10.9.09

BENEFIT SAN FRANCISCO

Se você não é mulher, experimente perguntar para uma que goste de maquiagens, sé é que existe alguma que não goste, qual a marca mais descolada e moderna que existe no mercado nos dias de hoje. Provavelmente a resposta será BENEFIT SAN FRANCISCO, marca americana que com suas embalagens retro, produtos originais, coloridos e com nomes sugestivos, se tornou um verdadeiro sucesso pelo mundo afora.

A história
Tudo começou em meados da década de 70, quando duas irmãs gêmeas idênticas, Jean e Jane Ford, nascidas em uma pequena cidade no estado americano de Indiana, depois de amealharem um pouco de dinheiro fazendo comerciais de televisão, resolveram fundar em 1976 a The Face Place, uma pequena loja de maquiagens com uma atmosfera de “loja de doces”, localizada na cidade californiana de São Francisco. A paixão das irmãs por maquiagens misturadas a originalidade e criatividade, além de uma sensível dose de bom humor (elas costumavam dizer “Quem disse que maquiagem tem que ser séria pra ser boa?”), transformou a pequena loja em um verdadeiro paraíso para as amantes de maquiagem. Com produtos originais, que além de resolver problemas eram fáceis de usar, o pequeno negócio rapidamente se tornou lucrativo e popular.


Entre os primeiros produtos de maior sucesso, além do Kitten Classic (pó fino que dá brilho aos ombros, pernas, decote e pode ser usado no cabelo), estava o Benetint, um produto que tem uma história pra lá de curiosa. Um ano depois de abrirem a pequena loja, as irmãs receberam um pedido inusitado: uma dançarina queria um produto rosado para colorir o bico dos seus seios. As gêmeas não hesitaram em atender ao exótico pedido e criaram um líquido feito a partir de pétalas de rosas que ganhou o nome de Rose Tint. Mal sabiam elas que esse produto iria se tornar uma ferramenta poderosa para colorir lábios e corar com um ar saudável as bochechas. Depois de algumas mudanças na embalagem o produto foi introduzido no mercado com o nome de Benetint. Comercializado em embalagem redondinha e com aplicador, igualzinho ao dos esmaltes, esse produto se transformou em um ícone da marca por sua dupla utilização na hora de se aplicar maquiagem.


Outro fator de sucesso da marca foi colocar os itens mais comuns de maquiagem em embalagens originais e criativas como gloss em formato de pirulitos, além de kits básicos com sombras, blush e batons. Isto sem contar os criativos nomes dos produtos como Oh La Lift (sombras com tonalidades incríveis que literalmente “elevam o olhar”), Some Kind Of Gorgeus (base que vira seda em contato com a pele), Bad Gal Lash (máscara para cílios), Dr. Feelgood (que transforma a pele do rosto numa tela macia e suave, onde a maquiagem a ser aplicada ficará por mais tempo, os poros ficarão menores, as linhas de expressão reduzirão e ainda ajudará a reduzir o excesso de óleo), Body So Fine (balm que deixa a pele aveludada e iluminada) e o creme Touche Me Then Try To Leave (algo como “Toque-me e Depois Tente Ir Embora”).


Em 1990, a empresa passou a se chamar oficialmente BENEFIT SAN FRANCISCO. O nome foi inspirado na popular expressão italiana Bene! Bene! que Jane tanto ouviu em uma viagem a Itália, e depois de discutir com sua irmã, chegaram a BENEFIT. Não demorou muito para outras lojas serem inauguradas em cidades como Los Angeles, Chicago e Santa Monica, passando também a vender seus produtos em sofisticadas e descoladas lojas de departamento pelo país como Henri Bendel, Bloomingdale’s e Macy’s. Sua linha de maquiagens coloridas e produtos para cuidados da pele se tornaram uma verdadeira febre, e como em um passe de mágica, a BENEFIT se transformou em uma das marcas mais descoladas e preferidas por mulheres modernas e celebridades, chagando a Londres em 1997, onde os produtos passaram a serem vendidos dentro da sofisticada loja de departamento Harrods.


