10.9.09

BENEFIT SAN FRANCISCO


Se você não é mulher, experimente perguntar para uma que goste de maquiagens, sé é que existe alguma que não goste, qual a marca mais descolada e moderna que existe no mercado nos dias de hoje. Provavelmente a resposta será BENEFIT SAN FRANCISCO, marca americana que com suas embalagens retro, produtos originais, coloridos e com nomes sugestivos, se tornou um verdadeiro sucesso pelo mundo afora. Afinal, poucas marcas têm uma história que reúna sucesso e diversão nas mesmas estrofes. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1970, quando duas irmãs gêmeas idênticas, Jean e Jane Ford (imagem abaixo), nascidas em uma pequena cidade no estado americano de Indiana, depois de amealharem um pouco de dinheiro como modelos fazendo comerciais de televisão, resolveram fundar em 1976 a The Face Place, um pequeno estabelecimento de maquiagens e que também se destacava por um serviço que viraria um best-seller da marca, o design de sobrancelhas. Com uma atmosfera de “loja de doces”, o estabelecimento estava localizado no Mission District na cidade californiana de San Francisco. O plano inicial das irmãs era ganhar US$ 33 ao dia para equilibrar as finanças. A paixão das irmãs por maquiagens misturadas a originalidade e criatividade, além de uma sensível dose de bom humor (elas costumavam dizer “Quem disse que maquiagem tem que ser séria pra ser boa?”), transformou a pequena loja em um verdadeiro paraíso para as amantes de maquiagem. Com produtos originais, que além de resolver problemas eram fáceis de usar, o pequeno negócio rapidamente se tornou lucrativo e popular.


Entre os primeiros produtos de maior sucesso, além do Kitten Classic (pó fino que dá brilho aos ombros, pernas, decote e pode ser usado no cabelo), estava o Benetint, um produto que tem uma história pra lá de curiosa. Um ano depois de abrirem a pequena loja, as irmãs receberam um pedido inusitado: uma dançarina de Los Angeles queria um produto rosado para colorir o bico dos seus seios. As gêmeas não hesitaram em atender ao exótico pedido e criaram um líquido feito a partir de pétalas de rosas que ganhou o nome de Rose Tint. Mal sabiam elas que esse produto iria se tornar uma ferramenta poderosa para colorir lábios e corar com um ar saudável as bochechas. Depois de algumas mudanças na embalagem o produto foi introduzido no mercado com o nome de Benetint. Comercializado em embalagem redondinha e com aplicador, igualzinho ao dos esmaltes, esse produto se transformou em um ícone da marca por sua dupla utilização na hora de se aplicar maquiagem, vendendo mais de 10 milhões de vidrinhos por ano. Desde então, a marca ficou conhecida por entender os dilemas de beleza de mulheres comuns, por meio de soluções instantâneas de beleza, traduzidas de forma divertida e irreverente nos produtos.


Outro fator de sucesso da marca foi colocar os itens mais comuns de maquiagens em embalagens originais e criativas, como por exemplo, gloss em formato de pirulitos, além de kits básicos com sombras, blush e batons. Isto sem contar os criativos nomes dos produtos como Oh La Lift (sombras com tonalidades incríveis que literalmente “elevam o olhar”), Some Kind Of Gorgeus (base que vira seda em contato com a pele), Bad Gal Lash (máscara para cílios), Dr. Feelgood (que transforma a pele do rosto em uma tela macia e suave, onde a maquiagem a ser aplicada ficará por mais tempo, os poros ficarão menores, as linhas de expressão reduzirão e ainda ajudará a reduzir o excesso de óleo), Body So Fine (balm que deixa a pele aveludada e iluminada) e o creme Touche Me Then Try To Leave (algo como “Toque-me e Depois Tente Ir Embora”).


