Dirigida à mulher descomplicada, moderna e que não dispensa a praticidade na hora de cozinhar, os produtos da ARISCO são presença obrigatória em milhões de cozinhas brasileiras. A marca ficou conhecida por sua identidade genuinamente nacional e por seus temperos tradicionais, que sempre dão um toque a mais no preparo das refeições. Quatro décadas depois de seu lançamento, a marca se multiplicou em dezenas de outros produtos conquistando um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados e no coração das consumidoras. Sempre competindo com os gigantes da indústria alimentícia mundial, a ARISCO se destacou por manter qualidade e preços acessíveis.A história
Tudo começou em 1942, quando a família Alves de Queiroz montou um pequeno estabelecimento de secos e molhados. O negócio prosperou e foi transferido para Goiânia (GO), onde passou a operar sob o nome de Sociedade Irmãos Alves – Indústrias, Importadora e Comércio. Em 1969, João Alves de Queiroz Filho, ao lado do pai, resolveu investir em um novo negócio: a produção de sal temperado. A ARISCO nasceu de maneira modesta: uma mistura de sal e temperos que pretendia facilitar a vida da dona-de-casa brasileira. Embalado em potes de plástico, o tempero pronto revolucionou a vida das donas-de-casa acostumadas a amassar sal, alho e pimenta no pilão.

Para se firmar no mercado e conquistar a consumidora que ainda desconfiava dos produtos industrializados, a marca apostou em uma ousada estratégia corpo a corpo. Para isso, foi montada uma frota terceirizada de 30 peruas Kombi, pintadas nas cores azul e vermelha, as mesmas utilizadas nas embalagens do tempero em pasta. Os motoristas dos veículos iam de loja em loja, desempenhando o papel tanto de demonstradores quanto de vendedores. E o alvo inicial foram as mulheres dos proprietários das quitandas e mercearias. Elas eram convencidas a experimentar o tempero, gratuitamente, com o argumento de que ganhariam muito tempo no preparo das refeições. E, assim, “sobraria mais tempo para namorar”. Depois da conquista do pequeno varejo, a ARISCO resolveu ingressar nas grandes redes de varejo, oferecendo caixas do tempero em pasta gratuitamente. Não demorou muito para que o tempero ARISCO se transformasse num campeão de vendas.

Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com seus famosos temperos em pasta. No início da década de 70, já consolidada no mercado de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas na área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 80 e 90, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu molhos de tomate, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, ketchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários países.

A década de 90 também foi marcada por muitas aquisições como da marca de geléia de mocotó Colombo (1992); da marca de conservas e azeite de oliva Beira Alta (1993); da marca Kinoko, fabricante de produtos no segmento de conservas especiais (1994); da Inbasa, marca de geléia de mocotó (1995); e da marca Malagueña, uma das mais tradicionais no segmento de azeites, azeitonas e conservas. A marca ARISCO faz parte da Unilever desde 2000 quando foi vendida por US$ 490 milhões para subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela empresa holandesa.

Nesse momento, a marca passou por um processo de reavaliação amparado por uma série de pesquisas entre os consumidores. O foco das mudanças recaiu sobre os seguintes pontos: transformar a ARISCO em uma marca guarda-chuva, valorizar sua tradição no mercado e aproximá-la de seu público-alvo, as mulheres. Este foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros. Três anos depois, com a identidade visual totalmente renovada e unificada para as suas 12 categorias de produto, a ARISCO estava pronta para voltar à mídia. A campanha estrelada por Ivete Sangalo adotou o slogan “Com Arisco você faz e acontece todo dia”.

Simultaneamente, a marca passou a investir em novos sabores para surpreender e, ao mesmo tempo, atender à necessidade dessa mulher. A ARISCO foi buscar inspiração na cozinha brasileira e adicionou sabores que eram a cara da nossa culinária, como os caldos de costelinha de porco, costela, carne seca, peixada brasileira e galinhada brasileira; as sopas de carne com macarrão, creme de milho, creme de espinafre; o sopão de fubá com couve e o macarrão instantâneo sabor costela. Nesse contexto de novidades, a partir de 2006 também houve uma mudança significativa para agregar ainda mais valor à compra das consumidoras, cada vez mais preocupadas com a saúde da família: a eliminação da perigosa gordura trans de todos os produtos da marca.

