29.5.06

DRAMBUIE


DRAMBUIE é uma das poucas marcas no mundo, que possui mais de 265 anos de história, oferecendo um produto com qualidade, através da composição de ingredientes especiais. Um licor indispensável para quem tem bom gosto quer seja consumido puro (à temperatura ambiente), com gelo, soda ou como ingrediente em algum drinque. Cada garrafa deste licor, além das lendas e história que o cercam, carrega uma bebida capaz de satisfazer o mais exigente dos paladares. 

A história 
Sua história está diretamente ligada a da Escócia. Em 1745, o príncipe inglês Charles Edward Stewart, conhecido como Bonnie Prince Charlie, liderou uma revolta, chamada Jacobite, para tentar recuperar o trono britânico. Após a Batalha de Culloden em julho de 1746, derrotado o príncipe e alguns seguidores fugiram e se refugiaram na ilha de Skye, na França. O príncipe então presenteou um de seus fiéis seguidores, o capitão John McKinnon, como prêmio por sua grande lealdade, com a fórmula secreta de seu elixir pessoal, o DRAMBUIE, elaborado à base de uísque escocês e uma mistura de mel, ervas aromáticas e especiarias, entre as quais o açafrão. Segundo historiadores esta versão dos acontecimentos pode ser contestada, e alguns deles acreditam que ela seja uma história inventada para impulsionar as vendas da bebida. Ou seja, um bom trabalho de marketing. A lenda ainda diz que a receita foi dada no final do século 19 pelo Clã MacKinnon para John Ross. Segundo consta ele aprimorou a receita do licor, que começou a ser fabricado de forma muito caseira somente em 1873 na hospedaria Broadford com o nome de DRAMBUIE. A palavra “Drambuie” deriva da frase gaélica “An dram buidheach”, que significa “bebida que satisfaz”. Ross, em seguida, distribuiu a bebida para mais longe, eventualmente, para a França e depois para os Estados Unidos. O nome foi registrado como marca somente em 1893. Ross morreu jovem, para pagar a educação de seus filhos, sua viúva foi obrigada a vender a receita, por coincidência para família MacKinnon.


Mas foi somente em 1909 quando a família Kinnon se mudou para a cidade de Edimburgo na Escócia, que Malcolm iniciou um negócio no ramo de bebidas comercializando o famoso licor, que só foi colocado em disponibilidade no mercado para a população no ano seguinte. Em seu primeiro ano o licor vendeu apenas 12 caixas. Porém, rapidamente o licor se tornou muito apreciado e popular, passando a ser aceito na Câmara dos Lordes em 1916, e no ano seguinte, no Palácio de Buckingham, o que lhe conferiu uma imagem nobre e sofisticada. O advento da Primeira Guerra Mundial interrompeu o comércio e a popularidade de DRAMBUIE, porém o licor ganhou adeptos entre os oficiais do exército e sua presença se tornou constante nas cantinas dos regimentos estacionados em várias partes do mundo. Nos anos seguintes o DRAMBUIE se tornou muito apreciado ao ser consumido depois do jantar por milhões de famílias britânicas. E começou a ser exportado. Devido a grande popularidade a empresa decidiu abrir uma nova fábrica nas cercanias da cidade em 1959 para atender a demanda cada vez mais frequente.


Dez anos mais tarde uma nova fábrica, considerada a mais moderna para a fabricação de licores da época foi inaugurada na região de Kirkliston. Somente na década de 1980 a marca veiculou seus primeiros comerciais televisivos, dando início à mudança de posicionamento do produto, que passou a ser divulgado visando atingir um público mais jovem, e, portanto, sendo anunciado como um produto muito mais versátil, entrando na composição de vários coquetéis, ao invés de ser um licor apenas para ser apreciado somente depois das refeições. Na década seguinte teve início o envolvimento da marca DRAMBUIE com os esportes, começando com o patrocínio de competições de golfe, esqui e corridas de lancha. Foi neste período que a marca expandiu seu portfólio com o lançamento do luxuoso DRAMBUIE BLACK RIBBON (conhecido atualmente como DRAMBUIE 15), que utiliza uísques envelhecidos por 15 anos e pode ser encontrado nas lojas Duty Free de aeroportos internacionais; e alguns anos depois, em 2000, o DRAMBUIE CREAM, um licor mais cremoso que o original, lançado com o slogan “Smooth To A Point”, mas que descontinuada alguns anos depois.


