versão Vermelha, vem no sabor cebola, alho e coloral, indicada para carnes, aves, arroz e massas.


A comunicação
A ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas da marca destacam-se a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e broches nos shows realizados no país e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangalo.


A evolução visual
Em 2003, a marca ARISCO teve seu logotipo, embalagens e linhas de produtos inteiramente reformulados. A nova identidade visual, adotada como padrão para todas as suas linhas de produto, ganhou forma redonda e mais moderna, e suas embalagens imagens mais práticas e chamativas. Pouco depois, em 2006, ocorreu uma nova alteração, com a logomarca ganhando uma nova tipologia e contornos arredondados mais atuais. Recentemente a identidade visual passou por outra modificação, adquirindo uma imagem mais atual.


Os slogans
Comida com jeitinho brasileiro.
(2011)
A gostosa do pedaço. (2004, Maionese Arisco)
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)
Dá gosto ter Arisco em casa. (1994)


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Lançamento:
1969
● Criador:
João Alves de Queiroz Filho
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Unilever N.V.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Miguel Kozuszok (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Temperos, molhos, geléias e macarrão instantâneo
● Principais concorrentes:
Maggi, Knorr, Nissin e Ajinomoto
● Ícones: Os molhos de tomate
● Slogan: Comida com jeitinho brasileiro.
● Website: http://www.arisco.com.br/

A marca no Brasil
Atualmente a ARISCO, que conta com uma linha de produtos composta por mais de 10 categorias diferentes, de macarrão instantâneo a refrescos em pó, passando por molhos, maioneses, sopas, geléias, entre outros itens, está presente em todo território nacional, sendo encontrada em centenas de milhares de ponto de venda.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 22/7/2011

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