3.9.12

CHAMEX


Quando o assunto é papel, quase todo mundo pensa primeiro em CHAMEX, o papel ideal para quem quer se organizar, desenhar, rabiscar e dar vida a todas as suas ideias. Sempre que precisar, é melhor pôr no CHAMEX. Afinal, a marca acompanha há quase cinco décadas a vida de milhões de brasileiros, quer seja no trabalho, na escola ou simplesmente na hora de aprender a escrever ou desenhar. 

A história 
Tudo começou no ano de 1970 quando a subsidiária americana da empresa de celulose Champion, instalada no país desde fevereiro de 1960, lançou uma grande novidade no mercado brasileiro: Cham-Ex, o primeiro papel cortado do mercado nacional. O nome do produto, escrito na época com hífen, unia as quatro primeiras letras da empresa e as duas primeiras da palavra “expediente”, reforçando a ideia de que se tratava de um produto a ser utilizado no cotidiano do escritório. Ele era vendido em pacotes de 500 folhas, envoltas em papel kraft pardo, com a marca Champion/Cham-Ex impressa em diagonal. Em 1972, a marca transformou-se em uma linha completa de papéis. Diferenciados pela embalagem, cada produto possuía um uso específico indicado por número: 100 (80 g/m²) para ser utilizado em duplicador à tinta; 200 para mini-offset e serviços gerais de escritório; 300 para mimeógrafo a álcool; 400 para uso em copiadoras a toner (em pó) do tipo xerox; 500 considerado um papel mais nobre e que tinha marca d’água; e 600 para ser utilizado em cópias reprográficas a toner líquido.


O papel passou a se chamar CHAMEX, sem o hífen, somente em 1993. Essa decisão tornou o nome da marca mais sonoro e atrativo graficamente. Os rótulos dos produtos mantiveram as cores que diferenciavam as categorias, mas passaram por uma grande mudança gráfica. As embalagens se tornaram mais modernas e as informações sobre as suas características, muito mais claras e fáceis de ler. Em 1998, as embalagens da marca foram modificadas mais uma vez. Os números (de 100 a 600) foram substituídos pela finalidade a qual se destinavam, mas as cores características de cada produto foram mantidas. Em junho de 2000 a Champion mudou sua razão social para International Paper do Brasil, após ser adquirida pelo gigante americano do segmento. Neste mesmo ano foi introduzido no mercado o papel CHAMEX ALCALINO.


Ainda com o objetivo de manter um papel para cada tipo de uso, em 2005 foram lançados os novos nomes da linha de produtos CHAMEX: Office, indicado para a rotina do escritório, pois sua superfície resistente, seu corte perfeito e sua equilibrada absorção, permitem melhor deslizamento do papel na impressora evitando assim desperdício de tinta; Multi, para ser usado diariamente em todo tipo de atividade, como escrever, imprimir e reproduzir; Super, mais encorpado e resistente, é ideal para apresentações profissionais que exigem alta qualidade; Eco, produzido totalmente com fibras renováveis e recicladas, o que assegura aspecto visual diferenciado e excelentes resultados de impressão; e Colors, disponível em 5 cores diferentes (amarelo, azul, marfim, rosa e verde), é ideal para impressões que exijam organização, destaque e rápida visualização.


Em 2009, a marca lançou no mercado o papel CHAMEX SUPER A3 (297 × 420 mm), com foco nos profissionais que trabalham com projetos de arquitetura, engenharia, design, moda, propaganda e marketing. Pouco depois, em 2011, a linha de produtos da marca apresentou novas embalagens, que traziam informações sobre sustentabilidade do papel de maneira clara e agradável, além do processo “abre fácil” com um novo sistema, chamado de Microdots, que consiste em micropontos de ar que auxiliam o processo de selagem da embalagem, facilitando a abertura da resma de papel. Além disso, as novas embalagens (Multi e Office) traziam o selo “99.99% livre de atolamento do papel” - resultado de testes realizados nos laboratórios da IP no Brasil e nos Estados Unidos, que reafirmavam o alto desempenho tanto em impressoras de alto volume quanto em impressoras de uso doméstico.