Em 2006 a marca aumentou seus esforços para atingir um público mais jovem, e consequentemente muito mais eclético, introduzindo uma campanha global de marketing chamada DRAMBUIE PURSUIT, que consistia em uma corrida de aventura através das terras escocesas e das ilhas de Skye na França, onde grupos tinham que cumprir várias missões baseadas na lenda de criação do licor, como corridas de mountain bike, rafting e corridas de caiaque em pleno lago Ness. A marca também intensificou suas ações em bares, pubs e restaurantes descolados nas maiores metrópoles do mundo.


Uma das mais recentes novidades da marca, introduzida no mercado em 2009, atende pelo nome de “The Royal Legacy of 1745”, embalado em uma sofisticada garrafa com tampa de rolha, é um licor com graduação alcoólica mais forte que o original, 46% de álcool por volume. Cada garrafa é apresentada em uma luxuosa caixa individualmente autenticada com a data de fabricação, numeração de produção e assinatura do Master Blender da DRAMBUIE. Essa versão do famoso licor foi desenvolvida especialmente para o Travel Retail (aeroportos) e foi lançada no mercado ao preço de €159. O produto, que utiliza somente os melhores e mais raros maltes em sua composição, estreou com o “pé direito” ganhando um importante prêmio da Drinks International Retail Travel Award em outubro. A marca ainda oferece a versão JACOBITE COLLECTION, o mais raro de todos, com uísques envelhecidos por 45 anos e apresentado em sofisticado decanter de cristal inspirado em desenho do século 18.


A evolução visual 
O logotipo da marca DRAMBUIE passou por algumas modificações ao longo de sua história. A última delas ocorreu recentemente, no final de 2009, quando o novo logotipo passou a apresentar o novo ícone “DD” atrás do nome da marca.


Para comemorar o 100º aniversário da marca, quando aconteceu o primeiro engarrafamento em Edimburgo, a empresa lançou no mercado também em 2009 um novo design de sua garrafa, que já havia sofrido inúmeras modificações ao longo da história. A nova garrafa é transparente, pela primeira vez em sua história, e permite que o líquido seja visto. Ela é mais alta e mais fina, supostamente mais fácil para servir. Tem o novo ícone “DD” atrás da marca DRAMBUIE, e isso aparece também no gargalo da garrafa, agora retornando a cor preta. A espada no gargalo é uma lembrança de sua origem durante a revolta Jacobite de 1745, e os quatro diamantes representam os valores intimamente associados com o Príncipe Charlie: Risco, Rebelião, Paixão e Mistério. A atual garrafa foi introduzida com uma enorme campanha publicitária que tinha como slogan “A recipe unchanged since 1745. The Spirit Lives On”.


Os slogans 
A taste of the Extraordinary. (2012) 
The Spirit Lives On. (2007) 
Tottaly Unique. (2003) 
Put tomorrow on ice. (2002) 
Another level. (2001)


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Lançamento: 1909 
● Criador: Malcolm Kinnon 
● Sede mundial: Uxbridge, Reino Unido 
● Proprietário da marca: The Drambuie Liqueur Company Limited 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Michael Kennedy 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 750 
● Segmento: Bebidas Alcoólicas 
● Principais produtos: Licores de uísque 
● Concorrentes diretos: Bailey’s, Carolans e Lochan Ora 
● Ícones: A lenda em torno da criação do licor
● Slogan: A taste of the Extraordinary. 
● Website: www.drambuie.com 

A marca no mundo 
DRAMBUIE, o terceiro licor mais vendido do mundo, é uma marca premium produzida 100% à base de uísques, feito de um único “blend” com maltes acima de 30 anos. Composto por ingredientes refinados cuidadosamente misturados à qualidade de uísques de primeira linha, sempre representou e representará um produto clássico e consistente, vendido em mais de 150 países ao redor do mundo. A marca vende mais de 475.000 caixas do licor anualmente. Os maiores mercados são Estados Unidos e Reino Unido. 

Você sabia? 
O licor DRAMBUIE pode ser apreciado “on the rocks” (com pedras de gelo) ou em coquetéis, como o Drambuie Highlander (o tradicional licor, bastante gelo, um limão espremido e água com gás) ou o clássico Rusty Nail (uma dose do tradicional licor e outra de uísque, com gelo). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/1/2014

Um comentário:

Miami Ram disse...

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