Em 1990, a empresa passou a se chamar oficialmente BENEFIT SAN FRANCISCO. O nome foi inspirado na popular expressão italiana “Bene! Bene!” que Jane tanto ouviu em uma viagem a Itália, e depois de discutir com sua irmã, que era viciada em fitness, chegaram a BENEFIT. Nesse mesmo ano, foi aberto o primeiro corner da marca na Henri Bendel, a famosa e luxuosa loja de departamento em Nova York. Não demorou muito para outras lojas serem inauguradas em cidades como Los Angeles, Chicago e Santa Monica, passando também a vender seus produtos em sofisticadas e descoladas lojas de departamento pelo país como Bloomingdale’s e Macy’s. Sua linha de maquiagens coloridas e produtos para cuidados da pele se tornaram uma verdadeira febre, e como em um passe de mágica, a BENEFIT se transformou em uma das marcas mais descoladas e preferidas por mulheres modernas e celebridades, chagando a Londres em 1997, onde os produtos passaram a serem vendidos em um corner dentro da sofisticada loja de departamento Harrods. Uma curiosidade: Jean e Jane foram ofuscadas na inauguração do corner da BENEFIT com o aparecimento surpresa da sua Alteza Real, a Princesa Diana.


Tanto sucesso começou a chamar a atenção de grandes empresas do segmento. E finalmente, no dia 14 de novembro de 1999, a BENEFIT SAN FRANCISCO se tornou subsidiária do poderoso conglomerado de luxo LVMH, proprietário de marcas como Louis Vuitton, Christian Dior e Moët Chandon. Nos anos seguintes, aproveitando-se da experiência do conglomerado francês no mercado de luxo, a marca foi introduzida em outros países da Europa como França, Irlanda e Alemanha, além da Austrália e Canadá; aumentou sua linha de produtos; inaugurou inúmeras lojas próprias; e se transformou em uma marca de milhões de dólares em faturamento, conquistando fervorosas adeptas pelo mundo afora.


A partir de 2005, a BENEFIT experimentou outra grande fase de expansão internacional ingressando no Oriente Médio (Arábia Saudita, Kuwait, Qatar, Emirados Árabes e Bahrein), Espanha, Áustria, África do Sul, Portugal, Itália, entre outros países. Em 2008, o tradicional Lip Tint Benetint, um líquido que deixa um tom corado natural nos lábios e bochechas e se transformou em arma secreta de celebridades, maquiadores e viciadas em beleza, ganhou uma nova versão: Posietint, a mesma ideia do produto original só que em um tom rosa-papoula. No Brasil, os produtos de embalagens coloridas, divertidas e inovadoras da marca chegaram em 2012 através de uma parceria com a varejista Sephora, onde rapidamente a BENEFIT se tornou uma das mais vendidas. O sucesso fez a marca investir no país e, em 2015, inaugurou sua primeira loja própria, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, seguindo os moldes das unidades internacionais que, além de cosméticos, oferecem serviços como maquiagem, aplicação de cílios postiços, design e depilação de sobrancelhas (que ajudou a tornar a marca conhecida mundo afora), até bronzeamento airbrush (instantâneo).


Hoje em dia, além de sua conhecida linha de maquiagem, a BENEFIT possui uma completa linha de cosméticos para o corpo e rosto, acessórios e fragrâncias. Além de ceras e acessórios para ajudarem na medição e retirada dos pelos, existe também uma linha profissional, que completa o ritual BENEFIT. É o caso do Azu La La, um óleo azul utilizado para limpar e hidratar a pele antes de começar a depilação. A BENEFIT goza de um status resolutamente único no segmento das marcas de cosméticos. A relevância e eficácia de seus produtos com nomes ousados e femininos, suas embalagens criativas e serviços personalizados permitiram que a marca conquistasse uma comunidade de mulheres para quem cuidar de si mesma anda de mãos dadas com o bom-humor.


As lojas 
As lojas da BENEFIT SAN FRANCISCO são um capítulo importante na construção da badalada marca. Os lustres, os papéis de parede e a predominância dos tons de rosa que seguem um padrão já seriam suficientes para chamar a atenção de qualquer um que passe pela porta. Mas, muito mais do que isso, além de best-sellers como o primer Porefessional e a máscara de cílios They’re Real – que é, inclusive, a máscara premium mais vendida do planeta – encontram-se novos serviços que são, na verdade, o alicerce da marca – caso, por exemplo, do bar de sobrancelhas (onde especialistas fazem um mapeamento exclusivo para encontrar o formato ideal baseado nos traços do rosto das clientes, com o design aprovado, o serviço é feito com cera morna e finalizado com pinça). Com uma decoração lúdica, que mais parece uma deliciosa loja de guloseimas, as unidades lembram os camarins dos antigos cabarés. Aconchegantes, com cores em tons pastéis nas paredes, móveis delicados e divertidos, com os produtos expostos de uma forma simples ao alcance de qualquer cliente. As lojas também oferecem uma experiência de marca com a possibilidade de testar cada produto, lições e aplicações de maquiagens feitas pelas “Beauty Artists”, profissionais treinadas e antenadas com as novas tendências do segmento.


Em muitas lojas, ainda são oferecidos serviços de depilação e design de sobrancelhas (feminina e masculina). Além das butiques próprias, a BENEFIT possui, dentro de famosas lojas de departamento e lojas especializadas como a rede Sephora, os famosos “BROWN BAR”, uma espécie de balcão de bar onde a consumidora pode experimentar os produtos, ser maquiada por profissionais, fazer sobrancelhas, colocação de cílios postiços e entender os efeitos de cada linha de maquiagem e cosméticos. O primeiro foi inaugurado em 2003 dentro da loja de departamento Macy’s.


A identidade visual 
O logotipo da marca também pode ser aplicado na cor preta ou em um fundo rosa-claro (característico da BENEFIT) com o nome em branco.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1976 
● Fundador: Jean e Jane Ford 
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Benefit Cosmetics LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A.) 
● CEO: Jean-André Rougeot 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 225 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Maquiagens, produtos para a pele e fragrâncias 
● Concorrentes diretos: M•A•C, Bobbi Brown, Urban Decay, Bare Minerals, NYX, Nars e The Body Shop 
● Ícones: As embalagens criativas 
● Slogan: Laughter is the best cosmetic. 

A marca no mundo 
A BENEFIT vende sua extensa linha de produtos que engloba maquiagem, fragrância, loções e acessórios, em mais de 45 países ao redor do mundo, através de uma pequena rede de 225 lojas (incluindo quiosques e corners), e mais de 1.400 pontos de vendas em lojas de departamento e grandes redes de produtos de beleza como a badalada Sephora. Além disso, a marca possui lojas online nos Estados Unidos e Reino Unido, que entregam em alguns outros países. A marca é reconhecida como número um em sobrancelhas no mundo, com base nas vendas totais de produtos. 

Você sabia? 
A marca também possui um catálogo, desenvolvido em 1989 e lançado três vezes ao ano, que atinge circulação superior a 8 milhões de unidades somente nos Estados Unidos. 
O slogan da marca “Laughter is the best cosmetic, so grin & wear it!” (algo como “Rir é o melhor cosmético, portanto sorria muito e use isso a seu favor!”) ajudou a divulgar o conceito da BENEFIT pelo mundo. 
Conhecida por inovações de beleza que mudaram uma sobrancelha ou outra, em 2012 um novo recorde mundial foi conquistado pela BENEFIT: o maior número de sobrancelhas depiladas em oito horas por uma equipe. 
A marca mantém o programa filantrópico Bold Is Beautiful, uma iniciativa que nasceu em 2015 com o objetivo de ajudar meninas e mulheres a construírem e realizarem grandes sonhos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Elle), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/8/2017

2 comentários:

Andrea disse...

Muito interessante esse blog. Eu como marketeira vou começar a acompanhar.
É muito interessante ver como são criados as emalagens dos produtos por exemplo, alguns são criados e outros copiados. Vejam o caso das embalagens do WalMart copiando as de TAEQ: http://www.mundodomarketing.com.br/6,11457,walmart-copia-pao-de-acucar.htm
Nada se cria, tudo se copia....

Dani disse...

Muito bom!!