Em 2013, como uma iniciativa para reforçar o posicionamento da marca no qual tecnologia e papel se complementam, foi lançado um aplicativo para celulares e tablets para ajudar na organização das atividades do dia a dia, que oferecia agenda, alarme, bloco de notas, lista de desejos e tarefas. Mais recentemente, em 2017, a marca lançou no mercado a edição limitada de papéis lembrete CHAMEX NOTES. O novo produto foi pensado no hábito de anotar as coisas mais importantes e que o consumidor tenha sempre à mão um papel de alta qualidade, que se adéqua – em funcionalidade, tamanho e qualidade, às necessidades de sua rotina. As pequenas resmas de papel branco possuem 300 folhas no formato 80 mm x 115 mm e, a exemplo de toda a linha de papéis da companhia, é produzido a partir de cultivo de eucalipto 100% certificado. Seja para desenhar com os filhos, imprimir um documento, escrever ideias inspiradoras ou simplesmente anotar a lista do supermercado, CHAMEX está ao lado de milhões de pessoas para ajudar com momentos importantes em suas vidas.


Divertindo a criançada 
O Chamequinho (simpático diminutivo de CHAMEX), marca do papel sulfite branco e em cores (amarela, marfim, azul, rosa e verde) muito usado por estudantes, foi lançado no mercado em 1979. Inicialmente era comercializado em embalagem de kraft pardo, com 500 folhas. Como as escolas solicitavam quantidades menores, foi criado em 1984 o Chamequinho com 100 folhas. Na divulgação do popular papel a animada mascote e a “Pasta do Professor” tornaram-se uma tradição.


Ao longo dos anos, o personagem chamequinho foi evoluindo visualmente (em 2011 ganhou formas mais arredondadas, como pode ser visto na imagem abaixo), sempre acompanhando de slogans divertidos como “Estudando, brincando e crescendo com você” e “É mais divertido com ele”. Hoje em dia essa linha de produtos é ideal para atividades do dia a dia em casa ou na escola, sempre presente no aprendizado e na diversão das crianças brasileiras, oferecendo pacotes de 100 folhas no formato A4 e em seis cores (branca, amarela, marfim, azul, rosa e verde), além do reciclado.


Uma campanha brilhante 
Em 2013, com o intuito de resgatar o carinho, o charme e a emoção das cartas escritas à mão, a marca lançou uma ação interativa de marketing: no hotsite os internautas tinham a oportunidade de escrever uma carta que seria transcrita à mão por um calígrafo e, posteriormente, postada aos destinatários por meio dos correios. Inicialmente a ação tinha o limite disponível de 10 mil cartas, número atingido pouco mais de dois meses após o lançamento. A iniciativa batizada de Sua carta no Chamex fez tanto sucesso que ganhou outras edições nos anos seguintes.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma grafia mais moderna e atraente.


O logotipo do Chamequinho também passou por atualizações no decorrer dos anos.


Os slogans 
É melhor pôr no Chamex. (2013) 
Expresse o seu melhor com Chamex. (2011) 
Especialista em papel. (2007) 
Mais arte em sua vida. (2000)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1970 
● Criador: Champion Papel e Celulose 
● Sede mundial: Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: International Paper do Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Mark Sutton 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 63 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Papéis 
● Concorrentes diretos: Report, Copimax, Ripax, Canson, Xerox e HP 
● Ícones: Chamequinho 
● Slogan: É melhor pôr no Chamex. 
● Website: www.chamex.com.br 

A marca no mundo 
CHAMEX, a marca líder no mercado brasileiro com 33% de participação, também exporta sua completa linha de papéis para mais de 60 países ao redor do mundo, sendo que na América Latina está presente em aproximadamente 85% dos países. Os papéis (disponíveis em gramaturas de 75 e 90 gramas, e tamanhos diversos, indo desde e tamanhos A4, Carta, Ofício 2, Ofício 9 e A3) são produzidos em três unidades fabris da empresa aqui no Brasil, com capacidade de fabricar mais de 1 milhão de toneladas de papel ao ano. Além disso, CHAMEX é vendido em mais de 10 mil pontos de venda, somente no Brasil. 

Você sabia? 
A linha de papéis CHAMEX é totalmente produzida a partir de florestas 100% plantadas e renováveis, certificadas pelo Cerflor (Sistema Brasileiro de Certificação Florestal), gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/3/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber um pouco sobre a empresa Huawei e também sobre a ZTE duas multinacionais chinesas.