17.8.09

ARISCO


Dirigida à mulher descomplicada, moderna e que não dispensa a praticidade na hora de cozinhar, os produtos da ARISCO são presença obrigatória em milhões de cozinhas brasileiras. A marca ficou conhecida por sua identidade genuinamente nacional e por seus temperos tradicionais, que sempre dão um toque a mais no preparo das refeições. Mais de quarenta anos depois de seu lançamento, a marca se multiplicou em dezenas de outros produtos conquistando um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados e no coração das consumidoras. ARISCO é brasileira de origem, é brasileira no sabor e é brasileira na alegria de manter a família reunida ao redor da mesa. 

A história 
Tudo começou em 1942 quando a família Alves de Queiroz montou um pequeno estabelecimento de secos e molhados. O negócio prosperou e foi transferido para a cidade de Goiânia (estado de Goiás), onde passou a operar sob o nome de Sociedade Irmãos Alves – Indústrias, Importadora e Comércio. Em 1969, João Alves de Queiroz, ao lado de seu jovem filho, resolveu investir em um novo negócio: a produção de sal temperado. A ARISCO nasceu de maneira modesta: uma mistura de sal e temperos que pretendia facilitar a vida da dona de casa brasileira. Embalado em potes de plástico, o tempero pronto (uma mistura de sal, alho, cebola, pimenta-do-reino e salsinha) revolucionou a vida das mulheres naquela época, acostumadas a amassar os ingredientes no pilão. Uma curiosidade: a receita deste tempero foi dada à família Queiroz em pagamento de uma dívida.


Para se firmar no mercado e conquistar a consumidora que ainda desconfiava dos produtos industrializados, a marca apostou em uma ousada estratégia corpo a corpo. Para isso, foi montada uma frota terceirizada de 30 peruas Kombi, pintadas nas cores azul e vermelha, as mesmas utilizadas nas embalagens do tempero em pasta. Os motoristas dos veículos iam de loja em loja, desempenhando o papel tanto de demonstradores quanto de vendedores. E o alvo inicial foram as mulheres dos proprietários das quitandas e mercearias. Elas eram convencidas a experimentar o tempero, gratuitamente, com o argumento de que ganhariam muito tempo no preparo das refeições. E, assim, “sobraria mais tempo para namorar”. Depois da conquista do pequeno varejo, a ARISCO resolveu ingressar nas grandes redes varejistas, oferecendo caixas do tempero em pasta gratuitamente. Não demorou muito para que o tempero ARISCO se transformasse em um campeão de vendas.


Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com seus famosos temperos em pasta. No início da década de 1970, já consolidada no segmento de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas na área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 1980 e 1990, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu o lançamento de molhos de tomate, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, ketchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários outros países.


A década de 1990 também foi marcada por muitas aquisições estratégicas como da marca de geleia de mocotó Colombo (1992); da marca de conservas e azeite de oliva Beira Alta (1993); da Kinoko, fabricante de produtos no segmento de conservas especiais (1994); da Inbasa, marca de geleia de mocotó (1995); e da marca Malagueña, uma das mais tradicionais no segmento de azeites, azeitonas e conservas. A marca ARISCO faz parte da Unilever desde 2000 quando foi vendida por US$ 490 milhões para a subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela empresa anglo-holandesa.


Nesse momento, a marca passou por um processo de reavaliação amparado por uma série de pesquisas entre os consumidores. O foco das mudanças recaiu sobre os seguintes pontos: transformar a ARISCO em uma marca guarda-chuva, valorizar sua tradição no mercado e aproximá-la de seu público-alvo, as mulheres. Este foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros. Três anos depois, com a identidade visual totalmente renovada e unificada para as suas doze categorias de produtos, a ARISCO estava pronta para voltar à mídia. A campanha estrelada por Ivete Sangalo adotou o slogan “Com Arisco você faz e acontece todo dia”.


Simultaneamente, a marca passou a investir em novos sabores para surpreender e, ao mesmo tempo, atender à necessidade dessa mulher. A ARISCO foi buscar inspiração na cozinha brasileira e adicionou sabores que eram a cara da nossa culinária, como os caldos de costelinha de porco, costela, carne seca, peixada brasileira e galinhada brasileira; as sopas de carne com macarrão, creme de milho, creme de espinafre; o sopão de fubá com couve e o macarrão instantâneo sabor costela. Nesse contexto de novidades, a partir de 2006 também houve uma mudança significativa para agregar ainda mais valor à compra das consumidoras, cada vez mais preocupadas com a saúde da família: a eliminação da perigosa gordura trans de todos os produtos da marca.


Em 2008, seria a vez da maionese da marca ganhar uma fórmula com menos óleo e calorias – a versão light também diminuiu seu teor de sódio. Além da troca da imagem de um sanduíche pela de um prato de legumes e alface, o rótulo também ganhou um novo elemento: o selo Minha Escolha, certificado internacional dado aos alimentos com índices de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio dentro dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2010, a Unilever anunciou a venda de todas as suas marcas de molhos de tomate, incluindo a tradicional Tarantella da ARISCO, para a Cargill. Recentemente, a marca reformulou todas as embalagens de seus produtos, reforçando sua brasilidade e lembrando que as receitas das donas de casa podem ficar ainda mais saborosas com esse gostinho brasileiro que só os produtos Arisco podem dar aos seus pratos.


A linha do tempo 
1985 
Lançamento do extrato de tomate. 
1986 
Lançamento do POMARISCO, primeiro molho de tomate da marca. 
Lançamento da polpa de tomate TOMATO
Lançamento dos caldos em cubos. 
1987 
Lançamento dos molhos TARANTELLA, em substituição ao POMARISCO. 
Lançamento do purê de tomate SUPURÊ
1992 
Lançamento do amido de milho. 
1993 
Lançamento do refresco em pó FRISCO
1994 
Lançamento de novos sabores do molho de tomate TARANTELLA. 
Lançamento do fermento em pó. 
Lançamento do café solúvel ARISCAFÉ
1995 
Lançamento das sopas prontas. 
1996 
Lançamento dos refrescos em pó TORNADO
1997 
Lançamento da linha de produtos TEMPERA MAIS e dos temperos em flocos. 
Lançamento do ketchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca. 
1998 
Lançamento do achocolatado em pó instantâneo MÁGICO
Lançamento do tempero PURO ALHO, feito com alho in natura selecionado. 
1999 
Lançamento de uma linha de maioneses com sabor. 
A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha SABOR BRASIL, composta pelos extratos de tomate e spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado TARANTELLA, pelos molhos prontos BELLA ITÁLIA e SPAGHETTO e pelos purês e polpa de tomate TOMATO e SOPURÊ. 
2000 
Lançamento do Puro Alho Arisco em dentes. 
Lançamento de FRISCO na versão Light. 
2002 
Lançamento do EXTRATOMATO ARSICO, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás FRISCO, nos sabores pêssego e limão. 
Lançamento da margarina. 
Lançamento do tempero em pasta ARISCO CEBOLA e ALHO
Relançamento da linha de sopas, com nova fórmula e layout de embalagem. 
2004 
Lançamento das sopas SABORES do BRASIL, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais. 
A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o TEMPERO CASEIRO e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão ervas e limão, inédita no mercado. 
2005 
Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos ARISCO, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans. 
A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem “Eu amo sopas Arisco” em destaque nas gôndolas. 
Relançamento da linha FRISCO, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais. A marca foi vendida em 2009 ao grupo potiguar Santa Clara, fabricante dos cafés Santa Clara e Três Corações. 
2006 
Lançamento do macarrão instantâneo ARISCO LÁMEN nos sabores Tomate e Costela. 
2008 
Lançamento do molho TARANTELLA ORIGINAL em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata. 
As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve. 
Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira. 
2009 
Relançamento da linha ARISCOS CALDOS, com novas embalagens e pequenas alterações nas fórmulas para realçar os sabores já conhecidos do público. 
2010 
Lançamento do tempero em pó no formato sachê em duas versões: embalagens que contém dez envelopes de 5g cada, o que facilita o uso, pois já vem na medida certa. A versão Verde pode ser usada no preparo de pratos como aves, peixes, arroz e legumes, com o gostinho exclusivo de cebola, alho e cheiro verde. Já a versão Vermelha, vem no sabor cebola, alho e coloral, indicada para carnes, aves, arroz e massas. 
Lançamento do caldo de Picanha, inspirado na culinária brasileira. 
2011 
Lançamento de mais dois sabores na linha de temperos: o Amarelo (feito de cebola, alho e pimenta do reino), indicado para o preparo de legumes, arroz, aves e massas, e o Laranja (com sabor de cebola, alho e orégano), para o preparo de massas, batatas e arroz. 
2012 
Lançamento de mais duas opções de caldos: Costela (o quarto sabor mais vendido do mercado) e Tempero baiano, exclusividade da marca. 
2014 
Relançamento da maionese ARISCO com nova fórmula, aumentando a consistência do produto.


A comunicação 
A ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas publicitárias da marca destacam-se a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e broches nos shows realizados no país e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangalo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2003, a marca ARISCO teve seu logotipo, embalagens e linhas de produtos inteiramente reformulados. A nova identidade visual ganhou forma redonda e mais moderna, e suas embalagens imagens mais práticas e chamativas. Pouco depois, em 2006, ocorreu uma nova alteração, com a logomarca ganhando uma nova tipografia de letra e contornos arredondados mais atuais.


Depois de passar por mais uma atualização (que incluiu a adoção de uma nova tipografia de letra), mais recentemente a identidade visual passou por outra modificação, adquirindo uma imagem mais atual e limpa.


Os slogans 
Gostinho de Comida Brasileira. Dá gosto ter em casa! (2012) 
Comida com jeitinho brasileiro. (2011) 
O gostinho brasileiro que vem da feira só Arisco tem. (2010) 
Mais bonitas por fora, mais gostosas por dentro. (2004) 
A gostosa do pedaço. (2004, maionese Arisco) 
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)
Dá gosto ter Arisco em casa. (1994)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1969 
● Criador: João Alves de Queiroz 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Unilever Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Fernando Fernandez (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Temperos, caldos, maioneses, geleias e sopas 
● Concorrentes diretos: Maggi, Knorr, Nissin, Sázon, Ajinomoto, Heinz, Primor e Liza 
● Slogan: Gostinho de Comida Brasileira. Dá gosto ter em casa! 
● Website: www.arisco.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a ARISCO, que conta com uma linha de produtos composta por 5 categorias, condimentos (catchup, maionese e mostarda), caldos, temperos, sopas e geleia de mocotó, está presente em todo território nacional, sendo encontrada em centenas de milhares de ponto de venda. A ARISCO é líder de mercado com os seus famosos temperos em pasta. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/7/2015

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