Tanto sucesso começou a chamar a atenção de grandes empresas do segmento. E finalmente, no dia 14 de novembro de 1999, a BENEFIT SAN FRANCISCO se tornou subsidiária do poderoso conglomerado de luxo LVHM, proprietário de marcas como Louis Vuitton, Dior e Moët Chandon. Nos anos seguintes, aproveitando-se da experiência do conglomerado francês no mercado de luxo, a marca foi introduzida em outros países da Europa como França, Irlanda e Alemanha, além da Austrália e Canadá; aumentou sua linha de produtos e se transformou em uma marca de milhões de dólares em faturamento, conquistando fervorosas adeptas pelo mundo afora.


A partir de 2005, a BENEFIT experimentou outra grande fase de expansão internacional ingressando no Oriente Médio (Arábia Saudita, Kuwait, Qatar, Emirados Árabes e Bahrein), Espanha, Áustria, África do Sul, Portugal, Itália, entre outros países. Recentemente, em 2008, o tradicional Lip Tint Benetint, um líquido que deixa um tom corado natural nos lábios e bochechas e se transformou em arma secreta de celebridades, maquiadores e viciadas em beleza, ganhou uma nova versão: Posietint, a mesma idéia do produto original só que num tom rosa-papoula. Hoje em dia, além de sua conhecida linha de maquiagem, a BENEFIT possui uma completa linha de cosméticos para o corpo e rosto, acessórios e fragrâncias.


As lojas
As lojas da BENEFIT SAN FRANCISCO são um capítulo importante na construção da badalada marca. Com uma decoração lúdica, que mais parece uma deliciosa loja de guloseimas, as lojas lembram os camarins dos antigos cabarés. Aconchegantes, com cores em tons pastéis nas paredes, móveis delicados e divertidos, com os produtos expostos de uma forma simples ao alcance de qualquer cliente. As lojas também oferecem uma experiência de marca com a possibilidade de testar cada produto, lições e aplicações de maquiagens feitas pelas “Beauty Artists”, profissionais treinadas e antenadas com as novas tendências do segmento. Em algumas lojas, ainda são oferecidos serviços de depilação (feminina e masculina). Além das butiques próprias, a BENEFIT possui, dentro de famosas lojas de departamento e lojas especializadas como a rede Sephora, os famosos “BROWN BARS”, uma espécie de balcão de bar onde a consumidora pode experimentar os produtos, ser maquiada por profissionais e entender os efeitos de cada linha de maquiagem e cosméticos. O primeiro foi inaugurado em 2003 dentro da loja de departamento Macy’s.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1976
● Fundador:
Jean e Jane Ford
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia
● Proprietário da marca: LVHM
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Bernard Arnault
● CEO: Jean Andre Rougeot
● Faturamento: US$ 370 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 20
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 250
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Maquiagens e fragrâncias
● Ícones: As embalagens criativas
● Website: www.benefitcosmetics.com

A marca no mundo
A BENEFIT vende sua extensa linha de produtos que engloba maquiagem, fragrância, loções e acessórios, em quase 30 países ao redor do mundo, através de uma pequena rede de 20 lojas próprias, incluindo duas unidades em Londres, e mais de 2.000 pontos de vendas, incluindo lojas de departamento e grandes redes de produtos de beleza como a badalada Sephora. Além disso, a marca possui lojas on-line nos Estados Unidos e Reino Unido, que entregam em alguns outros países.

Você sabia?
A marca também possui um catálogo, desenvolvido em 1989 e lançado três vezes ao ano, que atinge circulação superior a 8 milhões de unidades somente nos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/7/2011

2 comentários:

Andrea disse...

Muito interessante esse blog. Eu como marketeira vou começar a acompanhar.
É muito interessante ver como são criados as emalagens dos produtos por exemplo, alguns são criados e outros copiados. Vejam o caso das embalagens do WalMart copiando as de TAEQ: http://www.mundodomarketing.com.br/6,11457,walmart-copia-pao-de-acucar.htm
Nada se cria, tudo se copia....

Dani disse...

Muito bom!!