Em 2008, seria a vez de a maionese ganhar uma fórmula com menos óleo e calorias – a versão light também diminuiu seu teor de sódio. Além da troca da imagem de um sanduíche pela de um prato de legumes e alface, o rótulo também ganhou um novo elemento: o selo Minha Escolha, certificado internacional dado a alimentos com índices de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio dentro dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A linha do tempo
1985
● Lançamento do extrato de tomate.
1986
● Lançamento do POMARISCO, primeiro molho de tomate da marca.
● Lançamento da polpa de tomate TOMATO.
● Lançamento dos caldos em cubos.
1987
● Lançamento dos molhos TARANTELLA, em substituição ao POMARISCO.
● Lançamento do purê de tomate SUPURÊ.
1992
● Lançamento do amido de milho.
1993
● Lançamento do pó para refresco FRISCO.
1994
● Lançamento de novos sabores do molho de tomate TARANTELLA.
● Lançamento do fermento em pó.
1995
● Lançamento das sopas prontas.
1996
● Lançamento dos refrescos em pó TORNADO.
1997
● Lançamento da linha de produtos TEMPERA MAIS e dos temperos em flocos.
● Lançamento de ketchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca.
1998
● Lançamento do achocolatado em pó instantâneo MÁGICO.
● Lançamento do tempero PURO ALHO, feito com alho in natura selecionado.
1999
● Lançamento de uma linha de maioneses com sabor.
● A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha SABOR BRASIL, composta pelos extratos de tomate e spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado TARANTELLA, pelos molhos prontos BELLA ITÁLIA e SPAGHETTO e pelos purês e polpa de tomate TOMATO e SOPURÊ.
2000
● Lançamento do PURO LHO ARISCO em dentes.
● Lançamento de FRISCO na versão Light.
2002
● Lançamento do EXTRATOMATO ARSICO, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás FRISCO, nos sabores pêssego e limão.
● Lançamento da margarina.
● Lançamento do tempero em pasta ARISCO CEBOLA e ALHO.
● Relançamento da linha de sopas, com nova fórmula e layout de embalagem.
2004
● Lançamento das sopas SABORES do BRASIL, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais.
● A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o TEMPERO CASEIRO e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão ervas e limão, inédita no mercado.
2005
● Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos ARISCO, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans.
● A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem “Eu amo sopas Arisco” em destaque nas gôndolas.
● Relançamento da linha FRISCO, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais. A marca foi vendida em 2009.
2006
● Lançamento do macarrão instantâneo ARISCO LÁMEN nos sabores Tomate e Costela.
2008
● Lançamento do molho TARANTELLA ORIGINAL em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata.
● As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve.
● Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira.
2009
● Relançamento da linha ARISCOS CALDOS, com novas embalagens e pequenas alterações nas fórmulas para realçar os sabores já conhecidos do público.
2011
● Lançamento do tempero em pó no formato sachê em duas versões: embalagens que contém dez envelopes de 5g cada, o que facilita o uso, pois já vem na medida certa. A versão Verde pode ser usada no preparo de pratos como aves, peixes, arroz e legumes, com o gostinho exclusivo de cebola, alho e cheiro verde. Já a versão Vermelha, vem no sabor cebola, alho e coloral, indicada para carnes, aves, arroz e massas.

A comunicação
A ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas da marca destacam-se a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e broches nos shows realizados no país e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangalo.

A evolução visual
Em 2003, a marca ARISCO teve seu logotipo, embalagens e linhas de produtos inteiramente reformulados. A nova identidade visual, adotada como padrão para todas as suas linhas de produto, ganhou forma redonda e mais moderna, e suas embalagens imagens mais práticas e chamativas. Pouco depois, em 2006, ocorreu uma nova alteração, com a logomarca ganhando uma nova tipologia e contornos arredondados mais atuais. Recentemente a identidade visual passou por outra modificação, adquirindo uma imagem mais atual.

Os slogans
Comida com jeitinho brasileiro. (2011)
A gostosa do pedaço. (2004, Maionese Arisco)
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)
Dá gosto ter Arisco em casa. (1994)

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1969
● Criador: João Alves de Queiroz Filho
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Unilever N.V.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Miguel Kozuszok (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Temperos, molhos, geléias e macarrão instantâneo
● Principais concorrentes: Maggi, Knorr, Nissin e Ajinomoto
● Ícones: Os molhos de tomate
● Slogan: Comida com jeitinho brasileiro.
● Website: http://www.arisco.com.br/
A marca no Brasil
Atualmente a ARISCO, que conta com uma linha de produtos composta por mais de 10 categorias diferentes, de macarrão instantâneo a refrescos em pó, passando por molhos, maioneses, sopas, geléias, entre outros itens, está presente em todo território nacional, sendo encontrada em centenas de milhares de ponto de venda.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 22/7/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário